Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Homem e Mulher; macho e fêmea Deus os criou...

Recebi, há algum tempo, uma pergunta e, novamente surgiu o questionamento. Então, no intuito de ampliar nosso saber, e junto com os amados e queridos Leitores deste blog, possamos crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (2Pe 3.18)

A questão: - baseada em Gênesis 1.27 "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou"; comparando com Gênesis 2.22 "e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão."

A pergunta: - Deus criou duas vezes o homem e a mulher?

A resposta: - Definitivamente Não!

O nosso Deus não é de confusão (1Co 14.33), Sua Palavra é Verdade e não há engano (ver Atos 17.11).

Em primeiríssimo lugar, destaca-se que; nosso Deus é um ser infinito (Ap 1.8; 22.13), Ele está fora do tempo cronológico que conhecemos, Ele é Onipresente (presente em todos os lugares em todos os momentos), Ele sabe de todas as coisas (Onisciente) e pode todas as coisas (Onipotente), portanto não está sujeito aos nossos termos e conceitos, Ele vai muito além! É simplesmente, impossível colocar hora, no período de criação, é mistério de Deus! e ninguém é como nosso Deus! ELE é Soberano.

“Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; 1 Coríntios 2:7

O que temos aqui são tempos diferentes e interpretações que devem ser respeitadas.
A luz da exegese no vs 27 de Gn 1, Deus criou o homem à sua imagem, macho e fêmea os criou, notemos aqui a palavra (verbo) criar (hebraico “barã”) que significa trazer a existência aquilo que não existe.
Em Gn 2.22, notemos que o verbo usado agora é (formar)...e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher,... , o verbo formar no hebraico tem o sentido de contornar, dar forma, modelar. Haja vista que até aquele momento Adão estava sem companheira, sem uma ajudadora, conforme lemos no texto sagrado em Gn 2.20.

Sabemos que Deus é Excelente e tudo que Ele faz é perfeito, aqui notamos o amor de Deus para com sua criação.

A Família instituída, a reprodução instituída, a multiplicação da raça humana. Os planos de Deus são absolutos, os detalhes de Deus são precisos; o corpo do homem criado para o corpo da mulher, o corpo da mulher formado para o corpo do homem.

A mulher já estava nos planos de Deus... (macho e fêmea os criou)

Podemos então em uma rapidíssima conclusão citar:
- primeiro: Gn1 - o escritor fala dos 7 dias de CRIAÇÃO, fala da criação sistematicamente SEM DETALHES. Aqui Deus está criando, trazendo a existência o que ainda não existia.

- segundo: Gn2 – o escritor aborda os detalhes da criação, explicando como foi criado (Ele está dando forma, modelando sua criação), atentemos para os verbos utilizados (verbos diferentes em cada capitulo)

Na Bíblia não há duvidas, o Espírito Santo inspirou homens para relatar as maravilhas de Deus, não é um livro para se inventar estórias, porque se fosse assim então também iriamos analisar o texto de Gn1.1 com Gn1.9-10, dizendo a “heresia” que Deus fez então a terra de novo quando a separou das águas, não podemos bagunçar as coisas perfeitas e completas que o SENHOR faz. Porque tudo o que o Senhor faz é bom, é muito bom!

Tenhamos cuidado com tudo, examinando a Palavra!
Muitas vezes as Escrituras utilizam essa forma acerca dos acontecimentos, primeiro informa de maneira geral, depois descreve o “mesmo” acontecimento já com ricos detalhes.

Fica aqui um alerta para todos nós:
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;” 1Timóteo 4:1,2

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.” 2 Pedro 2:1,2

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” 2 Timóteo 4:3-5

Espero ter ajudado.
abraço fraterno
Pastor Ismael
Aqui eu Aprendi!

2 comentários:

  1. Quero parabenizar pelas sábias palavras de interpretação dos livros sagrados. Abraços Carlos Fernandes V. Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação Carlos Fernandes V.Alves. Obrigado pelas palavras de apoio. Deus te abençoe.

      Abraço fraterno

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...