Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O que é Exegese e Eisegese


EXEGESE  versus  EISEGESE

Diante dos descalabros que vem ocorrendo no meio cristão (em geral), precisamos mais do que nunca saber fazer uma interpretação correta das Escrituras, antes de formular qualquer doutrina ou mesmo ponto de vista pessoal.

É comum observarmos “interpretações” em que o interprete das Escrituras diz: “Acho que esse texto diz isso ou aquilo”, ou ainda “pra mim acho que isso significa”. O pior é que pessoas que agem assim, às vezes nem percebem que estão mutilando as Escrituras a bem próprio e consequentemente adulterando o real sentido da Palavra de Deus.

Certo é que existem passagens das Escrituras que podemos fazer mais de uma aplicação, porém isso não exime o interprete de procurar o sentido principal daquela passagem antes de fazer a aplicação contextualizada. E mesmo contextualizando a passagem deve-se tomar cuidado para não acrescentar pontos de vista pessoais e evitar choque de passagens com outras passagens.

Diz a regra mãe da Hermenêutica “A Bíblia interpreta-se a si mesma”.

Observemos a diferença entre Exegese e Eisegese e vejamos qual das duas estamos praticando em nossas interpretações:

  • Exegese é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário. A Exegese como todo saber, tem práticas implícitas e intuitivas. A tarefa da exegese dos textos sagrados da Bíblia tem uma prioridade e anterioridade em relação a outros textos. Isto é, os textos sagrados são os primeiros dos quais se ocuparam os exegetas na tarefa de interpretar e dar seu significado.

A palavra exegese deriva do Grego exegeomaiexegesisex tem o sentido de ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por; quer dizer, no caso, conduzir, guiar.

Por isso, o termo exegese significa, como interpretação, revelar o sentido de algo ligado ao mundo do humano, mas a prática se orientou no sentido de reservar a palavra para a interpretação dos textos bíblicos. Exegese, portanto, é a denominação que se confere à interpretação das Sagradas Escrituras desde o século II da Era Cristã.

Orígenes, cristão egípcio que escreveu nada menos que 600 obras, defendia a interpretação alegórica dos textos sagrados, afirmando que estes traziam, nas entrelinhas de uma clareza aparente, um sentido mais profundo. O termo exegese restou ligado à interpretação alegórica, ensejando abusos de interpretação, a ponto de alguns autores afirmarem, ironicamente, que a Bíblia seria um livro onde cada qual procura o que deseja e sempre encontra o que procura.

Ser exegeta é contextualizar o que foi escrito com a cultura da época e extrair os princípios morais para o tempo presente.

  • Eisegese – Enquanto a Exegese consiste em extrair de um texto qualquer, mediante legítimos métodos de interpretação; a eisegese consiste em injetar em um texto, alguma coisa que o interprete quer que esteja ali, mas que na verdade não faz parte do mesmo. Em última instância, quem usa a Eisegese força o texto mediante várias manipulações, fazendo com que uma passagem diga o que na verdade não se acha lá.

Em outras palavras, Eisegese é quando o interprete lê algo no texto bíblico e injeta nesse texto o seu ponto de vista pessoal a fim de defender um ponto de vista  ou uma suposta doutrina.

A pergunta que fica aberta a todos nós que lidamos com a interpretação da Palavra de Deus para pregação, ensino, postagem no blog ou mesmo edificação pessoal é: 
“Eu tenho sido um exegeta fiel ou um eisegeta com fins pessoais”? 
(deixe seu comentário)


RECAPITULANDO PARA MELHOR MEMORIZAÇÃO

Exegese
- O sentido de exegese é extrair, conduzir para fora como um comentário crítico que analisa o texto no contexto original e o seu significado na atualidade (Ne 8.8); não é simplesmente uma exposição textual. Os princípios da exegese são conhecidos como hermenêutica, a ciência da interpretação.
A interpretação correta, por conseguinte, vem de dentro da Bíblia.

"E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse."  Neemias 8:8


Eisegese
- Trata-se de uma maneira de contrabandear para o texto das Escrituras Sagradas as crenças e práticas particulares do intérprete. A serpente, no Éden, argumentou com Eva algo que Deus não havia falado (Gn 2.16,17; 3.1). Satanás citou fora do contexto o salmo 91.11 (Mt 4.5,6). Isso é o que se denomina de eisegese. Da mesma forma, são os artifícios atuais dos triunfalistas.
As Seitas são especialistas nisso!


Exegese: Comentário ou dissertação técnica do texto.

Eisegese: Método que consiste em injetar no texto um significado estranho ao sentido do autor.


Subsídio Apologético
"Formas pela quais o Intérprete pratica a Eisegese
1) Quando força o texto a dizer o que não diz. O intérprete está cônscio de que a interpretação por ele asseverada não está condizente com o texto, ou então está inconsciente quanto aos objetivos do autor ou do propósito da obra. Entretanto, voluntária ou involuntariamente, manipula o texto a fim de que sua loquacidade possa ser aceita como princípio escriturístico.

2) Quando ignora o contexto, sob pretexto ideológico. Ignorar o contexto é rejeitar deliberadamente o processo histórico e linguístico que deu margem ao texto. O intérprete, neste caso, não examina com a devida atenção os parágrafos pré e pós-texto, e não vincula um versículo ou passagem a um contexto remoto ou imediato. Uma interpretação que ignora e contraria o contexto não deve ser admitida como exegese confiável.

3) Quando não esclarece um texto a luz de outro. Os textos obscuros devem ser entendidos à luz de outros e segundo o propósito e a mensagem do livro. Recorrer a outros textos é reconhecer a unidade das Escrituras na correlação de idéias. Por vezes, pratica-se eisegese por ignorar a capacidade que as Escrituras têm de interpretar a si mesma.

4) Quando põe a ‘revelação’ acima da mensagem revelada. Muitos intérpretes colocam a pseudo-revelação acima da mensagem revelada. Quando assim asseveram, procuram afirmar infalibilidade à sua interpretação, pois Deus, que ‘revelou’, autor principal das Escrituras, não pode errar. Devemos ter o cuidado de não associar o nome de Deus a mentira.

5) Quando está comprometido com um sistema ou ideologia. Não são poucos os obstáculos que o exegeta encontra quando a interpretação das Escrituras afeta os cânones doutrinários e as tradições de sua denominação. Por outro lado, até as ímpias religiões e seitas encontram falsas justificativas bíblicas para ratificar as suas heresias. Kardec citava a Bíblia para defender a reencarnação! Muitos movimentos sectários torcem as Escrituras. Utilizar as Escrituras para apologizar um sistema ou ideologia pode passar de uma eisegese para uma heresia aplicada” 
(BENTHO, E. C. Hermenêutica fácil e descomplicada. 3.ed., RJ: CPAD, 2005, pp.69-72).


Fonte: 
Heresias e Modismos - Combatendo os erros doutrinários Lição CPAD - O Triunfalismo - junho/2006-Esequias Soares
Trabalhos Feitos-Isnpirando melhores notas - http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exegese-e-Eisegese/31868680.html
Dicionário Teológico - Claudionor Correa de Andrade - CPAD  

Aqui eu Aprendi!

13 comentários:

  1. o Senhor está sempre nos sustentando, sempre segurando nossas mãos, vamos ter sempre intimidade com nosso PAI TODO PODEROSO.

    ResponderExcluir
  2. muito boa explicação gostei muito

    ResponderExcluir
  3. É sempre muito importante sabermos como interpretar a Palavra, inclusive pra não sermos enganados por muitos pregadores de hoje que forçam textos sob pretextos de influenciar mentes de pessoas e manipular massas para heresias religiosas que vemos infelizmente, no meio dos cristãos dos dias de hoje. Grande abraço e parabéns pelo artigo, benção!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,bem sabemos que se exite algum assunto a ser abordado de altíssima complexidade esse assunto é RELIGIÃO E,BÍBLIA SAGRADA E SEM DUVIDA,todos os EVANGÉLICOS, quantos abordados sobre os assunto aqui relacionado,tem sua resposta na ponta da linguá resposta essa que todos já sabem que seria:TODA A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS E É VERDADEIRA PALAVRA DO SENHOR. 2 Timóteo,3:16.JÁ QUE TAIS PALAVRAS SÃO DE FATO VERDADEIRAS ME RESPONDE POR FAVOR. O NONO TESTAMENTO FOI ESCRITO PELO IMPÉRIO ROMANO A PARTI DO ANO 42 DC, DEPOIS DE CRISTO, A ÚNICA IGREJA QUE existia era a: Igreja,católica apostólica romana,FUNDADA EM 33 DC, não existia outra forma de se conhecer a cristo se não fosse através dos ensinamentos CATÓLICOS. DEPOIS VEIO IMPERADOR CONSTANTINO EM CONJUNTO COM:O DIACONO ATANASIO, E OS TRES PRINCIPAIS ARCEBISPO DA IGREJA CATÓLICA SENDO ELES:ALEXANDRE DE ALEXANDRIA,EUSTÁQUIO DE ANTIOQUIA E,MACÁRIO DE JERUSALÉM, INICIOU O CONSELHO DE NISEIA NO ANO 325 DC,CONSELHO ESSE QUE CUJA SUA FINALIDADE FOI CRIAR UM ESTATUTO EXCLUSIVO DE CONDUTA E DOUTRINAS DA CRISTANDADE.DEPOIS SURGE OS TRADUTORES DA BÍBLIA DO LATIM PARA O INGLÊS SENDO ELES:JOHN WYCLIFFE, PADRE,TYNDALY EM:1526 TAMBÉM PADRE,JACQUES LEFRÉVE TAMBÉM PADRE EM: 1530, MARTINHO LUTERO, EM:1521; QUE COMO TODO O MUNDO SABE, SE VIROU CONTRA A IGREJA CATÓLICA E FUNDOU A IGREJA DE SANTANA NO SÉCULO XVI NA ALEMANHA, MUITOS OUROS QUE SE EU FOR DAR CONTINUIDADE,FICAREI ATE A VOLTA DE JESUS O CRISTO, ESCREVENDO; A PERGUNTA QUE QUERO FAZER É: SE A BÍBLIA E CATÓLICA,ESCRITA POR CATÓLICO EM ROMA, TRADUZIDA POR PADRE CATÓLICO ANTES DOS EVANGÉLICOS EXISTIR,COMO PODE VOCÊS EVANGÉLICOS, AFIRMAREM QUE VOCÊS ESTÃO CERTOS E OS CATÓLICOS ERRADO? COMO PODE VOCÊS USAREM UMA DIRETRIZ 100% CATÓLICA OU SEJA: INSTRUÇÃO VINDA DE UM GRUPO QUE NÃO E VERDADEIRO,QUE SÃO IDOLATRAS,MENTIROSOS COMO AFIRMAM OS EVANGÉLICOS, QUEREM CONVERTE OS CATÓLICOS? COMO PODE VOCÊS EVANGÉLICOS,USAREM A BÍBLIA ESCRITA E TRADUZIDA PELOS PADRES CATÓLICOS,SE AUTO CONSTITUÍREM OS VERDADEIROS SERVOS,SEGUIDORES DE DEUS?COMO VOCÊS NÃO PERCEBE QUE:POMBO,É UM ANIMAL E NÃO PODE SER SIMBOLO DE DEUS?COMO PODE NÃO TEREM A VISÃO DE DEUS SOBRE TRINDADE SANTA COISA CRIADA POR CONSTANTINO NO CONCELHO DE NISEIA REFERINDO-SE A TAMUZ,SAMIRAMES E NINRODES,AMBOS PESSOAS COMUM QUE RECEBERAM CULTOS, COMO SE FOSSEM DEUSES.E MUITO MAIS vou para por aqui essa observação para vocês POVO EVANGÉLICO,QUE SE ACHAM OS ESCOLHIDOS DO DEUS PAI DE JESUS O CRISTO,NOVAMENTE A FIRMANDO: VOCÊS ESTÃO SENDO DOUTRINADOS PELA DOUTRINA,CONCEITO,TESE,BASE,FUNDAMENTO DIRETRIZ DA (IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA) A IGREJA QUE VOCÊS AFIRMAM SER A BABILÔNIA, A MÃE DAS MERETRIZES DA TERRA E.FICA AQUI MEU COMENTÁRIO SOBRE OS ENSINAMENTOS DE VOCÊS EVANGÉLICOS,OBS: FUI EVANGÉLICO POR VINTE ANOS DA:IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR,E NÃO TENHO AQUI NENHUMA INTENÇÃO DE AFRONTAR,OU CONTRARIAR NINGUÉM SOMENTE AFIRMA QUE NÃO A BÍBLIA EXISTENTE NO MUNDO, QUE VEIO DO CÉU, DAS MÃOS DE DEUS, PARA VOCÊS EVANGÉLICOS! MAIS SIM,TOTALMENTE ESCRITA,TRADUZIDA E REVISADA POR PADRES CATÓLICOS INCLUINDO O EX PADRE:JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA,BOA TARDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Lima, como você mesmo diz em sua pagina "seja você mesmo".

      E acrescento; cada um dará conta, para com Deus, de suas palavras no dia do Juízo Final.

      "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." Romanos 14:12

      "Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado." Mateus 12:36,37

      Que coisa horrivel quando alguém põe a mão no arado e olha para traz...
      "E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus." Lucas 9:62

      Que Deus possa falar melhor nos corações.
      Estamos em Defesa do Evangelho e que tudo seja para Glória de Deus. Que o Espírito Santo continue a usar homens e mulheres, jovens e crianças conforme a vontade do Todo Poderoso, pois sem ELE nada poderemos fazer.

      "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." João 15:5

      Pastor Ismael

      Excluir
    2. Gostei pastor Ismael,quem escreve o quer, sem ter o conhecimento da Palavra de Deus, ler o que não gostaria de ter lido. Por isso qu Jesus fala em Oseias: Meu povo perece por lhe faltar o entendimento. Fica na paz do Senhor.

      Excluir
    3. A Paz do Senhor Luiza Tereza. Estejamos em oração!
      Obrigado pela participação.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  5. Bom ensinamento Pastor.
    Agora esse rapaz Marcelo Lima, o que ele fala, e o mesmo de associar pecado e santidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ismael Lourenço, paz do Senhor. Obrigado pela participação.

      abraço fraterno

      Excluir
  6. Obrigada por compartilhar... ajudou bastante no meu trabalho da faculdade!!
    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua participação, Cristã & Carequíssima. Fico feliz por ter ajudado, volte sempre!

      Obrigado por ser um dos Seguidores deste Blog. Deus abençoe!

      abraço fraterno

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...