Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Arqueologia - As Cavernas esconderijo durante a Grande Revolta Judaica

Cavernas usadas por judeus que fugiam dos romanos há 2.000 anos são descobertas, em Israel

Sinais mostram que os judeus chegaram a construir locais para banhos, o que leva a pensar que as cavernas tinham sido preparadas para a habitação extensiva.

Cavernas na região da Galieia. (Foto: Haaretz)
Durante pesquisas nas cavernas naturais de calcário na Galileia, cientistas descobriram centenas de grutas nas quais os judeus se esconderam, quando as tropas romanas chegaram, marchando, 2.000 anos atrás, durante a Grande Revolta Judaica (66-70 dC).

Sinais mostram que os judeus chegaram a construir locais para banhos, o que leva a pensar que as cavernas tinham sido preparadas para a habitação extensiva.

Cisternas de água esculpidas nas rochas, bem como jarros, estilhaços de cerâmica, moedas e outros artefatos que datam do século I d.C. foram encontrados em muitos dos abrigos, no penhasco, dizem o Dr. Yinon Shivtiel, do Colégio Acadêmico Safed e Vladimir Boslove, do Centro de Pesquisa da Caverna de Israel. A expedição arqueológica foi financiada pela Fundação 'Safed Academic College Research'.

O historiador judeu Josefo escreveu extensivamente sobre as guerras romano-judaicas. Alguns historiadores têm se perguntado se ele não teria "enfeitado demais" seu papel na liderança do levante judaico, glorificando suas próprias ações. Mas as descobertas das cavernas na Galileia, que foram feitas ao longo de um período de anos, agora dão mais credibilidade a seus relatos.

Comandante Josefo
Pelo menos quando a Grande Revolta Judaica começou, o homem nascido com o nome de 'Yoseph ben Matityahu' (Josefo) estava lutando ao lado dos judeus, comandando as forças rebeldes judaicas na Galileia.

Os rebeldes tripulados (e "desarmados") estavam enfrentando o poder total do exército romano, que por sua vez, era comandado por Vespasiano e seu filho Titus.

Proteger o povo da Galiléia era uma tarefa quase impossível, uma vez que os soldados judeus por ele comandados estavam mal equipados e careciam de experiência de combate. A estratégia defensiva de Josefo consistia em acrescentar muros e fortificar outras cidades e grutas na vizinhança: "Além disso, ele construiu muros sobre as cavernas perto do lago de Gennesar, que ficava na Galiléia Inferior". (572 - 576).

Quatro dos seis assentamentos que o general judeu aparentemente fortificou foram identificados: Tiberias, Arbel, Akhbara e Meron.

"Durante minha pesquisa, ficou claro que os assentamentos mencionados nos escritos de Josefo estavam localizados na proximidade de penhascos íngremes nos quais havia cavernas naturais", disse Shivtiel ao site israelense 'Haaretz'.

Olhando para baixo na cidade de Migdal 
de uma das cavernas dos rochedos em que
 rebeldes judeus escondiam das forças romanas 
durante a Primeira Guerra judaica. 
Credito: Yinon Shavtiel
Uma subida perigosa
Grande parte da Terra de Israel hoje se encontra no fundo do mar pré-histórico, parte do fundo do Mar de Tethys. (É por isso que os andarilhos das colinas encontram conchas fósseis e similares). A rocha encontrada é em grande parte, de calcário. Em todo o território de Israel, as cavernas foram facilmente esculpidas naturalmente a partir das pedras sedimentares de calcário e também pelo homem.

Com base nos escritos de Josefo, o pesquisador Shivtel ficou convencido de que os judeus se escondiam em cavernas naturais no penhasco, quando fugiam das forças romanas que se aproximavam de suas aldeias. Isso pode ter sido um esforço precário, já que pelo menos no fundo, as cavernas só podem ser alcançadas por rapel, subindo com cordas ou escadas altas.

"Qualquer um que buscasse abrigo em lugares difíceis de alcançar devia estar desesperado", afirmou.

Apesar da declaração de Shivtel, um trecho do livro de Josefo "A guerra dos Judeus sobre a astúcia do Rei Herodes" também pode sugerir uma maneira alternativa de entrar nessas cavernas.

Centenas de anos antes, quando o povo da Galiléia se rebelara contra o rei déspota, Herodes contra-atacou e os rebeldes se esconderam dentro de cavernas no Monte Arbel, situadas em penhascos extremamente íngremes que se sobressaem em um vale muito profundo. Assim, Herodes construiu caixas de madeira, que ele encheu de soldados. As caixas foram descidas para as bocas das cavernas do alto das falésias. A maioria das pessoas de dentro das cavernas foi logo assassinada por soldados de Herodes, que incendiaram as cavernas. (Antiguidades, XIV, 413-430, "A Guerra dos Judeus", I. 304-313).

Shivtiel suspeita que isso poderia ser como homens, mulheres e crianças, poderiam ter chegado às cavernas no tempo de Josefo. Talvez seja o que inspirou Josefo em primeiro lugar a esconder as pessoas nas cavernas naturais da Galileia.

Akhbara, um dos locais onde os rebeldes judeus escondiam 2.000 anos atrás a partir de soldados romanos que tinham vindo para acabar com a grande revolta judaica. Credito: Yinon Shavtiel

Fonte: Guiame com informações Haaretz
Aqui eu Aprendi!

2 comentários:

  1. Conhecendo seu blog e já seguindo pra não perder suas novidades! Quando puder dá uma olhada no meu cantinho!
    🎄 PS: Em Dezembro Tem post sempre novo no ar! 🎄
    Entre poemas e canções

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor minha amiga em Cristo, Sara Menezes. Sempre muito bom ter sua participação por aqui. Deus abençoe!

      Vou passar por lá sim, Benção!

      abraço fraterno

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...