Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A Raposa e o Corvo

"O homem que lisonjeia o seu próximo arma uma rede aos seus passos." Provérbios 29:5


Tenhamos cuidado! Vivemos em tempos onde se quer ter vantagem em tudo. Tempos de falsidades, ganância, de lisonjas e bajulações!  Mas o que é Lisonjear e Bajular?

Segundo Dicionário on-line de Português:
Lisonjear é: Adular; elogiar de modo exagerado, buscando obter alguma vantagem com isso.
Bajular é: Adular; elogiar alguém, buscando obter vantagens dessa pessoa.

Nos ajude SENHOR! Que possamos conservar nossa Fé, guardando, e aguardando nosso Senhor. (Cuide para que ninguém tome a tua coroa Ap.3:11)

Cabe aqui, antes de expor uma reflexão aos amados leitores, lembrarmos de Neemias. Este servo do Senhor não deu ouvidos às afrontas e nem tão pouco aos elogios (mentirosos). Não se cansou, não se deixou "inchar", não saiu do foco 'a obra'. Firme no propósito e em constante Oração, venceu aqueles que o tentavam a desistir.

REFLEXÃO

Vamos meditar com o texto:

Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa.

Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo.

Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:

– Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.

Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade.

Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro: Cróóó!

O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:

– Olhe, senhor Corvo, estou vendo que voz o senhor tem, o que não tem é inteligência!

Moral da história: Cuidado com quem muito elogia!
Fabula de Esopo

...e como dizíamos no inicio deste post! Tenhamos cuidado com as lisonjas pois, "Quem critica um homem acabará ganhando um amigo, mas quem faz elogios mentirosos será desprezado" Provérbio 28.23

Leiamos o que diz as Escrituras em Mateus 22

"Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra; e enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens. Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?
Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?
Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.  E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram." Mateus 22:15-22

Em Mateus 22 podemos ver que Jesus mesmo sendo "bajulado" não se deixou corromper pelas palavras de lisonjas dos seus adversários. Os Fariseus e Herodianos, apesar de expressar uma verdade (v 16), não criam no que estavam dizendo mas, com má intenção em seus corações, maquinavam o mal (v 15) para com o Mestre.

Jesus, conhecedor dos pensamentos (ver Mt 9.4), logo lhes deu uma Divina e sábia resposta fazendo-os ver que Ele, Jesus, não se impressiona com doces palavras (de interesses)

Que tenhamos a atitude do nosso Mestre e Salvador Jesus Cristo, o Filho de Deus, e possamos estar com os ouvidos atentos aos seus conselhos.


Caros leitores, não estou dizendo que só existem interesseiros!

Acredito sim na amizade sincera e verdadeira. Acredito que ainda existem sim, homens e mulheres que falam a verdade, sinceros amigos(as) que nos encorajam, são animosos e que nos abraçam com palavras de conforto.

Que possamos cultivar o jardim da amizade com humildade e zelo.


abraço fraterno
Pastor Ismael
"Aqui eu Aprendi!"

2 comentários:

  1. Ser vigilante e não perder o foco, é isso que devemos fazer para não deixar que a vaidade que uma lisonja provoca encha nossos corações.
    Assim também o cristão com o precioso conhecimento que agora possui e a comunhão que tem com o Pai, deve se policiar no seu modo de agir para que a pratica da lisonja não faça parte de sua vida.
    Olha o que o Senhor nos diz em Romanos 12.9-13 "Que vosso amor seja sem hipocrisia, detestando o mal e apegados ao bem; com amor fraterno, tendo carinho uns para com os outros, cada um considerando os outros como mais digno de estima. Sede dirigentes, sem preguiça, fervorosos de espírito, servindo ao Senhor, alegrando-vos na esperança, perseverando na tribulação, assíduos na oração, tomando parte nas necessidades dos santos, buscando proporcionar a hospitalidade." Então... praticar a lisonja não faz sentido na vida do cristão.

    Meu amigo e irmão em Cristo pastor Ismael que o Espírito Santo de Deus te capacite cada dia mais com muita sabedoria.
    A Paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã em Cristo Neiva, que maravilhoso acréscimo à postagem. O texto de Romanos citado é maravilhoso. Deus te abençoe! Alias, sempre muito importante para este seu amigo os comentários que a irmã nos proporciona. Obrigado minha grande e estimada amiga e irmã em Cristo.

      abraço fraterno a todos da Família.

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...