Parabéns, para as vovós e os vovôs!
Exemplo de fé sincera e convicta da avó Lóide “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti” (2 Timóteo 1:5).
Exemplo de afeição e carinho do avô Israel “E Israel viu os filhos de José, e disse: Quem são estes? E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe. Os olhos de Israel, porém, estavam carregados de velhice, já não podia ver; e fê-los chegar a ele, e beijou-os, e abraçou-os” (Gênesis 48:8-10).
A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO DIA DOS AVÓS
O dia dos avós é uma data comemorativa dedicada a celebrar os avós.
No Brasil e em Portugal comemora-se em 26 de julho.
Os avós são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, pois são os pais dos nossos pais.
Assim, cada pessoa tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno.
Os avós merecem consideração e respeito, pois já viveram muito, possuem grande experiência de vida e podem transmitir muitos ensinamentos a todos de sua família. Por isso, ganharam uma data especial, para que fossem homenageados, o dia 26 de julho, que é mais conhecido como o dia da vovó.
O surgimento e criação dessa data foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas pequenas informações (manuscritos em fragmentos) aparecem no Livro Apócrifo de Tiago, conhecido também por Evangelho Secreto de Tiago, escrito provavelmente no ano 150.
A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido posteriormente transferida para o dia 16 de agosto.
Em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo.
Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria - "mãe de Jesus".
Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.
NOSSO CUIDADO!
|
Cocoricó - tv Cultura |
Sem sombra de duvida, os avós são considerados pelos netos como o segundo pai e segunda mãe. Nos como netos somos mimados e queridíssimos pelos nossos avós. Eles também fazem parte de nossa educação, de nosso crescimento e por isso merecem todo nosso respeito. Nossos avós e bisavós tem muita experiencia para nos contar / passar.
Presenteie seu avô e sua avó, eles são um presente de Deus para cada um de nós!
Dê atenção aos idosos!
Os idosos gostam muito de ser ouvidos. Quando encontram pessoas que lhes dão atenção, gostam de relembrar os tempos passados, da época em que eram jovens e contar casos engraçados e interessantes.
Respeite seus direitos!
Hoje em dia existem leis que favorecem os idosos, isso é questão de respeito com os mesmos e devemos acatá-las. Assim, os idosos têm o direito de entrar na frente das filas, não pagam passagens de ônibus, possuem vagas especiais em estacionamentos, dentre outros. É muito justo que isso aconteça, pois seus corpos já não são mais capazes de suportar o cansaço que pessoas mais novas conseguem.
Fontes:
BrasilEscola.com - texto original de Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia;
Atitude de Aprendiz - Pedagoga Sulamita Macedo; Dicionário Wycliffe-CPAD;
Wikipédia; portal EBC; MundodasTribos.com.; Opus Dei.org; MegaCurioso;
Aqui eu Aprendi!
Coisa mais linda! Ainda tenho a minha vó para absorver os conhecimentos de vida dela...estou aproveitando ao máximo do que ela passa pra mim. Pena qu nas redes sociais não houve menção disso. Espero que não seja o reflexo da pouca importância dada à esses que constribuiram tanto para o nosso conforto de hoje.
ResponderExcluirNo Brasil e em Portugal, o Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, tendo sido esta data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
ResponderExcluirAcho que deve-se sim fazer uma programação para valorizarmos a família, porém não atrelado a festividades católicas.