Desde quando esta saudação é usada?
E quais as outras formas de saudação dos tempos bíblicos?"
Certamente que a origem desta saudação é bíblica. Ela remonta desde tempos muito antigos, no A.T, quando os judeus diziam: "Shalon". Com o advento do Cristianismo Jesus nos deu a "sua paz". (Leia-se João 20:19,21,26.) Paulo adotou essa saudação em suas epístolas: Rm. 1:7; I Co 1:3. Ainda que a saudação completa seja "Graça e Paz", como aparece com maior frequência, vemos o uso mais recorrente entre as igrejas 'A Paz do Senhor'. Quanto ao uso específico da saudação "A Paz do Senhor", algumas igrejas como as Assembleias de Deus usam-na, porém poderá ser usada por qualquer denominação ortodoxa reconhecidamente evangélica. Cada pastor local nesse assunto tem o direito de agir segundo a sua própria consciência ministerial.
A palavra 'Shalon', não significa apenas ausência de guerras, inimizade e brigas, mas inclui também tranquilidade, segurança, saúde, prosperidade e bem-estar material e espiritual para todos (Salmo 29:11; João 20:21).
A paz é uma dádiva de Deus (Sl. 147:14; Rm. 14:17; Ap. 1:4). Vem da parte de Cristo (At. 10:36); somos exortados à paz (Sl. 34:14; Rm. 12:18; 14:19); a paz é resultado da nossa fé (Is. 26:3; Rm. 5:1); da nossa obediência (Is. 48:18; Gl. 6:16); a paz nos é prometida (Sl. 29:11; 122:6; 128:6; Jo. 14:27); a paz é fruto do Espírito (Jo. 14:27; Gl. 5:22).
Segundo, havia um beijo formal parecido com o que damos a um amigo ou convidado. As pessoas colocavam as mãos nos ombros uma da outra, depois se abraçavam e davam um beijo, primeiro na face direita e depois na esquerda. Vemos uma saudação semelhante quando o profeta Samuel beijou Saul quando o ungiu rei sobre Israel (I Sam. 10:1). Simão, o fariseu, deixou de cumprimentar Jesus desse modo ao recebê-lo em sua casa (Luc. 7:45).
Havia também o beijo na boca para demonstrar afeto (Gn. 29:11). Segundo Gower este beijo foi nos lábios (GOWER, Ralph. Novo Manual Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos-CPAD-pg.392-393)
Judas beijou Jesus |
Outra forma de saudação era a reverência, feita a alguém ou a um convidado especialmente digno de honra (Gn. 18:2-3; 23:12). Podia tanto ser um movimento de cabeça, ou até mesmo um movimento de cintura, algo um pouco estranho para nós hoje, mas não naquele época e contexto.
Outro tipo de saudação era o prostrar-se aos pés do convidado (Mt. 18:26). Este último tipo de saudação era menos usual porque poderia ser confundido com adoração.
Aqui eu Aprendi!
A Paz do Senhor Jesus a todos os amados irmãos.
A Bíblia Responde - Rio de Janeiro: CPAD, 1984 - 2ª Ed..
Dicionário da Bíblia de Almeida - São Paulo: SBB, 1999 - 2ª Ed.
BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica: São Paulo: CPAD, 1966.
GOWER, Ralph. Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos: Rio de Janeiro: CPAD, 2002 - 1ª Ed.
Extraído do Site - Ouça a Palavra do Senhor - http://www.oucaapalavradosenhor.com.
Acho, correto a PAZ DO SENHOR IRMÃO
ResponderExcluirA paz de Deus a todos,a qual excede todo entendimento,quanto a saudação,em Romanos 16 :16,nos diz,Saudai vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.
ResponderExcluirObrigado pela participação meu amigo em Cristo, Gilberto Antonio Martins.
ExcluirFique a vontade para comentar as postagens.
abraço fraterno
Pastor Ismael
Vamos pela biblia não importa como se saudar o importante e te-la claro que se uma pessoa cristã convertida saudar com a paz é porque a tem
ResponderExcluirA Graça e a Paz Amados Filemom 1.3
ResponderExcluirAcredito que a saudação depende da altoridade Espiritual da Igreja!! Mediante a Palavra: Bíblia Sagrada.
E como disse o amado irmão José Carlos em 2016
Digo eu 2017.
Aquele que dá se repousa naquele que têm:
Seja ela:
A Paz do Senhor
Lógico que só existe um Senhor que tem a Paz que é Jesus Cristo o Filho de Deus.
Ele próprio em João 20.21
Disse:Paz seja Convosco🖐🏼
O importante é o tê-lo e segui a Paz com todos e Santificação sem a qual ninguém verá a Deus.
Miss.Ana Cristina
O mais completo seria: a Paz de Deus, ou a paz do senhor Jesus Cristo.
ResponderExcluir