"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7
Reflexão
"A Vida é um Espelho"
Ele quase não viu a senhora, com o carro parado no acostamento.
Chovia forte e já era noite. Mas, percebeu que ela precisava de ajuda.
Assim, parou seu carro e se aproximou.
O carro dela era bem novo mas estava com o pneu furado. Mesmo com o sorriso que ele estampava na face, a senhora ficou preocupada. Será que ele vai aprontar alguma?!
Ele percebeu que ela estava com muito medo e disse:
-“Eu estou aqui para ajudá-la, senhora. Não se preocupe. Alias pode aguardar no carro. A propósito, o meu nome é Paulo."
Bem, tudo que ela tinha era um pneu furado, que para uma senhora já seria o bastante.
Paulo abaixou-se, colocou o macaco e levantou o carro. Logo, ele já estava trocando o pneu.
Ficou um tanto sujo e machucou, um pouco, uma das mãos.
Enquanto Paulo apertava as porcas da roda, ela abriu a janela e começou a conversar com ele.
Contou que era de São Paulo e que só estava de passagem por ali, e que não sabia como agradecer pela preciosa ajuda.
Paulo apenas sorriu, enquanto se levantava. Ao final, ela perguntou quanto lhe devia.
Tinha imaginado tudo de ruim que poderia ter acontecido, se Paulo não tivesse parado e ajudado.
Paulo não pensava em dinheiro, aquilo não era um trabalho para ele. Gostava de ajudar quando alguém tinha necessidade e Deus já lhe havia ajudado bastante. Este era o seu modo de viver e nunca lhe ocorreu agir de outro modo. E respondeu:
-“Se quiser me pagar, da próxima vez que encontrar alguém que precise de ajuda, dê para esta pessoa a ajuda de que ela precisar. E acrescentou: e lembre-se de mim.”
Tinha sido um dia difícil, mas ele se sentia bem, indo para casa, no anoitecer chuvoso.
Alguns quilômetros depois, a senhora parou em um pequeno restaurante. Um restaurante bem simples.
A garçonete trouxe-lhe uma toalha limpa para secar o cabelo molhado, e lhe dirigiu um doce sorriso. Um sorriso que os pés doendo, por um dia inteiro de trabalho, não puderam apagar.
A senhora notou que a garçonete estava quase no final da gravidez, e que isso não mudou seu bom humor.
Ficou surpresa com a gentileza de alguém que tinha tão pouco, tratar tão bem a um estranho.
Então, se lembrou do Paulo.
Depois que terminou a sua refeição, e enquanto a garçonete buscava troco, para o valor que havia passado, a senhora se retirou.
Quando a garçonete voltou, queria saber onde a senhora estava, quando notou algo escrito no guardanapo e, sob ele, 5 notas de cem reais.
Lágrimas encheram seus olhos, quando leu o que a senhora escreveu. Dizia:
- "Você não me deve nada, eu já tenho o bastante. Alguém me ajudou hoje e, da mesma forma, estou ajudando você". Se quiser me reembolsar por este dinheiro, não deixe este círculo de amor terminar com você: ajude alguém."
A garçonete continuou seu trabalho até o final de seu expediente.
Naquela noite, quando foi para casa cansada e deitou-se na cama, seu marido já estava dormindo.
Ela ficou pensando no dinheiro e no que a senhora deixou escrito.
Como pôde, aquela senhora, saber o quanto ela e o marido precisavam daquele dinheiro?
Com o bebê que estava para nascer no próximo mês, a quantia chegou em uma boa hora.
Ficou pensando na bênção que havia recebido, deu um grande sorriso, agradeceu a Deus e virou-se para o preocupado marido que dormia ao lado, deu-lhe um beijo macio e sussurrou:
- "Tudo ficará bem. Eu te amo, Paulo".
"A vida é assim, um espelho" O que plantarmos, colheremos!
Texto adaptado para reflexão
Fonte: As reflexões de um sonho que não tem fim
"O breve enunciado a que muitas vezes chamamos de "Regra de Ouro" foi proferido por Jesus, e pode encontrá-lo em Mateus 7:12. Eis o que diz: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas".
Embora as palavras de Jesus pareçam simples, na realidade, são muito difíceis de pôr em ação. Independentemente do quanto nos esforçamos, muitas vezes ficamos aquém do esperado e deixamos de tratar os outros da forma que sabemos que devemos. Porque é que isso acontece? Uma das razões é porque nos envolvemos tanto nas nossas próprias vidas que não conseguimos ver as necessidades dos outros. Dito de outra maneira, nós só pensamos nas nossas próprias necessidades, e não nas necessidades das pessoas ao nosso redor. Descobrimo-nos a dizer com o apóstolo Paulo: "… com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem" (Romanos 7:18).
Qual é o problema? A Bíblia diz que o nosso verdadeiro problema é que somos pecadores. O pecado - como um cancro mortal - invadiu as nossas almas, tornando-nos fracos e incapazes de fazer o que é correto. E é por isso que precisamos de Cristo, porque Ele veio ao mundo para nos perdoar e salvar do poder do pecado.
Não tente viver da maneira que deve, na sua própria força. Em vez disso, peça a Cristo, crendo n’Ele, que entre na sua vida a fim de o purificar e salvar. Em seguida, peça-lhe que lhe dê um novo amor pelos outros, e para que o ajude a tratá-los da maneira que gostaria de ser tratado. Quão diferente seria o nosso mundo se todos o fizessem!" (Billy Graham)
abraço fraterno
Pastor Ismael
Aqui eu Aprendi!
A Paz do Senhor meu amigo pastor Ismael!
ResponderExcluirMuito boa esta reflexão! A atitude de fazer o bem deve sempre fazer parte do nosso cotidiano, mesmo que encontremos pessoas com atitudes desagradáveis para conosco. Pois a tendência do ser humano é tratar os outros na mesma medida que são tratados. Infelizmente o que temos visto hoje, são pessoas buscando seu próprio interesse, que na maioria das vezes são interesses egoístas.
Não é por acaso que o segundo mandamento é amar o próximo como a nós mesmo. O Senhor Jesus nos deu uma bela demonstração de como amar nosso próximo quando contou a parábola do Samaritano (Lucas 10:29-37).
Se queremos realmente valorizar os ensinamentos de Jesus, devemos nos esforçar para vencer nossa natureza terrena e deixar fluir em nós o amor que Ele mesmo tem derramado em nossos corações.
Que Deus abençoe grandiosamente você e sua família meu amigo!
Grande abraço!
A Paz do Senhor, estimada irmã em Cristo Neiva. Sabias e valorosas palavras.
ExcluirRealmente, estamos vivendo em meio há uma geração demasiadamente egocêntrica, mas graças a Deus que ainda encontramos pessoas altruístas e que prestam ajuda humanitária.
Obrigado Neiva, grande amiga em Cristo, pelo Maravilhoso acréscimo a postagem.
abraço fraterno
Belas Palavras
ResponderExcluir