Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

domingo, 14 de setembro de 2014

O Pai, o Filho e o Espírito Santo

Em Gênesis capitulo 1 versículo 26, nos mostra uma reunião entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo onde Ele diz, “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. 

Hoje vamos aprender mais um pouquinho com este texto maravilhoso de André Sanches, e que o Espírito Santo possa agir profundamente em nós.

Muitas pessoas têm dificuldades de compreender claramente algumas verdades bíblicas. A divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para o qual damos o nome na teologia de trindade, é uma dessas coisas. Alguns buscam compreendê-la já que ela está vivamente relatada na Bíblia, já outros preferem ignorá-la por preguiça de estudá-la a fundo ou outro motivo que não entendo.

JESUS CRISTO É APONTADO NA BÍBLIA COMO SENDO DEUS?
A resposta é sim! Algo muito interessante a se observar é que Jesus logo nos primeiros dias de Sua vida já foi adorado (coisa que só é devida a Deus): “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2.11). Muitas outras pessoas o adoraram no decorrer de sua vida. Ele aceitou a adoração sincera dessas pessoas e nunca as repreendeu por isso (Mt 14.33; Mt 28.9; Mc 5.6; Jo 9.38). Observe, por exemplo, a atitude totalmente contrária de um anjo quando o apóstolo João se prostrou diante dele e tentou adorá-lo: “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” (Apocalipse 19.10). Assim, a adoração dada a Jesus é uma evidência fortíssima de Sua divindade!

Além disso, temos um texto bíblico extremamente explicito falando da divindade de Jesus Cristo. Aqueles que negam que Jesus Cristo é Deus precisam dar uma boa explicação para esse texto: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (1 João 5.20)

Dentre vários argumentos existentes que apoiam a divindade de Cristo, deixo ainda mais alguns para selar a questão:

Alguns atributos do Deus Pai são também aplicados a Jesus na Bíblia: Ele é chamado de Senhor (Mc 16.19; Jo 20.28). É apontado como o Eterno (Ap 1. 8; 22. 13). É onipresente (Mt 18. 20; Mt 28. 20). É onisciente ( Jo 1.48; Ap 2. 23). É onipotente (Fp 3. 21; Ap 1. 8).

O ESPÍRITO SANTO É APONTADO NA BÍBLIA COMO SENDO DEUS?
O Espírito Santo também é apontado claramente na Bíblia como sendo Deus. Veja um acontecimento do Antigo Testamento creditado à ação Dele como Deus: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.” (Hebreus 3.7-9). Além disso, a revelação profética de Deus ao seu povo é creditada a ação do Espírito Santo: “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1.21)

Além dessas evidências claras, alguns dos atributos divinos de Deus são também atribuídos ao Espírito Santo: onipresença (Sl 139. 7-10); onisciência (Is 40. 13, 14; I Co 2. 10-11); onipotência (I Co 12. 11). Semelhantemente ao Deus Pai e ao Filho Jesus Cristo, ao Espírito Santo é atribuído a eternidade (Hb 9.14).

Outro indício muito forte é a ordem de Jesus para batizar Seus discípulos. É atribuída às três pessoas da trindade a ação completa do batismo naquela vida restaurada, sem qualquer distinção, colocando-os um após o outro como sendo Deus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

CONCLUSÃO
Creio que os textos e argumentos mencionados apontam claramente que Jesus Cristo e o Espírito Santo são Deus. Assim, o que cabe a nós é tentarmos entender o mistério desse fato e não taparmos os olhos para o fato de que realmente a Bíblia afirma a divindade deles.

Aos que insistem em declarar que Jesus e o Espírito Santo não são Deus, cabe a explicação do que então as dezenas de textos que afirmam o contrário estão falando!
Fonte: EsboçandoIdeias.com - Andre Sanches 
Aqui eu Aprendi!

Um comentário:

  1. Eu aprendi que temos que nos restaurar dentro de nós um forte relacionamento ,com Pai ,Filho e o Espírito Santo,por que só assim poderemos crer e não tentar entender porque os três são tão perfeito que nos sempre iremos buscar explicação.Mas o que temos que ver é a transparência de Deus,para que possamos apresentar para o irmão necessitado restaurando-o.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...