Já nos adverte o sábio Salomão em Provérbios 18.24 parte b "... mas há um amigo mais chegado que um irmão".
Uma pura verdade!
Existem vários tipos de amigos:
- amigos verdadeiros (Rute 1.16; Mateus 11.19)
- amigos falsos (II Samuel 3.27; 20.9,10)
- amigos espirituais (João 15.14)
...mas só um é o verdadeiro amigo! um amigo que é inigualável; seu nome: Jesus Cristo, o Filho de Deus!
Neste 20 de Julho, Dia do Amigo, de certo que para amigo todo dia é seu dia, vamos conhecer um pouco de como surgiu esta comemoração e aprender um pouquinho mais...
Quando surgiu o DIA DO AMIGO
No dia 20 de julho comemora-se o dia do amigo, uma pessoa que não tem laços consanguíneos, mas que é tão dedicado e prestativo quanto às pessoas da família.
A ideia de criação da data surgiu do dentista e professor argentino Enrique Ernesto Febbraro, pois o mesmo analisava que a partir da chegada do homem à lua (20 de Julho de 1969), o mundo não teria mais fronteiras, deixando de existir as barreiras nos relacionamentos entre as nações, independente da raça, da ideologia ou da religião.
Atualmente, a partir da iniciativa da Argentina em 1979, alguns países comemoram a data em 20 de julho - dia chegada do homem à lua. |
A amizade é conceituada como “sentimento de afeição recíproca, de simpatia e solidariedade, de perfeito entendimento entre grupos de pessoas. É um relacionamento social que gera concordância de sentimentos, posição de respeito ao outro, mesmo tendo opiniões diferentes.”
Na data, Enrique promoveu uma grande festa na capital Argentina, dedicando-a aos amigos. O evento foi um sucesso e a comemoração passou a ser adotada por outras pessoas, se difundindo por todo o mundo. A oficialização da data aconteceu com o decreto nº 235/79.
Em razão da comemoração e criação da data, Enrique Febbraro foi homenageado, recebendo duas indicações ao prêmio Nobel da Paz.
O Brasil adotou a data rapidamente, pois a população de nosso país é acolhedora, simpática e calorosa. Faz parte do perfil do povo brasileiro ser hospitaleiro e fazer muitas amizades.
Mas ser amigo não é somente conhecer e conviver à distância. A verdadeira amizade requer muito mais dessa relação.
Amigo é aquele que estende a mão quando precisamos, que faz críticas construtivas para que possamos crescer enquanto pessoas, que sofre com nossas angústias e com nossos problemas, mas está sempre do lado, dando forças e incentivando-nos a lutar, a não desistir dos nossos sonhos.
Durante a vida, podemos encontrar vários tipos de amigos, amigos para rir, amigos para desabafar, amigos para viajar, amigos para sonhar. Mas também existem aqueles que vêm com as brincadeiras: amigo secreto, no natal; amigolate, na páscoa; ou simplesmente amigo, no dia do amigo.
Precisamos ter cuidado mesmo com os chamados amigo “da onça”, aqueles que se fazem de amigos, mas que não o são, enganando os outros com sentimentos falsos, inveja e intriga. Esse “personagem foi criado pelo cartunista pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, em 1943”, colocando seus companheiros em embaraçosas situações.
- No Brasil, o dia do amigo, também, é comemorado em 20 de Julho . Dia da Amizade.
- Em 1935, o Congresso dos EUA decretou o primeiro domingo de agosto a ser celebrado como o Dia Internacional da Amizade ( International Friendship Day). Aos poucos outros países foram aderindo à ideia.
Venho agradecer a Deus pelos amigos que o Senhor tem nos acrescentado, este sábio provérbio de Salomão (18.24 parte b) é uma verdade, pois, no caminhar da vida somos surpreendidos por eles com palavras de carinho, entusiasmo, encorajamento e até com gestos marcantes, como ao nos emprestar um ombro amigo para chorarmos. E porque não citar um abraço amigo com muitos sorrisos.
É amigo é assim!
É amigo é assim!
Mas existe um amigo que supera todas as nossas expectativas, seu nome é Jesus, o Amigo de todos os momentos de nossa vida!
Confie nELE!
Obrigado Jesus!
Fonte: Brasil Escola - texto original Jussara de Barros
Aqui eu Aprendi!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.
Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.
Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.
Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.
Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.
Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "