Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

As Saudações nos tempos Bíblicos

"Saudar com a Paz do Senhor é correto? 
Desde quando esta saudação é usada? 
E quais as outras formas de saudação dos tempos bíblicos?"

Certamente que a origem desta saudação é bíblica. Ela remonta desde tempos muito antigos, no A.T, quando os judeus diziam: "Shalon". Com o advento do Cristianismo Jesus nos deu a "sua paz". (Leia-se João 20:19,21,26.) Paulo adotou essa saudação em suas epístolas: Rm. 1:7; I Co 1:3. Ainda que a saudação completa seja "Graça e Paz", como aparece com maior frequência, vemos o uso mais recorrente entre as igrejas 'A Paz do Senhor'. Quanto ao uso específico da saudação "A Paz do Senhor", algumas igrejas como as Assembleias de Deus usam-na, porém poderá ser usada por qualquer denominação ortodoxa reconhecidamente evangélica. Cada pastor local nesse assunto tem o direito de agir segundo a sua própria consciência ministerial.

A palavra 'Shalon', não significa apenas ausência de guerras, inimizade e brigas, mas inclui também tranquilidade, segurança, saúde, prosperidade e bem-estar material e espiritual para todos (Salmo 29:11; João 20:21).

A paz é uma dádiva de Deus (Sl. 147:14; Rm. 14:17; Ap. 1:4). Vem da parte de Cristo (At. 10:36); somos exortados à paz (Sl. 34:14; Rm. 12:18; 14:19); a paz é resultado da nossa fé (Is. 26:3; Rm. 5:1); da nossa obediência (Is. 48:18; Gl. 6:16); a paz nos é prometida (Sl. 29:11; 122:6; 128:6; Jo. 14:27); a paz é fruto do Espírito (Jo. 14:27; Gl. 5:22).



A saudação com a paz (Shalon) era uma forma de dizer boas vindas. As saudações pouco mudaram no decorrer dos séculos. Então, até onde se sabe, havia três tipos de saudação que correspondiam à intimidade com outra pessoa. Primeiro, vinha o cumprimento face a face, que podia ser verbal, embora isso não fosse necessário, e que envolvia um gesto com a mão, sem contato físico. Algumas vezes era usada como saudação "Alegre-se" ou "Saudações" (Mt 10) e outras vezes "A Paz seja convosco" (Jo. 20:21). Esta palavra foi usada como uma forma de zombaria contra Jesus quando os soldados colocaram a coroa de espinhos em sua cabeça (Mc. 15:18). "Paz seja nesta casa" era a primeira saudação que os setenta faziam ao entrar na casa de um estranho (Lc. 10:5).

Segundo, havia um beijo formal parecido com o que damos a um amigo ou convidado. As pessoas colocavam as mãos nos ombros uma da outra, depois se abraçavam e davam um beijo, primeiro na face direita e depois na esquerda. Vemos uma saudação semelhante quando o profeta Samuel beijou Saul quando o ungiu rei sobre Israel (I Sam. 10:1). Simão, o fariseu, deixou de cumprimentar Jesus desse modo ao recebê-lo em sua casa (Luc. 7:45).


Havia também o beijo na boca para demonstrar afeto (Gn. 29:11). Segundo Gower este beijo foi nos lábios (GOWER, Ralph. Novo Manual Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos-CPAD-pg.392-393)


Judas beijou Jesus
Judas beijou Jesus com um beijo de saudação que no grego indica que ele beijou a Cristo várias vezes, suscitando a pergunta de Jesus em Lucas 22:48.

Outra forma de saudação era a reverência, feita a alguém ou a um convidado especialmente digno de honra (Gn. 18:2-3; 23:12). Podia tanto ser um movimento de cabeça, ou até mesmo um movimento de cintura, algo um pouco estranho para nós hoje, mas não naquele época e contexto.

Outro tipo de saudação era o prostrar-se aos pés do convidado (Mt. 18:26). Este último tipo de saudação era menos usual porque poderia ser confundido com adoração.

Aqui eu Aprendi!

Nas Igrejas onde congregamos nos saudamos com a "Paz do Senhor", e este, em meu entendimento seria o mais conveniente.
Respeito as demais formas expostas, mas não me identifico muito quando se fala somente a "Paz", parece que está faltando o complemento ficando uma pergunta no ar; a paz de quem? Fique claro que não estou fazendo acepção por qualquer tipo das saudações aqui comentadas. Que a Paz de Cristo reine em nós! Que Deus nosso Senhor nos abençoe e nos dê a Paz.

A Paz do Senhor Jesus a todos os amados irmãos.

Fontes de pesquisas:
A Bíblia Responde - Rio de Janeiro: CPAD, 1984 - 2ª Ed..
Dicionário da Bíblia de Almeida - São Paulo: SBB, 1999 - 2ª Ed.
BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica: São Paulo: CPAD, 1966.
GOWER, Ralph. Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos: Rio de Janeiro: CPAD, 2002 - 1ª Ed.
Extraído do Site - Ouça a Palavra do Senhor - http://www.oucaapalavradosenhor.com.

Aqui eu Aprendi!

6 comentários:

  1. Acho, correto a PAZ DO SENHOR IRMÃO

    ResponderExcluir
  2. A paz de Deus a todos,a qual excede todo entendimento,quanto a saudação,em Romanos 16 :16,nos diz,Saudai vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação meu amigo em Cristo, Gilberto Antonio Martins.
      Fique a vontade para comentar as postagens.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  3. Vamos pela biblia não importa como se saudar o importante e te-la claro que se uma pessoa cristã convertida saudar com a paz é porque a tem

    ResponderExcluir
  4. A Graça e a Paz Amados Filemom 1.3
    Acredito que a saudação depende da altoridade Espiritual da Igreja!! Mediante a Palavra: Bíblia Sagrada.
    E como disse o amado irmão José Carlos em 2016
    Digo eu 2017.
    Aquele que dá se repousa naquele que têm:
    Seja ela:
    A Paz do Senhor
    Lógico que só existe um Senhor que tem a Paz que é Jesus Cristo o Filho de Deus.
    Ele próprio em João 20.21
    Disse:Paz seja Convosco🖐🏼

    O importante é o tê-lo e segui a Paz com todos e Santificação sem a qual ninguém verá a Deus.

    Miss.Ana Cristina

    ResponderExcluir
  5. O mais completo seria: a Paz de Deus, ou a paz do senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...