Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Os dois mares - Reflexão

Israel tem dois tão grandes lagos que, por seu tamanho e dimensões, são conhecidos como Mares. O Mar da Galiléia e o Mar Morto.

Mar da Galileia - SEA OF GALILEE
Foi nele que Jesus andou sobre as águas e, às suas margens, multiplicou os pães e os peixes, além de ter encontrado quatro de seus apóstolos.

O grande lago é a maior massa de água doce de Israel, com profundidade máxima de 43 metros. A 208 metros abaixo do nível do mar, é o segundo lago mais baixo do mundo, perdendo apenas para o Mar Morto (também um lago, mas de água salgada).

Mar Morto
O Mar Morto, também conhecido como lago Asfaltite, situa-se no Oriente Médio, na região interior da Palestina, banhando a Jordânia, Israel e Cisjordânia. É alimentado pelo rio Jordão.
Na verdade, o Mar Morto é um lago de formato estreito e alongado, possuindo 82 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura. Ele está a 392 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo e 417 metros sob o nível do mar (é o ponto mais baixo do planeta).
A característica marcante deste lago é a alta concentração de sal em suas águas (cerca de 300 gramas de sais para cada litro de água). A quantidade considerada normal para os oceanos é de 30 gramas para cada litro de água.
Esta característica impossibilita o desenvolvimento de peixes ou qualquer outra forma de vida. Os peixes, que chegam pelo rio Jordão, morrem instantaneamente ao entrarem no lago. Por isso, ele é chamado de Mar Morto.

- Em 1947, beduínos encontraram cerca de três mil fragmentos, datados de 2 mil anos, no Deserto da Judéia. Estes documentos históricos, que ficaram conhecidos como Manuscritos do Mar Morto, apresentam informações importantes sobre o Novo Testamento da Bíblia. (SuaPesquisa.com)

- O historiador judeu Josefo identifica o mar Morto na proximidade geográfica da antiga cidade bíblica de Sodoma. No entanto, ele refere-se ao lago pelo seu nome grego, asfaltites

- O Talmude designou-o por mar de Sodoma e mar de Lot, entre outros nomes que ele recebeu.

- Os romanos o chamavam de mare Asphalticum.

-  Os gregos o chamavam de Lago Asphaltites.

A Bíblia também se refere a ele como Yām ha-Mizraḥî "o mar Oriental"

Para REFLEXÃO
Na Palestina existem dois mares.
Um é doce, e em suas águas abundam os peixes;  prados, bosques e jardins enfeitam suas margens.  As árvores estendem sobre ele seus ramos, e avançam suas raízes sedentas para beber as águas saudáveis.  Em suas praias brincam aos grupos as crianças como o faziam quando Jesus ali estava.  Ele amava este mar.  Contemplando sua prateada superfície, muitas vezes ensinou suas parábolas. Num vale vizinho deu de comer a cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes.  As cristalinas águas espumantes de um braço do Jordão, que descem saltitando dos cerros, formam este mar que ri e canta sob a carícia do sol.  Os homens edificam suas casas perto dele e os pássaros seus ninhos.  E tudo que ali vive é feliz só por estar às suas margens.
O Jordão desemboca ao sul em outro mar.  Ali não há movimento de peixes, nem sussurro de folha, nem canto de pássaros, nem risos infantis.  Os viajantes evitam essa rota, a menos que a urgência de seus negócios os obrigue a segui-la.  Uma atmosfera densa paira sob as águas desse mar que nem o homem, nem a ave bebem jamais.

A que se deve esta enorme diferença entre dois mares vizinhos?  
Não se deve ao rio Jordão; tão boa é a água que lança num como o outro.  Também não se deve ao solo que lhes serve de leito e nem às terras que os circundam.

A diferença se deve a isto:  o mar da Galiléia recebe as águas do rio Jordão, mas não as retém ou as conserva em seu poder. Para cada gota que entra, sai uma outra gota.  O dar e receber se cumprem ali em idêntica medida.
O mar Morto é avaro e retém com ciúmes o que recebe. Jamais é tentado por qualquer impulso generoso.  Cada gota que ali cai, ali permanece.
O Mar da Galiléia dá e vive.  O Mar Morto não dá nada.

Sabemos que eles recebem água do mesmo Rio (Jordão) mas são completamente diferentes. Mas por que tanta diferença?
Resposta: O Mar da Galiléia devolve as águas que recebe do Jordão, suas águas são abundantes, produtivas, rica em Vida. Já o Mar Morto, estando abaixo do nível do mar, retém tudo que recebe, e com o acumulo de sal em seu leito torna-se improdutivo, impossível a vida (peixes) em suas águas.

Hoje a pergunta é esta:
- Estamos (mais) semelhantes ao Mar da Galiléia ou ao Mar Morto?
Pense nisso, reflita!

"Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido." Provérbios 11:24,25

Aqui eu Aprendi!

2 comentários:

  1. Muito lindo. Em todo omeu tempo de evangelho ainda não tinha lido nada semelhante à comparação que você fez sobre esses dois rios e o crente. Quantas vezes encontramos pessoas que estão sempre reclamando de tudo (paramim são os que retêm ouseja, os semelhantes ao mar morto) Por que não podemos sempre ser mar da galiléa? Imagine como seria a nossa vida e a vida dos que nos cercam? Obrigada por tão doce palavra, com certeza a aproveitarei bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor. Gostaria muito de saber seu nome (anônimo), espero que nas próximas participações possa se identificar, não tenha vergonha de se apresentar. Obrigado! Volte sempre!

      Que o Espírito Santo esteja sempre a nos capacitar na Obra do SENHOR.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...