“Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna” 1Jo 3.15
A única forma de um ser humano mau se tornar
em um ser humano bom de maneira plena é por intermédio da graça de Deus
mediante a fé em Jesus Cristo (Ef 2.8). Somente assim que a pessoa tem a
condição de compreender as implicações destes dois mandamentos do Senhor: “O
primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o
único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de
toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este
é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu
próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” (Mc
12.29-31). Por isso devemos compreender que há somente um Deus todo-poderoso,
glorioso e gracioso que devemos amá-lo e honrá-lo com toda a nossa vida. De
modo que esse amor seja direcionado ao próximo que está ao nosso lado como o
bem que fazemos a nós mesmos. Aqui, a bondade como fruto do Espírito começa a
se manifestar.
Neste aspecto, a bondade é um compromisso que
tem a ver com o benefício do outro. É viver a bondade de Deus até as últimas
consequências. Ora, Deus é bom e deseja que todos manifestemos sua bondade por
onde passarmos. Uma bondade extraordinária que não pode ser encontrada em
nenhum lugar, senão pela Palavra de Deus, mediante o encontro que tivemos com
Jesus, o Nazareno, cuja vocação nos foi dada sem arrependimento. Nosso Deus é
bondoso, gracioso, maravilhoso, pois assim criou os céus e a terra. Por isso,
no lugar de vingança, oferecemos amor, consolo, disponibilidade para acolher
quem mais precisa de nós. Sempre há alguém que precisa de um acolhimento
verdadeiro e podemos ser o instrumento de Deus para acolhê-lo.
Diferentemente da
bondade, o homicídio como obra da carne não acolhe a ninguém, pelo contrário,
destrói a vida alheia, separando para sempre das pessoas queridas. Sobre o
homicídio, a proibição de se tirar a vida do próximo remonta o Decálogo (Ex
20.13): não matarás. Ou seja, todo atentado contra a vida humana é um atentado
contra o mandamento de Deus. Todo atentado contra o ser humano inocente, o
aborto deliberado, o homicídio pensado e planejamento, é um atentado contra a
Criação de Deus. Entretanto, para além do homicídio físico, o apóstolo João
também se referiu ao homicídio quando disse: “Qualquer que aborrece a seu irmão
é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna”
(1Jo 3.15). "Revista Ensinador Cristão nº69"
A vida é um dom de Deus e ninguém tem o direito de tirá-la a não ser o próprio Deus.
Leitura Bíblica: Mateus 5.20-26
Hoje vamos estudar mais um aspecto do fruto do
Espírito, a bondade.
Seu coração já foi transformado pelo Filho de Deus? Então,
já foi enxertada em seu interior a “semente” da benevolência. Vivemos em uma
sociedade onde as pessoas acreditam, erroneamente, que ser bom é ser fraco.
Mas, tal virtude revela um caráter maduro e forte, leal a Deus e ao próximo.
Como discípulos de Jesus, nosso exemplo maior de bondade, precisamos evidenciar
nossa afabilidade por intermédio de ações e palavras. Não basta apenas dizer
que é bondoso, as pessoas precisam ver esse aspecto do fruto do Espírito em
suas palavras e ações, em seu dia a dia.
Bondade versus Homicídio
Facilmente podemos dizer que a palavra
bondade fala de alguém que é indulgente, benevolente, de bom caráter, mas essa
definição seria simplista demais e não esgotaria a realidade da palavra
bondade. É difícil conceituar a palavra bondade, isso porque ela tem diversos
sentidos. Posso falar de bondade no sentido de qualidade e capacidade; existem
pessoas que são boas em algumas coisas, outras não; uns são bons no trabalho,
igreja, mas não em casa com sua família. Para não complicar a situação, o melhor
é saber que a bondade perfeita está em Deus, enquanto no homem sua bondade é
relativa, uma vez que pode ser a carne ou o Espírito que esteja no controle.
O pastor
Stanley Horton, falando sobre a bondade escreve:
'A bondade dá a ideia do desenvolvimento de um
caráter bom, reto, fidedigno, sem deixar de ser generoso e amigável com o
próximo. É isso que nos transforma na nobreza de Deus. A melhor maneira de
descrevê-lo é sermos semelhante a Jesus. (Ele incorporou todo o fruto do
Espírito e, sua vida e ministério).' (HORTON, 1993, p.194)
Analisando
duas virtudes do fruto do Espírito a benignidade e bondade, notamos que há
muita semelhança entre ambas. No entanto, podemos fazer distinção entre essas
duas palavras da seguinte maneira: a benignidade está relacionada com a
qualidade, com o sentimento. Bondade aponta para a vida prática. A benignidade
fala de um cristão que tem um coração puro, sempre deseja fazer o bem, e no
momento em que ele põe em prática o que há no coração, está praticando bondade.
Para entendemos melhor essa colocação, veja o que diz o Dicionário
Bíblico Wycliffe:
BONDADE. Tanto no Antigo quanto no Novo
Testamento, dois elementos aparecem em particular: uma bondade que se baseia na
misericórdia (hesed, chrestotes), e uma que se baseia na bondade moral de
Deus (tob, agathosune). Desta maneira, em algumas ocasiões, a bondade de
Deus é manifesta: “A terra está cheia da bondade do Senhor” (SI 33.5, cf. SI
52.1; 107.8); “Desprezas tu as riquezas de sua benignidade [bondade]...
ignorando que a benignidade de Deus leva ao arrependimento?” (Rm 2.4). Em
outras ocasiões, a perfeição e a bondade de Deus vêm à tona (Nm 10.32; SI
16.2; 23.6; Gl 5.22; 2Ts 1.11). Um dos frutos do Espírito
é a bondade (agathosune) no sentido de santidade e da justiça cristã (Gl 5.22).
Isso está de acordo com o objetivo da nossa vida cristã, que é o de sermos
semelhantes ao nosso Pai Celestial, tanto em caráter quanto em atitude, assim
como Cristo nos ensinou no Sermão do Monte (Mt 5.48). (2009, p.322)
Na
praticidade existente entre benignidade e bondade, uma apontando para o
coração, emoção, sentimento em querer o bem, elas estiveram presentes no
ministério de Jesus Cristo, em sua ação prática em querer zelar a casa de Deus
Ele evidenciou bondade (Mt 21.13), mas mostrou um coração benigno ao
perdoar a pecadora (Lc 7.37.50).
A palavra bondade (agathosune) aparece poucas vezes no Novo Testamento, apenas três vezes, no
grego clássico nenhuma vez. Podemos dizer que a palavra grega agathosune,
ainda com seu pouco aparecimento, fala de bondade, que pode ser entendida no
seu aspecto geral como aquilo que é bom, fazendo oposição ao que é ruim,
mau.
Dentro do Antigo
Testamento, seguindo a Septuaginta, a bondade é descrita da seguinte maneira:
a) Oposição entre o mal (SI 52.3).
b) Prosperidade nesta vida (Ec 7.15).
c) Benefício para a vida (Ec 4.8).
d) Generosidade divina (Ne 9.25.35).
Nas páginas do
Novo Testamento temos que recorrer ao que Paulo escreveu sobre bondade.
Primeiramente, ele fala da bondade assim:
1 - Como
virtude do fruto do Espírito
Mas o fruto
do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé,
mansidão, temperança. (G1 5.22)
Com essa virtude
do fruto do Espírito na vida, o cristão tem uma dívida para a prática do bem
para com as pessoas. Ele pode agir dessa maneira porque está livre da Lei, das
obras da carne e vive dominado pelo Espírito Santo, de maneira que seu desejo é
expressar o caráter de Deus que é bom (Rm 3.21; 7.12).
2 - Bondade
como boa Palavra
Console os vossos
corações, e vos conforte em toda a boa palavra e obra. (2Ts 2.17)
Nesse versículo
Paulo se preocupa com estado interior de cada crente, por isso encoraja a todos
a serem sinceros em tudo, inclusive no comportamento. Esses crentes deveriam
agir dessa forma por intermédio da boa Palavra de Deus, procurando corresponder
com ela, expressando santidade adequada à vocação da vida espiritual.
3 - O fruto
do Espírito como bondade, justiça, verdade
Porque o fruto do Espírito está em toda a
bondade, e justiça e verdade. (Ef 5.9)
Aqui, Paulo está
dando ênfase aos resultados que aparecem na vida daqueles que tem o Espírito
Santo de Deus, que já foram iluminados por Jesus Cristo, todos
produzirão o seu caráter. A justiça e a verdade são oriundas da comunhão com
Jesus (Rm 6.21; Fp 1.11), e a verdade é uma ação constante que
busca promover o bem a todo tempo.
Para um
entendimento melhor desse versículo, veja o que fala o teólogo Francis Foulkes,
no seu Comentário Bíblico de Efésio:
[...] Paulo não
deve ter pensado conscientemente na luz como uma semente plantada na vida, que
no devido tempo dá o seu fruto, mas sim nos resultados que devem aparecer, o
tipo de caráter que deve ser visto na pessoa que foi iluminada por Cristo. Em
muitas passagens, justiça refere-se ao fruto da vida em Cristo Jesus (Hb 12.11).
Nada do que é corrupto e injusto nos relacionamentos do homem para com seu
semelhante (veja comentário sobre 4.24) deve existir. Então, em vez de “toda
malícia” (4.31), deve haver toda bondade, a procura ativa pelo bem em cada área
da vida. Há uma distinção muito instrutiva entre “bondade” e “justiça” em
Romanos 5.7, mostrando que a primeira, além da ideia de retidão moral e
integridade, expressa também a força atrativa de um belo caráter. E terceiro,
quando as trevas da ignorância, cegueira, erro e engano se vão (4.14, 17,22),
surge a verdade como fruto da luz que Cristo traz. (FOULKES, 1993, p. 120)
4 - A bondade
presente na vida de cada crente
Eu próprio, meus
irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de
bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros. (Rm 15.14)
Quando a virtude
da bondade está presente na vida do crente, ele expressa a boa qualidade de
vida que tem, sempre deseja coisas boas para as outras pessoas e desenvolve um
padrão ético e moral, pois é guiado por esse fruto da luz (Ef 5.9). Paulo
orava pelos crentes para que todos produzissem o fruto do Espírito, especialmente
o da bondade (2Ts 1.11,12).
A bondade na vida
do crente é como uma fonte de água cristalina, sempre irá jorrar só aquilo que
é bom e perfeito, já que seu alvo é ser como Deus e dEle nunca vem
coisa ruim (Tg 1.17). Quando há a virtude da bondade na vida do cristão
seu amor é constante, sua justiça é posta em prática sempre querendo fazer o
que é certo.
Não há passos
errados nem ações desairosas para quem tem a vida guiada pelo Espírito Santo,
mas, sim, gentileza, comedimento, visto que o aspecto da bondade domina seu
ser, e o que a caracteriza fortemente é a generosidade, que concede ao homem o
que ele nunca poderia ter por merecimento.
O homem, por mais
sincero e verdadeiro que seja não pode produzir o padrão de bondade conforme
Paulo descreve, pois, seu amor é sempre falho (Os 6.4), entretanto, quando a
virtude da bondade está em sua vida, vindo do Espírito de Deus, ele pode
produzir uma vida de qualidade e um amor verdadeiro.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Bondade como fruto do Espírito é tradução de
uma palavra grega que é encontrada apenas quatro vezes na Bíblia: agathosune.
Quando comparada com chrestotes vemos que a bondade é a prática ou a
expressão da benignidade, ou seja, fazer aquilo que é bom. O termo agathosune só
é usado nos escritos de Paulo nas seguintes passagens: Romanos 14.14; Gálatas
5.22; Efésios 5.9; 2 Tessalonicenses 1.11.
No primeiro destes textos, Romanos 15.14-16,
Paulo reconhece que os cristãos romanos estão prontos para ministrar uns aos
outros e, portanto, os exorta a ministrar, lembrando-os de sua chamada para ser
ministro (literalmente, servo) de Jesus Cristo. No versículo 16 (NVI), Paulo se
compara a um sacerdote que oferece a Deus os gentios salvos como oferta
santificada pelo Espírito Santo. Em todos estes versículos é vista a expressão
da bondade.
Bondade, então, fala de serviço ou ministério
uns aos outros, um espírito de generosidade posto em ação; diz respeito a
servir e dar. É o resultado natural da benignidade — a qualidade interior de
ternura, compaixão e brandura. Tudo isso está resumido na palavra amor. O amor
é benigno, que é o oposto do maligno. O amor é bom, sempre buscando ministrar
às necessidades dos outros” (GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A
plenitude de Cristo na vida do crente. 2ª Edição. RJ: CPAD, 2004, p.92).
Conheça mais...
Bondade
“O Espírito Santo transmite esta virtude como
um fruto, para que cada um do bom tesouro possa tirar o bem (Lc 6.45). Barnabé
foi cheio do Espírito Santo e por isso se tornou um homem bom (At 11.24). Ele
deixou um brilhante exemplo de que maneira esse fruto se manifesta. O seu
coração era aberto para doar (At 4.37). Ele viu o que a graça de Deus havia
operado (At 11.23), por isso conseguiu ajudar a Saulo (At 9.26-28; 11.25-26)”.
Para conhecer mais leia, Teologia Sistemática — Coleção Ensino
Teológico, CPAD, p.28.
HOMICÍDIO, A DESTRUIÇÃO DO PRÓXIMO
Não
matarás.
Em Êxodo 20.13, temos uma ordem de Deus em
favor da preservação da vida. A ordenança divina é bem clara, de forma que até
uma criança pode compreender: “Não matarás” (Êx 20.13; Dt 5.17). Encontramos,
em todo o Pentateuco, várias advertências a respeito da violência contra a
vida. Deus é bom. Por isso, Ele estabeleceu leis para os homicídios dolosos, ou
seja, quando uma pessoa mata a outra intencionalmente (Dt 27.24,25) e culposos,
quando não há intenção de matar (Dt 19.4-6). O Senhor Jesus, nosso maior
exemplo de bondade e amor, reforçou a legislação divina ao ensinar que podemos
atentar contra a vida do nosso próximo até mesmo por palavras (Mt 5.21, 22). O
apóstolo João também deixa claro que quem aborrece o seu irmão é homicida (1Jo
3.15). Que venhamos a amar o próximo, cuidar dele e preservar a sua vida, pois
esta é a vontade de Deus para nós.
Aborto,
a morte de um inocente indefeso.
Quando falamos em homicídio, estamos também
nos referindo ao aborto. Este ato perverso está inserido no sexto mandamento,
pois é um atentado contra a vida de um indefeso, além de ser um ato contra
Deus, que é o doador da vida (Is 45.12; Mt 10.28).
O aborto, segundo o Código
Penal Brasileiro, é também um crime. Embora faça parte do Código Penal, alguns,
erroneamente, acreditam que o aborto deve ser uma escolha da mulher. Mas o
Criador não permite que nós, seres criados, venhamos a decidir quem deve ou não
viver. Deus nos criou, nos conhece e nos ama desde quando nosso corpo ainda
estava sendo formado no ventre de nossa mãe (Sl 139.16).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Não
matarás (20.13). ‘Assassinar’ é mais precioso aqui do que ‘matar’. A
palavra hebraica rasah é a única sem paralelo em outras sociedades do
segundo milênio a.C. Ela identifica ‘morte de pessoas’ e inclui assassinatos
premeditados executados com hostil intenção e mortes acidentais ou homicídios
culposo. Dentro da comunidade da aliança, precisava-se tomar um grande cuidado
para que ninguém perdesse a vida, mesmo por acidente. O termo rasah não
é aplicado em mortes na guerra ou em execuções judiciais” (RICHARDS, Lawrence
O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse
Capítulo por Capítulo. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2005, p.64).
“Cidades
de Refúgio
Entre as 48 cidades dadas aos levitas em
Israel, seis, por ordem de Deus, foram indicadas como cidades de refúgio, ou
asilo, para o ‘homicida’ (Nm 35.6,7). O próprio Moisés escolheu três delas no
lado leste do rio Jordão: Bezer para os rubenitas, Ramote, em Gileade, para os
gaditas; Golã, em Basã, para os manassitas (Dt 4.41-43). Mais tarde, na época
de Josué, as outras três foram indicadas na parte oeste do Jordão. Elas estavam
convenientemente situadas nas regiões norte, central e sul da terra que
habitavam. Seriam construídas e mantidas abertas estradas para essas
importantes cidades (Dt 19.3).
Em Hebreus 6.18 está indicado que as cidades
de refúgio eram um tipo de Cristo. O apóstolo faz alusão a isso quando fala
daqueles que fugiram procurando um refúgio, e também da esperança oferecida a
eles. Nós procuramos o refúgio em Cristo, e nele estamos a salvo do Vingador do
sangue divino (Rm 5.9)” [PFEIFFER, Charles F. (Ed.) Dicionário Bíblico
Wycliffe. 7ª Edição. RJ: CPAD, 2010, pp.417-18].
Uma Análise Geral sobre o Homicídio na
Concepção Bíblica e Jurídica
O primeiro homicídio do
mundo foi praticado por um homem, que matou seu irmão, Caim (Gn 4.8), a
origem desse homicídio estava pautada na inveja, que é uma das obras da carne
(GI 5.21). João diz que Caim era do Maligno e suas obras estavam influenciadas
por ele (1Jo 3.12).
Todo o ódio de Caim para
com Abel é porque Deus recebeu as suas ofertas, porque as obras de Abel eram
boas; já quanto a Caim, Deus o rejeitou porque as suas obras eram más (1Jo 3.12).
O mundo rejeitou a Cristo porque as suas obras eram um aguilhão que penetrava
na consciência daqueles que viviam praticando obras más.
• A Bíblia
condena todo e qualquer tipo de homicídio (Êx 20.13), e até no ensino de
Jesus sobre o amor, Ele condenou o homicídio. Deus criou o homem para viver,
então, quando alguém cometia homicídio, sua ordem era para que o tal fosse
morto também (Nm 35.31), pois somente Deus é quem tem o poder de dar e
tirar a vida (1Sm 2.6).
Primeiramente,
vamos começar esse assunto fazendo uma definição da palavra homicídio, observe
que ela é composta: homo- -homem, ceder e- matar ou cortar. E claro que a
palavra homicídio pode ser entendida também como a morte de um animal, todavia,
para os seres racionais essa palavra tem o sentido de matar um ser criado por
Deus.
O homicídio pode
ser classificado em duas categorias:
1 - Homicídios que podem
ser justificados
Está escrito no Antigo Testamento que alguns homicídios eram
justificáveis, a lista é bem extensa, vejamos:
a) Os que praticassem
adultério (Lv 20.10).
b) Os que praticassem
incesto (Lv 20.11).
c) Que praticassem sexo
com animal (Lv 20.16).
d) Aqueles que não
respeitassem os pais (Ex 21.17; Dt 21.18-21).
e) Os que praticassem a
feitiçaria (Ex 22.18).
f) Aqueles que matasse
ao seu próximo (Lv 24.17).
g) Os que praticassem a
idolatria (Dt 13.6-9).
h) Quem blasfemasse do
nome de Deus (Lv 24.16).
i) Quem praticar roubo (Ex 21.16).
j) Que cometesse estrupo (Dt 22.25).
O nosso Código Penal
fala de alguns crimes que hoje podem ser justificáveis, ou melhor, que excluem
a criminalidade. No artigo 23 do Código Penal está escrito: “Não há crime
quando o agente pratica o fato”:
I - Em estado de
necessidade;
II - Em legítima defesa;
III - Em estrito
cumprimento de dever legal ou no exercício de direito.
Para entender
melhor cada uma das três colocações mencionadas acima, explicaremos cada uma
delas.
Primeiro, estado de necessidade que configura a ação de alguém que,
frente a uma grande necessidade, age devido a um grande perigo, que não foi
provocado por sua própria vontade, e que não lhe dá outra opção. Um exemplo que
se pode dar é: Duas pessoas que estão em alto-mar, mas há apenas um salva-vidas
no barco, de modo que um lutará para se salvar, condenando o outro à
morte.
Segundo, em
legítima defesa, podemos citar o pai que mata o ladrão que entra em sua casa
armado para praticar algum crime.
Terceiro, no cumprimento do dever legal,
quando o soldado mata o inimigo no campo de batalha; isso lhe é permitido por
lei.
Portanto, seguindo o
princípio bíblico, vemos que existem os crimes que podem ser justificáveis,
dentre esses, ainda queremos citar os acidentais, que são aqueles em que a
pessoa não tinha a intenção de matar. No Direito esse crime é chamado de
homicídio culposo.
2 - Homicídios
injustificáveis
No homicídio culposo a
morte se dá por falta de prudência, descuido, mas não existe qualquer intenção
de praticar um crime. No caso do homicídio injustificável, que também pode ser
denominado premeditado, em que alguém age de modo bem planejado querendo
realmente pôr fim à vida de uma pessoa, sua mente arquiteta tudo e seu coração
está cheio de ódio, por isso parte para a execução desse projeto
satânico.
O homicídio
injustificável é chamado no Direito de doloso, quando há intenção de matar, de
fato, a pessoa assume o risco de que esse feito possa ser realizado. Na questão
do crime doloso, este pode ser dividido em duas partes, isso na questão da
prática criminosa:
1 - Dolo
Direto. Nessa conduta a pessoa está decidida deliberadamente a cometer o
crime: matar.
2 - Dolo
Eventual. Nesse caso a pessoa pode prever um determinado resultado
criminoso, por causa de sua conduta sem se preocupar se sua atitude pode
prejudicar alguém. Um exemplo bem prático que podemos dar para a conduta
eventual é quando um rapaz toma uma arma, coloca apenas uma bala, a brincadeira
chamada “roleta russa”, e aponta para alguém disparando, caso aconteça a morte
foi praticado um crime doloso, de natureza com dolo eventual.
O homicídio que
vem dominado pelo ódio, que é planejado, que é passional, isto é, suscetível de
paixão, e aquele surge de uma briga ou discussão. Intencional ou não todo
homicídio é condenado pela Palavra de Deus.
O homicídio é uma obra
puramente da carne. Por isso os que são comandados pela carne estão prontos
para fazer de tudo para acabar com aquelas pessoas que odeiam ou para tomar
posse de alguma coisa.
Um homicídio pode ser
cometido por vários motivos:
a) Inveja, como aconteceu com Caim (Gn 4.8).
b) Sede pelo poder: Abimeleque (Jz 9.5).
c) Para satisfazer os desejos de
Alguém: Jezabel (1 Rs 21.10).
d) Para não perder o trono: Herodes (Mt 2.16).
e) Desejo para ter dinheiro: Judas (Mt 27.4).
O que Jesus Falou sobre o Homicídio?
Jesus não tratou
do homicídio apenas como o ato em si, mas da ira que pode levar a matar. Quanto
à expressão “sem motivo”, ela não consta nos melhores manuscritos, a ira tem
suas restrições, conforme falou Paulo (Ef 4.26).
Pelas palavras de
Jesus, observe que tudo o que Ele ensinava estava fundamentado no que Deus já
havia dito: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que
matar será réu de juízo” (Mt 5.21).
Em Mateus 5.21,
Jesus estava se voltando para a Lei judaica, Ele não arquiteta nada, mas cheio
do Espírito Santo revelar com tonicidade aguda as verdades que estavam na
Palavra de Deus. Todo estudioso da Palavra deveria proceder como Jesus, como
Bom Mestre Ele era fiel, não adulterou em nada as Escrituras, antes foi fiel a
ela em tudo. Jesus Cristo soube tirar da porção do Antigo Testamento coisas
velhas e novas (Mt 13.52).
No tocante à
expressão “não matarás”, ela está restrita ao que a Lei estava dizendo, Jesus
não está aqui abordando o assunto de modo global, mas em sua ênfase dirige-se
para a própria natureza do homem, pois é de dentro de um coração não
transformado e pecaminoso que brota o homicídio.
Porque do coração
procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos
testemunhos e blasfêmias. (Mt 15.19)
O homicídio não vem logo
de imediato, mas ele é precedido pelo ódio e pela raiva, e sem a ajuda do
Espírito Santo de Deus ninguém poderá controlá-lo. As palavras que ferem são
pronunciadas pela raiva; a expressão aramaica raca, que quer dizer vazio,
oco e apontava para alguém que age em desrespeito ao outro.
As duas palavras raca e
louco podem ter o mesmo significado, e podemos pensar que pelo uso que Jesus
fez delas, talvez quisesse referir-se ao crime de calúnia e difamação. Porque
só mesmo uma pessoa vazia e sem caráter é que pratica tais crimes. A injúria
ataca o caráter da pessoa, sempre procurando depreciá-la, e a calúnia baseia-se
em uma falsa acusação, as duas são crimes contra a honra. A difamação segue
quase a mesma conotação de calúnia, só que com uma diferença, a conduta
praticada por quem é ofendido não é descrita como um crime na lei.
Na comunidade de Qumran,
quando alguém ofendia outro com palavra, sua comida era reduzida durante um
ano, ele ficava isolado das pessoas, e, às vezes, até era excomungado do meio
social. Palavras duras acompanhadas de ódio causam feridas grandiosas, e muitas
delas provocam o homicídio, por isso é bom evitar as ofensas, as calúnias e
difamações, especialmente o crime de racismo. Deixemos que a Palavra de Deus
limpe os nossos corações, e que o amor divino permeie todo o nosso ser, desse
modo não pronunciaremos palavras duras, pelo contrário, teremos uma língua
erudita para dizer palavras que produzam vida (Is 50.4).
Os que São Nascidos de Deus
João diz que o
nascido — uma ação que começou no passado, mas que tem resultado no presente —
jamais vive na prática do pecado, porque foi regenerado (2Pe 1.4). Só existem
dois tipos de filho: um é de Deus e o outro do Diabo, portanto, ou você é filho
de Deus, nascido por meio da ação do Espírito Santo de Deus (Jo 1.11-13),
ou, então, é filho do Diabo (At 13.10. Ef 2.3).
Caim era da
família do Diabo, por isso matou seu irmão. Atente para a palavra grega ésphakse,
matar, assassinar. Esse verbo expressa uma brutalidade tremenda, mostrando que
esse ato é de alguém totalmente maligno.
Como o mundo está
no poder do Maligno, os cristãos não deveriam ficar admirados quando forem
odiados. Quem não tem o verdadeiro amor de Deus no coração está cheio de ódio,
mas o verdadeiro amor sempre luta pela vida, o ódio sempre luta pelo mal (Mt 5.21,22).
Uma pessoa que tem o coração cheio de animosidade terá as mesmas atitudes de
Caim: inveja e ódio.
No amor de Cristo
temos o exemplo para sermos amorosos com os outros, nos sacrificando para que a
vida seja vivida por outros. A ênfase desse versículo não está na palavra
morrer, mas, sim, no ato de partilhar com os outros para que também vivam bem.
SEJAMOS BONDOSOS E MISERICORDIOSOS
Servindo ao outro com amor.
Jesus deve ser o nosso exemplo de serviço e
amor. Ele declarou que não veio ao mundo para ser servido, mas para servir e
dar a sua vida por nós (Mt 20.28). Vivemos em um mundo egoísta, onde as pessoas
só querem ser servidas. Por isso, precisamos, como sal e luz desse mundo,
mostrar-lhes o nosso serviço e compaixão (Mt 5.13,14). Paulo exortou os crentes
da Galácia para que levassem as cargas uns dos outros (Gl 6.2). Para realizamos
tal ato precisamos amar, pois levar a carga do outro significa ajudar o irmão
que está enfermo, enfrentando tribulação ou enfrentando necessidade financeira.
Você tem ajudado seus irmãos a carregarem suas cargas ou você tem ainda
acrescentado mais peso a elas?
"Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé." Gálatas 6:10
O crente cheio do Espírito Santo é bondoso e misericordioso.
CONCLUSÃO
Que possamos demonstrar ao mundo e aos nossos
irmãos a bondade de Deus que um dia foi derramada em nossos corações. Que
jamais venhamos aceitar qualquer forma de homicídio, pois somos novas criaturas
e sabemos que Deus abomina tal prática.
Fonte:
Livro de Apoio 1º trim 2017 - As Obras da Carne e o Fruto do Espírito - CPAD - Osiel Gomes
Revista Bíblica As Obras da Carne e os Frutos do Espírito - Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente - 1º sem_2017 - CPAD - Comentarista Osiel Gomes
Bíblia Defesa da Fé
Bíblia de Estudo Pentecostal
Dicionário Wycliffe
Sugestão de leitura:
Aqui eu Aprendi!
Pr Ismael, nas minhas orações eu peço ao nosso bom DEUS, quero Ver como ele (nas situações que VIVO por aqui) com HELENA(demência) e meu esposo Antonio (Homossexualismo) e eu bem sei que o ESPÍRITO de DEUS está aqui!! abraço fraterno da irmã Lourdes
ResponderExcluirA Paz do Senhor irmã Lourdes. Deixo uma palavra de conforto espiritual para ti, querida irmã em Cristo:
Excluir"Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre.
Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniqüidade.
Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração.
Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel." Salmos 125:1-5
Deus te abençoe! Continuemos em constante Oração.
abraço fraterno
Deus seja Louvado!!
ExcluirPr Ismael GRAÇA e PAZ!! eu sou Grataaaaaaaaaaa ao nosso bom DEUS pelas PALAVRAS que o ESPÍRITO SANTO dirigiu o Sr. à me CONFORTAR em um MOMENTO de TORMENTAS DIÁRIAS...............Abraço Fraterno
ExcluirA Paz do Senhor irmã Lourdes Pereira Souza Lima. Sempre muito bom dela aqui neste espaço. Saiba, querida irmã em Cristo, o Espírito Santo cuida de ti! Cuida de nós! Aleluia.
Excluir"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:26-28
abraço fraterno
Pastor Ismael
GLÓRIA À DEUS!!
ExcluirPastor Ismael Graça e Paz!! Minha alma engrandece ao SENHOR (JESUS) por estas sábias PALAVRAS que o Sr me enviou............Sinceramente não tenho PALAVRAS pra AGRADECER...........Deus te Abençõe, irmã Lourdes
ExcluirGlória Deus! Estimada irmã Lourdes Pereira Souza Lima, continuemos Firmes nas Promessas do Senhor Jesus. Louvemos! Harpa Cristã hino 107.
Excluirabraço fraterno
Pastor Ismael
amémmmmmmmmmmmmmmmm
Excluir