Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

domingo, 10 de novembro de 2013

Escola Bíblica Dominical - Leitura nas aulas

Texto Pedagógico

Leitura nas aulas da EBD

Há variadas formas de promover a participação dos alunos nas aulas de Escola Bíblica Dominical (EBD). A leitura de textos e versículos realizada pelos alunos é também uma das maneiras de oportunizar a participação deles nas aulas. Quer saber como? Leia este texto!

O ato de ler de que trata este texto não se refere à leitura da lição durante a aula. Há professores que procedem assim, não sei se por falta de conhecimento pedagógico ou porque não se preparam para a aula, então leem um tópico e em seguida fazem um comentário. Ler a lição não é ministrar aula!  A lição deve ser lida em casa, pelo menos duas vezes antes da preparação da aula. Não quer dizer com isto que o professor está proibido de ler algum trecho pequeno da lição, mas caso haja necessidade disto que seja de forma esporádica.

Não é recomendável que o professor leia todos os versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... escutam... É necessário estimular a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma delas a leitura.

Há formas diferenciadas de leitura de textos que podem ser utilizadas durante as aulas . Então, vejam a seguir algumas sugestões:

- Leitura compartilhada: Todos os alunos possuem o mesmo texto e cada pessoa ler uma parte dele, que pode ser por parágrafo ou o professor indica quem vai ler e em um determinado momento pede que ele pare, para que outros continuem, até concluir a leitura do texto por completo.

- Leitura pontuada: É uma leitura com pausa a cada sinal de pontuação. Para realizá-la são necessários alguns cuidados:
. Indicar quem inicia a leitura e a apontar a ordem sequencial da leitura, isto é, sempre do lado direito de quem está lendo.
. Orientar que um aluno vai ler e quando encontrar um dos sinais de pontuação (? , . !) ele para, em seguida o colega do lado direito continua e para quando  encontrar outro ponto, e assim por diante até terminar o texto.
. Se alguém errar, a leitura é reiniciada do começo do texto. A leitura torna-se engraçada porque a tendência da pessoa é continuar lendo, mas é corrigido pelos colegas e tudo começa do zero (do inicio do texto).
. A leitura também pode se tornar tensa, por causar do medo de errar, mas a tentativa vale a pena.
. Para finalizar, realizem uma leitura completa sem interrupções.

Leitura dialogada: É utilizada com textos no qual há diálogos. Para sua realização é necessário definir quem são os personagens. Em muitos casos, também se escolhe o narrador. É uma leitura feita com a colaboração de várias pessoas com suas falas, observando o momento de cada um ler, para isto é importante que todos os participantes estejam de posse de uma cópia do texto.

A leitura de versículos e de textos na aula da EBD é um estímulo à participação dos alunos, proporciona a fixação da Palavra de Deus, além de oportunizar o contato com outros tipos de textos. O professor pode também fazer indicação de leitura de livros, revistas ou de textos da internet sobre o tema da lição, para aprofundamento do estudo realizado em classe.

Que tal começar na próxima aula?

Fonte: Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para Professores da EBD
Aqui eu Aprendi!

3 comentários:

  1. Caro pastor, gostei da forma como planejou a EBD no comentário. Sou responsável pelo ensino em minha igreja a qual, em 7 anos de existência, só passou a ter EBD a 2 anos. Tenho muitas dificuldades com relação ao material didático pois não tenho a meu dispor, nem o básico, que poderia ser um quadro. Isso sem falar na dificuldade de ter o mesmo grupo (que são geralmente poucos), de pessoas a cada domingo, e a falta de apoio tanto da igreja quanto de meus lideres. Me sinto frustrado, não por causa da falta de apoio, mas porque talvez eu não esteja conseguindo motivar as pessoas ao ensino. Fiz seminário, tenho curso de docência eclesiástica e uma pequena mas diversificada biblioteca em casa, com varias obras teológicas, e principalmente, o chamado ao ensino. Não sei se o pastor lerá esse comentário, mas se ler e puder me responder, gostaria de receber um conselho, pois estou pensando em parar minhas atividades na EBD e deixar para que outra pessoa cuide. De qualquer forma, obrigado pelas dicas, tanto desse artigo como o de audiovisual. Deus continue te abençoando, grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus meu nobre amigo Gil. Me alegro em saber que tens esta Obra maravilhosa “EBD” em suas mãos.

      Meu caro amigo em Cristo, ao ler seu comentário logo me fez lembrar a dificuldade que é manter este “ensino” na igreja do Senhor.
      Meu conselho para você é que não desista deste chamado. Também faço parte do grupo de professores da EBD de onde congrego e tenho algumas dicas para você:

      - junto com o Pastor dirigente da Congregação exponha a necessidade de montar um grupo de professores, homens e mulheres, com “desejo” e “vontade” de ajudar a Obra de Cristo, pessoas animosas e que possam dedicar-se aso ensino;

      - com um grupo montado (com 4 ou 5 pessoas para começar) é o momento de implantar um rodizio entre os professores, cada um ficando com cada trimestre ou se preferir, cada um ficando com uma aula;

      - também seria interessante acrescentar às aulas dinâmicas em grupo, são ótimas oportunidades de motivação e entrosamento da turma;

      - utilize material fora da revista que estiver utilizando, use informações de blogs confiáveis (tipo este deste teu amigo “risos”); mapas dos locais abordados; mapas de Israel; imagens dos textos; o projetor (caso a igreja possua) é um ótimo instrumento para as aulas;

      - incentive a todos com perguntas, e a cada resposta correta dê pontos (pontuação de 1 a 5), no final do trimestre a maior pontuação ganha um brinde (este brinde pode ser desde um chocolate até um cd, fica a critério dos professores (e do valor disponível para uso “risos”)

      Bem, meu amigo, espero poder ter ajudado. Não desanime, os alunos são poucos mesmo, mas tenha certeza de uma coisa, o Senhor contempla teu esforço, ELE é Maravilhoso. O Espírito Santo continuará lhe ajudando meu querido irmão. Força! Fé!

      Abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. Obrigado pastor, e creia, sua opinião, suas dicas e seu conselho, foram de grande ajuda no momento ministerial o qual estou passando. Mais uma vez, obrigado. Que o Senhor continue te abençoando!!!

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...