Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Despertando do sono espiritual


"E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé." Romanos 13:11

Em um dos Cultos celebrados na igreja que pastoreio, INAD, o meu amigo e obreiro, abençoado, Presbítero Anderson abordou sobre o tema "despertemos do sono" e, louvado seja Deus, foi uma Palavra maravilhosa naquela noite.
Logo, como todo pregador, Deus nos impulsiona a escrever sobre o assunto e, confesso, ainda estou "comendo" daquela mensagem!

Utilizando de uma abordagem mais temática do que textual, vamos meditar um pouco sobre este tão rico tema " despertando do sono"!

Quando estamos cansados demais e nosso organismo já não responde aos nossos impulsos, ficamos um pouco lentos, vagarosos, tudo parece mais difícil, o corpo pede -"cama, por favor!" e, avistando-a nos lançamos e dormimos como bebês. Há situações que, no sofá mesmo, começamos a fazer nosso "ninho" e quando nos deparamos, lá está nossa mãe, ou quem sabe a avó amada, ou o paizão, nos chamando para deitar na cama, escutamos de longe "vai para o seu quarto, o sono chegou!", e como é bom ter um soninho tranquilo. Glória Deus!

Precisamos dormir para recompor nossa energia. Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados,  podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.
Nossa! Quanta coisa não é mesmo! Mas na vida espiritual o sono pode nos trazer algumas adversidades, e ao invés de "recompor as forças", acaba-se "PERDENDO-AS".

Nesta hora é aconselhável estarmos bem despertos para não sermos "traídos" por nossas atitudes.

Despertar é: Acordar; deixar de estar dormindo; sair do estado de sono, de dormência. Podemos citar ainda que é sair do estado de inatividade, de prostração; passar a ter vigor. Então, agora é o momento de despertar a vontade de fazer a "Obra", é momento de fazer com que as lembranças possam nos despertar para a vida. Que o desejo de "agir" desperte nossa (sua) coragem! Chega de ficar dormindo! Desperta crente!

Há vários tipos de "sono espiritual", vamos abordar três tipos bem visíveis atualmente:
São: o sono do porão, o sono no jardim e o sono da janela.

Alguns se deixam levar por este sono da covardia, da vingança, do medo, da desobediência, causando agitação no ambiente, se escondem, ficam fugindo, é o sono do porão.
Havia um profeta israelita da tribo de Zebulom, filho de Amitai, natural de Gete-Héfer, que profetizou durante o reinado de Jeroboão II, rei de Israel Setentrional, seu nome, Jonas. Em hebraico, é "Yonah" e significa "pombo"A historicidade do livro de Jonas se comprova com 2Reis 14 25, e pela referencia feita pelo próprio Jesus em Mateus 12 39-41.
Todo cristão sabe que Jonas foi chamado para pregar "fazer missão" em Nínive, capital da Assíria, mas fugiu. Ele teve um chamado missionário, e fez o que foi possível para se eximir dessa vocação divina. Nínive (Assíria), um grande império daqueles dias e uma enorme ameaça para o povo de Israel. Pensava Jonas consigo -"pregar para os meus inimigos - um grande risco de vida". O profeta tentou escapar, tentou enganar, escondeu-se, sofreu com as consequências, mas teve de admitir e reconhecer que a ordem divina deve ser cumprida.
Deus pela Sua infinita misericórdia enviou Jonas a pregar o arrependimento aos gentios ninivitas e eles se arrependeram.
Muitas das vezes, Deus nos chama para realizar uma "missão" e fugimos como Jonas, nos escondemos como Jonas e sofremos como ele sofreu (cuidado com o grande peixe). Se Deus está te chamando, ouça o chamado do SENHOR e saia do anonimato, mostre-se! 
Vai Pregar a palavra meu irmão! É para fazer Missão, viaje de avião e não dentro do grande peixe! JESUS vai usar você e milagres vão acontecer para glória do nome dEle!
Sai do porão crente!

Quando não, alguns se deparam com o sono da preguiça, da falta de intimidade, da falta de comprometimento, do comodismo, é o sono do jardim!
Esse sono é aquele que dificilmente percebemos, a não ser que alguém (usado por Deus) venha nos falar, e para encontrar esse alguém, ai é que está a dificuldade! Cadê o profeta!
Hoje, me coloco como instrumento do SENHOR e, acredito que, esse problema foi resolvido. A mensagem para ti é: acorda meu irmão Jesus está te chamando, está falando e você está dormindo! Vamos orar! Vigiai e orai crente! (Mt 26.41)
Em nosso tempo atual, diria até, em todo tempo, temos visto uma luta constante entre os irmãos de oração e os que dormem. A cada dia a igreja está sendo "bombardeada" com as astutas ciladas do inimigo de nossas almas (Efésios 6 10-12) e, ao invés de manter constante oração, muitos preferem dormir com seus cotidianos e argumentos sem causa.
Com a falta de intimidade, as artimanhas do "não tem nada não" vão entrando pela porta e muitos dormem, situações que poderiam ser evitadas "com oração", acabam proliferando  a doença da "cegueira", da "boca fechada" e não se ouve mais os louvores na congregação dos santos (Salmo 149.1) logo, todos adormecem e entram em sono profundo.
As mentiras, as dissenções, os escândalos, as iniquidades (Isaías 59.2), vão se infiltrando sorrateiramente por falta de vigiar e orar. 
Meu querido irmão, levante a guarda, a carne é fraca (Mt 26.41) mas você tem a vitamina certa para faze-la forte, JESUS, não confie em sua sabedoria, em seu conhecimento, confie no Senhor Deus Todo Poderoso (Sl 20.7), Ele é o nosso refugio e fortaleza (Sl 46.1).
Em momentos difíceis, a solução é ter intimidade com Deus, orar e vencer as tentações.
Vigie, não dê lugar ao diabo, não pegue atalhos, o Caminho está à sua frente, Jesus está contando com você.
No momento em que ELE mais precisa de nos, estamos dormindo!
Se ELE te chamou para interceder, interceda! se te chamou para louvar, louve! se te chamou para profetizar, profetize! se te chamou para ajudar, ajude! Esteja a disposição do Senhor. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4.7)
Acorda! Vamos Orar! temos muito o que fazer para o Senhor.
Sai do comodismo crente!

Por fim, temos o sono da distração, um momento terrível em que observar passa a ser o principal objetivo, a critica passa a ganhar posições elevadas, é o sono da janela.
A Bíblia nos conta sobre um rapaz que, durante uma longa pregação dormiu na janela. O relato está no Livro de Atos dos Apóstolos (20.7-12). O Apóstolo Paulo estava em Trôade, e como de costume, começou seu discurso, pregando por longas horas. Ao passar dessas horas o jovem Êutico, tomado de um sono profundo, caiu da janela que estava. A situação não fugiu do controle de Paulo, mesmo tendo de parar "momentaneamente" o que estava fazendo, foi até o garoto, constatou o milagre afirmando que ele estava bem e com segurança retorna ao seu proposito, continua seu discurso por mais algumas horas.
Vemos aqui que o Jovem estava em um local apropriado, o cenáculo, e dentro deste local milagres acontecem, aleluia!
Em uma breve analogia, pode-se dizer que: -Paulo confiou em Deus, ressuscitou o jovem e continuou a Pregação. - é isso que precisamos, tomar posse da Palavra de Deus e ter Fé!

Na igreja não é diferente, há momentos em que os ouvintes da Palavra de Deus estão mais preocupados com seus problemas pessoais, não se envolvem, não ouvem, não participam. Seus afazeres tomam seu coração e atenção, e mesmo estando dentro da casa de oração, não oram, não se relacionam com o SENHOR. O sono da distração ocupa o espaço e os reflexos, por vezes, são drásticos. Começa então uma saga, o observa e critica, o critica e observa, nisso passa-se horas a fio, quando chega o final da cerimonia religiosa sai murmurando e dizendo que Deus não usou o pregador, pois bem, seu olhar estava em outras importâncias, sua boca e seus ouvidos estavam emprestados ao inimigo (Jo 8.34).
Sai da janela crente!

Pare de observar tudo na igreja, dê mais atenção a Palavra de Deus. Precisamos que a atenção maior seja para o nosso Jesus, a gloria para Ele, o louvor para Ele, e mesmo que ocorram situações que tentem lhe tirar do alvo (Salvação), confie em Deus, clame por ELE (Jesus), tenho certeza que o Espírito Santo estará confortando o teu coração. Um milagre vai acontecer! acontecerá, creia!

Entre e permaneça neste ambiente (cenáculo), a porta é Jesus!
Ele te convida a sair da janela e entrar pela porta; uma nova vida com Ele!

Possamos refletir nesta mensagem e, se estávamos com algum pensamento estranho sobre o que Deus tem para fazer em nossas vidas, acordemos, despertemos do sono e permitamos o SENHOR agir em nossas vidas.

Vamos ser instrumentos poderosos nas mãos do Mestre e viver Milagres!

abraço fraterno
Pastor Ismael


Fontes:
Bíblia de Estudo Pentecostal
Bíblia Defesa da Fé
Esequias Soares - os Doze Profetas Menores-Jonas-A misericórdia divina
PFEIFFER .Charles F. Dicionário Bíblico Wycliffe. Ed.CPAD
Revista Ensinador Cristão - CPAD


Sugestão de Leitura: 
Aqui eu Aprendi!

10 comentários:

  1. A paz do Senhor pastor Ismael!

    Muito interessante conhecer estes três tipos de sono. Conhecendo-os e identificando-os vigiaremos para não nos deixar dominar por eles.

    Como está escrito: “Não ame o sono, senão você acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra.” Provérbios 20:13

    Que todos nós venhamos a atentar com diligência ao que o Espírito diz à igreja.

    De sua irmã em Cristo,
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor minha amiga em Cristo, Neiva.
      Sempre muito bom encontrar sua participação, obrigado.

      Que estejamos com os ouvidos atentos ao que diz o Espírito Santo!
      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  2. Gostei... Parabéns! Que Deus continue te abençoando com sabedoria e entendimento para que possa compartilhar com os demais!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso, palavras sabias, Deus te abençoe meu irmão

    ResponderExcluir
  4. eu to com isso sinto sono pra tudo so obreiro. se poder der umas palavras aceito estou para se concerta realmente.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso estudo que muito vai me ajudar nas minhas Pregações!! Amei!!!

    ResponderExcluir
  6. Por um momento pensei em tratar-se realmente do despertar espiritual da consciência crística, tão em ascensão nessa fase de mudança espiritual que a Terra atravessa. Os despertos tem o ímpeto de estar sempre buscando tudo sobre esse assunto. Mas os irmãos de todas as vertentes religiosas continuam tendo meu respeito. Estão mais propensos a tornarem-se seres de luz mais cedo que a maioria, creio eu.

    ResponderExcluir
  7. Gloria a Deus! Eu precisava muito ler essa mensagem!🙋🏾‍♀️

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada pastor pela palavra ministrada, como cristãos somos chamados a despertar.
    Efésios 5:14 >Desperta Tú que dormes.
    Encorajo todos a meditar e orar sem cessar.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...