Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sábado, 21 de junho de 2014

A simbologia dos vasos na Bíblia Sagrada

"Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus e não de nós" - 2ª Corintios 4.7. 

No original do Novo Testamento a palavra vaso “skênòs”, é usada 22 vezes, umas literalmente, outras em sentido figurado.

Literalmente, no plural, pode referir-se a bens, propriedades, móveis. No singular, é um objeto: um receptáculo, um jarro, um prato, uma ferramenta, um equipamento. Vaso é também um navio.


Neste caso, há uma referência ao navio em que Paulo viajou para Roma, navio esse que veio a naufragar (Atos 27.17). Temos também o vaso que desceu do céu, na visão de Pedro em Jope: "... um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas..."- Atos 10.11.

De tudo isto lemos no Novo Testamento: de vasos de ouro, de prata, de pau, de barro, de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro, de mármore e de marfim. Lemos de vasos jarrões, de vasos móveis, de vasos bens, de vasos navios, de vasos sacos.

Mas há também vasos vivos. Este é o sentido figurado da palavra.

Vejamos:"Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro, uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idóneo para uso do Senhor e preparado para toda a boa obra" - 2ª Timóteo 2.20-21. 

Sublinhei alguém será barro, pois aqui já não se trata de vasos como objetos, mas de pessoas que são vasos. Tratando-se duma metáfora, se a quisermos interpretar deveremos perguntar: para que serve? Para que serve um vaso? 

Um vaso pode servir só como ornamento, só para ser visto. Mas em termos de utilidade prática, um vaso serve como recipiente, serve para conter algo, seja uma planta, um líquido ou uma jóia. Ora, o texto acabado de citar fala-nos de vasos diferentes, uns honrosos e outros desonrosos. A diferença entre os vasos reside naquilo que eles contêm. Não naquilo que aparentam.

Ao pé da cruz, no Calvário, havia um "…vaso cheio de vinagre…" (João 19.29). Esse vaso bem pode representar uma pessoa (vaso) ácida, cheia de amargura, ou seja, um "vaso de ir", em contraste com um "vaso de misericórdia" que se refere àquelas pessoas que têm dentro delas um tesouro. Esse tesouro é Jesus.

Diz Paulo: "...temos este tesouro em vasos de barro..." (2ª Coríntios 4.6-7)

Vasos de barro são pessoas frágeis, pobres, indignas. Mas pessoas essas que foram purificadas pela aspersão do sangue de Cristo (Hebreus 9.21-22), isto é, regeneradas, promovidas duma situação de vergonha e miséria a uma posição de honra e dignidade.

Estes vasos somos nós, a quem Jesus arrancou da lama, limpou e quer usar. Vasos talvez quebrados em pedaços, por uma vivência destrutiva, mas em que o Senhor reúne os fragmentos (cacos) e reconstitui o vaso, pela ação do Espírito Santo. Ele faz isso por nos amar e para nos usar.

O Senhor tem um propósito a respeito destes vasos que somos nós. Quer que sejamos Seus instrumentos "...para dar a conhecer as riquezas da Sua glória..". - Romanos 9.23-24.

Jesus foi ao encontro de Saulo e transformou a sua vida. Ao falar dele a Ananias, o mesmo Jesus disse: "Vai porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome aos gentios, e aos reis e aos filhos de Israel" - Atos 9.15,18. Para levar, não só para conter ou guardar. Um vaso que leva o Nome de Jesus a outros.

Quando Jesus expulsou os vendilhões do templo, não consentiu que alguém levasse algum vaso dele. Também Ele não quererá que os Seus vasos humanos, Seus servos, sejam roubados, sejam profanados, sejam desviados do fim para que os destinou. 

Na parábola da candeia, Jesus disse: "E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso..." - Lucas 8.16.

E que acontece aos vasos-pessoas que Ele chamou a Si, para a Sua obra? Servem para erguer bem alto a luz de Cristo, ou para a tapar? Manifestam-se ousadamente ao lado de Jesus e dos que Ele quer recuperar, quer erguer da miséria e da solidão?

Ou envergonham-se e demitem-se?

Somos vasos. Vasos vivos. Vazios ou ocupados? E se ocupados, o que há dentro de nós? Ódio, amargura, indiferença, acomodação, egoísmo? Somos vasos cheios de nós próprios, vasos de barro cheios de barro? Que, ao contrário, sejamos vasos possuídos e habitados por Jesus, por Ele purificados e usados para ir ao encontro dos cansados e oprimidos, de todo os que sofrem e têm uma existência vazia, levar-lhes a Boa Nova libertadora, o amor activo, como instrumentos de Deus.
Autoria indefinida.
Fonte:  Artigo publicado por Fabricia Silva Lêwi com o título Vasos de Barros – Eu? na comunidade Assembleia de Deus no Brasil (Orkut).  /  http://www.ubeblogs.net/2010/02/simblogia-dos-vasos-na-biblia-sagrada.html - Eliseu Antonio Gomes 
Aqui eu Aprendi!

5 comentários:

  1. Na verdade, meu pastor, acredito que um vaso, comparado ao ser humano, pode estar ao mesmo tempo ocupado e vazio. Pois, todo coração é preenchido de alguma forma. Assim diz as Escrituras...

    O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Lucas 6:45

    A diferença do vaso é de qual fonte ele obtém este preenchimento, se Jesus ou o maligno. Logicamente, se o que o comporta é mau ele está vazio mesmo, sem vida porque tudo que sai dele é podridão. Quando o Senhor Deus nos pede para bebermos de sua fonte inesgotável de amor e poder ele literalmente pretende e quer nos esvaziar retirando este vazio corrupto.
    Espero não ter complicado na expressão do meu entendimento.
    Mas acredito assim.
    Que Deus nos preencha sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus, minha grande amiga Terezinha, bela e preciosa menção sobre o que nos relatou o Dr.Lucas, isso é uma grande verdade.

      Somos do pó da terra (adamah) "barro"nas mãos do oleiro, e que ELE seja exaltado!
      Muito obrigado meus amigos (Domingos e Terezinha) a participação de vcs enriquece muito este trabalho, e saibam que, admiro muito os seus comentários irmã Terezinha, você já faz parte "integral" deste trabalho evangelístico.

      Deus abençoe.
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. Obrigada, meu pastor amigo, por sua referência carinhosa a minha pessoa em relação aos comentários. Sinto-me sempre carente das misericórdias de Deus e nada tenho em mim mesmo. Glorifico a Deus por esta honra.
      Obrigada também por referir a Domingos. Sempre passo para ele seu carinho por nós. Ele recebe. Espero um dia que ele procure, ele mesmo, se dirigir ao senhor em palavras (escrita). Aqui e acolá dou um toque, mas ele não liga muito para tecer comentários. O senhor entende cada um tem seu jeito de ser, mas ele é uma bênção, meu pastor na minha vida. Ele ainda gosta de ler, mas para escrever é um "drama" (risos).

      Abraços ao senhor e sua amada esposa, a missionária Márcia.

      Excluir
  2. Caríssimo, é uma honra tê-lo nos campos do Oleiro! Parabéns pelo post. Verdadeiramente, somos barro nas mãos do Oleiro. Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço meu amigo Presbítero Maurício. Seu comentário é muito importante para mim.

      Deus abençoe!
      Pastor Ismael

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...