Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tô sem vontade! Adolescente precisa dormir bem! - parte 1

Adolescência e qualidade do sono


Excesso de sono pode não ser preguiça: mudanças hormonais e maus hábitos provocam maior sonolência. Se você é pai ou mãe de adolescente e está preocupado com o sono excessivo do seu filho, saiba que existe uma resposta para toda esta sonolência que passa muito longe da simples preguiça ou desprezo pelos estudos. Segundo afirma o coordenador do Laboratório de Sono do Hospital Português, Francisco Hora Fontes, as necessidades de sono do adolescente são bem diferentes do padrão estabelecido para outras faixas etárias.

"Na adolescência, ocorrem grandes mudanças hormonais com repercussões importantes do ponto de vista físico e emocional. O sono e a vigília não fogem à regra", diz o pneumologista e especialista em distúrbios do sono. Fontes acrescenta que a tendência à excessiva sonolência diurna é mais marcante na adolescência do que na infância. Nesta fase da vida, também passa a existir uma predisposição para ir dormir mais tarde. Tal predisposição, continua Hora Fontes, deve-se a modificações no ritmo cronobiológico dos adolescentes, também realçado por influências comportamentais, o que resulta em períodos insuficientes de sono.

"Esta privação crônica de sono irá determinar cansaço ou desejo de dormir durante o dia, grande dificuldade para acordar pela manhã, bocejos e adormecimento em sala de aula, como também, em situações mais graves, irritabilidade, ansiedade, baixa auto-estima ou até mesmo depressão", pontua Francisco HoraAlém do mais, ainda existe a sensação, entre os adolescentes, de que dormir é uma perda de tempo, durante o qual eles poderiam estar curtindo a vida ou passando por experiências, na opinião deles, mais interessantes. "Hoje em dia, por exemplo, é muito difícil disciplinar o uso noturno da internet pelos adolescentes e é óbvio esperar rapazes e moças com baixa produtividade e queda de rendimento cognitivo no dia seguinte o que, em algumas estatísticas, aponta até para uma maior ocorrência de acidentes automobilísticos entre jovens, em determinadas horas". O especialista recomenda que os jovens atentem para a importância de evitar noites em claro, prolongamento do sono diurno, acordar depois do meio-dia, praticar atividades esportivas no período noturno e usar descontroladamente o celular e internet durante a noite. 
http://www.hportugues.com.br 

Fonte: Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para Professores da EBD

Aqui eu Aprendi!

3 comentários:

  1. Olá, muito boa sua postagem! Eu queria que minha mãe tivesse lido isso quando eu era adolescente. rsrs. Brincadeiras a parte, parabéns pela postagem! Se puder, apareça em meu blog!

    Bom dia! Vanessa. http://incondicionalamordeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto..
    Isso é um fato na adolescencia.
    Eu dormia muito quando adolescente,já hoje na idade adulta tenho insonia demais..

    Estou te seguindo..
    se quiser retribuir. priscillamikaelecunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. muito legal seu blog fui um prazer ter conhecido seu blog.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...