Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Namoro Cristão - vencendo as tentações

10 Dicas para enfrentar e vencer as tentações no namoro
por André Sanchez

Não podemos negar que Deus colocou no homem e na mulher uma atração bastante forte um pelo outro. É claro, porém, que o pecado maculou essa atração, que era bem positiva aos dois, e transformou-a em uma poderosa brecha capaz de fazer o ser humano se afastar de Deus. Hoje gostaria de compartilhar com aqueles que estão namorando, dez dicas para lidar com as tentações que normalmente ocorrem no namoro cristão.

1-) Conheça seu corpo e sua sexualidade. Saiba como você funciona. Hoje com todo o avanço da ciência sabemos bem mais coisas a respeito do nosso corpo e do funcionamento dele. Quando se fala em namoro, precisamos aprender que somos seres sexuados, que somos atraídos pelo sexo oposto e que isso é perfeitamente normal. Devemos também saber que existem sim limites no uso da sexualidade e anormalidades a serem rejeitadas. A sociedade prega o uso do sexo do jeito que o instinto bem entender. Já Deus fez o sexo para ser usado de forma correta (estabelecida por Ele) dentro da relação heterossexual no casamento. Tenha isso sempre em mente dentro de seu namoro cristão. Busque se conhecer melhor para que saiba lidar melhor com você mesmo. Esse é um ponto chave para ter domínio próprio.

2-) Aprenda que seus hormônios não são crentes. Nunca creia que seus hormônios são convertidos porque não são. Eles agirão de acordo com o que foram programados e, se estimulados no momento errado, farão a parte deles, seja dentro do casamento ou fora dele. Os hormônios não brincam em serviço, pois não sabem se o estimulo que estão recebendo vem de um casal casado ou não. Por isso, nunca brinque com seus hormônios, porque eles não brincam com você. Eles foram colocados no corpo para uma determinada função, mas podem te ajudar a desagradar a Deus se você não tratá-los com sabedoria.

3-) Faça uma aliança com seu namorado (a) para glorificarem a Deus juntos. Quando Deus faz parte do namoro o namoro é diferenciado. Há quem diga que ficar falando sobre Deus no namoro é meio “brochante”. Ledo engano! Quando Deus é o centro do relacionamento, o relacionamento tende a avançar para o sucesso. Mas como Deus pode fazer parte do meu relacionamento? Quando o casal “convida” o Senhor para estar presente em TODOS os momentos. Sim, inclusive naquele momento em que vocês estão dando uns beijinhos. Lembre-se que Deus sabe de tudo e vê tudo, não adianta ignorá-Lo! Faça uma aliança com seu parceiro para sempre buscarem glorificar a Deus nos atos que fizerem no namoro. Isso fará muita diferença para o sucesso da relação.

4-) Ficar muito tempo a sós é dar o ouro ao bandido. Todo casal de namorados não vê a hora de chegar aquele momento em que ficam sozinhos para poderem ter um papo mais “íntimo”. Cuidado com esses momentos! Estender demais os momentos a sós é brincar com os hormônios e se expor demais a uma atração que, por natureza, é muito forte. Busquem ter seus momentos a sós, mas que não sejam em lugares ermos, mas em lugares onde vocês não consigam ou fiquem impedidos de ultrapassar o ponto e cometer exageros. Prefira, por exemplo, ter um momento a sós em um shopping movimentado do que dentro do quarto de vocês.

5-) Saiam mais em grupo do que sozinhos. Uma excelente estratégia para vencer tentações é estar a maior parte do tempo do namoro acompanhados de grupos. Isso fará com que o casal não fique “focado demais” em seus hormônios e gaste mais energia em atividades que façam o casal crescer em seu relacionamento pessoal e social. Quando se fica muito tempo a sós é evidente que chegará o momento em que os hormônios (que não são crentes) só farão aparecer na mente de vocês cinco palavras: sexo, sexo, sexo, sexo, sexo! Já, estando em grupo, sua mente ficará mais relaxada e conseguirá lidar melhor com as tentações que aparecerem, pois elas terão um peso e uma pressão menor.

6-) Cuidado com as conversas sobre assuntos “quentes”. Os nossos hormônios são ativados de muitas formas. Os homens, por exemplo, “esquentam” muito rápido. Isso significa que até mesmo uma conversa mais “quente” pode desencadear no homem uma excitação muito forte e, em alguns casos, quase incontrolável. Por isso, é preciso maneirar nos assuntos quentes. Eles acabarão surgindo no relacionamento naturalmente, mas devem ser tratados com sabedoria. Se estiverem sentido a necessidade de conversarem sobre algo mais “quente”, que desperta em vocês certas vontades, procurem um lugar que impeça que a excitação ganhe peso. Por exemplo, conversar sobre sexo em uma praça pública será muito mais produtivo ao casal cristão do que conversar sobre sexo sozinhos no quarto da namorada. Use sua inteligência em favor daquilo que agrada a Deus.

7-) Quando a coisa começar a esquentar muito ore. Quando eu namorava, percebia que em algumas épocas não era muito fácil controlar as vontades. Alguns dizem que tem questões químicas envolvidas como, por exemplo, quando a mulher está em seu período fértil. O certo é que todo casal passará por esses momentos em que parece que não vão aguentar, que os hormônios parecem tomar as rédeas e dizer: nós comandamos agora. O que fazer? Não vejo outra forma de acalmar tudo isso senão a oração. A oração nos conecta Àquele que é mais poderoso que nossos hormônios. Ele tem o poder de nos fortalecer para que passemos por esses momentos vitoriosos. Sempre tenha em mente que quando estiver casado, de acordo com a vontade do Senhor, poderá aproveitar todo essa química no sentido mais pleno da palavra. Enquanto não chegar esse dia, ore a Deus e acalme essa vontade. Se for preciso se afaste um pouco dela (e) para se recuperar e ter forças para vencer. Afinal, temos vontade de fazer tantas coisas na vida e nem todas elas satisfazemos na hora que queremos, não é verdade?

8-) Devagar com as carícias, cuidado onde põe a mão. Somos todos seres físicos. Adoramos o contato desde nossa concepção. No namoro não é diferente. O contato com quem amamos parece abrir uma porta gigantesca de sensações deliciosas que adoramos sentir. No namoro, porém, precisamos limitar um pouco essas carícias. Principalmente em que lugares do corpo colocamos as mãos. Todos sabem que existem áreas de nosso corpo chamadas de zonas erógenas. São locais que disparam estímulos muito fortes ao cérebro que culminam em forte excitação. Por exemplo, se você ficar beijando esse zonas em sua namorada, a excitara demais, e ela também começará a te excitar e tudo vira uma bola de neve descendo ladeira abaixo, incontrolável. Por isso, estude um pouco sobre esse tema e vá devagar com as carícias. Se o objetivo dos dois é manter um namoro santo, por que provocar seu parceiro e induzi-lo a desejar incontrolavelmente ter uma relação sexual com você no namoro?

9-) Cuide das roupas que usa. Sabemos que as roupas passam mensagens. Isso é fato. Se você for trabalhar de bermuda e chinelo, normalmente passará uma mensagem negativa a seu chefe, que espera outra postura de você. Dentro do namoro o casal deve ter especial cuidado com suas roupas. Isso não significa que a moça não pode ficar bonita para o rapaz, com uma roupa legal. Significa que deve haver critérios no uso das vestimentas, principalmente por parte das moças, já que a fisiologia masculina é muito baseada na visão. Isso significa que se você vai sair com seu namorado e coloca uma minissaia aparecendo parte do seu bumbum, além de constrangê-lo e dar um péssimo testemunho cristão, irá trazer um problema a ele, pois ele terá muita dificuldade para não ficar olhando para você toda hora. Em outras palavras, você irá acender o pavio da dinamite dos hormônios dele e isso não será bom para o relacionamento de vocês. Ele irá sofrer, pois sabe a vontade de Deus e sabe que seus hormônios não são crentes. Guarde essas “surpresas” que quer mostrar a ele para o momento certo onde você poderá acender o pavio e deixar explodir sem problemas. :)

10-) Pare de pensar só “naquilo”. Alguns casais de namorados pensam em sexo 24 horas por dia. Isso é ruim. É normal pensar em sexo, faz parte de nós, mas pensar só em sexo pode indicar que o caminho que está sendo percorrido no namoro pelo casal está equivocado. Revejam isso. Talvez vocês estejam sensualizando demais a relação. Isso pode ser uma grande porta aberta para cair em tentação. Procurem pensar em outras coisas que também são importantes: guardar dinheiro para o casamento, comprar casa, fazer os planejamentos, organizar seus sonhos, etc. Tudo isso ajuda a dissipar um pouco toda essa tentação na área sexual.

E VOCÊ, TEM ALGUMA DICA PARA ENFRENTAR AS TENTAÇÕES DO NAMORO?

Aqui eu Aprendi!

19 comentários:

  1. Muito claro e esclarecedor o post, estou escrevendo um sobre este mesmo tema.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vanderleia, aprecio muito as mensagens do André Sanchez, muito sábio. Deus abençoe e que o Senhor também a inspire a escrever sobre o assunto.

      Excluir
  2. Muito bom esse post vai ajudar bastante aquele q estão em fase de namoro. Que Deus te abençoe poderosamente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana Cristina. Fique a vontade para comentar as postagens.
      Deus abençoe.

      Excluir
  3. kkkkkkkkkkkkkk Os hormônios não são crentes... kkkkkkkkk Muito legal! :D

    ResponderExcluir
  4. Importante texto!
    O autor usou uma linguagem livresca, mas com propriedade. Muito válido o texto.

    Em relação à pergunta final, se tenho alguma dica para enfrentar a tentação no namoro, quero deixar algo super necessário que aprendi de minha vó. Ela era uma senhora muito comedida e tinha uma sensatez impressionante. Ela não queria que eu casasse. O desejo dela era que eu partisse para o convento. Eu vivia com ela na igreja e, em práticas religiosas. Claro que quando estávamos com ela para onde ia nos levava. Meus irmãos eram indiferentes a isso, mas já eu me envolvia. Era a referência de Deus que minha vó passava e, eu acreditava. Inclusive a ideia do meu nome partiu dela devido à devoção que tinha a esta pessoa "beatificada". Enfim, ela desejava que eu fosse esposa de Cristo, coisa assim, salvo engano, era isso. Então, me ensinava a doutrina católica, me levava no convento das "irmãs", me apresentava ao padre. Tudo isso no interior do Ceará. Ela queria que eu não pensasse em arranjar namorado. Acredito que, por isso, ocupava minha mente com as rezas.

    No começo da década de 90 conheci uma ordem religiosa em minha cidade e passei a frequentá-la. Ainda não tinha experimentado o verdadeiro sentimento de querer alguém do sexo oposto porque era sempre tolhida. Não que não imaginasse como seria. Mas a minha mente fora condicionada para outro fim. Lembro-me que constantemente ia ao confessionário para falar dos "meus maus pensamentos". Com certeza, isso tinha a ver com questões hormonais latentes. Afinal, eu era um ser humano, uma mulher num corpo de menina-moça. Era sempre um tormento. E, eu tinha a compreensão que devia algo para minha vó porque tudo que ela queria e minha mãe também passou a querer era que eu fosse para o convento. Lá eu seria bem mais feliz que casando, diziam.

    Eu não entendia por que só comigo. Eu tinha duas irmãs. Mas é como já te disse, pastor, acho que pelo fato de ser receptiva aos apelos de minha vó. Eu via minhas colegas do colégio pensando em namorar, de olho num menino e, eu nada. Até achava bonito, mas...logo vinha um banho de água fria.

    Como falei fui apresentada para umas religiosas na minha cidade e fui morar lá como candidata. Morávamos, eu e outras candidatas na parte superior. Num quarto amplo com direito a uma cama e um guarda-roupa pequeno. Tinha uma vista belíssima. Podíamos ver o jardim florido (flores!!!!). Era um local muito zelado e bonito.

    Quando eu lá cheguei já tinha umas duas. Falaram-me que tinha outra, mas desistiu. Desistiu? Fiquei animada porque poderia desistir senão quisesse. Uma dessas candidatas era muito "assanhadinha" ela já havia recebido um beijo de um rapaz e tudo que ela queria era casar com ele. Contou-me que estava ali obrigada.

    Pensei comigo que ela estava pior do que eu porque eu não estava tão obrigada assim, muito embora quisesse também experimentar "uns beijinhos" não nego. Eu só vivia pedindo perdão a Deus porque pensava "nisso"... Nós trabalhávamos lá, era também uma escola. Foi lá que aprendi este ofício... Mas não é sobre isso que desejo tratar. Eu sei onde quero chegar, não me perderei. É que quando começo a escrever inspiradamente as ideias aparecem como avalanches...

    Um fato marcante que lembro aconteceu numa noite quando minha colega "assanhadinha" disse que ia fugir para sair com o namorado. Achávamos ela meio maluca, ou toda, sei lá. O muro da instituição era altíssimo e com arame farpado e tinha um portão de chapa gigantesco. Seria impossível, calculei. Mas minha colega era esperta pediu que eu desse cobertura que ela sairia no momento que o portão abrisse para entrada do carro das "irmãs". Eu a adverti que não daria certo. Medrosa como eu era fui extremamente negativa.


    Continua...

    ResponderExcluir
  5. Mas deu certo ela conseguiu. Certamente, quando vieram conferir se estávamos todas no quarto e já prontas para dormir sentiram falta dela e, eu tive que contar a verdade e as outras confirmaram, senão fosse assim iríamos sofrer penalidades. Ela já tinha muitas advertências, fiquei sabendo, e, desta vez as malas dela seriam feitas. Dito e feito. Mas como foi marcante, passei a noite pensando na aventura da colega, no quanto estaria gostando dos beijos e algo mais. Muito corajosa! Lembro que no dia como se fosse hoje ela saiu saltitando de felicidade. Acho que poderia agora ficar com quem ela queria. Acho que imaginei que ela era uma pessoa sortuda. Por outro lado, pensava no que minha vó dizia "melhor é ser esposa de Cristo." Eu vivia um grande conflito interno. mas prossegui. Estava me preparando para o noviciado. Viajamos para passar um mês em retiro de silêncio total numa casa belíssima num interior de Pernambuco. Lá tivemos aconselhamento psicológico. Não vou entrar em maiores detalhes sobre isso, se Deus quiser ficará para outra ocasião. Foi importante. Ainda tive que passar outra temporada em mais duas casas da instituição também em interiores distintos em Pernambuco...
    Quando estava na minha cidade ficava trabalhando na instituição e visitava minha família uma vez por mês. Chegou uma época das visitas demorarem a acontecer. Salvo engano, ficava três meses sem saber de minha família. Creio que era o teste. Neste ínterim, despertou em mim uma paixonite pelo irmão de uma das religiosas que veio São Paulo, passar férias na minha cidade e, ficou hospedado lá. Claro, que longe de nossa ala. Não tínhamos acesso a homem. Ele nem tomava as refeições conosco. Mas o vi da janela e fiquei imaginando com seria bom namorar com ele, dar "uns beijinhos". Mas ficou nisso e, minha dúvida crescia.

    Na parte da escola tínhamos acesso a homens. Eu auxiliava na tesouraria, preenchendo formulários, coisas simples. Tinha a tesoureira. E um dia um rapaz veio fazer um pagamento. Lembro que eu estava sentada, de cabeça baixa e, uma pessoa pediu que eu fosse atendê-lo. Fui. Perguntei o que era, peguei o carnê e passei para a pessoa responsável. Daí para frente este rapaz ficou vindo e olhava para mim. Lógico que tudo isso me inquietou...

    Num fim de semana que vim para casa aconteceu de encontrá-lo no mesmo bairro em que morava e, ele me olhava insistentemente. E para complicar a minha situação, pois ele não sabia da minha condição, ele levou, lembro como se fosse hoje, uma caixa de chocolates da Garoto para mim, embrulhada num bonito papel. Não entrou e pediu que me chamasse até à recepção. Lá fiz ar de desentendida e peguei a caixa e entreguei para as meninas da recepção porque eu não queria presente de estranho...

    Continua...

    ResponderExcluir
  6. Bem a história é muito longa, vou encurtar, este rapaz sofreu um bocado nas minhas mãos porque eu o resistia. Nesta época minha vó falecera e, confesso deu-me um pouco de liberdade para escolher. mas sofri muito com a morte de minha vó. Depois compreendi que Deus viu que fora melhor assim para ela não sofrer com minha decisão de casar.

    Este rapaz é meu marido. Ele passou um ano e meio, aproximadamente para me conquistar e quando começamos a namorar já foi para casar. Havia decisão no coração de ambos. Dentro de um ano namoramos, noivamos e casamos. (Tudo muito rápido, tínhamos pressa - risos).

    Mas é importante que eu diga que eu pedia a Deus um bom esposo, antes de conhecer, claro. Lembro que eu fazia isso. Vivi muitos conflitos internos por conta de pressões externas, mas no fundo eu sabia que eu só teria Deus para me ajudar.

    Eu sei que é minha história. Aconteceu assim comigo, mas valores e princípios cristãos devem ser imutáveis. Quando eu perguntei muitos anos atrás ao meu amor o que ele tinha visto em mim ele disse que foi a minha simplicidade, Ele brincando, ainda disse mais, um jeitinho " acanhado". Ele lembra até de um sapato que eu usava de pano sem graça, uma saia comprida, não longa, que era o estilo de roupa que nós usávamos. Ainda hoje gosto de usar roupas compridas e bem vestidas por conta da decência (minha vó dizia que as mulheres deveriam vestir-se com "modéstia e muito pudor" palavras dela, Deus é minha testemunha e, ela não conhecia a Bíblia e, hoje pessoas que conhecem a Bíblia andam de modo indecoroso dentro da igreja e com seus namorados). E isso eu considerei muito importante. Ele não apontou a sensualidade como marca, mas minha simplicidade. Que, segundo ele me tornava bela... Já contei este testemunho para algumas jovens do meu convívio, mas muitas não dão a mínima. Eu sei que elas não tiveram a experiência que tive, mas Deus é o mesmo para sempre e está disposto a nos ajudar a vivermos em santidade.

    Algo mais importante ainda que foi o mais marcante de tudo. Eu conheci o Evangelho por meio do meu amor, ele estava recebendo a fé "protestante" como minha família chamava e a mãe dele era e é uma senhora de fogo. Ele trouxe um amigo dele muito fervoroso para me evangelizar e ao mesmo tempo ele era evangelizado (ele recebia muito a Palavra pela mãe dele só não havia decidido ainda) o mais importante era que eu dava ouvidos, eu questionava. Eu tinha absorvido muitos dogmas errôneos. Eu tinha muita confusão doutrinária. Imagine, pastor, eu católica me casar com alguém que era voltado para o lado evangélico. Ele teve muita direção de Deus para lutar por mim. Passei por várias lutas dentro da instituição... fica para outro capítulo, se Deus permitir que eu relate. Mas o que posso concluir é que Deus foi solícito a mim dando-me a salvação e um marido, como Domingos...nossa história é linda...tenho muito para contar e agradecer a Deus... repito, se Deus permitir eu conto.

    Rogo a Deus para que os jovens se guardem, vençam o maligno para honra e glória de Deus!

    Eu li um livro em 2005, estou com ele em mãos, cujo o título é PORQUE DEUS CONDENA O NAMORO. O título é curioso, não é? Por isso, o comprei e o li. E como subtítulo ele diz COMO SE LIVRAR DO MAL DO SÉCULO, ao seja, faz uma analogia com a tuberculose que era considerada o mal do século no século XVIII/ XIX, Depois comento sobre o livro.

    Espero que tenha sido útil meu comentário curtinho (muitos risos).
    Seja Deus bendito!
    Deus te abençoe, meu pastor querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível! Minha amiga em Cristo Jesus Terezinha, mais uma vez me surpreendeu com este esplendido comentário. Terezinha, você é muito envolvente em suas narrativas, vou esperar o meu livro com muito carinho, eu creio! Gostei demais deste "pedaço" da sua vida, muito bom quando se refere a "beijinhos" (risos muitos risos). Fiquei a imaginar seus momentos com sua avó, a passagem da "fuga" da colega foi muito interessante, mas a entrada do Domingos em cena foi genial (risos) grande abraço para esse meu amigo, esse é dos meus (risos muitos, muitos risos). Obrigado minha amiga por tão grande colaboração.
      Abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. Quero aproveitar alguns minutos "livres" para responder ao senhor.

      Obrigada por considerar minhas narrativas tão envolventes. Atribuo a isso aos sentimentos, é minha vida... Sei que preciso cuidar do português para escrever bem, mas o fluir dos sentimentos é peculiar para dar vida... Obrigada, amigo. Sim, não se preocupe que se vier a escrever "tão grande obra" serás por certo homenageado, com todo o prazer.

      O senhor é demais! Sim, como eu queria viver cenas de amor! Mas outros ideias me perseguiam, exigiam de mim outra postura. Mas desejos são desejos eles aparecem com força e, precisamos nos concentrar no que é justo. Tive uma grande aliada, minha vovó maravilhosa. Controle muito importante, claro que Deus é quem tomava conta da situação... Se não pecava por obras, mas por pensamentos, certamente...vivia "pagando penitências" (risos), coisa de tolos, hoje eu sei, já fui liberta pelo sangue de Cristo.


      Continua...

      Excluir
  7. Minha colega era a "noviça rebelde", no caso, na época a "candidata rebelde". Quando a família dela foi chamada e vieram pegá-la ela achou ótimo. Se despediu de nós com o maior sorriso. Zombava de nossa sorte e, pastor, fazia questão de nos contar o quanto era bom dar "beijinhos" (muitos risos). Nos contava com emoção e, claro isso nos estimulava o desejo, pelo menos a mim, confesso. ela queria mesmo era casar e ter muitos filhos. E, seguiu o seu coração. Mas foi uma aventurada tão emocionante que nunca pensei em passar. Parece que estou vendo ela escondida atrás de uma frondosa planta esperando a hora do portão abrir para ele sair de "fininho", entende? Lá da janela observávamos a cena. Eu acreditava que ela não conseguiria, portanto, seria pega na fuga, mas teve êxito.

    Muito teria que contar sobre isso... Domingos realmente foi enviado por Deus, homem cheio de amor por mim, muito paciente...mas como não tenho tanto tempo agora quero só deixar algo de importante. Quero dizer que uma dos pontos relevantes para o namoro de crentes é que eles estejam alicerçados na Palavra. Quero deixar claro que Domingos ainda não havia decidido-se por Cristo publicamente, conforme manda a Bíblia e, menos eu, mas na época (tudo Deus faz perfeito) ela estava sendo evangelizado por um amigo do trabalho dele que era homem temente, o qual faço questão de honrá-lo agora. Ele fora usando por Deus para nos instruir na Palavra. Depois fiquei sabendo pelo meu amor que as mensagens bíblicas que me presenteava eram orientações do seu "pai na fé", que, posteriormente, passou a ser meu também. Eu sempre fui muito perguntadeira e questionava a ele muitas dúvidas que tinha. Depois me disse que o ajudou a Deus a me alcançar foi este meu desejo de conhecer o que dizia a Bíblia, portanto, Deus.Graças a Deus! Este homem de Deus, orava por nós e fazia vigílias por nossa conversão. Ele se preocupava com minha salvação. A qualquer momento conveniente, claro, que eu precisava conversar, tirar dúvidas ele estava disponível. E, isto jamais vou esquecer. Hoje estamos distante dos olhos, mas o tenho no coração. Hoje ele é pastor, é o senhor Sérgio Caminha, faço questão de honrá-lo. Domingos o tem como um grande amigo, meu pai iria dizer assim "como não, já pegou a minha filha" (risos muitos - meu pai é demais!).

    Bem, o que vemos hoje é pessoas que "resolvem" (muitas vezes nem rogam a direção de Deus) namorar e se descuidam da parte espiritual. As avós de hoje são modernas demais, as mães, os pais, enfim e, não cuidam de instruir seus filhos e filhas para obedecer a Deus. Muitos pais dizem que perderam o controle da situação... Não generalizo, claro, mas a maioria. Muitos rapazes não buscam uma conquista sadia. Uma das coisas que reprovo dentro da igreja que congrego é que muitos rapazes desprezam as moças da igreja, as quais são zelosas nas coisas do céu e são simples, para olhar moças "modernas" de outras igrejas e, muitos se dão (deram) muito mal...tarde...

    Então acho importante observar o que o Senhor Deus

    Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Coríntios 6:14


    Sei que este versículo tem todo um contexto de reflexão, mas penso que se encaixa no que vivemos hoje em termos de relacionamento de namoro, por exemplo. (Se eu estiver equivocada o senhor me ajude)
    Isso vale para quem está dentro da igreja porque sabemos que há diferenças doutrinárias nas igrejas denominadas evangélicas. Não é simples viver para Deus, mas graças a Deus é possível...

    Tenho mais coisas para contar, mas não tenho tempo, se Deus me permitir depois voltarei.

    Afirmo que meu intuito é sempre glorificar o nome de Deus com minha vida. Se eu servir de exemplo bom para alguém, seja Deus glorificado, mas costumo pensar sério quanto o assunto é o céu. Ou melhor , quero viver o céu!

    A Paz do Senhor, meu querido pastor e amigo!
    Deus te abençoe e a toda tua casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Glória! Acredite, estava ansioso para ler, mais um pouco, e que beleza (risos), A leitura me prende e viajo na imaginação, que cena ver a amiga atras da planta a se esconder (rsrsrsrs)
      Muito sábio o que diz sobre a geração PAIS ATUAIS, AVÓS e AVÔS concordo que são MODERNOS DEMAIS, e depois reclamam dos filhos quando se tornam adultos... meu Deus!
      Acredito que isso daria uma postagem, olha eu de novo, blogueiro é fogo, (risos) e eu então, meu Deus, (risos, muitos) tudo pode virar uma pregação ou mensagem no blog, oh glória!
      Terezinha, obrigado por tão estimada consideração, saiba que vc e Domingos são muito queridos por mim.
      Aguardarei os próximos comentários, que Deus continue a te abençoar minha "ovelha"
      um grande abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. Estou de volta com brevidade.

      Acredito no seu ávido desejo em ler mais meus relatos. Também gosto quando escrevo, eu dou meu coração para isso, por isso, flui tão naturalmente e leve... Eu tenho a impressão que escreverei um dia um livro sobre minha vida nem seja para mim,mas te enviarei um exemplar (risos, muitos), não sei aguardemos o amanhã... E, se o fizer será para glorificar o nome de Deus como tem sido, acredito... Penso que não seria só um livro, seriam muitos, pois só este assunto daria um... (risos). Ah! Te farei àquela homenagem bem merecida. Meu espírito de gratidão não permite esquecer de dar honras a quem a merece, acredite.


      Vou parar um pouco de falar sobre mim e falar sobre a leitura que fiz.

      Hoje está um dia tranquilo aqui no trabalho estamos num período quase de férias por conta desta época mundial de jogos, particularmente não gosto e, alguns alunos faltaram. Também enfrentamos greve dos coletivos e, muitos professores que dependem deste transporte também faltaram. Então, a escola está "calma", com poucos alunos. Por isso, aproveito para este momento de reflexão. Ocupo minha mente com coisas do céu... Aleluia!

      O livro que li que citei acima é de um escritor chamado D'Paulo Ribeiro. Ele é extremamente radical em seus posicionamentos. Na época em que li mostrei para o meu pastor aqui na minha cidade, mas ele não deu muita importância devido alguns exageros em sua ótica. Este autor pertence a uma assembleia d Deus de uma região metropolitana do Ceará. Só para situar. O senhor sabe que gosto disso.

      Ele traz aspectos culturais da existência do dia dos namorados e, expõe à luz da Bíblia que o namoro tem a ver com o reino do Diabo, sério? Se desse o enviaria para o senhor, acho que não custa nada lê-lo. Sabe eu prefiro algo muito radical do que liberal, claro que a temperança é que é a medida certa, mas não achei de todo ruim. Principalmente, eu que vive em regimes muito exigentes... isto não me escandalizou...Sério! O que me escandaliza é este meio absurdamente à vontade, tudo pode no meio evangélico. A vontade humana é que se sobressaia e busca respaldá-la biblicamente, que aberração!

      Mas ele discorre sobre verdades que, nós,sérios na Verdade, não podemos deixar de lado. Ele trada no capítulo três sobre A MULHER É A MAIOR VÍTIMA DO NAMORO e, de fato, o homem vive culturalmente uma condição superior à mulher, eu disse culturalmente, Deus não pensa assim. Então, ele aponta questões relativas à difamação, exploração sexual. E, afirmar que muitos que se dizem crentes não vivem reais sentimentos de afetos, de entrega, de cuidado para com a mulher. Fala adiante, em outro capítulo que o "namoro", leva a uma liberdade anti-bíblica. Existe também, ele coloca uma super valorizam dos desejos como sendo incontroláveis, invalidando a ação de Cristo para contê-los. Sempre com aquela desculpa de que " a carne é fraca". Mas o irmão acima, bem falou no texto é preciso, sim, que se crie estratégias para arrefecer tais desejos, só que muitos não se esforçam e, nem confiam em Deus para tal.

      Tem algumas questões muito polêmicas, que até gosto e que de todo não vejo que ele esteja tão enganado, mas é que na conjuntura atual, muitos o chamariam de louco pensar assim, ma ele tenta fundamentar biblicamente. Por exemplo, os "beijinhos" que eu tanto queria e tive antes do casamento, para ele de jeito nenhum isto poderia acontecer por conta de uma possível estimulação para "algo mais". No meu caso, casamos dentro de dez meses aproximadamente, Foi rápido mesmo. Domingos estava muito decidido. Eu disse acima com um ano, mas foi bem menos que isso, lembro.


      Continuação...

      Excluir
    3. Voltei só para responder coisas específicas do seu comentário.
      Mais é mesmo, querido pastor, há uma permissividade absurda por parte daqueles que teriam autoridade para instruir "caminho que a criança deve seguir...". Nem mesmo referência de casamento os filhos têm mais. Como a minha doce vovó tem poucas. O consumismo das coisas tem infectado as pessoas, algumas, ao ponto de "consumirem pessoas". As pessoas são descartáveis. O casamento é descartável. Os pastores, sérios na Palavra de Deus terão muito trabalho daqui para frente. Terão que se consagrar muito para exortar a igreja, estou certa?

      Quanto à postagem fique à vontade para usá-la em prol do Reino. Eu não sou blogueira (risos, muitos).Se posso contribuir com algo, Deus seja bendito!

      Espero estar mais vezes por aqui. Obrigada, meu querido pastor.
      Abraços fraternos. Deus te abençoe!
      Sua ovelha,
      Terezinha

      Excluir
  8. Agora outra coisa importante que ele traz é quanto a oração antecipada pedindo a Deus um esposo ou esposa. De fato, isto é razoável. Não pensamos inicialmente em pedirmos um esposo ou esposa, mas um namorado. O que tem mais valor? O que realmente importaria para Deus? (são questionamentos meus) Penso que o casamento, pois que é uma instituição sagrada e tem grande valia na criação do Senhor (Estou errada, pastor?) Quando oro pedindo um marido, peço um compromisso, peço uma aliança segura, peço para realizar a vontade de Deus, acredito assim, pastor. Fiz isso, por algum tempo, quando fui para o convento parei de pedir, mas creio que a oração que fiz no passado, Deus atendeu no tempo oportuno. ele sabe de todas as coisas.

    Poucos fazem isso, estão muito no visual, na atração, na paixão e, por isso, há esfriamento espiritual. Muitos "crentes" acabam agindo como as pessoas do mundo, fazendo o teste do "ficar" e, isto, convenhamos, é abominável. Aí entra , na questão da desvalorização da pessoa, no caso, sempre a mulher sai prejudicada, não é mesmo?

    Bem, preciso encerrar agora e quero terminar com algo que este autor escreveu em relação aos impulsos carnais, disse de modo simples o que já sabemos, mas é preciso lembrarmos sempre:

    "o pecado ocorre quando, conscientemente, decidimos ceder à tentação. Toda tentação é uma tentativa de satanás de fazer com que vivamos sem Deus..." (RIBEIRO, 2004, p. 135)
    Espero ter contribuído para a glória de Deus!
    Sempre tenho mais para contar, mas tenho que ir aos poucos...

    A Paz do Senhor, meu pastor!
    Deus te abençoe!
    De sua ovelha e amiga,
    Terezinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus! Minha grande amiga Terezinha, que benção de contribuição literária, oh glória! Realmente, concordo em tudo com vc quando diz: "O consumismo das coisas tem infectado as pessoas, algumas, ao ponto de "consumirem pessoas" ", a VERDADE quando pregada na unção de Deus tem "desagradados" alguns, já tive e tenho problemas com isso, mas continuarei a ministrar os preceitos Bíblicos e não o que o ser humano quer ouvir, quem tem que mudar são os homens (ser humano) e não a Palavra de Deus! Realmente os pastores estão com dificuldades, mas alguns não e estão aproveitando da facilidade e infiltrando heresias e o povo se perdendo. Que o Espírito Santo nos capacite a falar o que o Senhor queira que falemos e não a nossa vontade.
      Há situações que são extremos (precisam de muita avaliação, dialogo, ajuda, sabedoria) quando se fala de relacionamento, mas precisamos informar a "igreja" para não pecar por falta de conhecimento. Gostei muito da sua abordagem.

      Minha amiga, você já faz parte do andamento deste trabalho e seus comentários são belíssimos. Quero lhe agradecer por colocar o link do nosso Blog em seu perfil, muito obrigado minha ovelha.

      Um esplendido Projeto de Deus, o "Casamento". ah, se todos tivessem o hábito de orar a Deus para separar uma esposa (ou marido para as mulheres, rsrsrs), a oração em comunhão com a vontade de Deus nos resulta em perfeitas Bençãos em nossa vida.

      Claramente os desejos precisam ser controlados e a frase que expôs do autor do livro é uma verdade, já nos adverte Tiago: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4.7)

      Um grande abraço a Domingos.
      Deus abençoe.
      Abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. Como os fatos da vida se movimentam de modo a nos surpreender! Eu jamais imaginei ter coragem para expôr algo tão meu. Comecei na minha página e vim parar aqui...Deus seja louvado por esta oportunidade. Até que gostei de reviver estas cenas.

      Lamento o fato do mundanismo e da corrupção humana se sedimentar, principalmente na igreja. Entristece-me o coração saber que os casais não se amam como a Bíblia fala. A frase romântica 'até que a morte nos separe" perdeu o sentido para muitos. A pressão do mundo tem feito um verdadeiro "big-bang" na família. Pastor, confesso que já estou me inspirando, já tenho uma história, mas vou ter que contê-la, pois, estou sem muito tempo agora. apesar de escrever rápido, porque as ideias aparecem como avalanches...Desculpe-me, sei que vai ficar desapontado...calma, aguarde, voltarei outo dia...

      Agradeço o apreço e, digo que o senhor tem minha admiração e respeito a cada dia. Continue sendo este vaso de bênçãos. Fale sempre a Verdade de Deus. É como o senhor falou tem que agradar a Deus e não a homens e,
      "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." Mt. 13, 9.
      Recebo seu abraço e entregarei o do Domingos, certamente, ele receberá também.
      Sua ovelha,
      Terezinha

      Excluir
  9. Nossa!
    Só tirei lição dessas narrativas.
    Pr. Ismael e Querida irmã em Cristo Terezinha, vocês me ajudaram!
    Eu estava com tanstas dúvidas, medos e receios.
    Meu coração se alegra em saber que posso namorar com alguém sem tirar o foco do Alvo que é Deus e sem entristecê-lo.
    Para desviar-me de tentações procuro memorizar versículos e eles me ajudam bastante.
    No aguardo do seu livro Pr Ismael!
    Manaus, 16/01/17 - Amazonas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudineia Santos, a Paz do Senhor. Fico muito agradecido ao SENHOR por cada comentário aqui exposto. e este seu também veio a contribuir com a função deste Blog. Obrigado pela rica participação. Ah, quanto ao livro que no tempo de Deus possa acontecer, me ajude em oração.

      abraço fraterno a você e a todos os amigos e leitores ai do Amazonas.

      Pastor Ismael

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...