Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Levantai, ó portas, as vossas cabeças; (que cabeças?)

SALMO 24 - composto (inspirado) pelo rei Davi


Aqui estou novamente com um tema (assunto) para compartilhar com vocês.

Em uma aula de Teologia onde estava eu, minha esposa (Missionária Márcia) e mais alguns amados irmãos, o nosso professor de Teologia (Pastor Jeremias) abordou sobre o texto e comentou sobre este tão interessante assunto.

- Mas o que são as portas e portais e cabeças nos versículos 7 e 9 do Salmo 24?

Vejamos a maravilha da revelação de Deus para nos!

Antes, nasce uma pergunta: Em qual momento foi escrito este Salmo?
Provavelmente a liturgia que está contemplando tal situação seria a seguinte:
O rei Davi comprou um campo (veja II Samuel 24.18-25) em Jerusalém. Este campo era de um homem chamado Araúna, jebuseu. Davi trouxe a arca da aliança para aquele lugar o qual se tornou um lugar de adoração (ainda não havia o templo). O Salmo 24 provavelmente foi escrito quando Davi mandou trazer a arca da casa de Obede-Edom (I Cronicas 15.25-28) para o campo de Araúna, também conhecido como Monte Moriá.

Um cumprimento Profético!
- nos mostra que tudo pertence a Deus; quem subirá o monte do Senhor e que Cristo é o Rei da Glória (cumprimento Profético)

Agora que temos algumas informações importantes, vejamos o que são as portas, portais e cabeças.
Salmo 24 - os versículos 7 e 9 dizem:
"Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória."


Bom, o que significa: Levantai, ó portas, as vossas cabeças?
Observe os versos seguintes:
"Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra" (Pv 31:23); "Quando eu saía para a porta da cidade, e na rua fazia preparar a minha cadeira..." (Jó 29:7);

Quando o Salmista clama: "Levantai, ó portas as vossas cabeças..." (v.7), ele profetizou acerca dos poderosos (príncipes, juízes, magistrados, anciões, nobres etc.) que exercem domínio e juízo entre os homens.

Quando os homens, à época de Jó, viam aproximar-se da "porta" da cidade, ou seja, do lugar próprio aos que exerciam a liderança na antiguidade, eles de pronto preparavam a cadeira (lugar) para Jó se assentar. Os jovens deixavam o recinto, os príncipes nada diziam e os velhos colocavam-se e permaneciam em pé em sinal de reverência (Jó 29:7 -10).

Ao registrar a profecia que sua mãe havia ensinado, o rei Lemuel deixou registrado que a mulher, quando cheia de virtudes, faz com que o seu marido assuma posição de destaque às portas da cidade, assentando-se entre os anciões da terra (Pv 31:23). 

Com o exposto acima, o "assentar-se" à porta em Provérbios 31:23 é o mesmo que a "cadeira preparada" no livro de Jó 29:7.

Observa-se que o lugar onde os magistrados, príncipes, sábios, etc. reuniam na antiguidade era denominado de "portas".
As "portas" eram vetadas as pessoas comum do povo. Somente os que exerciam influência na sociedade é que poderiam ter acesso ao local denominado "portas". Vemos então que o verso 7 do Salmo 24 refere-se ao domínio eterno de Cristo, quando na segunda vinda, como filho de Davi, Rei e Senhor de toda a terra. De igual modo, ele já se assentou na condição de Senhor nos céus. 

"Levantar" é sinal de reverência e admiração, ou seja, quando o salmista profetiza: "Levantai, ó portas, ...", ele diz para que os que exercem domínio levantem-se em reverência Àquele que subiu ao monte do Senhor e que se assentará para reinar no seu Santo monte! 'Levantar' é um sinal de respeito. É uma forma de reconhecimento de que àquele que adentrou é digno de reverência. É um ato semelhante ao recomendado por Davi no salmo segundo: "beijai o Filho". Enquanto que 'beijar o Filho' é um reconhecimento da divindade de Cristo (Sl 2:12), "levantai" refere-se ao ato reverente dos que exercem domínio quando Cristo se assentar para reger as nações com vara de ferro (Sl 2:9). É o mesmo que dizer: Levantem-se e reverenciem o Rei da Glória, pois Ele entrou e se assentou entre as nações para exercer o domínio. O ato de levantar diz da reverência àquele que entrou no lugar próprio, ou que, por direito, exercerá o domínio.

Os homens que exercem o domínio devem levantar, deixando as suas posições, ou seja, levantar "as cabeças".
Porta, portais, ou entradas diz do local que se dá o exercício do poder nos reinos, principados e potestades. Além de Jesus exercer o domínio entre os homens, Ele exercerá o domínio sobre os principados e as potestades celestiais (Ef 3:10), por isso o Salmo diz: "... levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória" (v.7). As "entradas eternas" (portas) diz de um reino que não é deste mundo onde Cristo exercerá domínio para sempre.

"As portas" diz do governo humano, e os "portais eternos" do governo celestial. 
Cristo é poderoso em batalhas (forte e poderoso) e Ele mesmo conquistará os reinos e o domínio sobre toda a terra com mão poderosa. Ele se assentará para dominar a todos os povos "Quem é esse Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra" (v. 8).  O rei da Glória é o mesmo que está entronizado entre os serafins, pois Ele é o Senhor dos Exércitos (v. 10).

Para reflexão:
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração... 
...todos os homens nasceram de Adão portanto, nenhum nasceu de coração puro, pois em iniquidade foram formados e em pecado foram concebidos.
Somente um é digno: Cristo - o servo do Senhor.

Qual o homem limpo de mãos e puro de coração dentre os nascidos de mulher?
Somente um é digno: Jesus Cristo.

E nós "a Geração"
Nós que "queremos ser a geração" precisamos seguir o Mestre.
Para ser "a geração", que possamos "a cada dia" sermos chamados filhos de Deus gerados em Cristo.
Precisamos nascer da água e do Espírito (Jo 3.5)

"Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual Ele é, somos nós também neste mundo" (I Jo 4: 17).

Precisamos aprender a andar como Cristo andou:
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mt 11.29). 

Aleluia!
Ele (Jesus) é o Senhor dos Exércitos.
Aqui eu Aprendi!

70 comentários:

  1. Muito forte!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus.
      Obrigado pela participação Joyce Goulart.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. Ótima explicaçao

      Excluir
    3. O Rei da Glória é Jesus> venceu a morte, venceu esse mundo e as potestades do mal. Foi coroado de Glória. Hoje ele está vencendo as lutas dos que verdadeiramente andam no temor do Senhor.

      Excluir
    4. Maravilhosamente aprendi.ELE é o rei da Glória,só ELE.

      Excluir
  3. revelação abençoada gloria Deus

    ResponderExcluir
  4. parabéns muito forte este estudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória Deus!
      Obrigado pela participação Pr Marcio Ribeiro

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. Parabéns Pastor! Que Deus continue te abençoando.

      Excluir
    3. Muito Bom!

      Excluir
    4. Maravilhoso este ensinamento. Que o Senhor os continue abençoando!

      Excluir
    5. Olá Biatriz, logo apoia a frase Jesus o Rei da gloria, você vai ver que tem a,explicação sobre cabeça, esta falando sobre, Príncipe, reis,dignifica poder,o cabeça,exemplo o cabeça da casa o esposo,e da igreja lavada e remida no sangue do cordeiro é Jesus o cabeça da igreja, você vai encontrá, fala sobre Jó, eu entendi bem, sobre, portas, portais e cabeça, os significados, fica com Deus, creio que vai encontra!

      Excluir
    6. Muito bom o comentário irmã,fico a pensar em quem recai autoridade e poder nos dias de hoje ,o Mestre diz que a igreja e os santos ,detem esse poder e autoridade na terra o que ligares na terra sera ligado nos ceus, fico a pensar se nao é atraves desses portais eternos que virà o Rei e seu reino ,Cristo na oração do pai nosso disse ,venha à nós o teu reino .
      Hoje somos portas e portais por onde o reino eterno de Cristo entra nessa terra e alcança a todos ,levantai as vossas cabeças faz mensao de estar em comunhao com o céu e a vontade do Pai olhando pra as coisas là do alto ,para que entre o rei que detem toda a glòria ,Jesus ,
      Hoje jà podemos desfrutar desse reino maravilhoso em espirito e em verdade basta um posicionamento ,que possamos nos levantar como portas e portais preparando o caminho do rei .e levando sua mensagem e sua vontade e principalmente seu grande Amor essa é a arma que o rei sempre usou desde de que esteve conosco a dois mil anos atraz e permanece ate hoje ,nisto conhecemos se temos feito a vontade de Deus se amarmos a Deus e a nossos irmãos mais do que a nos mesmos .Você tambem é uma porta preciosa para que o rei tenha passagem nessa terra espero que esteja sempre aberta possibilitando sempre que o rei alcance sempre mais corações.Graça e paz em Cristo Jesus

      Excluir
  5. Só faltou explicar as "cabeças" 😰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus, Biatriz Flor.
      Acredito que não leu o texto com olhos espirituais para "encontrar" a Revelação da Palavra.
      Aconselho a ler novamente e pedir ao Espírito Santo lhe ajudar.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. Eu também não entendi o significado das cabeças.

      Excluir
    3. Junior Cesar, acredito que não leu o texto com 'olhos espirituais'. Aconselho a ler novamente o texto dispensando grande atenção quando encontrar na leitura o seguinte:

      "... Vemos então que o verso 7 do Salmo 24 refere-se ao domínio eterno de Cristo, quando na segunda vinda, como filho de Davi, Rei e Senhor de toda a terra. ...; "Levantai, ó portas, ...", ele diz para que os que exercem domínio levantem-se em reverência Àquele que subiu ao monte do Senhor e que se assentará para reinar no seu Santo monte! ..."

      volte sempre. Obrigado pela participação

      abraço fraterno

      Excluir
    4. Os homens q exerce o domínio.. o Governo.

      Excluir
    5. Da terra os homens, é a cabeça, mas das Celestiais, o cabeça é Jesus Cristo!

      Excluir
    6. Amei essa explicação, parabéns a todos, Que Deus continue abençoando as vossas vidas, e nos abençoando também as nossas vidas, com estudos preciosismos!

      Excluir
    7. Obrigado pela participação Marinete de Moura Silva.
      Que Deus nos oriente em tudo!

      volte sempre!
      abraço fraterno

      Excluir
    8. Só tenho a agradecer a Deus por te pessoas abençoadas compartilhando seus conhecimentos ,sempre quis entender mas tinha dificuldade , O Espírito Santo de Deus me fez entender de uma maneira linda. muito obrigada

      Excluir
    9. Maravilhosa revelação espiritual,estamos estudando os 7 portais espirituais e ao saber destas revelações,mais interesse em saber aquilo que Deus tem preparado para os que são seus.

      Excluir
  6. Gostei de um modo claro, seguro obtemos um objetivo!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela explicação, continuemos a ler e estudar a Palavra porque aprendi hoje e tirei mais uma dúvida!

    ResponderExcluir
  8. ____________________

    O texto do Salmo 24 fala de JESUS CRISTO como Senhor dos Exércitos e Rei da Glória!

    *** JESUS OCUPA AS DUAS POSIÇÕES PORQUE ELE É O DEUS JEOVÁ DO VELHO TESTAMENTO. Jesus é Filho de Deus, e é DEUS ao mesmo tempo. Isso a Bíblia ensina, de Gênesis ao Apocalipse.

    AS "CABEÇAS" que deveriam se levantar para observarem a entrada de JESUS COMO REI DA GLÓRIA, são na verdade:

    AS NOVE CLASSES DE ANJOS NO CÉU.

    São elas:

    Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos...
    .
    .
    .
    *** O apóstolo Paulo explica que Jesus é DEUS e Ele criou todas as classes de anjos. COLOSSENSES 1:16
    .
    .
    *** Em Hebreus, Paulo explica que TODOS OS ANJOS DE DEUS DEVEM ADORAR JESUS.
    .
    .
    Eis o texto bíblico:

    E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus O ADOREM. - Hebreus 1:6
    .
    .
    .
    ** A SEITA AMERICANA - TESTEMUNHAS DEJEOVÁ - nega que Jesus Cristo é o próprio Deus Jeová - O DEUS EMANUEL (Deus conosco) - Isaías 7:14 - Mateus 1:23
    .
    .
    Mas, as Escrituras Sagradas afirmam que existe UM SÓ DEUS - ELE É O SALVADOR JESUS DE NAZARÉ!

    O VERBO SE FEZ CARNE - JEOVÁ VEIO COMO JESUS CRISTO EM CARNE! - João 1:1-14
    .
    .
    .
    NÃO EXISTEM TRÊS DEUSES NO CÉU!
    .
    .
    CRÊS TÚ QUE HÁ UM SÓ DEUS? - Tiago 2:19

    .
    .
    .
    *** JUNIOR OMNI - 2015
    .
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu creio dessa forma, e fico feliz em ver que não estou sozinho nessa fé, ALELUIA, GLORIA A DEUS, JESUS O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA.

      Excluir
  9. olá! graça e paz! Uau!! Me ajudou a compreender o significado dessa frase, pois pra fazer interpretação de libras, não há como "dizer", de maneira que os surdos entendam, que as portas se levantem rsrs mas agora compreendi e posso fazer com o contexto correto. Muito obrigada. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus por essa explicacão abençoadora.Me ajudou bastante estudar a leitura.Deus continue abençoando em nome de Jesus.

      Excluir
  10. Obrigado!! Pastor Ismael rsrs eu Rebehcka com 11anos e meu vô Jesulindo com101anos consigmos compreender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ohh Glória! A Paz do Senhor Rebehcka que benção, fico muito feliz por sua participação. Um forte e respeitoso abraço ao seu avô Jesulindo. Deus vos abençoe!

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  11. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  12. A paz do Senhor Jesus ,quero parabenizar sua exelencia de ensinamento sobre o Salmos 24 ,sem acrescentar uma só letra da verdadeira palavra como vi em outros sites, muito me ajudou pois estava com duvidas sobre esse Salmos. Que a tua sabedoria seja somente divina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Samueusviaanaa. Que a cada dia possamos crescer na Graça e no Conhecimento. A Ele (Jesus) toda a Glória.
      Obrigado pela participação e nos ajude em oração intercedendo pelo nosso trabalho.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  13. Muito boa esta explicação.me esclareu e me ajudou a entender melhor este texto. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Quem é o senhor dos exercitos e das batalhas
    jesus....
    jesus nao lutou e muito menos enfrentou batalhas fisicas
    está passagem e literalmente referente a Deus, e não a jesus.
    as pessoas espiritualisam o testo para dar mais creditos referindo a jesus.leiam bem .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hebraico Bíblico. Infelizmente alguns ainda insistem com fracas argumentações em querer negar o que tão claro está nas revelações das Sagradas Escrituras. Sim, Jesus é Deus!

      Na Bíblia não há registros de Jesus dizendo, palavra por palavra: “Eu sou Deus”. Entretanto, isto não significa que Ele não tenha afirmado ser Deus. Como exemplo, tome as palavras de Jesus em João 10:30: “Eu e o Pai somos um.” Em um primeiro olhar, isto pode não parecer uma afirmação de Jesus em ser Deus. Entretanto, perceba a reação dos judeus a Sua afirmação: “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” (João 10:33). Os judeus compreenderam a afirmação de Jesus como uma declaração em ser Deus. Nos versículos seguintes Jesus não corrige os judeus dizendo: “Eu não afirmei ser Deus.” Isto indica que Jesus realmente estava dizendo que era Deus ao declarar: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30). João 8:58 nos dá outro exemplo: “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” Mais uma vez, em resposta, os judeus tomaram pedras em uma tentativa de apedrejar Jesus (João 8:59). Por que os judeus iriam querer apedrejar Jesus se Ele não tivesse dito algo que criam ser uma blasfêmia, ou seja, uma afirmação em ser Deus?

      João 1:1 diz que “o Verbo era Deus.” João 1:14 diz que “o Verbo se fez carne.” Isto claramente indica que Jesus é Deus em carne. Atos 20:28 nos diz: “...Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” Quem comprou a igreja com Seu próprio sangue? Jesus Cristo. Atos 20:28 declara que Deus comprou a igreja com Seu próprio sangue. Portanto, Jesus é Deus!

      "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
      Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso." Apocalipse 1:7,8

      Agradeço sua participação.

      "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém." 2 Coríntios 13:14

      Pastor Ismael

      Excluir
  15. Aqui eu aprendi ...
    Vivificante... Parabéns ... Que o Nosso Eterno Rei da Glória continue a abençoar-vos. Graça e Paz...

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a explicação, mais eu pensei que também tivesse há ver com as portas douradas de Jerusalém onde Jesus irá passar

    ResponderExcluir
  17. Paz do Senhor Muito boa a sua colocação para este texto

    ResponderExcluir
  18. Amem. Obrigado por ser canal do Senhor.
    Fiquei esclarecida.
    Deus abençoe você e continhe te usando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela participação Unknown. Seria ainda melhor se a irmã pudesse ter se identificado. Espero contar com sua participação mais vez aqui no Blog e que possamos saber seu nome. Deus te abençoe!

      abraço fraterno.

      Excluir
  19. A biblia nao basta apenas ler, temos que estudar também e sair em busca de artigos edificantes. Obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação Lais Rayanne. Volte sempre!

      abraço fraterno

      Excluir
  20. Obrigado pelo esclarecimento desses dois versiculos , Deus abencoe mais e mais

    ResponderExcluir
  21. Deus meu Pastor tua vida é que Deus continue te abençoando sempre, Pastor Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Pastor Alexandre. Obrigado por participar e nos ajude em oração.

      Abraço fraterno

      Excluir
  22. Muito interessante o comentário. Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  23. Deus seja louvado! Ele é infalível e está no comando! Nele podemos confiar! Aleluias! Deus conosco! Obrigada Jesus! Emmanuel Deus conosco sempre!

    ResponderExcluir
  24. Bendito seja o amor, "...levantai, ó portas as vossas cabeças, levantai vos ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória..." Um estudo me revela o chacra "coronário" , a ligação com Alto, espiritualidade..."entradas eternas", 7 pontos alinhados em nossos corpos... elevar a energia que vem da Terra para os Céus ao Altíssimo... Damos graças pela vida edifica na Rocha. Yah

    ResponderExcluir
  25. Apreciável e apetitosa explicação. Bem didática e pedagógica. Muito clara propiciando um fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  26. A paz pastor ismael brito
    Muito bom aprendi muito com essa palavra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma Santos Silva, Paz do Senhor. Glória Deus! Estamos continuamente aprendendo! Aleluia!

      Obrigado pela participação.
      Abraço fraterno

      Excluir
  27. A paz do Senhor obrigado por esclarece

    ResponderExcluir
  28. Pastor isnael brito que Deus em cristo te abençoe cada vez mais e que continue nos ajudando a prosseguir em conhecer a palavra que traz vida e salvação

    ResponderExcluir
  29. Obrigado pela palavra muito edficante

    ResponderExcluir
  30. Comecei a estudar sobre este salmo e me levava a tantas passagens que acabei por deixar esquecido,achei sem querer e foi excelente minha sorte,obrigada ,certamente vou usar.

    ResponderExcluir
  31. Comecei a estudar sobre este salmo e me levava a tantas passagens que acabei por deixar esquecido,achei sem querer e foi excelente minha sorte,obrigada ,certamente vou usar.

    ResponderExcluir
  32. Muito boa a explicação eu aprendi muito. Deus abençoe a sua vida grandemente com conhecimento que vem do alto.

    ResponderExcluir
  33. Quer Bíblia ? Tome! Haha , Deus é maravilhoso.. Bem explicado pastor... Deus abençoe sua vida !

    ResponderExcluir
  34. Eu sou Givaldo, e creio que todo aquele que não crê na Trindade, perde seu tempo.
    Pois,JESUS CRISTO É O FILHO QUE DEUS ENVIOU AO MUNDO PARA RESGATAR O POVO DA PERDIÇÃO.
    O ESPÍRITO SANTO, FOI ENVIADO POR DEUS ATRAVES DE JESUS CR5,PARA GUIAR O POVO EM TODA A VERDADE.
    Está a Trindade formada, três pessoas numa só.

    ResponderExcluir
  35. Que ótimo estudo para o nosso entendimento,muito bom.
    Palavras que nos enriquece...
    Jesus o Rei da Glória.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...