Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

As Sete Taças do Apocalipse - Escatologia

"E depois disto olhei, e eis que o templo do tabernáculo do testemunho se abriu no céu. E os sete anjos que tinham as sete pragas saíram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente, e cingidos com cintos de ouro pelos peitos. E um dos quatro animais deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da ira de Deus, que vive para todo o sempre. E o templo encheu-se com a fumaça da glória de Deus e do seu poder; e ninguém podia entrar no templo, até que se consumassem as sete pragas dos sete anjos." Apocalipse 15:5-8


As sete taças da ira de Deus (Ap 15—16) representam as últimas pragas ou os últimos juízos de Deus sobre a humanidade ímpia (Salmos 9.17). Sete anjos são encarregados de derramar esses juízos terríveis sobre os homens que rejeitaram a Cristo. No capítulo 16 de Apocalipse, são descritos os eventos das sete taças. (O final de todas as coisas-1ºtrim.2016_CPAD)

Conheça também a postagem: 

APOCALIPSE - No capítulo 15, um dos quatro seres viventes deu as sete taças da cólera de Deus aos sete anjos, e o santuário se encheu com a fumaça da glória e do poder de Deus. Agora, aguardamos o trabalho dos anjos. Cada um derramará a sua taça, trazendo uma série de sete flagelos para castigar os adoradores da besta e os servos do dragão. Algumas dessas pragas nos lembram das pragas que Deus enviou para castigar os egípcios quando Moisés foi libertar o povo de Israel.

INTRODUÇÃO
As taças representam os acontecimentos dos fins dos tempos que demonstram a ira de Deus sobre o pecado e o fim de todas as coisas.
Uma celebração de vitória é demonstrada quando os vencedores louvam a Deus entoando o chamado cântico de Moisés em alusão à saída do Egito quando o povo cantou do outro lado do mar (Êxodo 15.1-18).

O que são as Taças da ira de Deus?
Vejamos quais são as Sete Taças do Apocalipse:

1ª Taça: Apocalipse 16.1,2
Úlceras nas pessoas que têm a marca da Besta.
Semelhantes às úlceras que recaíram sobre os egípcios (Êxodo 9.8-12). As pessoas que negaram a Cristo e aceitaram a marca do anticristo ficarão cancerosas com grande sofrimento.

2ª Taça: Apocalipse 16.3
O mar se torna em sangue. Na segunda Trombeta apenas a terça parte do mar foi afetada (Apocalipse 8.8,9), mas nesta segunda Taça todo o restante dos seres marítimos morrem.

3ª Taça: Apocalipse 16.4-7
Os rios se tornam em sangue. Semelhante à praga em que o rio Nilo virou sangue no Egito (Êxodo 7.14-24).

4ª Taça: Apocalipse 16.8,9
Aquecimento do sol. Na quarta Trombeta o sol perdeu a terça parte do seu brilho, bem como a lua e as estrelas (Apocalipse 8.12). Já na quarta Taça o calor do sol se torna tão intenso como nunca antes.

5ª Taça: Apocalipse 16.10,11
Trevas sobre o trono do anticristo. Semelhante à praga das trevas no Egito (Êxodo 10.21-23). Deus vai confundir os planos do inimigo. Mesmo assim os seus seguidores não se arrependerão dos seus erros.

6ª Taça: Apocalipse 16.12-16
Com o derramar da sexta taça acontece o secamento do Rio Eufrates abrindo caminho para que as nações do oriente venham para a guerra do Armagedom que acontecerá no Vale do Megido.
As três rãs (v.13) eram animais impuros para a tradição judaica (Levítico 11.28-31), representam demônios da chamada ‘trindade satânica’ formada pelo dragão, que é satanás, a besta e o falso profeta.

A TRINDADE SATÂNICA:
O DRAGÃO: o próprio satanás, tentando imitar a Deus (Apocalipse 13.1-3)
O ANTICRISTO: a primeira besta do mar, tentando imitar a Cristo (Apocalipse 17.15).
O FALSO PROFETA: a segunda besta da terra, tentando imitar o Espírito Santo (Apocalipse 13.11-18).

Estes espíritos iludirão as pessoas instigando revolta e fazendo-os pensar que podem lutar contra Cristo e prevalecer.
Este trecho parece se inspirar na grande batalha de Gogue e Magogue (Ezequiel 38 e 39). Semelhante à derrota de Faraó no mar vermelho, Deus vencerá todos os inimigos (Êxodo 15.2). Este último combate acontecerá na volta do Senhor Jesus (Apocalipse 19.11-21).

Armagedom é uma transliteração de har megiddo, o nome Monte Megido1. Na planície de Esdrelom um importante local de grandes batalhas como a derrota dos cananeus (Juízes 4.2), foi onde Gideão venceu os midianitas com seus trezentos (Juízes 7), onde o rei Saul foi derrotado (I Samuel 31), onde a rainha Jezabel foi morta (II Reis 9.33). Por isso este local simboliza a luta do povo de Deus contra o mal vencendo com ajuda de Deus2.

7ª Taça: Apocalipse 16.17-21
A sétima e última taça é derramada sobre a terra e acontecem tempestades de raios, terremotos e chuva de meteoros com tamanha força destruidora atingindo todo o planeta.
A Babilônia representa um sistema religioso e comercial que engana e gera confusão (v.19). Esta cidade foi interpretada na história como Roma e outras capitais de impérios dominadores. Mas também pode ser uma crítica a Jerusalém que recusou o Messias (Zacarias 14.4).
Quando as ilhas fogem mostra uma profecia do derretimento das massas polares e inundação de muitas terras (v.20).
Haverá o último e mais forte terremoto que o planeta já enfrentou com uma chuva de pedras pesando cerca de trinta e cinco quilos3.

As taças manifestam o juízo de Deus!

CONCLUSÃO
Apocalipse 16.13 “feito está”.
Após o derramar das sete Taças, uma voz sai do trono de Deus dizendo que tudo está feito (v.17). Como Jesus disse na cruz “está consumado” (João 19.30). Isso mostra que o Juízo de Deus está sendo cumprido sobre a terra. Esta mesma expressão é usada novamente por Jesus quando mostra a João a Nova Jerusalém dizendo “Tudo está feito” (Apocalipse 21.6), apontando um novo tempo quando se cumpre todo o propósito de Deus.
Precisamos aproveitar o tempo oportuno da salvação para buscar ao Senhor e nos preparar para a volta do Senhor Jesus (Hebreus 4.16).

Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri, Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. Página 1543 nota 16.16.
Bíblia King James Atualizada (KJA). São Paulo: Sociedade Líbero-Americana e Abba Press no Brasil, 2012. Página 2496 e 2497 nota 10.
3 Idem, King James, página 2497 nota 11.

Fonte: Pregações e Estudos Bíblicos 

Autor: Pr.Welfany Nolasco Rodrigues 
Aqui eu Aprendi!

4 comentários:

  1. Em periodo isso ira acontecer? antes ou depois do arrebatamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moises Luis Damiao, segue um trecho do texto publicado aqui no Blog:

      "Existem três escolas distintas de interpretação a respeito do arrebatamento da Igreja. Elas abrem espaço para entendermos como e quando ocorrerá esse grandioso evento.

      1. Pós-tribulacionista.
      Essa escola interpreta que a Igreja remida por Cristo passará pela Grande Tribulação.

      2. Midi-tríbulacionista.
      Ensina que a Igreja entrará no período da Grande Tribulação até a sua metade. Seus intérpretes se baseiam numa interpretação isolada de Dn 9.27, cujo texto fala que depois do opressor firmar um concerto com Israel por uma semana, “na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares”.

      3. Pré-tribulacionista. Podemos começar entendendo essa escola de interpretação com as palavras de Paulo aos tessalonicenses, quando escreveu: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo”, 1Ts 5.9. Ensina que o arrebatamento da Igreja ocorrerá antes que se inicie o período da Grande Tribulação. É uma interpretação que honra as Sagradas Escrituras e ajusta-se devidamente à esperança cristã da volta do Senhor nos ares."

      O Arrebatamento da Igreja
      http://aquieuaprendi.blogspot.com.br/2015/09/o-arrebatamento-da-igreja.html

      Que Deus nos livre deste período e possamos estar com Cristo nas Bodas do Cordeiro. Aleluia!

      Obrigado pela participação.

      abraço fraterno

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...