Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Entretenimento nas Igrejas

Recentemente acompanhei a noticia sobre "desabafo" de uma cantora evangélica (gospel) que declarou, durante um evento que está cansada de querer ministrar para as pessoas que só querem "tirar o pé do chão".
Entendo que isso é válido mas, venhamos e convenhamos, os cantores (alguns) continuarão recebendo seus caches para "honrar" seus compromissos com os eventos e com as igrejas!
Muitos apreciam este tipo de entretenimento (participação de famosos cantores gospel) e vão às igrejas só para vê-los, e na euforia, me perdoem pela palavra, só entram na Casa do Senhor, na Casa de Oração, somente aquele dia, nos demais dias do ano simplesmente "desaparecem". Não há conversão!

Realmente precisamos de Ministros da Palavra de Deus!

Palavra que nos faça enxergar o pecado que tanto nos quer separar de Deus.
Palavra que venha remover o mal de nossa carne.


Charles Haddon Spurgeon

Existe um mal entre os que professam pertencer aos arraiais de Cristo, um mal tão grosseiro em sua imprudência, que a maioria dos que possuem pouca visão espiritual dificilmente deixará de perceber. Durante as últimas décadas, esse mal tem se desenvolvido em proporções anormais. Tem agido como o fermento, até que toda a massa fique levedada. O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo. A igreja abandonou a pregação ousada, como a dos puritanos, em seguida, ela gradualmente amenizou seu testemunho; depois, passou a aceitar e justificar as frivolidades que estavam em voga no mundo, e no passo seguinte, começou a tolerá-las em suas fronteiras; agora, a igreja as adotou sob o pretexto de ganhar as multidões.

Minha primeira contenção é esta: as Escrituras não afirmam, em nenhuma de suas passagens, que prover entretenimento para as pessoas é uma função da igreja. Se esta é uma obra cristã, por que o Senhor Jesus não falou sobre ela? "Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16.15). Isso é bastante claro. Se Ele tivesse acrescentado: E oferecei entretenimento para aqueles que não gostam do evangelho, assim teria acontecido. No entanto, tais palavras não se encontram na Bíblia. Sequer ocorreram à mente do Senhor Jesus. E mais: Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres (Efésios 4.11). Onde aparecem nesse versículo os que providenciaram entretenimento? O Espírito Santo silenciou a respeito deles. Os profetas foram perseguidos porque divertiam as pessoas ou porque recusavam-se a fezê-los? Os concertos de música não têm um rol de mártires.

Novamente, prover entretenimento está em direto antagonismo ao ensino e à vida de Cristo e de seus apóstolos. Qual era a atitude da igreja em relação ao mundo? Vós sois o sal, não o docinho, algo que o mundo desprezará.  Pungente e curta foi a afirmação de nosso Senhor. Deixa aos  mortos o sepultar os próprios mortos (Lucas 9.60). Ele estava falando com terrível seriedade!

Se Cristo houvesse introduzido mais elementos brilhantes e agradáveis em seu ministério, teria sido mais popular em seus resultados, porque seus ensinos eram perscrutadores. Não O vejo atrás do povo dizendo: Pedro, vá atrás do povo e diga-lhe que teremos um culto diferente amanhã, algo atraente e breve, com pouca pregação. Teremos uma noite agradável para as pessoas. Diga-lhes que com certeza realizaremos esse tipo de culto. Vá logo, Pedro, temos de ganhar as pessoas de alguma maneira!

Jesus teve compaixão dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca procurou divertí-los. Em vão, pesquisaremos as cartas do Novo Testamento a fim de encontrar qualquer indício de um evangelho de entretenimento. A mensagem das cartas é: Retirai-vos, separai-vos e purificai-vos! Qualquer coisa que tinha a aparência do mal de brincadeira evidentemente foi deixado fora das cartas. Os apóstolos tinham confiança irrestrita no evangelho, a igreja se reuniu para orar, mas não suplicaram: Senhor, concede aos teus servos que, por meio do prudente e discriminado uso de recreação legítima, mostremos a essas pessoas quão felizes nós somos. Eles não pararam de pregar a Cristo, por isso não tinham tempo para arranjar entretenimento para seus ouvintes. Espalhados por causa da perseguição, foram a muitos lugares pregando o evangelho. Eles transformaram o mundo. Essa é a única diferença! Senhor, limpe a igreja de todo o lixo e baboseira que o diabo impôs sobre ela e traga-nos de volta aos métodos dos apóstolos.

Por último, a missão de prover entretenimento falha em conseguir os resultados desejados. Causa danos entre os novos convertidos. Permitam que falem os negligentes e zombadores, que foram alcançados por um evangelho parcial; que falem os cansados e oprimidos que buscaram paz através de um concerto musical. Levante-se e fale o alcoólatra para quem o entretenimento na forma de drama foi um elo no processo de sua conversão! A resposta é óbvia: a missão de prover entretenimento não produz convertidos verdadeiros. A necessidade atual para o ministro do evangelho é uma instrução bíblica fiel, bem como ardente espiritualidade; uma resulta da outra, assim como o fruto procede da raiz. A necessidade de nossa época é a doutrina bíblica, entendida e experimentada, de tal modo, que produz devoção verdadeira no íntimo dos convertidos.

Belvedere - E.A.G

Aqui eu Aprendi!
Que o Evangelho seja pregado com ousadia no falar (ver Atos 17), com sabedoria de Deus e total ajuda do Espírito Santo.

Louvor a Deus é maravilhoso, que possamos sentir o abraço de Jesus ao ouvir louvores inspirados, que possamos chorar, nos alegrar, que possamos entronizar o Senhor através dos louvores, que possamos "ouvir" Deus falar através dos louvores, que possamos ver as mãos de Deus operando, mas nada disso substitui a Mensagem da Cruz.
Com equilíbrio nos cheguemos a Deus pois nada substitui as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça. (II Timóteo 3 15-16)

A Palavra deve prevalecer e ser a essência para o Cristão. Quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4.8)

Pela Palavra vem a  seguida de Arrependimento e Transformação de vida!

O reino de Deus necessita de cantores sim, mas muito mais de Pregadores, Semeadores cheios do Espírito Santo que manejam bem a Palavra... (II Timóteo 2)

Não sou contra eventos ou cantores (também louvo a Deus), somos livres para Adorar a Deus, não sofremos perseguições como sofreram os Apóstolos, a opressão era agressiva, eram mortos, presos, não havia ambiente para promoverem eventos, festas gospel, mas atualmente a "ganância" está maior que o desejo de se "ministrar para as pessoas".

Fonte: Belverede - http://belverede.blogspot.com.br 
Aqui eu Aprendi!

2 comentários:

  1. Grande texto! Uma coisa que eu nunca entendi é essa coisa de “fã clube de cantores gospel”. Que os cantores que não suportam mais ser apenas entretenimento preguem contra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado meu querido irmão em Cristo "o Profetinha".
      Obrigado pela participação, seu comentário é muito importante aqui no blog.
      Abraço!

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...