Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Noivado! um passo para o Casamento

Noivado, um ato muito importante!

Mas o que é o noivado?
O noivado é um importante passo que um casal de namorados pode dar para ficar no caminho certo, cumprindo as ordens cerimoniais.

O período de noivado até o casamento, serve para que o homem e a mulher se preparem para serem um do outro por toda a sua vida, também são os meses em que são planejados todos os detalhes para a cerimonia, a festa de casamento e para a consolidação de sonhos.

Bem sabemos que o namoro em termos de compromisso formal é um tanto vago, já que este nome "namoro" não é encontrado na Bíblia, diferente do "noivado", que é citado em vários trechos bíblicos.

Um momento único do casal!
Após o pedido realizado para os pais da noiva, é marcada a data para celebração da cerimonia, podendo ser em casa, em um salão ou na própria igreja (culto), onde estarão os familiares e amigos do novo casal.

Os principais motivos dessa cerimônia ser tão importante é porque o noivado firma as promessas do namoro diante de Deus, da igreja, da sociedade e evita a irresponsabilidade por parte de ambas as partes envolvidas no relacionamento e estabelece um limite entre o casal, de respeitar a pureza um do outro.


O que é o noivado? 
É um tempo de preparação para a união definitiva (casamento) de um homem com uma mulher.

As palavras “noivo” e “noiva”, achadas muitas vezes nas Escrituras referem-se aos casais “DESPOSADOS”, que era na cultura dos judeus o estado antes do casamento semelhante ao “noivado” da nossa cultura (Is 62:5).


"Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus."  Isaías 62:5

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo."  Mateus 1:18


O “desposado” era reconhecido perante a lei e somente podia ser desfeito no caso de infidelidade sexual que podia ser punida com até a morte dos culpados (Dt 20:7; 22:23-29, Mt 1:19).

Antes de um casal decidir noivar, cada um tem a oportunidade de observar se está disposto a uma vida de entrega, de renúncia e de dedicação ao outro. Precisam saber se essas características já estão presentes, ou se, ao contrário, as motivações para o casamento são egoístas e autocêntricas, em que cada um apenas “busca os seus próprios interesses”.

Nenhum casal deve noivar até que os dois estejam seguros de que seu propósito é permanente.

O tempo do desposado durava mais ou menos um ano e durante este tempo o rapaz era dispensado do serviço militar (Dt 20:7) e o casal podia arrumar sua morada futura e geralmente a noiva fazia a sua veste nupcial.

O noivado é metade do caminho entre o namoro e o casamento


A importância do noivado para o cristão
Existem muitos motivos para que o noivado seja mantido entre os cristãos, embora os costumes tenham mudado no que se refere aos dotes e outras práticas.
Vejamos:

1) O noivado é um modo de formalizar um compromisso. Sabemos que o ser humano tende a falhar em suas promessas, e o noivado firma as promessas do namoro diante de Deus, da igreja e da sociedade.

2) O noivado evita a irresponsabilidade por parte de ambas as partes envolvidas no relacionamento e estabelece um limite no tempo de namoro.

O namoro serve para confirmar o relacionamento e o noivado para afirmar esta confirmação.

Ser noivo significa afirmar que já fizeram a escolha definitiva e que estão assumindo um compromisso de, em breve, se casar.

Preste atenção "futuro noivos": Durante o namoro vocês se conheceram e viram que era isso mesmo o que queriam e que Deus havia aprovado, agora estarão noivando para confirmar diante da igreja a decisão que tomaram, assumindo publicamente este compromisso. Eis aí um dos motivos pelo qual terminar um noivado é algo bastante sério.

3) Na sociedade não existe mais o noivado por causa da falta de compromisso, na igreja ele é mantido por causa do testemunho cristão!


Como os noivos devem se comportar até o dia do Casamento?
Neste período deve ser mantido a santidade do casal. A vigilância deverá ser maior ainda, principalmente pelo fato de ambas as partes já terem decidido a respeito do casamento.

Quando olhamos para o noivado a luz da Bíblia, percebemos que ele é usado como figura do relacionamento entre Cristo e a Igreja (ver todo o livro de Cantares. Exemplo: Ct 4.8-12).

Neste relacionamento existem elementos importantes:
1. Jesus vem buscar uma noiva santa (Mt 25.1-6)

2. O noivo também é santo (Jesus é Santo!)

3. Cabe a todos zelar por está santidade (2Co 11.2)


"Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo."  2 Coríntios 11:2


Os pais zelam pela santidade dos filhos, não permitindo certas atitudes; o pastor zela pela santidade na igreja.

Jesus não abandonará a sua noiva, Cristo virá nos buscar, assim os noivos devem honrar o seu compromisso.

Você poderia imaginar Jesus “dando um cano” na igreja? Você poderia imaginar Jesus não honrando os seus compromissos e as promessas que fez a sua noiva? É impossível Jesus nos abandonar!
Is 62.5; Ap 19.7; 21.2; 22.17




"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou."  Apocalipse 19:7




A Espírito Santo e a noiva diz: Vem! Ela deseja casar!

Já imaginou o noivo respondendo: Quem sabe venho, ou então, deixa para daqui a alguns anos.

Absolutamente não! O noivo diz: Certamente! E tem mais: Cedo venho!


Conclusão:
Daqui a um determinado tempo, os "futuros noivos" se casarão. Procurem então se preparem para deixar o lar, os pais e viverem uma vida abençoada por Deus, Juntos.

Agora é o tempo de a noiva preparar o enxoval. A noiva fica imaginando sua casa.

Agora é tempo de o Noivo preparar um teto (moradia) e saber como vai sustentar a noiva.

Agora é o tempo dos pais da noiva se acostumarem com a ideia de que a filha vai morar longe deles.

Agora é o tempo dos pais do noivo se acostumarem com a ideia de que o filho vai constituir família e vai morar longe deles.

É isso o noivado é um tempo de preparação para a sair de casa.


Deus abençoe a todos.

"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." Gênesis 2.24



Fonte: Fcnotícias.com.br  /  Escola para Pregadores - texto original:Pastor Silvano



Sugestão de leitura:
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...