Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Horário de Verão - término - 2016/2017

Horário de Verão se encerra no dia 19 de Fevereiro 2017

O Horário de Verão 2016/2017 termina no próximo dia 19 de fevereiro para os seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Assim, o sábado (18) terá uma hora a mais: quando for zero hora de domingo, todos os relógios deverão ser atrasados em uma hora, voltando a ser 23 horas de sábado.

Responsável pela Hora Legal Brasileira (HLB) desde 1850, quando essa atividade teve início no País, o Observatório Nacional (ON) realiza as trocas de horário em sua sede, no bairro São Cristóvão, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. É ali que é gerado e distribuído o "Horário de Brasília", e lá é gerenciado o horário em todo território nacional.

O Horário de Verão é regulado atualmente pelo Decreto 6.558, de 8 de setembro de 2008, que diz, em seu Art. 1º, que será adotado "a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente". (Bonde)

No entanto, caso coincida com um domingo de carnaval, o término do horário de verão deverá acontecer no quarto domingo de fevereiro.


O QUE É O HORÁRIO DE VERÃO?

Horário de verão é um sistema de ajuste temporal, fazendo com que o relógio seja adiantado para que haja o melhor aproveitamento da luz do sol, ao invés das lâmpadas elétricas.

O horário de verão é caracterizado pelo adiantamento do relógio em 1 hora.

Este sistema foi inventado pelo norte-americano Benjamin Franklin, em 1784, que tinha a intenção de economizar o uso de velas na casa, adiantando a hora nos relógios.

No entanto, somente durante a I Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, que o horário de verão foi definitivamente instituído na Europa e, logo em seguida, em vários outros países ao redor do mundo.

Atualmente, a ideia do horário de verão é aproveitar ao máximo a luz do dia e economizar no uso de eletricidade com as lâmpadas, principalmente durante o chamado “horário de ponta” (normalmente das 18 horas às 21 horas)

Mas, o modo como o horário de verão é aplicado depende de país para país. No Brasil, por exemplo, basta adiantar o relógio em uma hora para obter bons resultados. Porém, existem regiões que precisam de um adiantamento de até duas horas, e em outras o tempo tem que ser diminuído, dependendo muito das necessidades de cada país.

O horário de verão coincide com o fenômeno do solstício de verão, período do ano em que um dos hemisférios da Terra está recebendo luz solar por mais tempo. Assim, os dias tornam-se mais longo e as pessoas têm a oportunidade de aproveitar mais da luz do dia.

SOLSTÍCIO
O fenômeno dos solstícios, no entanto, ocorre de maneira mais intensa nas áreas mais distantes da linha do Equador. No caso do Brasil, ocorre de forma mais incisiva em sua porção centro-sul. Isso explica, em partes, porque os estados do Norte e do Nordeste não utilizam o horário de verão, pois a sua zona de luminosidade já é maior o ano todo, de forma que o sol demora naturalmente mais a se pôr, não sendo necessário o adiantamento dos relógios.


ATRASE seu RELÓGIO em UMA HORA



O horário de verão está presente em 30 países.

O horário de verão, porém, é considerado como uma medida internacional de redução do consumo de energia e de preservação do meio ambiente. Dentre outros países que adotam esse sistema, podemos citar:

a) Todos os países-membros da União Europeia, com a alteração do horário de março a outubro.

b) Rússia, Turquia e até Cuba também o fazem, no mesmo período adotado pelo UE.

c) Os países da América do Norte utilizam o horário de verão entre abril e outubro.

d) Na América do Sul, o Chile também adota o sistema de mudança de horário mais ou menos na mesma época e período do Brasil.

e) Austrália e Nova Zelândia também adotam o horário de verão entre outubro e março.

Fonte:
(Bonde)
Significados
Brasil Escola
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...