Por muitas vezes, nos perguntamos: Por que estou passando por esta "prova" "provação"?
Não entendemos, julgamos, choramos e ficamos a imaginar o porque de tal situação.
Vejamos a Reflexão:
A Borboleta
Um homem, certo dia, viu surgir uma pequena abertura num casulo por onde deveria sair uma borboleta. Sentou-se perto do local onde o casulo se apoiava e ficou a observar o que iria acontecer. Mas logo lhe pareceu que ela havia parado, como se tivesse feito todo o esforço possível e agora não conseguisse mais prosseguir.
Ele resolveu então ajudá-la: pegou uma tesoura e "cuidadosamente" rompeu o restante do casulo. A borboleta pôde sair com toda a facilidade... mas seu corpo estava murcho, além disso, era pequena e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observá-la porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem.... mas, nada aconteceu. nada da tão esperada abertura de asas. Passa-se o tempo!
Na verdade a borboleta passou o restante de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar.
O que o homem (com toda sua boa vontade) não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura eram o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo daquele pequenino inseto circulasse até suas asas para que ela ficasse pronta para voar.
Nós também passamos por provas enquanto estamos aqui pois se tivéssemos uma vida sem problemas ou dificuldades estaríamos condenados a ficar atrofiados, sem "nunca" alçar voo.
"Bem-aventurado é aquele que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida." Tiago 1.12
Meus queridos amigos leitores, está situação que estão passando não é para tristeza e sim para alegria. Não murmure! Vocês irão vencer, mas para isso acontecer terão que passar e vencer esta "prova"!
"A vossa tristeza", disse Jesus aos discípulos, "se converterá em alegria" (João 16:20)
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito." Romanos 8.28
"...como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação." II Corintios 1.5
Por falar em aflição, gostaria que lembra-se do seu tempo de escola, ou do atual tempo de estudo, quando o professor chega em sala de aula e diz: - Hoje tem prova! Ah, nosso coração dispara, então começamos a recordar o que estudamos e queremos logo por em pratica. Neste momento, ao entregar as folhas com as perguntas, ele (o Mestre, o Professor) diz: Boa prova! Confiante (o Mestre) que iremos colocar em ação o que aprendemos, recordando os ensinamentos, respondendo com certeza e atingindo o esperado; passando com êxito.
É assim também na nossa vida espiritual. Nosso Senhor esta observando, confiante que estamos aprendendo, colocando em prática, recordando os ensinamentos e, com grande alegria alcançaremos a vitória (recompensa). Empenha-se! Vamos passar! Aleluia!
Lembre-se: em toda prova o Mestre fica em silêncio, observando e aguardando que o aluno vença o obstáculo!
Aqui eu Aprendi!
A Paz do Senhor irmão, ao ler seu texto, logo me veio a mente a história de José, que passou por toda aquela prova, e teve a maturidade de entender que era um plano de Deus para a sua vida, Que Deus abençoe e te guie para escrever textos edificantes!
ResponderExcluirVistem o Blog Refletindo o Evangelho
é verdade meu amigo Waldryano. Sempre um prazer ter seus comentários por aqui. Obrigado. Deus abençoe!
ExcluirNenhuma prova é confortável e nem desejada por nós. Como fomos criados para a vida eterna, a felicidade eterna ansiamos nunca passarmos por problemas que nos arrancam lágrimas, nos causam dor, que nos angustiam. Fugimos da dor porque fomos criados para vivermos no paraíso, sem dor.
ResponderExcluirRegenerados em Cristo encontramos força para entender que as aflições fazem parte do processo de santificação. É só assim que conseguimos entender que as tempestades são controladas por Deus e que precisamos sossegar quando elas vierem. Quando escrevo algo assim tão profundo é para mim que escrevo em primeiro lugar. Eu quero ser fortalecida no Senhor a todo instante porque uma vida de fé e renúncia não é simples, ao contrário, é muito exigente.
Descubro-me sempre carente das orações dos santos. Ore por mim, pastor amigo, para que minha caminhada com Cristo seja fortalecida a cada segundo.
Muito interessante e verdadeiro seu comentário minha amiga em Cristo. Gostei quando diz: "É só assim que conseguimos entender que as tempestades são controladas por Deus..."; acrescento ainda, precisamos CONFIAR em quem nos chamou e saber que tudo está no Seu total controle. Estamos em oração! Obrigado, Deus abençoe!
ExcluirVerdade, amigo.
ExcluirObrigada pelas orações.
Deus te abençoe!