Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Os sinais seguirão os que crerem

"Os sinais são a demonstração do poder da verdade do Evangelho, para que aquele que crê se veja confirmado nessa verdade."



A Verdade e seus Sinais
por Fábio Blanco
Um dos argumentos cessacionistas é que os dons espirituais descritos no Novo Testamento tinham a função de autenticar a mensagem apostólica. Por isso, segundo essa ideia, como o cânon bíblico fechou-se, não havendo mais novas revelações, eles não teriam mais razão para existir, pois já não há mais o que autenticar.

Uma das passagens usadas para fundamentar essa tese é a do final do Evangelho de Marcos, nos capítulos 14 a 18, que transcrevo abaixo:
“Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão”.

Segundo o argumento cessacionista, os sinais descritos nessa passagem eram autenticadores da pregação apostólica. Portanto, cessando a pregação apostólica, obviamente os sinais também cessariam.

A primeira pergunta que faço, porém, é: se os sinais são autenticações da mensagem apostólica, quem eles querem convencer? Em outras palavras: aquilo que está autenticando serve para demonstrar para alguém a veracidade daquilo que está sendo autenticado, mas quem deve ser convencido?

Obviamente, não são os apóstolos, pois eles eram os próprios mensageiros. Bom, se os sinais acompanham a mensagem, e se o fazem para que as pessoas, por eles, vejam que a mensagem é verdadeira, então os sinais só podem estar autenticando essa mensagem para que os incrédulos creiam!

Essa seria a conclusão óbvia segundo o preceito cessacionista. Ocorre, que o texto de Marcos não diz apenas isso, pois Jesus afirma que os sinais acompanhariam os que cressem, e isso depois deles serem batizados.

Se os sinais acompanham os que creem, então eles não existem apenas para convencimento dos incrédulos mas para os próprios crentes. Porém, se eles já creem, qual o sentido disso? Isso só pode estar no fato de que os sinais são a demonstração do poder da verdade do Evangelho, para que aquele que crê se veja confirmado nessa verdade. Por isso, os sinais acompanham os que creem. Em outras palavras, aqueles que creem na verdade de Jesus tem os sinais do poder de Deus em suas vidas. Aliás, essa é a ênfase da passagem: os sinais como confirmação do poder de Deus na vida dos crentes!

Quando os cessacionistas afirmam que os sinais serviam para autenticar a pregação apostólica, eles esquecem de se perguntar: autenticar para quem? A única resposta possível, diante do aqui exposto, é: para todos os homens: crentes e incrédulos! Paulo afirma isso quando diz que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é um sinal para os infiéis, mas para os fiéis (1Co 14.22) . Os sinais são uma demonstração do poder de Deus que acompanha a sua Palavra. Seja para crentes ou não crentes. Para os que creem, confirmando a verdade; para os que não creem, convencendo-os dela.

O cânon bíblico estar encerrado não faz diferença alguma. Isso porque os sinais não existem para confirmar para a Igreja que a mensagem pregada era verdadeira para que ela pudesse, assim, determinar que tais e tais livros deveriam constar na Bíblia. Esses sinais existem, de fato, tanto para que os crentes, em sua vida concreta e em sua experiência direta com Deus, se confirmem na verdade, como para que os não crentes se convençam dela. A razão de existir dos sinais continua a mesma! Isso porque esses sinais não acompanham a mensagem dos apóstolos, mas a mensagem de Deus, sobre a qual os apóstolos se referiam. E se a mensagem de Deus permanece até hoje, os sinais que a acompanham permanecem também. A não ser que acreditemos que a Bíblia encerrou o poder de Deus e, por causa dela, Ele não age mais no meio do seu povo.

Por isso, ainda hoje, se existem os dons, os sinais, os milagres, eles se manifestam pelo mesmo motivo que se manifestaram no tempo dos apóstolos: como forma de demonstração do poder de Deus que acompanha sua mensagem. Tudo para que os que não creem, vendo, creiam e os que creem permaneçam crendo.

Fonte: Fábio Blanco 


O que é Cessacionismo?
é a visão cristã de teólogos reformados e fundamentalistas, geralmente de origem puritana. Formulam que alguns dons do Espírito Santo foram úteis apenas para os primórdios da igreja cristã, tendo cessado essa manifestação no período da Igreja Primitiva. Os cessacionistas mais radicais não aceitam o dom de curas na igreja moderna. Outros cessacionistas defendem a tese de que o dom de profecia cessou na boca de profetas humanos, sendo restrita à manifestação da profecia escrita na Bíblia Sagrada. É unânime entre os cessacionistas que o dom de línguas, nos moldes do falar em línguas, se encerrou nos tempos apostólicos.


Sugestão de leitura:
Aqui eu Aprendi!

8 comentários:

  1. é a mais pura verdade irmão! Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado; e essa palavra serve inclusive para todo aquele que não crer e não for batizado, incluindo também os cessacionistas como também está escrito em Atos 2:17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; escrituras que se referem ao nosso tempo Amém

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho encontrado muitas dificuldades nisto amo muito o meu senhor Jesus e creio em na sua palavra mas vejo que estes sinais difícil de encontrar no meio do povo de Deus principalmente o de curar os enfermos quantas vezes oramos jejuamos impomos as mãos crendo que pode ser curado e nada acontece vemos muito isso com deficientes visuais e mental e quando ouvimos falar que tem alguem curando este está fazendo falcatrua para enganar o povo tirando proveito para sí é as pessoas se deixam levar pela ânsia de ser curada e depois vai ver que tudo não passa de um teatro e o nome do meu senhor Jesus Cristo mais uma vez é feito de escárnio por estes que estão brincando de ser cristão e aí eu te pergunto a onde está os sinais de cura eu tenho tentado muito entender isto se sempre nós falamos e falamos e falamos pregamos mais não conseguimos vivência meu irmão vivi nestes dias algo assim sempre no nós fazemos as quintas feiras umá consagraçãopela manhã na igreja e ultimamente temos recebido uma moça que é deficiente mental ela foi bem recebida pélas irmãs deram um banho nela trocaram suas roupas e deixaram ela na oração também levantamos um clamor pela saúde da mesma e nada aconteceu e ela é agressiva nesta semana estávamos na mesma situação só que não deixaram ela entrar porque elá estava muito agressiva e isso arrasou comigo porque não tem como adorar a Deus sabendo que a minha fé não é suficiente para que os seus sinais me sigam então como vou fazer isso de sem fé e impossível agradar a Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Sueli do Carmo Soares.

      Atualmente, há entre o “povo de Deus” uma espantosa falta de fé.
      A falta de confiança aflige nosso tempo.

      Infelizmente há no meio cristão muitos céticos que não crêem em mais nada.

      Negativamente o inimigo de nossas almas tem afligido e cegado muitos com seus dardos, mas que possamos nos revestir com a armadura de Deus, e nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,(Efésios 6:10-18)

      “Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” Mt 24:10-13

      No meio cristão e nos demais meios de cultura religiosa há muitos enganadores, falsos profetas e falsos mestres, mas isso não é de nos assustar, pois o Senhor Jesus já nos deixou avisado, engana-se quem quer!

      “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” 1 Jo 4:1-4

      “...porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito.” Mt 24:24-25

      Há situações minha irmã em Cristo que precisamos é expulsar o mal e libertar a alma da aflição do maligno, esta é a maior cura que uma pessoa receberá “a vida abundante com Deus”.

      Não espere ver com os olhos carnais os sinais, abra seus olhos espirituais e verás quantas Maravilhas tem acontecido e como o Senhor Jesus tem falado conosco, como o Espírito Santo tem agido nas Igrejas e como é Gratificante servir ao SENHOR.

      Creia, não desfaleçais, para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém. Ef 3:17-21

      Não estamos servindo ao Senhor por cura ou bens materiais, O servimos porque O amamos! ELE como um bom Pai nos abençoa por Sua misericórdia.

      Procure seu Pastor e fale com ele.
      Obrigado pela participação, volte sempre que desejar.

      Abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  3. Infelizmente não é ensinado em algumas igrejas a importância de buscar pelos dons. Não tem essa de que apenas algumas nasceram pra ter o dom. Todo filho do Pai pode ter o poder que o Senhor diz que temos em Cristo.
    É questão de busca, intimidade...
    Assim como teve o grande avivamento no país de Gales. Podemos também nos mover com os dons para que através de nós surja um grande avivamento na nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. A paz de Cristo queridos, que bom aprender uns com os outros neste blog, existe muitos sinais de que Cristo está conosco acontecendo em nosso meio, concordo que o maior deles são as conversões de almas, porque Jesus está conosco o Espírito de Deus, tem feito sua parte quando falamos a palavras do Mestre. Sinais de que ele está conosco não tem faltado, nas nossas vidas, seja dentro de nós nos moldando o caracter, temperamento, comportamento, na nossa família, a nossa volta pois muitos veem o Deus conosco habitando em nós, mesmo que nem tds forem curado fisicamente, milagres estão acontecendo nas mentes das pessoas, milagres estão acontecendo nas famílias, livramentos de mortes, bebemos venenos muitas vezes sem saber e estamos vivos, demonios são expusos todos os dias de nosso meio, e muitos destes sinais estão acontecendo, somos filhos de Deus, ELE está conosco, não invejo nenhum ministério que estao pregando cura, ou prosperidade, estou preocupado em falar do amor de Cristo e de como chegar ao céu.....
    Pastor Moises Ferreira, Santo Andre SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Pastor Moises Ferreira. Obrigado pela importante participação.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  5. A paz do Senhor Jesus, amados irmãos O próprio Senhor Jesus fez questão de deixar bem claro nas escrituras que a pessoa é curada seja ela crente ou não é pela sua própria fé. Ele diz vai a tua fé te salvou. Então se a pessoa que necessa de cura tem que crê e colocar sua fé em ação. Abraços.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...