Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Jetro - o sogro de Moises

Moises é um dos nomes mais conhecidos no Antigo Testamento. Zípora sua esposa, uma mulher de garra que mesmo em meio as dificuldades do deserto permaneceu com seu marido. 
O casamento de Moises com Zípora trouxe uma benção para a família de Moises, seu sogro Jetro. Benção esta que também foi sobre o povo de Israel.

Aqui temos um Grande Líder (Moises) que deu ouvidos a um Grande Consultor (Jetro).

Jetro foi um grande observador e ajudador, acrescento ainda que Reuel foi um excelente e competente Consultor na época.

opss!!! Jetro ou Reuel? Bem, vamos alimentar nosso saber...

Ex 2:18 - E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?

Ex 3:1 - E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.


Jz 4:11 - E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes

Nas Escrituras lemos em Êxodo 2:18 que o nome do sogro de Moisés é Reuel, porém, pouco adiante, em Êxodo 3:1 lemos que Moisés se apresenta ao seu sogro que nesta passagem é chamado de Jetro. Haveria, porventura, alguma contradição entre essas duas passagens bíblicas?

Lendo as passagens, podemos entender de que se trata da mesma pessoa. O Dicionário da Bíblia de Davis, nos informa que Reuel o real nome do sogro de Moisés, significa "amigo de Deus"; já Jetro seria um nome de um título de honra a ele pertencente, pois significa "superior", designação própria para homens de classe sacerdotal naquela época. O nome de Reuel, como sogro de Moisés só aparece na passagem citada, já o nome Jetro, no mesmo sentido, aparece cerca de nove vezes na Bíblia.

Esta situação também não é difícil de entender fora do contexto Bíblico, pois há referência ao nome do sogro de Moisés no livro "A História dos Hebreus" de Flávio Josefo, onde este faz o seguinte comentário: "Um sacerdote chamado Reuel, ou Jetro, muito estimado entre os seus...Reuel louvou a gratidão das filhas e mandou chamar Moisés...lhe deu Zípora uma de suas filhas em casamento...". Josefo ainda faz menção a uma recompensa que os descendentes de Jetro, midianita, sogro de Moisés teria recebido após deixarem o seu país para seguir o povo de Deus e participar das tribulações que os israelitas haviam passado no deserto.

Também não há dificuldade nenhuma em entender este texto, levando em consideração que o sogro de Moisés era chamado tanto por um nome como por outro, ficando claro que não há contradição bíblica. Ainda no livro de Juízes 4:11, ele recebe o que seria um terceiro nome, Hobabe -"Querido"-, fazendo jus ao que menciona o historiador Flávio Josefo: homem "muito estimado entre os seus".

Fontes:
A Bíblia Responde. Rio de Janeiro: CPAD, 1983
JOSEFO, Flávio. História dos Hebreus: De Abraão à queda de Jerusalém. Rio de Janeiro: CPAD. 8ª Ed., 2004.
Aqui eu Aprendi!

17 comentários:

  1. Interessante como a Bíblia explica a própria Bíblia.
    Muito curioso e enriquecedor este texto.
    Paz e graça!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de sabe de q ele morreu Jetro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clecia Vanessa, em resposta a sua pergunta há varias especulações. Não encontrei (nas pesquisas e livros) uma informação mais precisa sobre a morte de Jetro. Sabe-se porém que o túmulo de Jetro é bem preservado na Jordânia, que está localizada 2 km oeste da cidade de O Mahis, em uma área chamada "Wadi Shoaib". Outro local reconhecido como o túmulo de Jetro está situado perto do "Chifres de Hattin" na Baixa Galileia. O local é sagrado para o povo Druzo.

      obrigado pela participação
      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. Entao a novela dos 10 mandamentos da record ta explicando tudo errado... na novela mostra que Jetro foi atacado no deserto por homens maus e morreu, enquanto fugia do reino dos moabitas juntamente com sua filha, natan e seus netos. Aff

      Excluir
    3. Caro leitor João Neto, obrigado pela participação, mas novela é dramaturgia e como tal há varias percepções com diferentes formas de apresentar o texto. Há especulações e acréscimos por se tratar de um texto para dramatização.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    4. Ok, Pastor Ismael! Nada contra, mas ao meu modo de ver e por se tratar de um fato biblico, acho que os diretores, atores e atrizes de novelas deveriam trabalhar mais encima do texto real que está relatado na biblia. Obg! Abs

      Excluir
  3. Só que em juizes c 4 v 11 nao esta escrito isso que esta ai no texto, agora tem um outro texto que fala que esse tal de hobabe era cunhado de moises e nao sogro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual exatamente seria o outro texto que mencionaste pois em todas as traduçoes que tenho fala em sogro de Moisés

      Excluir
  4. Excelente expliação, no entanto nao ficou esclarecido pra mim como morreu Jetro(Reuel)?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria também de saber, pq as vzs fico meio em dúvida se continuo ou não assistindo a novela da Record, mas entre Velho Chico e os Dez Mandamentos ainda prefiro assistir a dá Record pq de qualquer modo m leva pra mais perto de Deus. Gosto de assistir e procurar na bíblia o que é ou não verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A novela tem poesia, tem o que de fato aconteceu e o que não é narrado na bíblia foi adaptado .. o morte dele é um exemplo, Ana mulher de Josué tb é adaptação, assim como muitas outras histórias foram para que pudesse ter sentido a novela... ela tem verdade e poesia..o importante é a mensagem que a novela trás : obediência! Um forte abraço!

      Excluir
  6. Gostei da resposta. Eu nunca sabia da contradições destes dois nomes.

    ResponderExcluir
  7. Como pode o povo de Deus está no Egito servindo de escravos, passando fome etc.. e Jetro ser sacerdote de Deus, livre, em Mídian??? E sendo ele midianita, como conheceu o Deus de Israel e se tornou sacerdote??

    ResponderExcluir
  8. na realidade o que tá faltando é uma rede de televisão realmente evangelica
    que fale a verdade,porque a verdade da biblia ,não para ganhar audiência e sim vidas pregando verdade,a record tv passa essas novelas com poesia e também deturba a realidade mostrando cenas de beijos e vestimentas indecentes,outra coisas se o passa é referente a palavra de Deus porque eles colocam no inicio proibidos para menores de 12 anos,eles querem audiência e não vodas,Jesus está chegando quem tem certeza da sua salvaçâo
    não se engana com essas poesia enganosas,fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  9. Ja que o ponto e enganacao, eu desisti de assistir a novela desde o primeiro dia que vi um Moises com cara de jovem libertando o povo do Egito aos 80 anos. Dai go que quaisquer outras modificacoes seria mesmo intencional pela Rede Record.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...