Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Por que Moises não entrou na Terra Prometida?

O QUE A BÍBLIA DIZ... O QUE A BÍBLIA NÃO DIZ...

A Bíblia não diz que Moises pecou por ferir a rocha, ou porque a feriu duas vezes. 

Qual terá sido o verdadeiro pecado de Moisés, o qual impediu-o de entrar na terra prometida? O que terá levado Deus a proibir seu profeta e libertador de gozar daquela conquista tão maravilhosa? Deve ter sido um ato bem maior do que o que normalmente se comenta a respeito. Vamos analisá-lo?

O que mais se afirma é que Moisés teria ferido a rocha para dela tirar água, quando Deus apenas havia dito para ele FALAR à rocha. Há quem diga que o verdadeiro pecado de Moisés foi o de ferir a rocha DUAS VEZES, quando deveria tê-la ferido apenas uma.

Em Meribá, Deus diz para ele tomar a vara (Êxodo 17:5) e ferir a rocha (17:6). Em Refidim Deus manda novamente que ele tome a vara (Nú­meros 20:8) e fale à rocha (mesmo versículo). Moisés, então, levantou a sua mão e feriu a rocha DUAS VEZES (Números 20:11).

Deus chega a Moisés e Arão e afirma algo tremendamente duro. Fica até difícil de ser  entendido o porquê. Veja o que ele diz:
- Porquanto não me crestes em mim, PARA ME SANTIFICAR diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado (Números 20:12).

No livro de Deuteronômio (32:51), encontramos uma repetição do que Deus falara, desta vez com mais detalhes:
- Porquanto prevaricastes contra mim no meio dos filhos de Israel, nas águas da contenção em Cades, no deserto de Zim, pois ME NÃO SANTIFICASTES no meio dos filhos de Israel.

A primeira coisa que entendemos é que o problema maior foi o de NÃO SANTIFICAR A DEUS, o que significa deixar de dar-lhe glória por algum motivo.

Outra coisa que também entendemos é que na segunda vez Deus mandou Moisés TOMAR A VARA. Se não fosse para ferir a rocha pela segunda vez, para que tomar a vara? Se fosse apenas para falar, não haveria qualquer necessidade de DEUS MESMO mandar Moisés tomar a vara.

Quanto a ter ferido uma ou duas vezes (e as duas vezes indicam provavelmente uma certa dose de ira), não vem tanto ao caso, porque Deus não se referiu a tal.

O problema, como já dissemos, foi mais profundo, algo mais sério. A Bíblia mostra sem sombras de dúvidas o que sucedeu. Antes de vermos diretamente o texto, vamos ver outra ênfase que se encontra em Salmos 106:32,33, falando a respeito do mesmo assunto:
"Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles, porque irritaram o seu espírito, de modo que FALOU IMPRUDENTEMENTE com seus lábios."

Vê como o caso foi relacionado com o FALAR IMPRUDENTEMENTE? Tem a ver com algo que Moisés falou que desagradou profundamente a Deus. Vamos, agora a Números 20:10, onde se reconhece facilmente o que aconteceu:
"E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura TIRAREMOS água desta rocha para vós?"

Vemos aqui uma expressão egoísta ("tiraremos"), uma dúvida ("porventura"), e uma ausência total da glória devida a Deus, o que deveria ser expressão tal como: "Ouvi agora, rebeldes, COM CERTEZA Deus tirará água desta rocha para vós!"

Esta imprudência no falar, deixando de dar glória a Deus, para lançar aquele feito sobre si mesmo e Arão, fez com que Moisés perdesse a bênção de penetrar com o povo na terra Prometida.

Fonte: Extraído do Livro: O que a Bíblia não Diz – Paulo de Aragão Lins

Aqui eu Aprendi! - Entendo que foi um conjunto de atitudes. Que tenhamos cuidado! A Palavra orienta a TODOS para vigiar e orar "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mt 26:41
Raiva, ira, contenta, desobediência, podem trazer (e trazem) resultados desagradáveis. Que o ESPÍRITO SANTO nos ajude em tudo. Que possamos ser Obedientes, Prudentes, Zelosos e que TODA HONRA, GLÓRIA PODER E MAJESTADE SEJAM DADAS A DEUS. ÀQUELE QUE VENCEU, VIVE E REINA PARA TODO SEMPRE. JESUS O FILHO DE DEUS.

Jesus a Fonte de Águas vivas
"e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo." 1 Coríntios 10:4

"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." Romanos 11:36

"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente." Hebreus 13:8

Aqui eu Aprendi!

14 comentários:

  1. Muito boa explicação..Estarei sempre aprendendo aqui.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,cada dia vamos aprendendo mais espiritualmente.

    ResponderExcluir
  3. Deus continue sempre te abençoando!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor, Cristiano Loureiro.
      Glória Deus! Obrigado pela participação. Esteja sempre a vontade em participar. Estamos aprendendo a cada dia com o nosso SENHOR.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. eu acredito que na biblia tenha mtos pontos interessantes que devem ser analisados com mto cuidado para nao entendermos errado,e essa explicaçao que vc deu foi bastante interessante.embora acrediti eu que exista algumas pessoas que discordam.que acreditam que foi por causa dele tet ferido por duas vezes a pedra.como por exemplo um amigo meu da igreja que congrego.ele entende bastante da biblia.mas para ele o real motivo de o profeta Moisés nao ter conseguido entrar na terra prometida foi pq ele se irou e batey duas vezes na pedra.enfim.nunca é demais corrermos atras das respostas mais consistentes.e por enquanto eu achei mto intetessante seu ponto de vista Ismael.valew.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Excelente explicação, faltou A Moisés discernimento para distinguir as duas falas de Deus "falar" e "ferir". A ira de Moisés lhe causou isso. Mas foi realmente a forma de falar que indignou a Deus. Moisés tb quebrou a tábuas do concerto sem a ordem expressa de Deus, creio tb ser esta atitude um dos motivos. Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  7. A palavra de Deus eé muito séria, saber o que realmente aconteceu talvez nao nos seja revelado...mas penso muito sobre a misericórdia de Deus e o quanto ele teve paciência com aquele povo rebelde e incrédulo. Imagino que eles viveram coisas tremendas foram libertos e tiveram experiencias extraordinárias e mesmo assim ainda duvidavam em seus coraçoes, talvez isso explique o que Deus diz sobre ser bem aventurado aquele que nao viu mas creu.

    ResponderExcluir
  8. Tá boa sua análise porém o erro está aí se nas profecias Deus promete suscitar um profeta semelhante a Moisés então tem erro sua análise pois se Moisés coloca se alguma palavra pra seu mérito ele estaria cometendo idolatria que é um pecado absurdamente grave diante do ETERNO DEUS

    ResponderExcluir
  9. O pecado de Moisés foi não santificar a Deus e duvidar.
    Primeiro ele diz diante do povo:
    "Ouvi, agora, rebeldes: faremos (eu e Aarão, e não Deus) nós jorrar água, para vós deste rochedo?"
    O correto era Moisés falar: "Deus (e não Moisés) tirará água da rocha"

    Aí vai o "todo poderoso" Moisés e fere a rocha e não sai nada. (Moisés esqueceu de dar os créditos ao autor da obra: Deus).
    Moisés não se ligou em dar os direitos autorais, ao invés disso, feriu a rocha novamente. Erro fatal.

    Essa passagem é muito difícil de entender, pois requer análise do contexto em que a ação está ocorrendo, porém há outas pasagens auto-explicativo, por exemplo, quando Jesus ressucitou a Làzaro:
    "Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
    Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por CAUSA DA MULTIDÃO QUE ESTÁ EM REDOR, para que CREIAM que tu me enviaste."
    João 11:41,42"

    Perceba que Jesus (sendo Deus) poderia simplesmente ressuscitar a Lázaro, no entanto (como homem) deu toda a glória para Deus para que o povo cresse.

    Há outra passagem que o pessoal confunde muito, a de Sansão.
    Se eu perguntar de onde vinha a força de Sansão, 99% irão dizer que está no cabelo. Errado!
    Sansão poderia ter perdido a força bem antes ao quebrar o voto de seu nazireado, quando ele tocou o cadáver de um leão e outra vez ao tocar na queixada de um jumento. Porém o cabelo foi fatal.
    Note que Sansão estando preso, cego e com o cabelo cortado, ele ora a Deus (agora? Zé mané!), aí Deus, que era o responsável pela força de Sansão, deu-lhe a força novamente e matou mais filisteus nessa única e última vez.

    ResponderExcluir
  10. Agora sim eu consegui entender, porque todo mundo fala que Moisés não entrou na terra prometida porque tinha ferido a rocha, mais o interessante é que em êxodo 17.6 Deus manda Moisés ferir a rocha. Mais agora ficou bem explicado meu irmão, Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...