Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Doutrina, Teologia, Religião e Revelação

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." 
2Timóteo 3:16,17

Vamos, juntos, crescendo na Graça e no Conhecimento!

O que significa Doutrina
Doutrina significa "ensino” ou “instrução” (Didachê, grego).

"Doutrina cristã pode definir-se assim: as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática. Este estudo chama-se comumente: “teologia”, ou seja, “um tratado ou discurso racional acerca de Deus. (Myer Pearlman)

O que é Teologia?
É a ciência que trata sobre Deus e as relações entre Deus e o Universo.

outra definição: É o estudo acerca de Deus baseado na experiência do homem com Ele e na revelação divina. 
THEOS (do grego): Deus
LOGIA (do grego): Estudo, tratado.

Qual o objetivo da Teologia ou Teologia Sistemática?
O teólogo Langston reponde esta pergunta da seguinte forma: “Pretendemos, no estudo de teologia sistemática, selecionar fatos que nos façam conhecer melhor a pessoa de Deus, as Suas relações com o universo, e organizá-los num sistema racional. Não se encontra na Bíblia uma Teologia Sistemática já feita e ordenada, mas encontram-se os fatos com os quais podemos organizá-la, dar-lhe forma, sistematizá-la. O fim, portanto, da Teologia Sistemática, não é criar fatos, mas descobri-los num sistema... (Esboço de Teologia Sistemática. A.B. Langston - pág.16)

Qual a necessidade da teologia?
Podemos destacar cinco motivos que a tornam necessária:
a) O instinto organizador do intelecto: “O intelecto humano não se contenta com uma simples acumulação de fatos: Invariavelmente busca uma unificação e sistematização do seu conhecimento”.

b) A natureza difundida da descrença de nossos dias: “Os perigos que ameaçam a Igreja vêm, não da ciência, mas da filosofia. Nossas universidades, faculdades e seminários estão, na maioria, saturados de ateísmo, agnosticismo e panteísmo... O homem que não possui um sistema organizado de pensamento está à mercê daquele que o tem.”

c) A natureza das Escrituras: “A Bíblia é para o teólogo o que a natureza é para o cientista... Deus não achou necessário escrever a Bíblia na forma de Teologia Sistemática; é nossa tarefa, portanto, ajuntar os fatos dispersos e colocá-los sob a forma de um sistema lógico”.

d) O desenvolvimento de um caráter cristão inteligente: “A teologia não apenas nos ensina que tipo de vida deveríamos viver, mas nos inspira a viver dessa maneira. Em outras palavras, a teologia não apenas indica as normas de conduta, mas também nos fornece os motivos para tentarmos viver de acordo com essas normas”.

e) As condições para o serviço cristão eficaz: "Tem sido frequentemente demonstrado que é apenas na medida em que as pessoas forem completamente instruídas na Palavra de Deus que elas se tornarão cristãos firmes e trabalhadores eficazes por Cristo. Há, assim, uma relação definitiva entre a pregação doutrinária e o serviço cristão eficaz”. (Palestras em Teologia Sistemática. H. C. Thiessen - pág.7)

Resumindo: ”É necessária para a satisfação do intelecto do homem a respeito do cristianismo e necessária para definir, defender e propagar o cristianismo”.

Qual o significado de Religião?
“A Religião é a vida do homem nas suas relações sobre humanas, isto é, a vida do homem em relação ao poder que o criou, à Autoridade suprema acima dele e ao Ser invisível com Quem é capaz de ter comunhão” (Langston)

Religião (religare, latim) é resultado da busca do homem para ser religado ao Seu Criador. O cristianismo é a verdadeira religião, pois está fundamentado na revelação divina e prega a verdade acerca de Deus. Somente através do Filho de Deus, Jesus Cristo, o homem pode chegar a Deus (Jo 14:6; I Tm 2:5).

Qual a diferença entre religião e teologia?
Religião é vida, teologia é doutrina. A religião precede a teologia. Ambas são distintas embora estejam intimamente ligadas. 

“A teologia está relacionada com a religião, assim como a botânica com a vida das plantas.” (Langston)

Qual o significado de Revelação?
"É a revelação que Deus faz de Si mesmo... Na revelação Deus faz-se conhecido dos homens na sua personalidade e nas suas relações. Revelar é informar, e isto é justamente o que Deus tem feito".

“Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel.” (SI 103.7)
(Esboço de Teologia Sistemática, A.B. Langston - pág.15)

Revelar: Revelare (latim) significa “descobrir', “tirar o véu”, “fazer conhecer”, etc. Ação de Deus em comunicar ao homem os seus desígnios. Há várias fontes da revelação de Deus.

Quais as fontes da revelação de Deus?
a) Jesus Cristo: A principal fonte de revelação (Jo 1:14, 14:9, 17:6-8; Hb 1:1,2). 

“Mas as revelações mais ricas, e mais espirituais, e mais efetivas, e mais verdadeiras, são as que se realizaram em Cristo Jesus, no que Ele era, no que disse e no que fez.” (Langston)

b) As Escrituras Sagradas: Revelação escrita da sua Pessoa, caráter, propósitos e ações (Jo 5:39).

c) O Espírito Santo: Este comunica aos homens a sabedoria de Deus e seus desígnios (Jo 16:13,14; I Co 2:6-10; Ap 2:11 e 22:17).

d) O homem: Por sua natureza moral, sua semelhança com o Criador e por ser essencialmente religioso é fonte da teologia. Este encontra sua expressão maior no contexto da Igreja (Ef 3:8-12).

e) A natureza: O salmista e rei Davi viu na natureza uma revelação de Deus (SI 19:1).

f) História: A marcha dos eventos da história universal fornece evidências de um poder e de uma providência dominantes. "Os princípios do divino governo moral encontram-se na história das nações tanto quanto na experiência dos homens” (D. S. Clark)

A história bíblica foi escrita para revelar Deus na história, isto é, para ilustrar a obra de Deus nos negócios humanos (SI 75:7: Dn 2:21 e 5:21).

g) H. C. Thiessem relaciona as fontes da revelação da seguinte forma:
Revelação geral de Deus: Na natureza, história e na consciência do homem.

Revelação especial de Deus: Em milagres, profecia e Jesus Cristo. Esta última fonte, Cristo, como o centro da história e da revelação (Palestras em Teologia Sistemática, H. C. Thiessen páginas 10-18).

Fonte: Livro Teologia em Perguntas e Respostas - Pr.Geraldo Magela Campos.
Aqui eu Aprendi!

Um comentário:

  1. O conteúdo deste texto é excelente , faço inclusive a indicação da página do Aqui eu aprendi em meu blog

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...