Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Medidas de Distância


Olá, continuando nosso assunto de Medidas, vamos ver hoje Medidas de distancia!

MEDIDAS DE DISTANCIA


Distância é a medida da separação de dois pontos.

distância entre dois pontos é medida pelo comprimento do segmento de reta que os liga. Quando se fala na distância entre dois pontos da superfície da Terra, então a distância é o mínimo comprimento entre as possíveis trajetórias sobre a superfície partindo de um ponto e atingindo o segundo.

Em aplicações práticas, é comum definir a distância entre dois pontos na Terra como o comprimento da trajetória utilizada por determinado meio de transporte. Assim, fala-se em distância rodoviáriadistância ferroviária ou distância aérea.

A distância é sempre uma medida positiva e tem a propriedade de que a distância de um ponto A até um ponto B é idêntica à distância do ponto B até o ponto A

Então o significado de Distancia é: Espaço entre dois pontos. Pode ser medida em quilômetros, metros, centímetros e muitas outras unidades. Os enormes espaços existentes entre as estrelas e os planetas, ou distâncias astronômicas, são medidos pela velocidade da luz. Os astrônomos dizem, por exemplo, que uma estrela está a seis anos-luz, o que significa que a sua luz atinge a Terra seis anos depois de haver deixado a estrela. A luz se desloca a uma velocidade de 299.792km/s. Em um ano, a luz percorre 9.460.000.000.000km. Se uma estrela está a dez anos-luz, dista cerca de 100.000.000.000.000km.



Vejamos algumas Medidas de Distancia na Bíblia:

TIRO DE PEDRA - Lucas 22:41 - cerca de 20 a 30 m


TIRO DE ARCO - Gênesis 21:16 - cerca de 100 a 150 m


JORNADA DE UM SÁBADO - Atos 1:12 - 2.000 côvados - 1,2 km
  • O termo "jornada de um sábado" deriva-se da expressão sabbaton exon odon, sabbaton exon odon, que seria a distância que seria permitida caminhar no sábado. Após a ressurreição e ascensão de Cristo, os discípulos voltaram para Jerusalém do Monte das Oliveiras, próximo àquela cidade "...a distância da jornada de um sábado..." (sabbatou econ odon, sabbaton echon odon)  (At 1:12). Esta medida era o percurso de dois mil passos ou 1,2 km.


JORNADA DE UM DIA Gênesis 31:23; Lucas 2:44 - cerca de 35 km
  •  O termo "jornada de um dia" deriva-se da expressão hmeraV odon, emeras odon, "caminho de um dia". Quando Maria e José procuravam a Jesus durante a viagem de regresso à Galiléia, tiveram que percorrer o extensíssimo comboio de várias famílias com seus animais e pertences, por vários quilômetros, pois era bastante numerosa a caravana que vinha de Nazaré. O casal, à procura do pequeno Jesus, percorreram durante um dia "...entre parentes e conhecidos..." (suggeneusin kai toiV gnwstoiV, sungeneusin kai tois gnostois). Estima-se terem caminhado 35 km na empreitada.


MILHA ROMANA - Mateus 5:41 - cerca de 8 estádios atingindo a extensão aproximadamente de 1.479 metros



ESTÁDIO ROMANO Lucas 24:13 - cerca de 185 metros

  • stadiwnstadion, era a oitava parte da milha romana, tendo a equivalência de cerca de 125 passos ou 185 m. Era uma medida grega. A aldeia de Emaús distava de Jerusalém 60 estádios (stadious exhkonta), ou mais de 10 km (Lc 24:13). Quando Jesus andava sobre o mar (Jo 6:11), os discípulos o encontraram após remarem vinte e cinco estádios (stadiouV eikosi pentestadious eikosi pente), algo como 4,5 km; ou mesmo 30 estádios (triakoutatriakouta), 5,4 km. A variação (25 ou 30 estádios) é dada pelo próprio escritor. Mateus diz estar o barco "...muitos estádios da terra..." (stadiouV pollouV apo thV ghVstadious pollous apo tes ges) em Mt 14:24, sem se importar com detalhes. João era pescador, computava distâncias no mar com facilidade. Mateus tratava com medidas monetárias, visto ter sido cobrador de impostos. Marcos se cala sobre a questão (Mc 6:45-51). No texto de Jo 11:18, a distância entre Betânia e Jerusalém era de "...quinze estádios..." ou 1875 passos percorridos em cerca de 45 minutos, alcançando algo como 3 km. Os conhecidos de Marta e Maria caminharam esta distância a fim de consolarem a família do morto Lázaro. Já no texto de Ap 14:20, a extensão do juízo apocalíptico é de 1.600 estádios, algo próximo a 300 km, alcançando quase todo o comprimento da Palestina. Em Ap 21:16, a cúbica cidade de Nova Jerusalém (sua altura, largura e comprimento são idênticos) foi medida por uma cana em 12.000 estádios, ou os fantásticos 2220 km.


Fonte: Dicionário Bíblico Almeida 2ª edição - SBB; O Novo Testamento Grego Analítico-Sociedade Religiosa Edições Vida Nova-1987; Dicionário on-line; wikipédia


Aqui eu Aprendi!

19 comentários:

  1. Dennis Martins da silva13 de outubro de 2015 às 21:20

    obrigado aprendi muito, que Deus continue abençoando vcs (.pr.Dennis martins),fica na paz do Senhor Jesus.






    ResponderExcluir
  2. Sobre a jornada do sábado, fiquei interessado na sua explicação sobre os 2000 covados. Poderia me passar a base bíblica? Gostaria de usar em classe de escola bíblica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Anonimo, antes de responder, gostaria de pedir que nas próximas vezes pudesse se identificar e assim eu saber com quem estou conversando. É muito bom a identificação dos participantes.

      Em resposta a sua pergunta: Essa expressão é usada em Atos 1.12 para expressar o local em que aconteceu a ascensão do Monte das Oliveira. Este local estava situado a distancia de um sábado de Jerusalém, isto é, a distância que um judeu podia viajar em um sábado sem infringir a Lei. Essa distancia de 2000 côvados ou mil metros foi calculada com base em Josué 3.4, onde foi dito que a Arca viajou 2000 côvados a frente do acampamento israelita. Como os judeus tinham permissão de ir ao Tabernáculo no sábado, essa distancia foi fixada como a distância da viagem de um sábado. (Dicionário Wycliffe-pg.351)

      Josué 3.4 “Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.”

      Espero ter ajudado.
      Fique sempre à vontade a voltar e perguntar, assim aprendemos e crescemos juntos. Oh! Glória!

      Abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  3. Muito bom as explicações, aqui aprendi!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse estudo Deus o abençoe um.abraço. Jorge Luiz serra es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação Jorge Luiz. Grande e fraterno abraço a todos os irmãos.

      Continue a nos ajudar em oração.

      Excluir
    2. Paz do senhor professor quem escrevebe o irmao dausley deus cintinue abencoando e aperfeicoando ainda mais . Aprende muito estou regozijado

      Excluir
  5. #Muito bom... e de excelente proveito pra mim. Deus abençoe vc poderosamente. A paz de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom me ajudou muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Paz de Deus a todos, sempre é bom e excelente o conhecimento, parabéns por nos deixar informados

    ResponderExcluir
  8. Muito boa essas explicações mim ajudou muito obrigado pastor

    ResponderExcluir
  9. Muito bom mesmo, que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  10. Muito boa as explicações.
    Deus seja,louvado na sua,vida pr
    Ismael..

    ResponderExcluir
  11. Que Deus continue te dando sabedoria muito e importante sempre aprender com quem conhece a palavra de Deus.Domingos de São Luís do Maranhão.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...