Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A Ponte

"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria."  Tiago 3:13

Momento de Reflexão


A Ponte

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado. Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.


Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem na sua porta. Ao abri-la, notou um homem com uma caixa de ferramenta de carpinteiro na mão.


- Estou procurando trabalho, disse ele. Talvez você tenha algum serviço para mim.


- Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho.

Na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.

- Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos.


O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro. Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:

- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.

Mas as surpresas não pararam aí. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante, permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou:

- Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.

De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte. O carpinteiro que fez o trabalho partiu com sua caixa de ferramentas.

- Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você. E o carpinteiro respondeu:

- Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...

Autoria do texto desconhecida.

O conhecimento sem o uso da sabedoria divina pode tornar as pessoas soberbas e de mal trato com os demais. Podemos ter conhecimento acompanhado de obras de mansidão, pois a sabedoria divina proporciona frutos de justiça que se semeia na paz, para os que praticam a paz (Tg 3. 13 e 18).


"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 
Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz." Tiago 3:13-18

Hoje é momento de parar de construir cercas, separações, divisões e, com Esperança e Fé, acreditando e contando com a ajuda Maravilhosa do Espírito Santo, construir pontes. Pontes de União, Paz e Alegria.




Permita que Jesus Cristo, o Filho de Deus, trabelhe livremente em sua, em nossas, mentes e atitudes.

Acredite, é chegada a hora de dar aquele impulso na "construção"!
Derrube as cercas e Construa pontes!

Deus abençoe.

Pastor Ismael
Aqui eu Aprendi!

4 comentários:

  1. Paz, Pr. Ismael.

    Como sempre seus textos e estudos nos levam a refletir sobre os temas que são vitais a nossa vida cristã, este não é diferente. Realemnte, alguns devido as decepções se fecham para relacionamentos, não perdoam e acabam construindo muros ao invés de ponte, também escrevi um texto sobre o tema "LIDE COM AS DECEPÇÕES SEM SE DEFORMAR, em meu blog, acho que tem a ver com o assunto. Quando tiver um tempinho, será bem vinda a vista no blog e o comentário. abraço fraterno. Deus abençoe o senhor e família. Deyse l.s. patoleia

    ResponderExcluir
  2. É muito fácil um simples desentendimento gerar uma grande inimizade. Por isso ao invés de construirmos muralharas de separação que venhamos a construir pontes de amor.
    “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 1 Coríntios 13.4-7

    A paz do Senhor e forte abraço meu amigo e irmão em Cristo pastor Ismael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha grande e estimada amiga e irmã em Cristo, Neiva.
      Maravilhosa palavra esta de 1 Corintios 13, Deus abençoe!

      abraço fraterno

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...