Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ataques verbais! Como nos defender?

Como se defender de ataques verbais? 
por Ciro Sanches Zibordi 

Li, há pouco tempo, o livro Como se Defender de Ataques Verbais, de Barbara Berckhan (Sextante). A obra é muito boa. Mas, há milhares de anos, um rei de Israel chamado Salomão antecipou os principais conselhos da autora, como este: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15.1).

Em Provérbios 26.4,5 há uma aparente contradição sobre como responder aos ataques verbais: “Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia, para que também te não faças semelhante a ele. Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus olhos”. Para entender o que Salomão quis dizer com esse jogo de palavras, não devemos isolar as suas frases; temos de examinar o contexto.

No versículo 4 somos ensinados a não responder ao tolo da mesma maneira que ele, como que se colocando no mesmo nível. Isso se coaduna com o que está escrito em 1 Pedro 3.15: “estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. Ou seja, se alguém for zombeteiro e maldizente, não devemos responder-lhe com zombaria ou xingamentos.

Se não existe contradição na passagem em análise, como entender o versículo 5, que parece contrariar o conselho contido no versículo 4? Tendo em mente a instrução de não responder ao tolo segundo a sua estultícia — isto é, de modo contencioso, escarnecedor, irascível, etc. —, leiamos o versículo 5 na versão espanhola de Casiodoro de Reina: “Responde al necio como merece su necedad, para que no se estime sabio en su propia opinión”.

O melhor exemplo para nos ajudar a entender a passagem em apreço é o diálogo entre Jesus e a mulher de Samaria, registrado em João 4. Quando ela parecia irritada com a abordagem do Senhor, que lhe pedira água, agrediu-o com palavras. Ele podia ter virado as costas para ela. O que fez o Senhor Jesus? Ele não lhe respondeu segundo a sua tolice; não se igualou a ela, empregando o mesmo tom provocativo. Por outro lado, paradoxalmente, lhe respondeu segundo — ou como merecia — a sua insensatez.

Fico pensando: Como nós responderíamos a essa pergunta: “Como sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou samaritana?” É possível que alguns de nós dissessem àquela mulher samaritana: “OK. Então fique com a sua opinião, que eu fico com a minha, sua ignorante”. Mas o Mestre deu à mulher a resposta que ela merecia: “Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”.

Lembremo-nos de que as armas da nossa milícia não são carnais (2 Co 10.4). Temos várias armas de defesa: o capacete da salvação, a couraça da justiça, os calçados da preparação do Evangelho da paz, o escudo da fé e o cinto da verdade. E a nossa única arma de ataque é a espada do Espírito, a Palavra de Deus (Ef 6.10-18).

Como devemos responder ao néscio? Se ele falar o que quiser, sem que as suas ideias errôneas sejam refutadas, pensará que é sábio. Por isso, devemos lhe responder, mas sem descer ao nível dele. A nossa argumentação com os tolos dever ser amigável, amistosa, sem contender (2 Tm 2.24-26), pois o que ele mais deseja é que nos irritemos com as suas provocações. Sejamos sábios, “remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5.16).


Fonte: Blog do Ciro - http://cirozibordi.blogspot.com.br/ 

Aqui eu Aprendi!

6 comentários:

  1. A paz do Senhor irmão, passei por aqui e li seus textos, muita benção, a gente tem que ter paz serenidade, audácia, tantas qualidades para não responder ataques verbais de maneira errônea, ontem assisti um filme, oque faria jesus, acho que é o nome, é mais ou menos assim, como Jesus se portava com ataques, e olha pense numa pessoa a ser atacada, Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus meu irmão. Realmente temos muito a aprender com Jesus. Waldryano sua participação aqui no "Aqui eu Aprendi!" é uma honra para mim.
      Grande abraço meu amigo
      Pastor Ismael

      Excluir
  2. Paz de Cristo!
    Gostei muito desse texto, pois tenho observado, com dor no coração, algumas pessoas que se dizem servas de Deus, responderem aos ataques de outros com palavras ainda piores. O texto de I Pe 3:15 é perfeito - responder com mansidão e temor. Às vezes oportunidades são perdidas por falta de educação e de bom senso. Até porque temos que entender que o outro tem direito a ter uma opinião, uma fé, uma crença, uma consideração diferente da nossa. Que possamos aprender como conciliar uma afronta com uma resposta amorosa: "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem" (Rm 12:21).
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernanda por tão precioso comentário.
      Deus abençoe.
      Pastor Ismael

      Excluir
  3. Muito edificante esta mensagem. Aqui eu aprendi e vou aplicar no meu cotidiano. Shalon!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada irmã em Cristo Neiva, que benção! Que possamos ter sempre esta atitude de aprendiz (diariamente).
      Obrigado pelo comentário.
      Deus abençoe
      Pastor Ismael

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...