Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

domingo, 15 de junho de 2014

Acupuntura e a Bíblia

"Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações." Jeremias 10.2
acupuntura
Cura Holística
Muitas pessoas erroneamente aceitam a combinação holística corpo-mente porque sabem que nossas atitudes sempre afetam nossa saúde ou, ainda, podem nos curar de doenças. Entretanto, atitudes e a visão holística mística contemporânea são duas coisas distintas. A visão holística de corpo e de saúde é baseada no “monismo” (doutrina filosófica segundo a qual o conjunto das coisas pode ser reduzido à unidade, quer do ponto de vista da sua substância (e o monismo poderá ser um materialismo ou um espiritualismo), quer do ponto de vista das leis (lógicas ou físicas) pelas quais o universo se ordena, sendo assim, o monismo será lógico ou físico) – Dicionário Aurélio. Portanto, a visão holística de corpo e saúde é baseada no monismo, onde o todo é cada parte e onde cada parte é o todo, e onde uma força universal (descrita como “chi” ou “qi”) se associa a nós e flui através do nosso corpo. O holismo hoje afirma que toda doença é um desequilíbrio ou um bloqueio do “chi” e/ou das forças “yin-yang” no corpo. Assim, o estado de saúde de alguém é o reflexo do desequilíbrio ou bloqueio dessa combinação energia/espírito.

Acupuntura
Muitos médicos holísticos acreditam que a doença é uma condição espiritual e usam métodos baseados no ocultismo e em religiões orientais para tratá-las.

A acupuntura se originou na crença que as forças yin-yang fluem ao longo de caminhos invisíveis no corpo, chamados de “meridianos”. A acupuntura também crê que a doença é resultado do desequilíbrio dessas forças, ou, ainda, do bloqueio ou obstrução das mesmas. A inserção de agulhas em certos pontos, segundo a acupuntura, permite o fluir equilibrado das energias yin e yang no corpo.
Apesar de haver teorias segundo as quais a acupuntura funciona devido à aposição das agulhas enviar sinais ao cérebro que liberam endorfina ou, ainda, porque as agulhas bloqueiam um sinal de dor enviado ao cérebro, tais teorias nunca foram comprovadas. Mesmo se fossem comprovadas, a conclusão seria que não é a acupuntura que funciona, desde que esta é baseada na idéia que o alívio vem do fluir harmonioso do yin e do yang. O que estaria funcionando é o alívio da dor através da endorfina e do bloqueio de sinais de dor. Esta não é a teoria da acupuntura tradicional. Este alívio não teria nada a ver com os “meridianos”, mas sim com a biologia e com um entendimento adequado do corpo.
Na melhor das hipóteses, a acupuntura alivia uma quantidade limitada de dor temporariamente. Até agora não há um modelo científico que explique a acupuntura.

O Mal não é uma Força
Se os opostos estão sempre se fundindo e se tornando uns e outros, então não há bom ou mau separadamente.

Entretanto em I João 1:5 está escrito: “Ora, a mensagem que da parte dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.”
O mal não é uma força: é uma rejeição ou uma rebelião contra o bem. O mal é o trabalho de Satanás, que não tem verdade em si mesmo (João 8:44), e daqueles que escolhem negar ou rejeitar Deus. O mal e o bem não são iguais porque Deus é soberano e “Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo.” (I João 3:8). Deus permite que Satanás opere, mas Satanás foi derrotado quando Jesus morreu por nós na Cruz, dando-nos libertação do poder de Satanás através da crença Nele, o Cristo (“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” – Col. 1:13, 14). Satanás será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:10).


Qi
Tai Chi, freqüentemente chamado de “meditação em movimento”, é baseado no Taoísmo. Um dos propósitos do Tai Chi é facilitar “o fluir do qi através do corpo,” (Enciclopédia Harper de Experiências Místicas e Para-normais, Rosemary Ellen Guiley, pág. 599). O “qi “(também chamado de “chi”, “ki” ou “ji”) é um nome oriental para a energia universal que supostamente flui através do corpo. Um estudo do significado dos 108 movimentos do Tai Chi, publicado pela Sociedade Taoísta de Tai Chi nos Estados Unidos, declara que os 36 canais yang maiores e menores no corpo são as “Divindades Celestiais”, enquanto que os elementos yin no corpo são as “72 Divindades Terrestres”. A associação total de movimentos é de 108, um “número sagrado segundo Chan San Feng” (Chang, um monge Taoísta do século 11, é considerado o fundador do Tai Chi). A declaração ainda diz que “o total 108 simboliza o equilíbrio harmonioso do yin e do yang e, por isso, conduz à saúde. A união dos elementos yin/yang representa a volta ao estado holístico e não diferenciado do Tao”. O termo ‘não diferenciado’ significa que não há distinção: o todo é cada parte.

A Resposta Cristã
Os cristãos devem discernir sobre práticas tais como a acupuntura que até agora não têm qualquer base científica e devem discernir também sobre “exercícios” como o Tai Chi, cujo modelo é baseado em crenças espirituais hostis a Cristo, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). O fato de que um tratamento como esse pode dar certo não é uma boa razão para usá-lo. Muitas coisas no mundo místico e oculto parecem funcionar. O padrão para os cristãos ao adotarem uma idéia ou práticas baseadas em crenças espirituais não é se elas funcionam ou não. Nós somos advertidos a “não dar crédito a qualquer espírito, antes, a provar os espíritos se procedem de Deus,…” (1 João 4:1). Estas palavras devem ser levadas em consideração também no que se refere aos muitos outros tratamentos holísticos e alternativos. O Tao afirma ser o caminho, mas oferece um “buraco” onde se chega à conclusão de que não há distinção entre yin e yang. Entretanto, a verdadeira paz vem somente através da crença em Cristo (João 14:27, Filipenses 4:7). Há uma Pessoa, Jesus, não um princípio ou uma filosofia. Jesus Cristo é o Caminho (João 14:6), o Caminho para se chegar a Deus Pai e para se chegar à vida eterna (João 5:24; 6:40).


             Aqui eu Aprendi!
O que é o Taoismo
O taoísmo, também conhecido como Daoísmo, é uma religião que surgiu na China do século II (durante a dinastia Han) e originária de uma filosofia oriental, muito valorizada pelo confucionismo, conhecida como Tao (caminho).

A origem do componente filosófico do taoísmo é atribuída ao filósofo chinês Lao Tse, que viveu no século VI a.C.

Aspectos da filosofia taoísta:
- A sabedoria do Tao (caminho) é a única fonte do universo;
- A vida é regida por dois elementos (dualismo): yin (feminino) e yang (masculino). Estas duas forças se complementam e não podem existir uma sem a outra.
- As atitudes humanas devem estar sempre de acordo com a natureza;
- O ser humano deve buscar o equilíbrio do corpo e deste com a natureza;
- O ser humano deve buscar o desprendimento do mundo material, não devendo desejar nada. De acordo com o taoísmo, quando um desejo é satisfeito, outro aparece em seu lugar.


Fonte: Texto de Rita Camarante - cacp.org.br 
Aqui eu Aprendi!

7 comentários:

  1. Bom Dia. Muito bom o seu comentário e creio que dará luz às nossas vidas. Mas e quanto às lutas marciais, que tanto estão presentes nas escolas, academias e que tem levado muitos à pratica dessas? e o pior, como algo muito normal. É judô, karatê, jiu-jitsu, etc. E o boxe, tem algum deus oculto? Outro dia li uma notícia, de que um pastor de igreja evangélica iria treinar boxe, para competir, pode? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação "Um passo a frente", é sempre um prazer ter comentários que possam edificar os leitores. Espero que em breve o Espírito Santo me conceda sabedoria para responder suas perguntas mas, por hora, lhe digo o que o Apostolo Paulo nos orienta em sua carta aos irmãos de Corinto "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." 1Coríntios 6:12.

      Os lideres evangélicos, membros e seguidores de Cristo tem seu livre arbítrio, precisam identificar o que vai Glorificar a Deus e o que vai escandalizar. Nisto fico com a instrução que Jesus disse aos seus discípulos: "É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem.
      Seria melhor que ela fosse lançada no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que levar um desses pequeninos a pecar." Lucas 17:1-2

      Que possamos em tudo Glorificar a Deus. "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." 1Coríntios 10:31

      Mais uma vez agradeço sua participação e que possamos a cada dia crescer na graça e no conhecimento de Deus.
      Espero poder contar com sua participação mais vezes.
      Abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. Pastor considerei muito sensata a resposta dada a "Um passo a frente", mas gostaria de ratificar suas palavras, se me permite. Percebo também que quando Cristo realmente é nosso Senhor a tendência do livre arbítrio é arrefecer. O discernir é algo natural do Espírito Santo nos nascidos de novo. Assim, observo, que muitas práticas de pessoas que se intitulam cristãs, as quais se adequam ao mundo, comprovam que há algo errado espiritualmente. Não julgo a ninguém, mas temos, nós cristãos, uma bússola que foi deixada por Deus para nos orientar na caminhada. Então, se me desvio da rota absorvendo o que o mundo apregoa a conversão deve ser questionada. Porque a Bíblia diz que

      Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus. João 8:47

      É neste sentido que percebo o enfraquecimento de desejos carnais/mundanos. E estas leis espirituais malignas, relatadas acima, têm influenciado muito as mentes dos que se professam cristãs. Creio que é negar o poder de Deus. Não tenho dúvidas. A Bíblia diz claramente que

      Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mateus 15:8

      Infelizmente, corações ainda não transformados encontram "líderes", com os corações também não transformados,que fortalecem ideias mundanas e, pior, acrescentando à Bíblia uma ideia que Ela nunca defendeu e nem defenderá.

      Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Mateus 15:14

      Veja o que diz nosso Jesus.
      DEIXAI-OS.

      Amo citar este versículo:

      Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Mateus 13:9

      Pois,

      Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus. João 8:47

      Louvado seja o meu Senhor neste dia e sempre. A Ele toda glória.

      Deus te abençoe, meu pastor amado!
      Sua ovelha,
      Terezinha

      Excluir
    3. Ah! também acredito que estas coisas não deveriam nem ser mencionadas no meio cristão, uma vez que são abominações ao Senhor, mas se são é porque tem muitos que ainda estão sem norte, então é provável que estejam neste estágio que Jesus nos fala

      E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a Palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; Mateus 13:22

      Orar é o que devemos fazer para que Deus liberte os cativos e os oprimidos, não é?

      Também lembro deste versículo em relação aos tempos maus:

      Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. Apocalipse 22:11

      Deus nos cubra com suas bondades e misericórdias hoje e eternamente. Amém!

      Excluir
    4. Excelente comentário irmã em Cristo Terezinha, muito obrigado pela grandiosa e sábia adição ao texto. Seus comentários são riquíssimos e sempre bem vindos minha amiga.
      Deus abençoe!
      Pastor Ismael

      Excluir
  2. Amado do Senhor, eu já li o teu texto e também achei muito interessante. Inclusive estou recomendando a todos e se possível “casarem a leitura do teu texto e do meu”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço meu amigo "Vinde e Arrazoemos" (o profetinha) Deus abençoe e, realmente o texto "Cristianismo placebista" é muito interessante.
      Deixo o link do seu texto aqui para os leitores
      http://vindepoisearrazoemos.blogspot.com.br/2014/06/cristianismo-placebista-mentira-e.html

      Grande abraço!
      Pastor Ismael

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...