Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

terça-feira, 13 de maio de 2014

A Filha de Jairo

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;" João 11.25

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." 1 João 5:4

Ressurreição da filha de Jairo é mais um dos maravilhosos relatos dos milagres de Jesus. Em particular, mais uma das passagens Bíblicas bastante pesquisadas, semelhante ao que ocorre com a história da Mulher do fluxo de sangue, inclusive estes dois tópicos temáticos estão dentro de uma mesma narrativa. Os acontecimentos estão interligados pela Fé e meditar neles é contemplar o sobrenatural de Deus.

Podemos encontrar esse relato a ressurreição da filha de Jairo no Evangelho do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo conforme escreveu Mateus, Marcos e Lucas (Evangelhos sinóticos). Vejamos:

Mateus
"Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe da Sinagoga, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.
E Jesus, levantando-se, seguiu-o, ele e os seus discípulos.....  E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço, disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele.
E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se.
E espalhou-se aquela notícia por toda a aquela terra."  (Mateus 9:18-19; 23-26)

Marcos
"E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar.
E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, e rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.
E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava....   Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?
E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente."
E não permitiu que ninguém o acompanhasse, senão Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago.
Quando chegaram a casa do chefe da sinagoga, viu Jesus um alvoroço, e os que choravam e faziam grande pranto.
E, entrando, disse-lhes: Por que fazeis alvoroço e chorais? a menina não morreu, mas dorme.
E riam-se dele; porém ele, tendo feito sair a todos, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele vieram, e entrou onde a menina estava.
E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
Imediatamente a menina se levantou, e pôs-se a andar, pois tinha doze anos. E logo foram tomados de grande espanto.
Então ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que lhe dessem de comer. (Marcos 5 21-24; 35-43)

Talitha qoum = frase em Aramaico = (transliterada para o grego como "ταλιθα κουμ" e que pode ser traduzida como "Garotinha, eu te ordeno: Levanta!")

Lucas
"E aconteceu que, quando voltou Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando.
E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa;
Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão.... Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre.
Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva.
E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina.
E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme.
E riam-se dele, sabendo que estava morta.
Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.
E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.
E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido."  (Lucas 8 40-42; 49-56)


Que maravilhoso é o paralelo dessas duas histórias impressionantes, tanto a mulher do fluxo de sangue quanto a ressurreição da filha de Jairo, nos fazem perceber que Deus quer nos falar no profundo com estes acontecimentos. De um lado uma classe social simples (a mulher) do outro lado uma classe social nobre (Jairo) e Jesus bem no meio dos acontecimentos. Aleluia!

Como já esboçamos sobre a mulher do fluxo de sangue, hoje vamos meditar sobre o Chefe da Sinagoga de Cafarnaum, iremos ficar neste tópico temático e que possamos "sentir" ouvir o que o Espírito Santo tem a nos dizer.

O texto Bíblico apresenta Jairo, chefe da Sinagoga, e portanto um dos lideres principais dos judeus. Seus deveres no oficio religioso eram a presidência da assembleia, supervisão dos cultos, leitura da lei, da Escritura, decidir sobre questões legais, administrar a justiça, além de cuidar das questões financeiras e necessidades materiais da Sinagoga. Um homem culto com grande influencia na sociedade, um homem que conhecia muito bem a Lei Mosaica.
Um homem respeitado entre a população. Agora o mais importante, um homem com atitude, sim, atitude de buscar a solução do seu problema expondo-o para o Mestre, Jesus o Filho do Deus vivo. Jairo, um líder Comunitário tão influente, percebe que sua religiosidade tradicional e severa não pode ajuda-lo, sai ao encontro da Esperança, sai ao encontro de Jesus, o socorro bem presente.  

"porque tinha uma filha única, de cerca de doze anos, que estava à morte. Enquanto, pois, ele ia, apertavam-no as multidões." Lucas 8.42

Jairo, não mediu circunstancias, mesmo com tanta influencia, e de certo apos ter gastado com tantos médicos, remédios, ariscou sua posição social, foi em busca de Jesus e lhe contou a situação. Todos os seus esforços não puderam curar sua filha de 12 anos de idade que estava acometida de uma grave enfermidade, estava moribunda, ou seja, quase morta.
Jairo percebeu (pois havia grandes noticias de milagres feitos por Jesus) que somente Jesus poderia ter a solução imediata e definitiva para salvar a vida de sua filhinha.

Ao aproximar-se de Jesus, Jairo adora-O, humilha-se perante o Mestre, de joelhos pede Sua atenção. Mesmo em meio a uma multidão, sendo chefe, não teve vergonha de se prostrar e confessar sua necessidade ao Deus do impossível, ao único Senhor. Todos olhando a atitude de Jairo perante Jesus, a sinceridade de um pai em busca pela salvação (vida) da filha.

"E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, e rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava..." Marcos 5 22-24

Neste momento, ocorre o período do "aguarda", o silencio do Mestre perante um pedido do chefe da Sinagoga de Cafarnaum, uma mulher invade a cena e toma a atenção de Jesus. Se não bastasse a multidão, agora um outro pedido chega aos ouvidos do Senhor. A paciência deste homem, Jairo, é notável! Ele aguarda ansiosamente, não se desespera, confia, sabe com quem falou, estava ciente de tudo o que acontecia ao seu redor, sua fé estava em plena ação.
Mas, os minutos passavam-se, as horas passavam-se e Jairo ali, juntinho de Jesus. Mesmo enquanto espera não abandona o Mestre, não dá ouvidos aos comentários provocantes, aos falatórios dizendo: o Mestre te esqueceu! nem tente mais! esquece, parte para outra opção!
Não! diz Jairo, (diga você também) não vou sair daqui sem a minha Benção! Jairo continua a caminhada junto com Jesus, aguarda o seu momento. Esta é a resposta e atitude daquele que tem sua fé em Cristo Jesus. Vou aguardar, pois todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus! Rm 8.28

E com os acontecimentos miraculosos da cura da mulher do fluxo de sangue, Jairo acompanhando toda aquela maravilha, acredito eu que ele se empolga e pensa consigo mesmo: minha filha também participara dessa alegria! Mas, infelizmente chegam os "fuzileiros", ou melhor dizendo, os mensageiros, e com eles a noticia que Jairo não queria ouvir, essas noticias não eram boas. O desanimo tenta, mais uma vez, tirar o propósito de seu coração. "Estando ele ainda falando, chegou um dos príncipes da sinagoga, ou em outras traduções, um dos principais, empregado(NTLH), dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre." Marcos 5.35; Lucas 8.49

E agora, como caminhar com Jesus se a menina morreu! pensava Jairo. Neste ínterim, Jairo estava passando pelo deserto, seu coração angustiado, seus pensamentos o afligiam (porque não foi mais rápido) (sou mesmo sem valor) (e agora como ficarei perante a sociedade), esses segundos de espera pareciam uma eternidade, como andar agora, diz Jairo, vou parar, desistir, olhos e olhos a observar sua atitude mas, das cinzas ressurge um novo homem, mesmo com a turma do "não vai dar certo" presente por ali, mesmo com o tempo não estando ao seu favor, Jairo teve fé, continuou caminhando, um contrito coração estava a clamar em silencio, aguardou sua vez e, chegada ela, ouviu as palavras de conforto e esperança ditas por Jesus: "Não temas; crê somente, e será salva.". Oh momento sublime, um momento transcendente para a fé de um homem. Aquelas palavras traduzidas em seu intelecto lhe dizia: "Calma meu filho, Eu estou aqui! Estou no controle de tudo.", palavras que vieram de encontro ao seu espírito acalmando assim seu aflito coração de pai. Jesus é o Senhor do tempo. Ele é o Sumo Sacerdote e sabe muito bem o momento certo de agir, de operar Suas maravilhas. Ele é Deus tremendo!

“Cheguemos pois com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4.16

Chegando Jesus na casa de Jairo, se depara com as choradeiras ou carpideiras (conforme Jeremias 9 17-18). Como homem (Jairo) conhecedor da Lei, era costume, de quem podia financiar, contratar, chamar lamentadores profissionais e instrumentalistas para o velório. Mas, Jairo quando saiu de casa sua filha estava nas últimas (em algumas traduções), nisso vemos o desespero dos "familiares e amigos", daqueles que não tem esperança, não tem fé, antes mesmo do pai da menina chegar já haviam contratado o velório, que falta de confiança! O pior ainda foi os príncipes da sinagoga que, ao levar a noticia para o pai (Jairo) já descartaram qualquer possibilidade de Jesus curar a menina, diziam eles: "...não incomode o Mestre"; que falta de fé! Para eles (os mensageiros) não adiantava fazer mais nada! Será que você já viu isso acontecer? Pessoas desmotivadoras, desesperançosas, que ao invés de acrescentar ânimo lhe dão um banho de desanimo, meu Deus que lamentável situação para um homem que estava chegando com a própria Esperança (Jesus) em sua casa.

Mas, a Glória de Deus estava prestes a tomar conta de todo aquele lugar! Aleluia!

Ao ver o alvoroço, Jesus ordena para que todos saiam (estavam ali os curiosos e duvidosos). Ele (Jesus) diz: parem de chorar!  A menina não morreu! Zombam, e com risos não acreditam nas palavras de Jesus. Jairo porém, estava seguro pois tinha a Palavra em seu coração "Não temas, crê somente, e sera salva." Diante desta narrativa bíblica, podemos aprender como alguns procedem diante de causas impossíveis "Uns confiam em carros outros em cavalos mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus" Salmo 20.7. Podemos notar que o Senhor nos concede a solução com muita paz, com voz doce e suave.
A Fé e Confiança de Jairo estão seguras em Jesus.
A boca de Deus lhe havia pronunciado a Vitória, agora era acreditar!

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” Mateus 4.4

A Família reunida confia nas Palavras de Jesus. Fé!
Imagine Jairo e sua esposa vendo a menina inerte em sua cama.
Longe dos olhos da incredulidade, no quarto da menina hebreia, Jesus entra com os três discípulos mais íntimos e com a Família (pai e mãe) e diz: Talita cumi
Imediatamente a menina levantou, o espírito voltou, não era mais um corpo paralisado, um fantasma, ela se pois de pé, ela andou, ela foi abraçar seus pais que, admiravam espantados.
Jesus ordena que a alimente, o corpo da garota estava debilitado, seu corpo precisava de forças, vigor, estava fraca e precisava fortalecer-se.

A menina reviveu, saiu do sono. E todos que esperavam sepulta-la viram ela viva, andando.
Agora o choro se transforma em riso de alegria.

"o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" Salmo 30.5

Aqui abro um parenteses para a preocupação de Marcos ao relatar o acontecimento não em grego mas no idioma judaico pois, Jesus falava para uma menina judia, com pais judeus e conhecedores da cultura judaica. A importância da intimidade com Deus, com o grande Eu Sou. Vemos que Jesus pronuncia as palavras em aramaico, uma "intimidade pessoal" mostrando que Ele é conhecedor de tudo, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente! Ele é o Senhor que te criou, o Criador do universo! que dá a vida e vida em abundancia!
Entendo que, como um pai fala aquilo que só ele e sua família sabem, assim agiu o nosso Senhor, falando intimamente. Tocando em sua criação, sendo o Todo-Poderoso. Novamente concedendo-lhe o suspiro de vida.

"E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te." Marcos 5.41

As ovelhas conhecem a voz do Pastor! não dê ouvidos a turma do "não vai dar certo", reconheça a voz de Jesus dizendo: "Credes em Deus, crede também em mim"
Reconheça o toque do pastor, o andar do pastor, os movimentos do pastor, o carinho do pastor. Creia nas Palavras de Jesus. Ele é o Deus do impossível. Se Deus prometeu com certeza acontecerá. Tenha fé! Confiança! Esperança!
Que nossa posição social não esteja acima da nossa fé e do nosso compromisso com Cristo.
Deus é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, (Efésios 3.20)

Não importa o tamanho do milagre que você esteja precisando, Deus é maior que qualquer desafio e poderá (e pode) realiza-lo.
A Ele (Jesus) a Honra, a Glória, o Poder e a Majestade!

Deus abençoe!
Pastor Ismael
Aqui eu Aprendi!

27 comentários:

  1. Amém, pr. Ismael...

    A Ele (JESUS) toda honra e toda glória para sempre. Ótima exposição da Palavra!

    http://www.oucaapalavradosenhor.com/

    ResponderExcluir
  2. Jesus é maravilhoso, estando na terra realisou muitos milagres, curando os leprosos, curando a mulher com flucsos de sangue que atormentava a 12 anos, levantou os mortos, fez os coxos andar, a mulher estério a ganhar filhos,, Jesus nunca espalha as pessoas que o procuram, nunca deixa as pessoas sem resposta, procurava sempre atender a todos. Era a sua missão e agora será a nossa de levar a palavra de Deus às pessoas.

    ResponderExcluir
  3. que possamos nos despojarmos das nossas imaginarias vestes sacerdotais e nos prostrarmos a os pés de jesus como jairo

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso mi ajudou a terminar um esboço

    ResponderExcluir
  5. FORTE ME AJUDOU MUITO DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO FORTEMENTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é o seu inspirador , Glórias a Ele avatravez da
      exposição de suas palavras !
      Me alimento muito !!!

      Excluir
  6. amém toda glória é dada a ti senhor jesus cristo...

    ResponderExcluir
  7. Gostei palavra poderosa, me ajudou a acrescentar o conhecimento, que Deus abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  8. Que linda palavra Deus não escolhe posição social,Lugar ou ate mesmo distância para fazer o milagre.Amemm..

    ResponderExcluir
  9. Estudo abençoado! As pessoa tem ditado popular que diz enquanto a vida a esperança, mais com Jesus esse ditado popular não fuciona, pois o Mestre diz ainda que esteva morto viveras. Por Jesus venceu a morte!

    ResponderExcluir
  10. A minha visão é diferente

    ResponderExcluir
  11. Estive lendo sobre a história da filha de Jairo e a mulher do fluxo de sangue e uma coisa me chamou a atenção... A menina tinha 12 anos... A mulher fazia 12 anos que estava enferma...

    ResponderExcluir
  12. ADOREI A PARTE, NÃO. DE OUVIDO PARA A TURMA DO NÃO VAI DAR CERTO ABÇ.

    ResponderExcluir
  13. Parabens Pr Israel!!!Palavra edificante.Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Reble Liba. Obrigado pela participação.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  14. que lindo! Obrigada por postar isso... Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus seja louvado! Obrigado pela participação Fernanda Hebe Souza.

      abraço fraterno

      Excluir
  15. muito maravilho amei o estudo


    ResponderExcluir
  16. Muito bom me inspirou muitíssimo que Deus continue lhe abençoando !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gloria Deus! Obrigado pela participação Renato R.Costa.

      Que o Espírito Santo te use poderosamente!
      Estamos sempre aprendendo com o Mestre Jesus Cristo.

      abraço fraterno

      Excluir
  17. Tremendo,gloria a Deus pela tua vida! Trouxe um alimento solido,que Deus continue te usando como uma ferramenta afiada para gloria de Deus!

    ResponderExcluir
  18. Que Deus o abençoe!Me ajudou bastante filho de Deus!😍😘

    ResponderExcluir
  19. Paz... alguém sabe explicar a coincidência ou cristocidencia da idade da menina e da mulher serem 12?obrigada. Paz

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...