Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Penas ao vento

Reflexão

Conta-se que, num tempo e lugar distantes daqui, um jovem levantou falso testemunho, inventando uma história repleta de meias verdades sobre uma pessoa inocente. A fofoca se espalhou rapidamente e começou a prejudicar a vítima.

Ocorre que ao ver os danos causados, o jovem se arrependeu e procurou um velho sacerdote para conversar e pedir orientação.

O sábio o atendeu calmamente, ouvindo cada uma de suas palavras. Ao final disse:
- Você está realmente arrependido deste ato?

O jovem rapidamente respondeu que sim e que inclusive já havia pedido perdão à pessoa que injustamente havia acusado.

– Bem,  respondeu o confessor, então peço que você faça o seguinte:
- Você vai pegar um travesseiro de penas, subir em um alto da montanha e soltar as penas ao vento.

– Só isso? Admirou-se o rapaz.

– Sim. Depois volte aqui.

No dia seguinte o jovem voltou muito satisfeito. Então o sacerdote disse:

– Agora você está preparado para cumprir a outra parte. Volte à planície e recolha todas as penas novamente no travesseiro e venha me mostrar.

O jovem olhou sem entender e disse:
- Mas isso é impossível.

- Justamente. Da mesma forma é impossível reparar a fofoca, a mentira, falso testemunho. Apenas porque a misericórdia de Deus é infinita, você poderá receber o perdão. Mas o mal que você provocou ficará pairando sempre, como penas ao vento. Pense bem antes de falar novamente algo contra alguém!

Que tal espalhar esta história por aí como penas ao vento?
Autoria desconhecida.

Quando nos deparamos com a expressão "Palavras ao vento!" parece indicar palavras que são lançadas e levadas para bem longe. Palavras que parecem não ter importância, compromisso. Palavras que uma vez ditas não ficarão registradas para posterior consulta.

Agora quando nos deparamos com uma reflexão desta, podemos notar que, palavras apos ditas podem causar sérios danos, talvez irreparáveis. Paremos para refletir como é importante pensar antes de falar e, se for falar certificar que trará algum beneficio, caso contrario, é melhor fechar a boca e ser prudente nas palavras.

"Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniquidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal." Tiago 3:5 ao 8

Talvez você já tenha escutado isso: “Há três coisas que depois de arremessadas, jamais voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida.”

...é como a Reflexão das 3 Peneirasse passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo... 

Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!”.

Sugestão de leitura: O Garoto e o Martelo

Aqui eu Aprendi!

7 comentários:

  1. Eu ainda era adolescente quando ouvi esta história e ela nunca me saiu da cabeça. Visualizei por dias a cena da pessoa no alto do prédio a lançar as penas e depois não poder recuperá-las... descobri o quanto ser imprudente é mal...
    Que Deus me ajude a guardar meu coração do mal.
    Obrigada meu Deus, obrigada, pastor!

    ResponderExcluir
  2. Um diz que me disse é tão danoso como o próprio disse, este conto ecoa na minha mente também, devemos frear e sempre ler novamente este conto, edificante, abrçs Waldryano :)

    Visitem o Blog Refletindo o Evangelho

    ResponderExcluir
  3. Olá! Meu amigo e irmão Ismael, boa tarde! Graça e paz!
    Conheço esta historia em outras versões também onde o acusador fazia parte da membresia de uma congregação, o qual acusou falsamente o seu pastor de adultério e o final é basicamente o mesmo. A língua do homem tem 09 nove milhões de glândulas que fazem parte das papilas gustativas. Sendo que as que mais se destacam são 05 cinco e, que identificam: Doce. Acido. Salgado. Azedo. Amargo. Mas existem substancias como o alcatrão e a nicotina que podem tirar em ate 25% das sensibilidades de tais glândulas. É e por causa disso que geralmente as pessoas que param de fumar, comem bem melhor. Assim também os alimentos quando contém muito açúcar ou muito sal podem deixar a língua confusa relativa ao paladar. E desta mesma forma, a língua sendo por sua vez inflamada por falta de controle emocional pode causar estragos alheios irreparáveis tais como: Tirar o apetite e o sono de pessoas vitimadas por ela, Isto é além de causar: Nódoas, guerras, mortes, dividir famílias e nações. Então melhor pensar antes de falar ou ficar em silencio, pois quando o silencio coaduna com o bom senso torna-se a voz da sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo Tony, enriquecedor comentário.
      Deus abençoe.
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. sabias palavras parabens .

      Excluir
  4. Fui vitima de calunias, a primeira coisa que lembrei foi desta reflexão. Pois ja algum tempo a vi. e Gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. Enriquecedora essa mensagem. Obrigado.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...