Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

domingo, 22 de junho de 2014

Namoro Cristão - Por que esperar?

Namoro Cristão - Conselhos para fugir da fornicação

"Pois vós sabeis que preceitos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus;" I Tessalonicenses 4. 2 ao 5

"Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos,"  Efésios 5. 3

Tenho recebido algumas perguntas, alguns questionamentos quanto ao relacionamento "sexo" (relacionamento intimo) antes do casamento (fornicação) e, para ajudar nos "imensos" pensamentos e duvidas, venho compartilhar um texto muito sábio. Espero que ajude a muitos e responda a tantas duvidas que, na verdade não são duvidas, são desejos que precisam, necessitam ser controlados.

Conselhos para um casal de namorados
postado por Pastora Regiane
escrito por Pastor Ismael R.

Por que esperar? 
Muitas pessoas boas cometem o erro de avançar o sinal antes do casamento. Apesar de a Bíblia ser clara sobre o assunto da relação sexual antes do casamento (fornicação), Deus é misericordioso e paciente e nos ama incondicionalmente.

Posso também entender como o impulso sexual de duas pessoas saudáveis e que se amam pode provocar um intenso desejo para a união sexual. Entretanto, estou ainda mais convencido de que o desejo de Deus é que as pessoas evitem a relação sexual antes do casamento, e que obedecer a suas instruções no que se refere ao assunto é o melhor para o relacionamento.

Abaixo vai algumas perguntas e indagações para que vocês dois (homem e mulher) discutam juntos, e elas ajudarão a meditar e chegar a uma decisão cuidadosa quanto a esperar ou não.

Tenham em mente que o texto abordado pelo autor leva em questão que o homem e a mulher (os namorados) são considerados como cristãos desejosos de crescer verdadeiramente na fé cristã.

"perguntas" / "respostas-pense e responda um para o outro"

1- Para algum de vocês, o significado da relação sexual no casamento será diminuído por ela já ter ocorrido antes de se casarem? Se a resposta for sim, o relacionamento será prejudicado por amargura e ressentimentos.

2- Suas consciências os tem incomodado durante ou depois do ato sexual ou mesmo do “quase lá”? Vocês acham que poderia ser o Espírito Santo desafiando-os?

3- Ambos estão comprometidos um com o outro? Verdadeiramente?

4- Vocês estão convencidos de que um é a pessoa certa para o outro, como companheiros para o resto da vida?

5- O que vocês acham que a Bíblia tem a dizer sobre a relação sexual antes do casamento? Aqui estão alguns versículos que devem ser examinados. At.15:20; I Co 6:13, 18-20; Ef 5:3; 1Ts 4:1-8 e 1Pe 2:11.

6- Ambos parecem desejar o melhor de Deus para suas vidas. A relação sexual afetará o serviço a Deus e sua comunhão com ele?

7- A relação sexual causará danos de alguma forma ao seu inter-relacionamento?

8- Ela poderá prejudicar a comunicação entre ambos e mesmo provocar a perda da confiança?

9- A relação sexual ajudará, impedirá ou não afetará o relacionamento espiritual entre vocês?

10- Vocês pensaram na possibilidade de uma gravidez e em como fazer para que isso não aconteça?

11- Que razões os levariam a um ato sexual? Elas são puras?

Afirmo que até dar respostas a vocês não é difícil, o difícil será vocês praticarem o que é certo, mas também penso que Deus ainda tem seus heróis entre os jovens.

Segundo o excelente livro “Sexo, amor e paixão: como realmente saber?”, de Ray Short, no capítulo “Ser ou não virgem”, o autor escreve que a ciência constatou nove fatos relacionados ao provável efeito sobre o seu relacionamento conjugal, do sexo praticado antes do casamento:

Fato 1: O sexo antes do casamento tende a separar os casais,

Fato 2: muitos homens não gostam de se casar com mulheres que tenham tido relações com outra pessoa,

Fato 3: As pessoas que praticam sexo antes do casamento tendem as ser menos felizes no relacionamento conjugal.

Fato 4: As pessoas que praticam sexo antes do casamento estão mais propensas ao divórcio.

Fato 5: As pessoas e os casais que tenham tido relacionamento sexual antes do casamento possuem maior inclinação a manter casos extraconjugais.

Fato 6: A experiência pré-conjugal pode iludí-lo e levá-lo a casar-se com uma pessoa que não é a certa para você.

Fato 7: As pessoas e os casais que mantêm uma relação íntima pré-conjugal parecem alcançar a satisfação sexual mais cedo, após o casamento. Entretanto:

Fato 8: No decorrer de seu relacionamento conjugal, provavelmente se sentirão menos satisfeitos com sua vida sexual, entendida num sentido mais amplo.

Fato 9: Hábitos sexuais insatisfatórios antes do casamento podem acarretar, mais tarde, a deterioração do relacionamento sexual entre os cônjuges.

Mais uma coisa, mesmo que vocês não tenham dúvidas neste instante, que vocês foram feitos um para o outro e não tenham dúvidas de que um dia vão se casar e naturalmente não querem pensar de outra forma, deixe-me fazer o papel do diabo (acusador): Larry Richards diz: “Um estudo mostra que os garotos acreditam haver encontrado o seu amor verdadeiro pelo menos cinco vezes na fase que compreende o período entre o ginásio e o segundo ano da faculdade” Deus nos dotou de uma sexualidade e depois Ele disse não. Será que ele é masoquista? Gosta de ver a gente sofrer?

Não, mil vezes não. Deus quando diz não Ele tem os seus motivos, e esses motivos são sempre no sentido de Proteção e Provisão, veja:

- Proteção contra a gravidez indesejada e provisão de gravidez desejada e saudável,

- Proteção contra a infelicidade no casamento por causa da desconfiança, e provisão de um casamento onde os dois confiam plenamente um no outro;

- Proteção contra o casamento precipitado onde a chance de separação aumenta muito e provisão para um casamento no momento certo, com uma estrutura mínima necessária para ser um sucesso.

- Proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis, e provisão de uma vida com saúde.

- Proteção contra o aborto, e provisão de filhos bem vindos e benditos.

- Proteção contra o prejuízo espiritual oriundo da desobediência, e provisão de crescimento espiritual pela obediência.

O relacionamento amoroso deve trazer pelo menos quatro coisas boas:
- Crescimento espiritual
- Saúde emocional
- Saúde física (isento de doenças sexuais)
- Promoção pessoal enquanto ser humano.

E de tudo isso, que falamos, fuja das situações de perigo e lembre-se passar muito tempo perto do abismo, pode colocá-los lá no fundo um dia.

Procure fazer as coisas sempre em grupo e fuja das oportunidades, porque de outra forma vocês serão vencidos e poderá haver muita tristeza e acusações.

Seja um vencedor, um herói de Cristo, e não um palhaço do diabo como foi Sansão.

Lembre-se, que algumas coisas de nossa vida, serão motivo de alegria ou de tristeza para o resto de nossas vidas. Escolha bem.

Fonte: Estudos Cristãos

QUEM AMA RESPEITA!
                                            QUEM AMA ESPERA!

"...Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo." I Coríntios 6 13, 18-20

"Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma;" I Pedro 2 11

Aqui eu Aprendi!

6 comentários:

  1. quando um casal de adolescentes desidem a namorarem, não importa qual seja a religião, ´=e preciso que se tenha um diáloco com eles, seja o Pastor, seja o Padre e se não for de nenhuma religião cabe os pais, por mais que sejam conversados com o Pastor ou Pe. Os pais sentam com os dois e tenham uma conversa séria com os dois juntos, explicando o que deve e o que não deve fazer, para que ambos fiquem entendisos sobre tudo, e principalmente sobre relação sexual antes do casamento, devido a uma gravidez precoce, indesejada, para depois, do ato cometido não cometer o drime do aborto, e é por isso que pais e mães fiquem atentos, sempre conversando, permotam o namoro dentro da casa da menina, não para serem vigiados mas por precaução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor irmã Guiomar, obrigado pelo comentário.
      Um bom dialogo é sempre bem vindo para uma boa e saudável relação entre um homem e uma mulher.
      Deus abençoe minha amiga em Cristo Jesus
      Pastor Ismael

      Excluir
  2. Pastor Ismael, meu querido amigo, que Deus continue abençoando este seu ministério, confesso que estar em Santidade é muito difícil, mas não é impossível quando se tem a certeza do que se quer..
    De tudo o que foi citado nesta reflexão, posso dizer por experiência própria que um relacionamento constituído fora dos desejos do pai, realmente não produzem bons frutos, o que começa errado, tende a continuar errado sempre, ocasionando um desgaste não só sentimental, mas também emocional...
    Costuma se dizer que "amor proibido tem mais sabor", ou que "o proibido é mais gostoso", confesso que não, comecei a namorar aos 16, com 8 meses de namoro começamos a ter relações sexuais escondido, com uso do coito interrompido, era "maravilhoso" quando tínhamos de disfarçar uma situação... Logo engravidei, com isso perdi um dos maiores sonhos de minha vida que era casar vestida de noiva, fomos morar juntos e toda aquela essência do bom se tornou uma rotina, nada mudava, sempre tudo igual, o casamento foi se desgastando, e 15 anos depois estávamos separados....
    Num segundo relacionamento, com 4 meses de namoro, mantendo uma vida íntima, qndo percebemos já estávamos morando juntos, uma união que durou 1 ano e 2 meses, nunca brigamos, sempre nos demos bem, mas vivíamos na mesmice, e na primeira oportunidade, ele se encantou com o "proibido" e me deixou...
    E recentemente, depois de 3 anos em Santidade, esperando pelo homem de Deus pra minha vida, fazendo tudo certinho, fui laçada pelo "proibido" novamente... Desta vez, servo de Deus, conhecedor da palavra, mas com uma diferença entre o tempo de Espera de um e de outro (mais conhecido como jugo desigual) enquanto eu estava na igreja a mais de 5 anos, ele somente 3 meses, mas enfim, acabamos caindo, nos arrependemos, mas fizemos planos de nos casar e fazer tudo de acordo com a vontade do pai, entramos num proposito de "purificação" onde não saberíamos um do outro por 4 meses, e assim, aguardaríamos Deus agir e nos dar a resposta, neste meio tempo aconteceram quebras do propósito, ele me ligou conversamos por uns 6 dias, voltamos ao propósito, mais uma vez ele ligou, ficamos mais 3 dias conversando, voltamos ao proposito novamente, dois meses depois ele me ligou falando q este distanciamento deixara espaço para ele se envolver com outra pessoa, a ponto de ter relações sexuais, pediu perdão, o perdoei, voltamos ao propósito, qual será o final desta história, definitivamente não sei, já não o sinto na mesma pegada com Deus, embora não estejamos nos falando e demos espaço para Deus agir, estes 6 meses que estamos sem nos ver, Deus tem me mostrado tantas coisas, que definitivamente nem sei se realmente ele é o meu melhor, nem se eu sou o melhor pra ele, estou em paz, deixando Deus agir sobre nossa vida e nosso coração, se ele for o separado por Deus para minha vida, creio que toda esta provação que temos passado, será um grande testemunho de exercer a fé e a Santidade, porém se não for, sei que Deus terá o melhor, tanto para ele, quanto para mim...

    Obs: pastor, me perdoe por ser tão extensa em meu comentário, gosto de usar minhas experiencias de vez em quando, não é necessário manter ativa meu comentário se não desejar devido ao tamanho, mas foi essencial pra mim dividir a situação uma vez que achei propicia ao assunto...
    A paz! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor minha grande amiga em Cristo Paula Oliveira.

      Aprendi com nosso Senhor Jesus Cristo a "ouvir" as pessoas (Seus filhos) e sei que este momento é especial, saiba que se para ti foi essencial dividir esta experiencia, para mim, como blogueiro e mais ainda como pastor foi muito gratificante e ao mesmo tempo emocionante.

      Gostaria que soubesse que este espaço "Aqui eu Aprendi!" foi inspirado pelo Espírito Santo de Deus para compartilhar com os Amigos de Deus o melhor para o Seu povo. Senti em meu ser a necessidade de colocar no "ar" algo que pudesse fazer com que as pessoas "soltassem" aquilo que elas (pessoas) estão passando, sentindo, vivendo...
      Só tenho uma coisa a lhe dizer: Obrigado!

      Minha amiga seu comentário é enriquecedor, é nobre, é sincero!
      Tenho uma grande amiga, com todo respeito a ela e seu esposo (Terezinha e Domingos) que sempre estão nos apoiando com os comentários e, são maravilhosos comentários, longos e com conteúdo, com sentimento, com sensibilidade, com verdade, com sinceridade, com amor, com Deus...
      Minha amiga Paula Oliveira, digo o mesmo para ti sobre este seu comentário. (uma experiencia unica que ajudará muitos)

      Desde que comecei no blog e no G+, o Senhor preparou-me uma maravilhosa "lista" de amigos, lista essa que eu não conhecia somente ELE, e olha só, você faz parte desta lista de amigos.
      Tudo que postamos e falamos, tanto eu escrevendo ou compartilhando, e os leitores (no caso vc) comentando, tudo, tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus (que temem a Deus)
      Minha amiga em Cristo, sinta-se a vontade para comentar, relatar suas experiencias ou aquilo que o Espírito Santo lhe conceder, sei que Deus usa seus "vasos" e, tudo que está acontecendo neste espaço, com os testemunhos, e a tão doce sinceridade dos leitores, vai edificar alguém, vai servir de alerta para alguém, vai ser útil para algum leitor. Permita minha amiga que Deus te use e faça a diferença.
      Deus é maravilhoso! gostei demais de conhecer um pouco de sua trajetória de vida e, tenha certeza, Deus sempre prepara o melhor para nós, sempre além daquilo que pedimos ou pensamos.

      Deus te abençoe!
      e mais uma vez, muito obrigado por sua participação.
      Você é uma Benção!

      Seu sempre amigo em Cristo
      Pastor Ismael

      Excluir
  3. É sempre muito delicado falar na proximidade de homem e mulher. Sabemos que há uma necessidade natural gerada dentro do corpo e, é inevitável que sintamos emoções pelo sexo oposto. Tive uma vida regrada por questões de educação religiosa, mas o meu coração tinha intenções de sentir e viver o que as moças de minha idade sentiam e viviam. Quando eu estava no colégio estudando ainda, logo após é que fui para a Ordem, lembro de uma de minhas colegas que era um tanto “atirada” e falava muito de beijos e abraços. Eu a ouvia explicar como se fazia isso. Às vezes, achava incrível e até me imaginava fazendo também, mas tinha momentos que me enojava pelos pensamentos.

    A mãe dela não sabia que ela era assim. Julgava que a filha fosse calma. Precisava ver a carinha dela quando a mãe a deixava no colégio. Eu aproveitei muito o meu tempo de menina e vivi como menina mesmo, portanto, tarde estas sensações chegaram à minha mente. Papai era austero e não queria que falássemos nisso, em namoro. De fato eu tinha vergonha até de pensar, quanto mais falar. Foi minha criação. Acontece. A forma como a pessoa é educada influencia muito. Eu tive a felicidade de ter uma avó pra lá de maravilhosa. Enfim, todos sabiam que havia uma vocação em mim... diziam isso. Por minha vez, não queria desapontá-los.
    ...
    O namoro chegou para mim numa ocasião não esperada. Até porque pretendia outro caminho. Mas foi incrível como fiquei desconcertada com a situação. Não tive experiências fortes antes do casamento. A espera foi algo necessário para ambos. Até porque ele era uma pessoa com princípios cristãos e sabia de minha trajetória de vida. Conheceu minha família.
    ...

    Por muito tempo ele me amou mais que eu a ele, mas ele me ajudou a amá-lo. Deus me ajudou a amá-lo.
    Então, eu percebo que uma boa educação cristã é fundamental para o casal que quer assumir um namoro sério com propósito para casar. Esta seriedade os levará a orar antes de iniciar o namoro. É uma luta ferrenha, mas é a graça de Deus que conta e não nossa capacidade. Mas há que se mencionar das influências negativas, as quais os jovens estão expostos. A maioria das famílias são permissivas demais. Ouvi isso uma vez não sei onde, mas parece ser verdade que “o excesso de liberdade favorece a libertinagem”. As pessoas, modo geral, não conseguem perceber o perigo das roupas curtas e decotadas, das saídas sem hora para voltar. Dos abraços e beijos exagerados. Parece que não sabem o que conversar ou como conversar (talvez seja preciso ensinar isso, e o diálogo é tão importante) e, a única coisa que sabem fazer é unir boca com boca e corpo com corpo. Estimular sensações que, inevitavelmente, fugirá do controle de ambos. Desse jeito é impossível Deus proteger porque Ele não tem o controle desta relação.

    Eu tive um estudo muito importante que o pastor falando sobre namoro (na escola dominical) disse que ninguém vai saber se o outro é de Deus pelo beijo na boca. Com o beijo na boca o que se contrai muito são bactérias (risos). Ele falou de modo cômico, mas a verdade. Eu não sou do tempo de namoro com ficar sentados, pegar nas mãos, beijos nas mãos ou testa, mas as pessoas desta época (gosto de conversar com pessoas com bastante de idade) falavam que havia mais regra o namoro. A questão de namorar em casa, de cadeiras uma de frente para outra, de horário. Imagino que deveria ser demais. Bem limitadora. Acho limites sempre muito bom. Se eu não tivesse tido limites, certamente, eu teria oura história, talvez, uma infeliz história para contar...
    É isso!

    Deus ajude os cristãos a terem namoros santos. É tão bom. é bênção. Todas as mulheres sonham em vestir vestido de noiva, usar véu e grinalda. É uma frustração quando não se consegue isso. Uma de minhas irmãs sofreu por não ter conseguido.... Mas eu tive a felicidade de entrar na igreja de vestido de noiva e sendo levada pelo meu pai.

    Graças a Deus pela misericórdia. É esta minha história. Não me coloco como melhor que ninguém...só louvo a Deus pelos livramentos que tive...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Cristo irmã Terezinha.
      Que Benção! Uma belíssima história e com bom exemplos. Que o povo de Deus, em especial "os casais que estão em namoro" possam adquirir conhecimento com os relatos vivenciados por cada amigo(a) leitor(a) deste blog.
      Agradeço a Deus pela vida de vocês, meus amigos, Domingos e Terezinha, como é bom poder ter suas experiencias enriquecendo os temas aqui apresentados.
      Deus abençoe.
      Pastor Ismael

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...