As Cartas, chamadas Universais, são em número de sete:
Tiago;
I e II Pedro;
I, II, III João
e Judas.
Tiago;
I e II Pedro;
I, II, III João
e Judas.
Não são dirigidas a nenhuma Igreja em particular.
O que vemos nas Cartas:
- em Tiago vemos a prática da vida cristã.
- em I Pedro a perseverança em meio as tribulações.
- em II Pedro a advertência contra a falsa doutrina.
- em I João descreve a segurança do cristão,
- em II João e III obedecer a verdade.
- em Judas a apostasia dos falsos mestres.
TIAGO
CONTEÚDO
· Contém a verdadeira definição de religião.
“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfão e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo”. Cap. 1:27.
· Uma fé ativa e dinâmica será comprovada pelas obras. Cap. 2:14-18.
· Compara a fé que não se desenvolve, a um corpo morto: “Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”. Tiago 2:26.
· Fala sobre o potencial da palavra comparando a língua à “um pequeno fogo que pode incendiar um bosque”. Cap. 3:1-12.
· Define dois tipos de sabedoria: a terrena e a celestial. Cap. 3:13-17.
· Fala da origem das guerras. Cap. 4:1-4.
· Condena os ricos opressores. Cap. 5:1-6.
· Fala da volta de Jesus. Cap. 5:7-8.
· Recomenda a unção dos enfermos com óleo. Cap. 5:13.
CURIOSIDADES
· Define o pecado como um processo que nasce, vai evoluindo, até ser executado. Cap. 1:13-15.
· Fala de uma “lei perfeita da liberdade”. Cap. 1:25 e 2:12.
· Afirma que a prata e o ouro criam ferrugem. Cap. 5:3. Conferir com Lamentações 4:1; Ezequiel 7:19 e Isaías 13:17.
· Define a vida como passageira. “Que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece”. Cap. 4:14b.
I PEDRO
CONTEÚDO
Escrita no ano 63 d.C, quase no final de sua vida.
O assunto da carta é a obra de Cristo na Cruz.
O objetivo da carta foi animar e fortalecer os cristãos nas perseguições e provações. Pedro alterna pontos doutrinários com exortações, para uma vida santa, destacando sempre o objetivo principal da vida cristã: a Glória de Deus.
· Pedro afirma que a fé, a obediência e o amor, são condições de vitória na vida cristã.Cap. 1:5, 14, 22 a 25 e Cap. 2:1-3.
· Outra afirmação: “... o amor cobrirá a multidão de pecados”. Cap. 4:8b.
CURIOSIDADE
· Pedro afirma que o “evangelho foi pregado aos mortos”, isto é, Jesus ressurreto, apresentou-se no Hades, para anunciar às almas cativas que a promessa de redenção havia sido cumprida, e levar os seus fieis à presença de Deus. Cap. 4:6. Comparar com Efésios 4:8 e Salmos 68:18.
II PEDRO
CONTEÚDO
· Apresenta os passos para o crescimento espiritual. Cap. 1:5-9. Comparar com Romanos 5:3-5.
· Nesta carta encontra-se a maior regra de interpretação das Escrituras. “... nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. Cap. 1:20-21.
· Pedro fala da proximidade da sua morte. Cap. 1:13-15.
· Narra sua experiência no monte da transfiguração, como testemunho da veracidade de seu depoimento. Cap. 1:17-18.
· Fala sobre a terra ser consumida com fogo. Cap. 3:7 e 12. Comparar com a promessa de Deus após o dilúvio. Gênesis 9:8-17.
CURIOSIDADE
· Pedro reconhece a simplicidade de suas cartas, ao citar a linguagem erudita das cartas de Paulo. Cap. 3:16.
Data provável 66 d. C.
É uma carta de estímulo ao crescimento espiritual, e de advertência contra os falsos mestres e contra as heresias.
O capítulo 2 é semelhante à carta de Judas.
I JOÃO
CONTEÚDO
· João mostra que, apesar de a raiz do pecado que todo o homem possui ter sido cortada na Cruz, permanece a tendência a insubmissão à vontade de Deus. Cap. 1:7-10 e 2:1-2.
Continuamos a pecar, mas: “... o Sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado”.
· Uma palavra auxiliar nas batalhas espirituais. “para isso o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”. Cap. 3:8b.
· Recomendação para serem postos a prova os espíritos enganadores e os falsos profetas.Cap. 4:1-3.
· Afirma que o amor fraternal depende do nosso amor a Deus e que, uma verdadeira comunhão entre os irmãos é condicionada à nossa intimidade com Deus. Cap. 1:6-7 e 4:7-21.
CURIOSIDADE
Data provável 90 d.C.
Esta é uma carta familiar, de pai para filho!
João se preocupa com a nossa integração como “crianças” dentro da família de Deus, num relacionamento íntimo de filhos com o Pai.
· A carta não contém saudações nem é dirigida a pessoas ou Igreja.
· As palavras, saber e conhecer, são muito usadas.
· Esta carta, junto com o livro de Lamentações, do profeta Jeremias, são os livros da Bíblia que apresentam maior intimidade dos autores, com os leitores e com Deus.
II JOÃO
· Modelo de correspondência na Igreja primitiva.
· É um pequeno sermão sobre a Verdade.
· Adverte contra a cumplicidade com falsos mestres. V. 10.
CURIOSIDADE
· Com 13 versículos, é o menor livro do Novo Testamento.
· É a única carta dirigida a uma mulher.
III JOÃO
· Esta carta marca o início de um governo autocrático, isto é, o homem manipulando as coisas de Deus.
· Diótrefes procurando “posição” na Igreja, fala mal do apóstolo, não recebe os irmãos enviados e impede os que querem recebê-los. V.9. e v.10.
· Cita 3 tipos de pessoas que pertencem à Igreja:
• Gaio, pela perseverança e seu caminhar na verdade. V. 1-8;
• Demétrio, pela fidelidade. V. 12;
• Diótrefes, por sua ambição e rebeldia. V. 9-10.
JUDAS
Foi escrita no ano de 68 d.C.
O autor era um dos irmãos de Jesus. Não foi apóstolo. V. 17.
· A Bíblia cita três pessoas importantes com o nome Judas:
• Judas Iscariotes, o que traiu a Jesus. Lucas 6:16;
• Judas, filho de Tiago, também chamado Tadeu ou Lebeu. Mateus 10:1-4 e Atos 1:13;
• Judas, irmão de Jesus. Mateus 13:55 e Marcos 6:3.
· A carta tem por finalidade combater heresias.
· É uma carta semelhante ao capítulo 2 da II carta de Pedro.
· Descreve a apostasia como um mal existente desde o início do mundo, citando Caim, Balaão e Coré. V. 11.
· É o único livro da Bíblia que fala sobre a disputa do arcanjo Miguel com o diabo, pelo corpo de Moisés. V. 9.
· Fala também sobre uma profecia de Enoque. V. 14-15.
(Certamente, estes dois exemplos foram revelados ao autor, ou retirados de livros tradicionais não canônicos).
CURIOSIDADE
· Ainda que exista um livro de ficção que fala sobre o “arrebatamento de Moisés”, a supremacia da Bíblia sobre a tradição, permite-nos afirmar que Moisés não foi arrebatado, pois a Bíblia afirma que seu corpo está sepultado no Vale. Deuteronômio 34:4-7, narra o sepultamento de Moisés.
Fonte: Estudos Bíblicos - Geremias e Nilda Fontes
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