Texto Pedagógico
O Processo Comunicativo na EBD
Para que o processo de comunicação ocorra de forma satisfatória, o emissor da mensagem deve utilizar um código linguístico e uma linguagem que o receptor entenda. Caso contrário, não haverá o ato comunicativo, além da possibilidade de haver ruídos e barreiras no canal da comunicação, sendo, pois, necessário que haja feedback.
Há várias palavras neste parágrafo que certamente podem não ser conhecidas e para que haja comunicação é necessário entendê-las, havendo então compreensão daquilo que desejo transmitir para vocês.
Emissor? Receptor? Mensagem? Canal da comunicação? Ruídos e barreiras? Código linguístico? Feedback? Estes são os elementos da comunicação. Todo ato comunicativo é composto por estes elementos, mas é lógico que agente se comunica sem pensar diferenciando cada um deles.
- Emissor é aquele que emite a mensagem.
- Receptor é aquele a quem se destina a mensagem.
- Mensagem é a informação, o conteúdo que se quer transmitir.
- Código é a forma como se organiza a mensagem, por exemplo, língua escrita ou falada, gestos. Deve ser conhecido pelo emissor e receptor.
- Canal da comunicação é o meio pelo qual a mensagem é transmitida, por exemplo, a voz, figuras, música.
- Ruídos e barreiras são elementos que dificultam a comunicação, por exemplo, emissor fala muito baixo, há muito barulho no ambiente.
- Feedback se refere a observação do emissor aos sinais de compreensão ou não de sua mensagem por parte do receptor.
Aqui neste texto, como a proposta é fazer com que o professor pense como melhorar o processo de comunicação da Palavra de Deus nas aulas da EBD e para efeito didático de demonstração, foi detalhada cada parte deste conjunto.
Então, partindo dessa situação, vejam como ficaria todos os elementos da comunicação tomando como base este texto: Eu (Sulamita – emissora), escrevo para vocês (receptores) passando esta informação (mensagem), utilizando a tela do computador e o blog (canal), utilizando a Língua Portuguesa escrita (código). Ruídos e barreiras? Espero que não haja. Feedback só será conhecido se vocês me retornarem opinando sobre a compreensão do texto.
É importante que o professor da EBD tenha conhecimento de como se processa a comunicação, para que ele possa comunicar a mensagem da Palavra de Deus de forma eficaz, utilizando uma linguagem que seja compreensiva a todos os alunos. Se você utilizar algum vocábulo menos conhecido, imediatamente fale outra palavra mais simples e que tenha o mesmo significado da anterior. Saber o significado das palavras menos usuais que aparecem na lição é também importante.
Sabemos que nas classes da EBD há uma diversidade enorme entre os alunos quanto à formação escolar, podemos ter um analfabeto, outro que lê com dificuldade e outros que tiveram oportunidade de progredir nos estudos, chegando até ao curso superior ou de pós-graduação. Os níveis de linguagem nesta situação vão variar, pois dizem respeito a fala e escrita que é específica de cada usuário da língua, pois dependem do grau de estudo, hábitos de leitura e escrita. Mas, o professor deve utilizar uma linguagem que comunique e que todos entendam, independentemente desta variação citada acima.
É muito comum os alunos reclamarem que não estão escutando bem seus professores, pois há interferência de outras vozes dos demais docentes, provocada por vários motivos: proximidade das classes, muitas salas dentro do templo, professores que falam alto. Estes são os ruídos da comunicação que podem interferir negativamente no entendimento da mensagem. O que fazer para solucionar este problema? O bom senso e a criatividade devem prevalecer! Diminuir a quantidade de classes dentro do templo, utilizar outros espaços da igreja para outras salas, os professores que falam muito alto devem ser orientados a falar mais baixo, além de lembrá-los de que quando estão ensinando não há necessidade de falar demasiadamente alto e com eloquência e entonação de voz como se estivesse pregando.
Como fazer o feedback? O professor durante a aula deve observar os sinais de compreensão ou não da mensagem (o conteúdo da aula), através da expressão facial e corporal dos alunos, testando o canal da comunicação, para identificar se estão entendendo o assunto, fazendo perguntas sobre o assunto e expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma dúvida?”.
Enfim, para que haja aprendizagem nas aulas da EBD, a mensagem deve ser transmitida de forma que os alunos a compreendam, contextualizada com as características daquela classe, buscando a participação dos alunos e observação atenta do professor para minimizar falhas na comunicação.
Fonte: Atitude de Aprendiz - Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para Professores da EBD
Mesmo o ato de ensinar sendo um dom, também necessita de treinamento, esse texto ajuda muito mesmo Ismael.
ResponderExcluirFique na paz e peço encarecidamente orações pelo meu ministério.
Ezequiel Domingues
Amém! Muito bom estas instruções, nos ajuda bastante!!! Que Deus abençoe
ResponderExcluirÓtimas instruções
ResponderExcluirÓtimas instruções
ResponderExcluirÓtimas instruções e excelente pregação logo em seguida
ResponderExcluirMuito bom!!! Aqui também cabe o registro das varias traduções que por vezes diferem uma palavra de outra, mas que tem em si, o mesmo significado, e como ensinadores, devemos explicar o significado das mesmas. Obrigado pelas dicas, vão ser muito úteis em meu ministério, abraço!!!
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