Nada em Paulo sugere que os chamados
“dons espirituais” cessariam até o tempo em que “conheceremos como somos
conhecidos”. O Espírito continua a soprar à vontade e qualquer um que disser
“eu sei donde Ele vem” ou “eu sei para onde Ele vai” é melhor encarar João 3.8
e, assim, pensar novamente. [N.T. Wright]
O
cessacionismo é a crença segundo a qual os dons extraordinários, especialmente
a profecia e glossolalia, ficaram restritos ao primeiro século da
Era Cristã. Paradoxalmente o cessacionismo no Brasil faz barulho, e muito
barulho! Talvez porque vivemos na maior nação carismática do mundo e é
naturalmente que a reação seja igualmente grande. Neste texto quero apontar
sobre o porquê da decadência do cessacionismo e como isso explica a virulência
das suas manifestações.
Não
faz muito tempo o famoso pastor batista fundamentalista John MacArthur Jr.
lançou uma conferência para combater o pentecostalismo, como se esse fosse um
câncer perigoso ao cristianismo. Nas palestras não havia distinção entre as
loucuras do Benny Hinn com o gracioso ministério de David Wilkerson, por
exemplo. Para John MacArthur e os demais conferencistas, se alguém fala em
línguas a hipótese mais benevolente é que essa pessoa seja uma desequilibrada
ou, em alguns casos, até mesmo endemoninhada.
No
Brasil não é diferente. O pastor batista fundamentalista Marcos Granconato, uma
espécie de cópia de MacArthur, dedica boa parte do seu ministério a demover
pentecostais ou continuístas de sua própria crença. E aqui falo em cópia no
sentido positivo e negativo do termo, logo porque o autor em nada manifesta
pensamento próprio senão na repetição de argumentos do pastor californiano. Ele
se comporta como uma espécie de evangelista cuja missão é arrancar jovens das
“trevas carismáticas”. Como um Dom Quixote, esses teólogos se aventuram a
combater inimigos imaginários com toda a força e vontade. Ou seja, um
verdadeiro desperdício para a causa do Reino de Deus. Além disso, esse debate
parecia até superado na década de 1980, mas há sempre certo espírito
reacionário que insiste em velharias e disputas mesquinhas.
Esse
comportamento histérico é explicado pela degradação da teologia cessacionista.
Essa teologia foi dominante nos círculos protestantes no final do século XIX e
na primeira metade do século XX, mas especialmente a partir da década de 1960 a
aceitação vem sendo de uma fração cada vez mais diminuta de cristãos, sejam
eles protestantes ou católicos. E isso não somente entre a teologia popular e
seus expoentes nos púlpitos periféricos, mas o carisma do Espírito também
chegou à academia com toda a força de um vento que assopra onde quer.
O
continuísmo, ou seja, a crença que todos os dons neotestamentários são válidos
para a contemporaneidade é hoje exposta por teólogos de primeira linha. Nomes como J. Lee Grady,
Wayne Grudem, Jack Deere, Craig Keener, Jon Ruthven, Sam Storms, Doug Oss, Mel
Robeck, Paul Elbert, Randy Clark, Robert Menzies, J. P. Moreland, Gary Greig,
Mark Rutland, Michael Brown, Gary Shogren, William De Arteaga, William K. Kay,
Melvin Hodges, N. T. Wright, D. A. Carson, John Piper, Mark J. Cartledge, Roger
Olson, Gordon D. Fee, Krister Stendahl, Grant. R. Osborne, Jon Mark Ruthven,
James K. A. Smith, Amos Yong, Wilf Hildebrandt etc.
O
interessante nessa lista é enxergar expoentes das mais diversas correntes
concordando em um ponto: o dom do Espírito é também para hoje. Outro ponto alto
é ver grandes especialistas em hermenêutica e exegese, Novo Testamento e
teologia paulina como continuístas. Há, também, diversas confissões
representadas: luteranos, anglicanos, batistas, presbiterianos, metodistas e
assembleianos.
O
debate, em termos bem mais civilizados, também chegou ao seio católico. O
teólogo francês Yves Congar (1904-1995), considerado um dos maiores
especialistas em pneumatologia, era um continuísta entusiasmado. Congar,
enquanto vivia, era muito amigo do maior teólogo católico do último século:
Joseph Ratzinger. Poucos sabem, mas Ratzinger, considerado um clérigo bem
conservador, tem uma perspectiva aberta sobre o exercício contemporâneo da
profecia para além do magistério ou dos sacramentos. Veja a concepção de
profecia do teólogo alemão em: RATZINGER, Joseph. Ser Cristão na Era
Neopagã. Vol. 3. 1 ed. Campinas: Ecclesiae, 2016. pp 131- 150.
O
que mais irrita nos cessacionistas brasileiros é esse tom de superioridade, a
arrogância de quem pensa ser o suprassumo da teologia. Quanta tolice de quem
está a perder o bonde da história, logo porque o século XXI tem como marca a
expansão do cristianismo com face carismática. Além disso, esses sempre estão
prontos a gracejos e piadas de mau gosto, especialmente envolvendo a
manifestação da glossolalia. Alguns, que nem sabem usar minimamente
a gramática da língua pátria, querem insinuar que os outros não conseguem
discernir o delírio da linguagem.
Que
o Espírito Santo venha sobre nós com graça, serviço e sabedoria!
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Se
você quer aprofundamento sobre o assunto não deixe de ler essas obras em
português:
- O
Dom de Profecia - Do Novo Testamento aos Dias Atuais (Editora Vida) de
Wayne Grudem.
- Surpreendido
pelo Poder do Espírito (CPAD) de Jack Deere.
- Surpreendido
com a Voz de Deus (Editora Vida) de Jack Deere.
- A
Manifestação do Espírito. A contemporaneidade dos dons à luz de I Coríntios
12-14(Edições Vida Nova) de D. A. Carson.
- Paulo,
o Espírito e o Povo de Deus (Edições Vida Nova) de Gordon D. Fee.
- O
Batismo no Espírito Santo e com Fogo (CPAD) de Anthony D. Palma.
- Rastros
de Fogo (CPAD) de José Gonçalves.
- No
Poder do Espírito (Editora Vida) de Robert e William Menzies.
- Revelação
e Experiência do Espírito Santo - n. 1 (Edições Paulinas) de Yves
Congar.
- Quando
o Espírito Vem com Poder (ABU Editora) de John White.
- Teologia
do Espírito de Deus no Antigo Testamento (Editora Academia Cristã e
Edições Loyola) de Wilf Hildebrandt.
- A
Doutrina do Espírito Santo (CPAD) de Stanley M. Horton.
Artigos:
- Dons
Espirituais em: Dicionário de Paulo e suas Cartas (Edições
Vida Nova, Edições Loyola e Editora Paulus) de Gordon D. Fee.
- 1
Coríntios em: Comentário Bíblico Pentecostal (CPAD)
de Anthony D. Palma.
- Pneumatologia em:
Teologia Sistemática Pentecostal (CPAD) de Antonio Gilberto.
Aqui eu Aprendi!
Perfeito!
ResponderExcluirMuito me alegra encontrar homens de Deus dispostos a desmascarar tal heresia abominável e destrutiva como o cessacionismo. O cessacionismo é um câncer que precisava ser extirpado a luz das Escrituras. Textos esclarecedores como este contribuem para a manifestação saudável e crescente do reino de Deus.
Parabéns!
Paz do Senhor Missionários Sérgio e Débora, muito obrigado por tão importante comentário. Que o Espírito Santo continua a manifestar-se em nosso meio e a nos instruir em tudo.
ExcluirDeus abençoe!
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abraço fraterno