OS DIAS
DA CRIAÇÃO
"Os
dias da criação do mundo foram literalmente dias de vinte e quatro horas?"
Realmente,
muito se tem discutido sobre o significado da palavra dia nos primeiros
versículos do livro de Gênesis. Para muitos, os dias da criação (Gn 1.1,13) são
longos períodos, que. inclusive, devem coincidir com as eras geológicas.
Outros, no entanto, interpretam esses dias como períodos de vinte e quatro
horas. Os que advogam a palavra dia como significando um longo período, afirmam
que até o 3º dia (Gn 1.1.13) não existiam o Sol e a Lua para regerem o tempo,
definindo o dia e a noite, à semelhança de hoje. Os que declaram que os dias da
criação compreendem um período de vinte e quatro horas apegam-se a Êxodo 20.11.
Moisés se teria referido a dias de vinte e quatro horas aplicando-os à criação.
Em muitas referências bíblicas, a palavra dia ou "Yom" (hebraico) tem
vários significados. Por exemplo, "dia" 1.181 vezes; "hoje"
87 vezes; "eternamente" 18 vezes; "continuamente" 10 vezes;
"idade" 6 vezes; "vida" 4 vezes; "perpetuamente"
2 vezes. Além disso, às vezes parecem compreender o período da criação, isto é,
os seis dias (Gn 2.4), o que dificulta, de fato, a compreensão exata do
assunto. O que é mais aceito pelos estudiosos desse assunto é que aí se refere
a dia solar. As seguintes referências sustentam o princípio de que os dias da
criação, mencionados em Gênesis capítulo 1 e 2, são dias solares:
a)
cento e cinqüenta dias do Dilúvio: Gn 8.3;
b)
quarenta dias (espias): Nm 13.25;
c)
três dias (Jonas): Jn 1.17;
d)
quarenta dias depois da ressurreição de Jesus: At 1.3;
e)
seis dias (criação): Êx 20.9-11.
Em
todas as referências do Velho Testamento aqui mencionadas, a palavra
"dia", no original está "yom" (hb), que significa, neste
caso, dia solar. Em Atos aparece a palavra "hemera" (grego), que tem
o mesmo significado. Todavia, existem outros importantes sentidos, como seja,
um período de tempo que pode ser de curta ou de longa duração (Is 2 e 4), ou um
tempo mesmo (Gn 4.3; 26.8; Nm 20,15) ou um período inclusivo e compreensivo:
Gênesis capitulo 2; Deuteronômio capitulo 10. Destarte, a fim de esclarecer
esta questão, apresentamos, ao caríssimo leitor, nove razões que levam alguns estudiosos da Bíblia
a pensar que estes "yons", ou seja, dias, foram de 24 horas:
1.
Cada um destes dias de Gênesis está dividido em períodos de luz e escuridão,
exatamente como um dia solar. Alguns, entretanto, discutem baseados na
convicção de que nos três primeiros dias da criação não havia sol, e que, por
isso, não poderiam ser dias solares. Porém, existem dias no inverno em que não
aparece a luz solar, e, além disso, há países onde a luz do Sol não aparece por
longos períodos, mas ainda assim dividem-se os dias em 24 horas.
2.
Notamos que no 3º dia o grande mundo botânico nasceu, sendo este também
dividido como os outros; mas, se acreditarmos que este foi um período
geológico, como alguns admitem, de 500.000 anos de luz e seguido por 250.000
anos de trevas; perguntamos: Seria possível o mundo botânico sobreviver metade
duma era geológica sem os raios do Sol?
3.
O texto hebraico implica numa espontaneidade de acontecimentos, que rejeitam,
de fato. a necessidade duma era para representar a palavra dia. Disse Deus:
"Haja luz", e a luz existiu. Será que o Deus onipotente e
plenipotenciário iria precisar de tantos séculos para realizar essa obra? Pedro
esclarece-nos isso quando diz que um dia. para o Senhor, é como mil anos e mil
anos como um dia: 2 Pe 3.8. Deus. pela sua Palavra, poderia ter feito todas as
coisas num só dia, pois, para Ele, tempo não é impedimento.
4.
Temos de convir em que Moisés, quase com certeza, se está referindo a dias
solares de 24 horas, e não a dias geológicos, que os cientistas com seus
determinados cálculos pretendem provar. Moisés certamente não estava procurando
expressar-se em termos científicos, mas usou uma linguagem acessível à época.
5.
Nos manuscritos hebraicos, quando um número definido precede ou acompanha a
palavra "yom". sempre indica um dia solar. Por que não aqui?
6.
Está em evidência o relato da própria Bíblia, especialmente tratando do
estabelecimento do sábado, 7 dia: Êx 20.
Portanto, se fôssemos dar crédito no que dizem alguns cientistas modernos,
teríamos, também, de crer no mesmo período geológico para a criação de Adão e
ainda em que Deus continua descansando até hoje. Impossível!
7.
Se aceitarmos a teoria de que cada um destes "dias" representa uma
era geológica de 500.000 anos. como explicar, por exemplo, que Adão foi criado
no sexto período e que Deus descansou no sétimo dia ou "era"? Adão
estaria vivo depois ou foi expulso do jardim do Éden no oitavo dia? Que idade
teria ele, então? a Bíblia declara-nos que Adão morreu com 930 anos. Porém, se
seguirmos o raciocínio da geologia moderna ele teria 750.000 anos, quando foi
expulso do jardim do Éden. Isto constitui um verdadeiro absurdo!
8.
Não há razão de se exigir um período tão extenso para cada dia. A menos que
acreditemos na teoria dos evolucionistas, porque somente deste modo
precisaríamos crer nesses dias longos.
9.
No versículo 3 de Gênesis não existe discrepância. Deus disse: "Haja
luz" e a luz existiu. Ademais, o hebraico ajuda-nos a entender qual o
significado dessa expressão. O termo vem de uma tradução do hebraico: "Wa
ye hi or". que dá a entender que foi um ato instantâneo. A palavra luz, no
versículo 3 é "or" (heb). e seu correspondente é "phos"
(gr). Já no versículo 14, temos a expressão "luminares",
"maior" (heb). que significa literalmente um candeeiro, castiçal ou
candelabro, ou seja, aquele que segura a luz ou depósito de luz.
Ademais,
para provar a origem da luz no primeiro dia da criação (pois o Sol somente foi
criado no quarto dia), temos, por exemplo, a "Aurora Boreal", do Pólo
Norte; os "mares" que possuem elementos e minerais que dão brilho
fosforescente, onde existem plantas, peixes, fungos marinhos, que têm este
brilho. Um outro exemplo não menos importante é o "vagalume" que. sem
dúvida, quebra todos os argumentos da ciência moderna, quando diz não existir
luz sem calor; porém, confessam os próprios cientistas, o inseto luminoso, joga
por terra a exigência da ciência, pois há luz sem calor. E finalmente, a
"luz cósmica", que era desconhecida e desacreditada até os homens
explorarem o espaço. O nosso Planeta e Vênus, quando contemplados de longe, no
espaço, parecem bolas de luz. Do exposto, podemos dizer que essa incerteza por
parte da ciência, em relação à criação do universo em nada afeta a veracidade
da Palavra de Deus. Ele é o Criador de todas as coisas.
Fontes:
Livro, A Bíblia Responde. Rio de Janeiro: CPAD, 1983
gosto de estudar usando várias versões, inclusive o grego e hebraico, assim vamos a fundo na raiz da palavra. há algum tempo tivemos em nossa Comunidade uma aula sobre a criação, o assunto é longo mesmo e há muita confusão sendo ensinada.
ResponderExcluirHá muitas teorias sobre a duração dos dias, também acredito que ele não está restrito ao nosso relógio, os dias como conhecemos, está para além da nossa compreensão.
É bom ter blogs como esse que estuda a palavra a fundo! abraço!
musikeiroscia.blogspot.com.br
A Paz do Senhor, Sara Menezes.
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