Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Milho de Pipoca

Reflexão


Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua  a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente.

As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. 

São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor. Mas,  de repente, vem o fogo.

O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.

Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre.

Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: vai morrer. 

Dentro da sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.

A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. 

Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM!

E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado. 

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar.

São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar.

Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.

A presunção e o medo são a casa dura do milho que não estoura.  No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autor: Rubem Alves.

Um texto amplamente divulgado na "net" mas que, toda vez que leio me fazer meditar profundamente e refletir sobre o assunto: transformação.

Faço uma pergunta para você, meu grande amigo leitor:
Como você tem se portado diante das circunstancias da vida onde o fogo esquenta com tamanha força? Tens permitido ser transformado ou continua em sua casca dura não querendo transformação?

Em todo nosso caminhar passamos/passaremos por aflições, tribulações, e Jesus nos alertou sobre isso:
"no mundo tereis aflições mas, tende bom animo, eu venci o mundo." João 16.33

Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8.28) e as dificuldades, as circunstancias, as lutas, não são para morte e sim para vida, para capacitação, para renovação.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Romanos 12.1-2

Para chegarmos a certas posições que Deus tem para nós, muitas das vezes passaremos por ensinamentos, por situações, por provações, que nos levará a ter mais confiança em Deus. Para que possamos tomar posse da Benção do Senhor precisamos estar atentos aos acontecimentos e não desistir de sonhar. Sonhar em querer ser tudo o que a Bíblia diz que sou. Podemos fazer lembrança de um homem que, para chegar até o palácio foi preciso passar pela prisão. (a pipoca na panela quente)
A trajetória na prisão foi o caminho para alcançar a vitória e o reconhecimento por parte de todos. Imagine se não fosse esse (calor) para estourar e transformar a situação para José, mas mesmo assim ele não blasfemou, não murmurou, passou pela "panela quente" e quando menos se esperava, BUM! a transformação acontece, de escravo, de prisioneiro passa a ser Governador!

Não temas, diz o Senhor para ti, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaías 41.10

Por que duvidar e não permitir a transformação?
O que você decidiu ser?
Confie em Deus, não fique resistindo a transformação, não queira ser a pipoca que insiste em continuar sem estourar, sem se transformar no que ela foi preparada para ser (uma Benção, uma Alegria para os que estiverem com ela)

Pense comigo! Há vários tipos de produções de milho, mas o milho cultivado para produção de pipoca é uma variedade ESPECIAL, com espigas menores (o menor da casa de Jessé, foi Davi. O menor da casa de Jacó, foi José. O menor da casa de Elcana, foi Samuel. É o menor que Deus quer usar!que as do milho tradicional. Seus grãos podem aparecer em vários formatos (achatados, pontiagudos etc.) e cores (como amarelo, branco, rosa, roxo etc) com tudo isso, digo para você, mesmo com suas diferenças, mesmo com seus defeitos (que você diz que tem), mesmo com suas imperfeições, mesmo com seu jeito mais áspero de ser (pontiagudos), Deus não te esqueceu e quando estiveres passando pelo fogo ele estará contigo, está provação não é para morte mas é para uma nova vida e, vida com abundancia em Cristo.

Erga tua cabeça e seja transformado pela Palavra Profética.
Quanto tudo diz que não, Tua voz me encoraja a prosseguir.
Quando tudo diz que não, ou parece que o mar não vai se abrir.
Sei que não estou só, e o que dizes sobre mim não pode se frustar,
venha em meu favor, oh Deus, é cumpra em mim teu querer.

Você está sendo Transformado para impactar e trazer alegria para tua Família, para tua casa.

Não fique dentro de sua casca, tímido; transforme o ambiente com sua alegria "pipoca"!

Etimologia: "Pipoca" originou-se do termo tupi pï'poka, "estalando a pele", formado pela junção de pira (pele) e poka (estourar).

Aqui eu Aprendi!

5 comentários:

  1. Paz!!!

    Ola, estou seguindo seu blog. Parabéns pelo conteúdo e sucesso.
    Espero que retribua a visita e deixe comentário na postagem do meu site.
    E se possível curtir nossa fã page no facebook através do site.
    Acesse: http://www.gazearnanet.com obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Me lembrei de algumas passagens do livro de Pedro onde fala da purificação e transformação através do fogo. Quem dirá que se poderia fazer analogias com pipocas.

    Deus abençoe Pr.

    Ezequiel Domingues dos Santos

    ResponderExcluir

  3. Realmente importante pensarmos sobre isso. Amei, amigo pastor.
    Abraço fraterno!

    Terezinha Veríssimo

    ResponderExcluir
  4. Que Deus te abençoe mais e mais..

    ResponderExcluir
  5. Palavras fortes que edificam muito, Que DEUS abençoe a quem postou e quem leu, e que toque no coração daqueles que necessitam de um alimento espiritual.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...