"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," Hebreus 9:27
O Espírito e a Alma dos mortos hoje encontram-se em um Estado Intermediário, aguardando a Ressurreição. Todas as pessoas, ao morrerem, salvas ou perdidas, ficam sob o controle de Deus.
Em Hebreus 9.27 está escrito que aos seres
humanos está ordenado morrerem uma vez. Depois disso, vem o juízo. Mas isso não
quer dizer que, imediatamente após a morte, as pessoas são levadas a um
julgamento. O que acontece entre a morte e o Juízo Final?
Embora a vida após a morte ainda seja um
mistério para nós, a Bíblia fornece-nos detalhes importantes a respeito do estado
intermediário. Todas as pessoas, ao morrerem - salvas ou perdidas -, ficam sob
o controle de Deus (Ec 12.7; Mt 10.28; Lc 23.46). Os salvos em Cristo são
levados ao Paraíso, no Céu (Fp 1.23; 2 Co 5.8; 1 Pe 3.22). E os ímpios vão para
o Hades (hb. sheol), que não é a sepultura, e sim um lugar de tormentos (Sl
139.8; Pv 15.24; Lc 16.23).
Nos tempos do Antigo Testamento, Paraíso e
Hades ficavam na mesma região. Eram separados por um abismo separador
intransponível (Lc 16.19-31). Ao morrer, o Senhor Jesus desceu em espírito a
essa região e transportou de lá os salvos para o terceiro Céu (cf. Mt 16.18, Lc
23.43, Ef 4.8,9; 2 Co 12.1-4). Quanto aos ímpios, permanecem no Hades (uma
espécie de ante-sala do Inferno), o qual não deixa de ser “um inferno”, um lugar
de tormentos para a alma (Lc 16.23).
Conquanto, em algumas passagens da Bíblia, o
vocábulo grego hades tenha sido traduzido para “inferno”, o Hades e o Inferno
final não são o mesmo lugar. O Inferno final é chamado de Lago de Fogo (Ap
20.14,15 [gr. limnem ton puros]); de “fogo eterno” (Mt 25.41 [gr. pur to
aiõnion]); de “tormento eterno” (Mt 25.46 [gr. kolasin aiõnion]); e de Geena
(Mt 5.22; 10.28; Lc12.5).
Diferentemente do Hades, o Inferno final está
vazio. O seu povoamento começará quando Cristo voltar em poder e grande glória
e lançar o Anticristo e o Falso Profeta no Inferno (Zc 14.4; Ap 19.20). Em
seguida, os condenados do Julgamento das Nações irão para “o fogo eterno,
preparado para o diabo e seus anjos”, “o tormento eterno” (Mt 25.41,46). Mais tarde,
será a vez do Diabo e seus anjos conhecerem o lugar para eles preparado (Ap
20.10). E, finalmente, após o Juízo Final, todos os ímpios estarão reunidos no
Inferno final (Ap 20.15; 21.8).
Em Apocalipse 20.13 está escrito que o mar
dará os mortos que nele há. E Jesus também afirmou que “vem a hora em que todos
os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz” (Jo 5.28). Onde quer que
estiverem, os pecadores ressuscitarão para comparecer diante do Trono Branco.
Segundo a Palavra de Deus, a morte (gr.thanatos) e o inferno (gr. hades) darão
os seus mortos, os quais, após o Juízo Final, serão lançados no Lago de Fogo.
O vocábulo “morte”, em Apocalipse 20.13,14,
tem sentido figurado. Trata-se de uma metonímia (figura de linguagem expressa
pelo emprego da causa pelo efeito ou do símbolo pela realidade), numa alusão a
todos os corpos de ímpios, oriundos de todas as partes da Terra, seja qual for
a condição deles. Há pessoas cujos corpos são cremados; outras morrem em
decorrência de grandes explosões, etc. Todas terão os seus corpos
reconstituídos para que, em seu estado tríplice (pleno), espírito + alma +
corpo (cf. 1 Ts 5.23), compareçam perante o Juiz.
Entretanto, para que os ímpios compareçam ao
Juízo Final em seu estado pleno, acontecerá a reunião de espírito, alma e
corpo, os quais se separam na morte. Daí a menção de que “a morte” e também “o
inferno” darão os seus mortos (Ap 20.13). Aqui, “inferno” é hades, também
empregado de forma metonímica. A “morte” dará o corpo. E o “Hades”, a parte que
não está neste mundo físico, isto é, a alma (na verdade, alma + espírito).
Com base no que foi dito acima, podemos
entender melhor a frase “a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo”
(Ap 20.14). Isso denota que os corpos e as almas dos perdidos - que saíram do
lugar onde estavam e foram reunidos na “segunda ressurreição”, a da condenação
(Jo 5.29b) -, depois de ouvirem a sentença do Justo Juiz, serão lançados no
Inferno propriamente dito, o Lago de Fogo.
Segue-se que a frase “a morte e o inferno
foram lançados no lago de fogo” tem uma correlação com o que Jesus disse em
Mateus 10.28: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei,
antes, aquele que pode fazer perecer no inferno [geena] tanto a alma como o
corpo” (ARA). Ou seja, as almas (“o Hades”) e os corpos (“a morte”) serão
lançados no Geena.
E quanto aos que têm morrido salvos, em
Cristo? Graças a Deus, nenhuma condenação há para eles (Rm 8.1). Serão julgados
também, é evidente, logo após o Arrebatamento da Igreja, mas apenas para efeito
de galardão (Rm 14.10; Ap 22.12). Depois da ressurreição dos que morreram em
Cristo, nunca mais haverá morte, o último inimigo a ser vencido (1 Co 15.26).
Apesar de já se encontrarem na presença de
Deus, os salvos mortos em Cristo ainda não estão desfrutando do gozo pleno
preparado para eles. Isso só acontecerá depois da ressurreição (1 Co 15.51).
Seu estado agora é similar ao daqueles mártires que morrerão na Grande
Tribulação (Ap 6.9-11). Esta passagem e a de Lucas 16.25 indicam que, no
Paraíso, os salvos são consolados, repousam, estão conscientes e se lembram do
que aconteceu na Terra (Ap 14.13). Contudo, após o Arrebatamento, estarão - no
sentido pleno - “sempre com o Senhor” (1 Ts 4.17).
Em 1 Tessalonicenses 3.13 está escrito: “que
sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de
nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos”. Isso significa que os
santos, de todas as épocas, que estão com o Senhor, no Paraíso, virão com Ele,
no Arrebatamento da Igreja. Como assim? O espírito e a alma (ou espírito +
alma) deles se juntarão aos seus corpos, na Terra, para a ressurreição, num
abrir e fechar de olhos (1 Co 15.50-52).
Consolemo-nos com essas palavras (1 Ts 4.18).
Aleluia! “Ora, vem, Senhor Jesus” (Ap 22.20).
Fonte: Livro Erros Escatológicos que os Pregadores devem evitar - Ciro Sanches Zibordi - CPAD
via: Christian post
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