Sempre com uma Atitude de Aprendiz!
Assim cresçamos na Graça e no Conhecimento!
Esmirna havia crescido para ser uma das mais bonitas cidades Iónicas, beneficiada com a sua posição vantajosa, que deu impulso ao comércio com outras cidades. Um terremoto que ocorreu em 178 d.C. danificou Smyrna a sério, mas o imperador Romano Marco Aurélio a reconstruí.
Hoje em dia, Esmirna, IZMIR, é uma das três maiores cidades da Turquia. É um dos centros comerciais mais importantes da Turquia e ao mesmo tempo é um destino de férias popular graças as suas numerosas praias e clima quente.
Laodicéia - Denizli / Pamukkale - foi uma das mais prósperas cidades da Frígia, durante a época romana. Localizada a cerca de 60 km a leste de Éfeso. Originalmente chamada de Dióspole (Diospolis) e Roa (Rhoas), foi chamada de Laodiceia em homenagem a Laódice, esposa de Antíoco II Teos, que reconstruiu a cidade.
Era uma das mais importantes cidades da Ásia Menor. Tornou-se uma das primeiras sedes do Cristianismo. Possuía, bancos, indústria têxtil e uma escola de medicina que produzia colírio para os olhos, embora tivesse problemas com o abastecimento de água. Em certa ocasião, foi construído um aqueduto que transportava as águas térmicas vindas de Hierápolis. O sol amornava a água, porém, quando a água chegava na cidade, não estava nem quente e nem fresca, mas apenas morna. (ver Ap 3. 14 - 22)
Pamukkale é também conhecida como Hierapolis e é mundialmente famosa graças às suas águas termais que formam um dos cenários naturais mais impressionantes jamais vistos. Em épocas anteriores, acreditava-se que esses tinham poderes de cura e isso fez com que a cidade se tornasse incrivelmente popular. Durante o período Romano, a cidade atingiu o seu auge de desenvolvimento graças às fontes termais.
Tiatira / Tyateira - era o nome antigo da moderna cidade turca de AKHISAR. Era um importante centro comercial na Ásia menor e foi fundada por um dos generais de Alexandre, o Grande, em 280 a.C. para ser um posto militar. Foi destruída por um grande terremoto durante o reino de Otávio Augusto (27 a.C. - 14 d.C.), mas foi reconstruída com a ajuda do Império Romano.
A cidade em si dava a impressão de “fraca tornada forte”.
Era famosa pelo seu comércio e por sua produção de têxteis, incluindo o índigo. Segundo os Atos dos Apóstolos, uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos (Atos 16:14)."No fértil Vale do rio Líco, acerca de 59 quilômetros a sudeste de Pérgamo, na estrada que ia para Sardes, ficava a pequena mas crescente e rica Tiatira, colonia Macedônica, fundada por Alexandre Magno, depois da destruição do Império Persa."
Na Antiguidade, a cidade era conhecida pelas suas muitas guildas** comerciais. E, para poder trabalhar no comércio era necessário que o cidadão pertencesse a alguma guilda, sendo muito comum que os membros dessas associações participassem de festas dedicadas ás divindades pagãs. Os crentes de Tiatira viviam cercados de práticas pagãs, como idolatria e imoralidade (ver Apocalipse 2. 20)
** Guildas - estava relacionado ao processo de renascimento comercial e urbano que ocorreu na Baixa Idade Média (séculos XIII ao XV)
Existiam guildas de alfaiates, sapateiros, ferreiros, artesãos, comerciantes, artistas plásticos entre outros profissionais. Tinham como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos e profissionais dos trabalhadores que faziam parte delas.
Para manter o funcionamento destas associações de mutualidade, os trabalhadores associados eram obrigados a pagar uma determinada quantia.
![]() |
| Google Images |
Com a ajuda dos romanos, Pérgamo ganhou independência dos Selêucidas** em 190 a.C., e passou a fazer parte do império romano a partir de 133 a.C.. Durante mais de 200 anos, foi a capital da província romana da Ásia.
![]() |
| Basílica vermelha - Pérgamo - Bergama |
![]() |
| Templo de Trajano |
**O Império Selêucida foi um Estado helenista que existiu após a morte de Alexandre, o Grande da Macedónia, cujos generais entraram em conflito pela divisão de seu império. Entre 323 e 64 a.C. existiram mais de 30 reis da dinastia selêucida
**Período Helenístico: caracterizava-se pela difusão da civilização Grega numa vasta área que se estendia do Mar Mediterrâneo oriental à Ásia Central (por Alexandre, o Grande)
Os restos antigos que foram encontrados na cidade, datam principalmente de volta dos anos Romanos, quando Éfeso era a segunda cidade mais importante do Império Romano, depois de Roma. Esta tinha sido desenvolvida para um centro comercial atraindo comerciantes de países vizinhos. Seu porto ligava às regiões do leste com o Mar Mediterrâneo e foi o ponto de partida da Estrada Real para Susã.
![]() |
| Biblioteca de Celso - Éfeso |
![]() |
| Templo de Ártemis |
**Os Jônios formavam um povo indo-europeu que se estabeleceu na Ática e no Peloponeso, foi a primeira das quatro etnias na Hélade que seriam responsáveis pela formação do povo grego.
Sardes ou Sárdis - província de Manisa - correspondente ao moderno vilarejo turco de Sart. Foi a capital do antigo reino da Lídia, sendo depois sede de uma província romana da Lídia, durante o Império Romano, após as reformas administrativas de Diocleciano, continuando a pertencer a Roma depois e durante o período bizantino.![]() |
| Manisa |
Em 546 a.C., o rei lídio, Croeso, foi derrotado pelos Persas, sob o Ciro o Grande, que fez dela uma satrapia. O incêndio de Sardes pelos atenienses em 499 a.C., provocou a invasão da Grécia pelos Persas, nos reinados de Dario e Xerxes. Em 334 a.C., a cidade se rendeu a Alexandre, o Grande. Em 214 a.C., caiu outra vez a Antíoco, o líder Selêucida da Síria.
Durante o período romano, pertencia à província da Ásia, mas nunca mais recuperou o seu prestígio. Era uma cidade com um passado glorioso e um presente de pouca importância em termos políticos e comerciais.
Podemos destacar que, a importância da cidade era devida ao seu poderio militar, à sua relevante localização ligando o Egeu ao interior e a situar-se em um vale muito fértil.
Filadélfia - corresponde à cidade turca de Alasehir, situada a 130 km ao leste de Esmirna. e a cerca 45 km a sudeste de Sardes. Portanto, por situar-se em um local estratégico, Filadélfia foi uma cidade que exerceu grande influência sobre aquela região do mundo antigo.
Filadélfia era uma cidade da província romana da Ásia Menor. (região de intensa atividade sísmica)
Há um fato notável sobre essa igreja, até em sua posição geográfica: A estrada, que de Éfeso ia para leste, tinha uma concorrente, aquela que, vindo do porto de Esmirna, passava por Filadélfia, e, através da Frigia, dirigia-se para o grande planalto Central. Filadélfia, se observarmos bem, ficava na rota da estrada do correio imperial que vinha de Roma e atravessava o porto de Trôade, seguindo para Pérgamo, Sardes, Antioquia (capital da Psídia), depois de atravessar outras regiões, essa via alcançava a Antioquia (capital da Síria), e finalmente, costeando, alcançava Jerusalém. Eis uma das razoes porque o Senhor disse: “Eis que diante de ti pus uma porta aberta” (v. 8). "Porta do Evangelho" - Missionário.
Fonte:
InfoEscola.com
TurismoGrecia.info
Meandertravel.com
suapesquisa.com
wikipédia
Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD
Bíblia Defesa da Fé
Dicionário Ilustrado da Bíblia Vida Nova
Dicionário da Bíblia John Davis
Dicionário Wycliffe
Lições Bíblicas do 2º trimestre de 2012 - CPAD - "As Sete Cartas do Apocalipse"























Lindas fotos.É emocionante ver que a Bíblia se comprova históricamente
ResponderExcluirgostei muito dessa pagian,explica muito bem e as fotos sao lindas,bem detalhadas
ResponderExcluirGostei muito do que li e vi nesta página, espero um dia poder conhecer esses lugares em nome de Jesus 🙏❤.
ResponderExcluirÓtimo estudo. Esse blogs é excelente. Que Deus o abençoe
ResponderExcluirMuito bommm Jesus seja louvado🔥🔥🔥
ResponderExcluirmuito bom mesmo parabéns
ResponderExcluirObrigado pela participação Ezequiel Costa Custodio. Agradeço o apoio.
ExcluirDeus abençoe!
abraço fraterno
Glória a Deus! Muito bom este blog, pois relata muito bem as igrejas do apocalipse, sem contar com as belas imagens das cidades nos dias atuais!!
ResponderExcluirObrigado pela participação Anônimo mas, sinceramente, gostaria muito de poder lhe tratar pelo nome. Espero contar com sua presença mais vezes.
Excluirabraço fraterno
Parabens.Um bom trabalho de pesquisa e um texto muito bem redigido.
ResponderExcluirObrigado pela participação Miriam. Volte sempre!
Excluirabraço fraterno
Eu vou compartilhar esse estudo muito bom.
ResponderExcluirLouise, Paz do Senhor. Fico muito agradecido por compartilhar. Deus abençoe!
Excluirabraço fraterno
Ótimo muito bom o conteúdo...
ResponderExcluirFoi maravilhoso!
ResponderExcluirAprendir muito.
Muito interessante essas histórias! Parabéns ótimo trabalho 🤗👏
ResponderExcluirMuito bom o estudo, podemos viajar no tempo e aprender visualizando as verdades da palavras de nosso Pai, em em seu tempo nos enviou seu filho Jesus para nossa salvação e reconciliação com Ele. E nos deu seu Espírito Santo, que no caso inspirou o imão a esse excelente trabalho, digno de ilogio. Toda honra a Deus em nome do seu Filho Jesus.
ResponderExcluirPaz do Senhor Evaldo Silva. Obrigado pelas palavras e perdoe a demora em retornar, saiba que cada participação é muito importante para a continuidade desde trabalho. Que Deus seja Louvado!
ExcluirVolte sempre meu irmão!
abraço fraterno
Q surpresa ao descobrir q a pesquisa q faria já estava pronta. Mto obg. Parabéns! Rose Passos
ResponderExcluirEu que agradeço sua participação Rose. Obrigado! Sendo possível, espero que possa divulgar este nosso trabalho, e que o nome do SENHOR JESUS seja Glorificado.
ResponderExcluirabraço fraterno
Excelente fonte de Informações a respeito das Sete Igrejas da Ásia menor, um estudo com riquíssimos conteúdos necessários ao conhecimento teológico.
ResponderExcluirObrigado.
OBRIGADO QUE DEUS CONTINUE TE USANDO PODEROSAMENTE E ENCHA OS TEUS CELEIRO ATÉ QUE MAIS E MAIS TRANSBORDE...
ResponderExcluir