Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O que é a chamada "Semana Santa"!

Semana Santa

tradição religiosa Católica

A Semana da Paixão (também conhecida como Semana Santa) é o tempo desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa (domingo da Ressurreição).

Semana Santa é assim chamada por causa da paixão com que Jesus voluntariamente foi à cruz para pagar pelos pecados de Seu povo. Semana Santa é descrita em Mateus capítulos 21-27; Marcos capítulos 11-15; Lucas capítulos 19-23 e João capítulos 12-19. A Semana Santa começa com a entrada triunfal de Jesus no Domingo de Ramos, montado em um jumento, assim como profetizado em Zacarias 9:9.

A Semana da Paixão continha vários eventos memoráveis. Jesus purificou o Templo pela segunda vez (Lucas 19:45-46), então disputou com os fariseus a respeito de Sua autoridade. Depois disso, Ele fez o Seu Discurso das Oliveiras sobre o fim dos tempos e ensinou muitas coisas, incluindo os sinais de Sua segunda vinda. Jesus comeu a sua Última Ceia com os discípulos no Cenáculo (Lucas 22:7-38), depois foi para o jardim de Getsêmani para orar enquanto esperava que a Sua hora chegasse. Foi aqui que Jesus, depois de ter sido traído por Judas, foi preso e levado para os julgamentos diante de vários sacerdotes, Pôncio Pilatos e Herodes (Lucas 22:54-23:25).

Após os julgamentos, Jesus foi açoitado nas mãos dos soldados romanos. Em seguida, foi forçado a carregar o Seu próprio instrumento de execução (Cruz) pelas ruas de Jerusalém, ao longo do que é conhecido como a Via Dolorosa (caminho das Dores). Jesus foi então crucificado no Gólgota no dia antes do sábado, foi sepultado e permaneceu no sepulcro até domingo, um dia depois do sábado, e, em seguida, gloriosamente ressuscitou. Esse tempo é conhecido com Semana Santa! [1]

( Neste e em TODO tempo ) - Que sejamos fervorosos em nossa Adoração a Jesus e em nossa proclamação de Seu Evangelho!

"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta."  Zacarias 9.9

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por 7 dias - uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (sábado de aleluia e domingo da ressurreição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano. [2]

Diversas festas pagãs são comemoradas e, por consequência e em respeito às Leis, nos Cristãos nos deparamos com essas e tantas indecências e imoralidades "liberadas", mas graças a Deus nossa Fé torna-se ainda mais forte e diria, inabalável, pois nosso Jesus está vivo e reinando a destra do Pai. Que o Espírito Santo continue nos ajudando e nos reservando, para Glória de Deus. ( bora pro Retiro Espiritual! )

O assunto é pertinente e necessário pois, precisamos conhecer para poder defender nossa Fé!  (o que é Apologia)

Artigos relacionados:

O cristão deve se conduzir pelas determinações bíblicasMomo é Satanás dissimulado. Jesus em Sua quaresma de jejum e oração repeliu o falso deus dizendo: “Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto” (Mt 4.10).

O Salmo 115.1-8 afirma que quem adora um Deus morto se torna espiritualmente semelhante a ele. Momo é deus morto, cuja falsa duração é de três dias, cultuado pelos foliões, e que conforme a mitologia foi expulso do Olimpo, para ser na terra o rei dos loucos. 

O apóstolo Paulo fala de dois tipos de pessoas: as carnais e as espirituais. “Porque a carne milita contra o espírito, e o espírito contra a carne, estes se opõem um contra o outro” (Gálatas 15.17). (parte do texto Carnavale - o deus da carne - Pr.Elias Ribas - ubeblogs)




Curiosidade da chamada "Semana Santa"

1 O CARNAVAL: ocorre 47 dias antes da Páscoa em fevereiro, geralmente, ou em março, conforme o Cálculo da Páscoa, ocorre próximo do dia de Lua NovaAssim, poderá calhar próximo do ano novo chinês, se calhar antes ou próximo de 19 de fevereiro

2 QUARESMA: são os 40 dias entre o Carnaval e o domingo de Ramos. A expressão Quaresma é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia). O adjetivo referente a este período é dito quaresmal ou, mais raro, quadragesimal. Quaresma, tempo de penitência e privação.

3 Domingo de RAMOS:  é uma festa móvel celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa visa comemorar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

4  Sexta-Feira da Paixão: é a que antecede o Domingo de Páscoa. A “Sexta-feira Santa” é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.

5 A PÁSCOA: ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir de 21 de março. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril.

6 Quinta-feira da ASCENSÃO: Jesus ressuscitado foi elevado ao céu com seu corpo físico. A Festa da Ascensão, celebrada no quadragésimo dia após o domingo de Páscoa (sempre uma quinta-feira).

7 Domingo de PENTECOSTES: vem 10 dias depois da Ascensão. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

8 CORPUS CHRISTI (quinta-feira): ocorre 60 dias após a Páscoa. A festa de Corpus Christi (solenidade em honra do Corpo do Senhorfoi decretada em 1269. Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.


"Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.1 Coríntios 5:7


Leia o artigo sobre PÁSCOA:

Fonte:
[2] BrasilEscola.com texto de Jussara de Barros
Bíblia de Estudo Pentecostal 
Bíblia Defesa da Fé 
Aqui eu Aprendi!

2 comentários:

  1. Pastor Ismael, passei para apreciar seu Blog, e agradecer a Deus por ele. Em frente, na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus!
      Muito obrigado, João Cruzué, sinto-me honrado em te-lo aqui conosco.
      Deus seja louvado e vamos lançar as sementes!

      Abraço fraterno.

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...