Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sábado, 3 de junho de 2017

Maria, irmã de Lázaro, uma devoção amorosa

Então, Maria, tomando uma libra de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento” Jo 12.3

Quem foi Maria de Betânia
É notória a existência de várias “Marias” ao longo do Novo Testamento. Maria Madalena, Maria a mãe de Jesus, Maria a mãe de Tiago e de João. A Maria que trataremos nesta lição é a irmã de Lázaro, também conhecida como Maria de Betânia. O nome “Betânia” se refere a um lugar que ficava a 6 km de Jerusalém. Alguns episódios que se referem à Maria de Betânia em o Novo Testamento são os seguintes: quando Jesus chega à casa de Maria e Marta para jantar (Lucas 10.38-42); quando da morte de Lázaro, o irmão de Maria (João 11.28-32); quando Maria ungiu os pés de Jesus com unguento de nardo e puro e os enxugou com os cabelos (João 12.3; cf. Mateus 26.6-13; Marcos 14.3-9).

O perfil de Maria de Betânia
A partir dos textos mencionados acima é possível traçarmos o perfil de Maria, pois suas ações, de singelas e meigas, são marcantes e inconfundíveis aos leitores de todas as épocas. Não por acaso, quando do ato de amor e humildade protagonizado por Maria, o nosso Senhor expressou-se da seguinte maneira: “Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado, em todo o mundo, também será referido o que ela fez para memória sua” (Mt 26.13). A passagem mencionada, certamente, é uma das mais conhecidas em Novo Testamento.
À luz desse ato de Maria, bem como quando de outros da irmã de Lázaro, ao receber nosso Senhor para jantar em Betânia, é possível perceber que ela era essencialmente devotada ao Senhor. Há ações de Maria que demostram isso de forma testemunhal: (1) Sua devoção delicada aos pés do Senhor; (2) a atenção e a prioridade integrais a Jesus Cristo; (3) o derramamento e o quebrantamento do coração de Maria na ocasião em que ela ungiu os pés de Jesus; (4) a humildade de Maria diante das críticas de sua irmã Marta. Uma das mulheres mais especiais do Novo Testamento!

Lições modernas a partir de Maria de Betânia
Podemos destacar vários aspectos da vida que podemos aprender a partir de Maria: a vida familiar, o relacionamento com o próximo, maior brandura no falar e no se dirigir às pessoas. Mas destacaria o aspecto litúrgico que podemos aprender com Maria de Betânia. Uma devoção mais profunda, enraizada na total entrega da alma e do coração ao nosso Senhor. Sem dúvida nossos cultos seriam mais enriquecidos a partir da espiritualidade de Maria, irmã de Lázaro.

Maria, de Betânia, é exemplo do crente que dá prioridade a Jesus em sua vida, e lhe oferece o melhor em gratidão por seu amor.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:  JOÃO 12. 1-11

Nos evangelhos, há menção de sete Marias.
1. Maria, mãe de Jesus,
2. Maria Madalena,
3. Maria, mãe de Tiago,
4. Maria, esposa de Cleopas,
5. Maria, irmã de Lázaro e de Marta,
6. Maria, mãe de João Marcos e
7. Maria, citada por Paulo em Romanos.

Neste estudo, veremos a pessoa de Maria, irmã de Lázaro. Era um nome bem comum. Deriva do nome Miriã, no hebraico, que era a irmã de Moisés e de Arão, e compunha a liderança do povo de Israel na saída do Egito em direção a Canaã.

Maria, irmã de Lázaro, ou Maria de Betânia, era uma mulher humilde e, ao mesmo tempo, cheia de energia e ousadia. Tendo Jesus hospedado-se em sua casa, quando ia para Jerusalém, Maria preferiu ficar ouvindo a palavra do Mestre enquanto sua irmã envolvia-se nas tarefas domésticas (Lc 10.39). Ela foi reprovada por Marta, mas recebeu enorme elogio de Jesus por ter escolhido “a boa parte” (10.41,42). Na mesma semana daquele acontecimento, vemos os fatos em que Maria, irmã de Lázaro, aparece protagonizando um dos momentos mais interessantes e polêmicos do ministério de Jesus.

O fato ocorreu na última semana de Jesus antes de sua morte na cruz do Calvário. Era um período muito tenso em Jerusalém, pois aproximava-se a Páscoa, a maior festa judaica, e milhares de pessoas invadiam a cidade para as comemorações pascais (Jo 11.55). Maior motivo para as tensões era a determinação dos principais dos sacerdotes de matarem Jesus (v. 57), por inveja, por motivo político em relação a César, ainda que todo o desenrolar dos acontecimentos estivessem sob o controle de Deus, em cumprimento à sua palavra, às profecias e também seu plano para a salvação da humanidade.

Naquelas circunstâncias, o evangelista João narra o que aconteceu em Betânia num jantar que foi oferecido a Jesus. Quem aparece em primeiro plano é Marta, que ajudou a organizar o evento — como sempre muito solícita e cuidadosa na demonstração de hospitalidade para com Jesus. Mas quem toma a cena, de forma bem dramática, é Maria. Ela aparece inesperadamente e faz algo que deixou os presentes atônitos. “Então, Maria, tomando uma libra de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento” (Jo 12.3).

Ela demonstrou ser ousada, cheia de iniciativa, decidida e generosa. Primeiramente, porque não era comum uma mulher entrar num ambiente repleto de homens. Ao que tudo indica, ali não era a sua casa. Depois, porque o valor do perfume derramado sobre os pés de Jesus era caríssimo. O dispêndio na aquisição daquele unguento era em torno de 300 denários, o valor dos salários de um trabalhador durante quase um ano inteiro. E ainda, porque ela passou por cima de todas as convenções e costumes do seu tempo ao abaixar-se e enxugar os pés de Jesus com os próprios cabelos, que eram crescidos e abundantes sem dúvida. E todo o ambiente ficou impregnado com o cheiro agradável e forte daquele unguento.

Além do episódio protagonizado por Maria, que ficou conhecido como “a unção em Betânia”, e é narrado por João, que dá respaldo a este capítulo em seu livro no capítulo 12, do versículo 1 a 8, Mateus faz referência a episódio semelhante no capítulo 26, do versículo 6 a 13, e Marcos no capítulo 14, do versículo 3 a 9, com narrativas diferentes em alguns aspectos. Há discordâncias se são eventos únicos ou episódios distintos. No texto em apreço, veremos algumas explicações, a nosso ver, consistentes.


I - O EXEMPLO DE MARIA DE BETÂNIA

1. Maria “escolheu a boa parte”
Não se sabe como Jesus travou conhecimento com a família dos três irmãos Lázaro, Maria e Marta, que viviam em Betânia, e deles tornou-se bastante amigo, provando bem de perto de sua amizade fraternal. Sempre que ia a Jerusalém, o Mestre costumava pousar na casa dessa família. Era uma família amada por Jesus (Jo II. 5,32). Certa vez, acompanhado de seus discípulos, Jesus entrou em Betânia. Ali, Ele foi recebido na casa de Lázaro por sua irmã, Marta. Na ocasião, sua outra irmã, Maria, percebendo a rica oportunidade de ter Jesus em sua própria casa, deu prioridade ao estar na presença de Jesus, ouvindo suas sábias mensagens. Aquela não era uma ocasião comum. Jesus só passava por aquela aldeia chamada Betânia quando ia para Jerusalém. Maria teve a percepção de que aquele era um momento que deveria ser aproveitado plenamente por várias razões.

1) Jesus entrou na aldeia. Maria tinha conhecimento de quem era Jesus desde que suas mensagens ecoaram pela Palestina. Mateus diz que Jesus andava por todas as cidades e aldeias levando sua mensagem, fazendo suas jornadas a pé com seus discípulos. Certamente, Ele não podia privilegiar uma cidade em detrimento de outra, visitando-a várias vezes. Estar em Betânia era uma ocasião especial. “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” (Mt 9.35). Lucas diz que o Mestre passava por todos os lugares, mas seu foco era Jerusalém: “E percorria as cidades e as aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém” (Lc 13.22). Pouquíssimas cidades tiveram a honra de ter Jesus em suas ruas, em suas praças, e também de tê-lo hospedado em alguma de suas residências. Como Betânia ficava próxima de Jerusalém, Jesus, em lugar de pousar na capital, preferia repousar na tranquilidade da aldeia, algumas vezes na casa da família de Lázaro, seu amigo (Jo 11.11).

2) Jesus na casa de Maria. O texto de Lucas 10 diz que Marta, irmã de Maria, recebeu Jesus em sua casa (10.38). Havia muitas casas em Betânia, mas receber Jesus e seus discípulos no lar era motivo de muita alegria e orgulho para uma família piedosa. Certamente, a casa não era pequena, pois lá tinha lugar para Jesus e seus discípulos. Cremos que, ao receber Jesus e seus discípulos em sua caminhada, Ele não chegou a casa e começou logo a pregar. Tudo indica que Jesus foi acomodado nas dependências que a família destinou a Ele e a seus seguidores, comeu de suas refeições e foi acolhido com muita hospitalidade, como era comum e altamente valorizado em Israel (Hb 13.2).

3) Maria prefere ficar aos pés de Jesus. Num momento apropriado, Jesus aproveitou para ministrar sua palavra naquele lar. O texto em apreço é muito curto, porém encerra lições preciosas para quem sabe valorizar a presença de Jesus no seu lar. Lucas diz que Marta recebeu Jesus e que Maria assentou-se aos pés dEle e ouvia a sua palavra: “E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra” (10.39). Lucas não faz menção do teor da palavra de Jesus; por isso, não podemos especular a respeito, mas podemos imaginar que eram lições preciosas, de grande valor e relevância para aquela família e também para todos os que ali se encontravam, incluindo os discípulos e o próprio Lázaro. Enquanto Maria ouvia Jesus, Marta, sua irmã, estava mais preocupada com as atividades domésticas e, talvez, em como agradar a Jesus, oferecendo-lhe a cortesia do seu lar. De início, não podemos julgá-la por isso. No entanto, ela demonstrou não saber aproveitar aquele momento e ainda criticou a irmã, julgando que a mesma não estava agindo bem, ficando aos pés de Jesus: “Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude” (10.40). Além de não priorizar aquele momento de estar ouvindo Jesus, Marta ainda fez uma insinuação crítica de que Jesus não tinha sensibilidade para com ela e, diante de todos os presentes, numa atitude descortês, cobrou de Jesus que dissesse a Maria que fosse ajudá-la.

2. Maria Deu Prioridade a Jesus
Maria é um exemplo de serva de Deus que soube avaliar as prioridades no relacionamento com Jesus. Ela tinha tarefas domésticas a realizar assim como Marta, sua irmã, porém entendia também que, se Jesus estava ali, naquela ocasião, a prioridade era ouvir sua palavra, e não ficar “distraída em muitos serviços” como Marta ficou. Ao ser questionado por Marta, que cobrava de Jesus que determinasse que Maria se levantasse de sua presença e fosse ajudá-la, Jesus respondeu de forma amorosa, porém cheia de ensino precioso: “[...] Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (w. 41,42). A “boa parte” que Maria escolheu foi ouvir Jesus, ficar a seus pés em atitude de reverência e adoração e procurar não perder uma só palavra proferida por Ele — uma grande lição para nós, nos tempos presentes, quando a agitação da vida pós-moderna faz grande parte dos crentes perder a noção do que é essencial e do que é secundário no seu dia a dia.

3. Mais Martas do que Marias
Podemos afirmar que, no mundo atual, há muito mais “Martas” do que “Marias”. Hoje em dia, mulheres e homens cristãos têm muito mais coisas para se distraírem, afadigarem-se e ficarem ansiosos do que tinham no tempo de Maria. A vida moderna exige que a mulher deixe de ser apenas dona de casa, esposa e mãe, e assuma posições na vida dos estudos e na profissão. Não há nada de errado nessa realidade. Mas o tempo para Deus, o tempo para estar aos pés de Jesus, ouvindo atenciosamente a sua Palavra é muito mais escasso do que na época de Marta e Maria. Além dos excessos de atividades em casa, na escola e na igreja, homens e mulheres estão sendo dominados e até escravizados por redes sociais, por causa do uso excessivo das tecnologias da informação e da imagem, a ponto de não haver mais tempo para a maior parte das famílias estar nos cultos de oração, nos cultos de doutrina e na Escola Bíblica Dominical. As “Martas” são o tipo de crente que, além de se deixarem assoberbar de tarefas, ainda criticam aqueles que buscam mais as coisas de Deus, as “coisas que são de cima” — as “Marias” (Cl 3.1).

Se, por parte da família, não houver uma decisão sábia e firme de dar prioridade às coisas de Deus, em poucos anos, ocorrerá o que aconteceu na Europa. O Diabo incutirá de vez o materialismo nas escolas, e os filhos serão dominados pelo ateísmo. As famílias, especialmente os filhos, perderão o interesse de estar aos pés do Senhor, e a tragédia espiritual será inevitável. É tempo de seguir o conselho registrado em Eclesiastes: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). Notemos que há tempo “para todo o propósito” debaixo do céu; não diz que há “tempo para tudo”. Se quisermos agir como Maria, escolhendo “a boa parte” — a de estar aos pés do Senhor — precisaremos ter no coração o propósito de dar prioridade à vida devocional, de ler a Bíblia, de orar, de ir à igreja, de envolvermo-nos no serviço da Obra do Senhor. O culto doméstico é a forma mais eficaz de reunir a família para adoração a Deus no lar. Bastam 20 a 30 minutos, no máximo, para a família louvar a Deus, ler a Bíblia, pedir orações e orar juntos. Essa simples reunião informal tem sido usada por Deus para fortalecer a família cristã, livrando-a da desgraça espiritual e moral que tem destruído grande parte dos lares cristãos.

|| - MARIA, A MULHER QUE UNGIU O SENHOR

Maria, irmã de Lázaro — ou Maria de Betânia — era uma mulher cujo caráter tinha a marca da sensibilidade, da afetividade intensa. Ela amava tanto Jesus como amigo e benfeitor da família que, na última semana, antes da morte do Senhor, ela ungiu-o duas vezes. Jesus estava ameaçado de prisão e morte pelos chefes dos sacerdotes, e Maria resolveu fazer o que achou de melhor para demonstrar seu amor pelo seu Mestre.

1. Maria Ungiu os Pés de Jesus
De acordo com a cronologia dos fatos que antecederam a morte de Cristo, conforme diz a Bíblia, Jesus dirigiu-se a Betânia, onde Lázaro encontrava-se: “Foi, pois, Jesus seis dias antes da Páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera e a quem ressuscitara dos mortos” (Jo 12.1). Jesus tinha enorme apreço por Lázaro e sua família. Ele, milagrosamente, por seu eterno Poder, ressuscitou o líder da família quando já não havia mais a mínima esperança. Esse acontecimento teve um impacto extraordinário sobre toda a sociedade de sua época. Para o ministério de Jesus, aquela família tinha significância muito especial. Sempre que ia a Jerusalém ou a seus arredores, Ele hospedava-se na casa de Lázaro e suas irmãs. Betânia estava situada aproximadamente a 3 quilômetros de Jerusalém, na estrada que leva a Jericó.

1) Uma ceia para Jesus.
Embora o texto não diga que a ceia foi na casa de Lázaro, Marta certamente foi a organizadora da ceia a ser oferecida a Cristo. Mais uma vez, ela tinha especial cuidado com a hospitalidade e com a recepção ao ilustre visitante: “Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele” (Jo 12.2). Sem dúvida alguma, ela fez o melhor que sabia para atender bem ao grande amigo da família.

2) Maria unge os pés de Jesus.
Tudo indica que, após a ceia cuidadosamente preparada por Marta, Maria surpreendeu a todos, pois, “[...] tomando uma libra de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento” (12.3). O gesto de Maria considerado extravagante provocou grande rebuliço entre os presentes, principalmente em Judas Iscariotes, o tesoureiro do grupo de discípulos. Diz o texto: “Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros, e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isso não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava” (w. 4-6). Uma libra de “nardo puro” equivalia a cerca de “trezentos denários”, como acentuou Judas, ou seja, quase o salário de um trabalhador durante um ano inteiro. Judas, além de traidor, era mentiroso e hipócrita. Seu cuidado não era com os pobres e nem com a assistência social, mas, sim, com sua ambição desenfreada por dinheiro.

3) Jesus aprova o gesto de Maria.
O traidor reprovou a generosidade de Maria, mas Jesus reconheceu a grandeza das intenções do seu coração agradecido. “Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto” (12.7). Pela fé, de forma profética, Maria ungiu antecipadamente o corpo de Jesus para seu sepultamento. Sua visão era mais ampla e mais profunda. Marta via em Jesus o amigo e visitante ilustre; já Maria via Ele como o seu Salvador, que haveria de morrer em seu lugar e que não tinha familiares que pudessem ungir seu corpo na sua morte. Ante o argumento falacioso de Judas, pretensamente em defesa dos pobres, Jesus acrescentou: “Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes” (v. 8). Maria sabia discernir o tempo e a prioridade das coisas, e Jesus reforçou essa compreensão. Naquele momento, para ela, o mais importante era demonstrar sua gratidão e amor a Cristo. Os pobres poderiam ser atendidos em qualquer tempo. A multidão de judeus acorreu à casa de Lázaro, por saber que Jesus ali estava, querendo também ver de perto aquele que fora ressuscitado depois de quatro dias. A repercussão foi tão grande que os principais dos sacerdotes deliberaram matar a Jesus e também a Lázaro. Um bom número de judeus creu em Jesus por causa do milagre da ressurreição de Lázaro (12.9-11).

2. Maria Ungiu a Cabeça de Jesus
Na mesma semana que antecedeu à morte de Jesus, Maria, mais uma vez, foi movida de profundo sentimento de ternura e valorização do seu Mestre. Mateus diz que Jesus, após o seu sermão profético proferido em Jerusalém, concluiu seus discursos e disse aos discípulos: “Bem sabeis que, daqui a dois dias, é a Páscoa, e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado” (Mt 26.2 - grifo nosso). Dali, Ele dirigiu-se a Betânia, onde, na casa de “Simão, o leproso”, ofereceram outro jantar a Ele. Ali, diz o texto, que “uma mulher” ungiu os seus pés. O evangelista Mateus registra esse fato, dizendo: “E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com unguento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa” (v. 6,7). Marcos também diz que esse fato ocorreu “dois dias antes da páscoa” (Mc 14.1,3-9). Há indagações sobre se a “mulher” deste texto é mesmo Maria, irmã de Lázaro. Mas o texto de João, que registra a ressurreição de Lázaro, diz: “Estava, então, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com unguento e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão, Lázaro, estava enfermo” (Jo 11.1,2).

Os estudiosos do Novo Testamento não são unânimes em definir se, naquela ocasião, a mulher que ungiu a cabeça de Jesus era a mesma Maria que ungiu os seus pés (cf. Jo 12.3). Mas Michaels** diz sobre esse fato, que “O narrador já fez alusão a esse incidente ao apresentar Lázaro (11.2); todavia, reconta-o agora com pormenores e na sequência apropriada. Trata-se reconhecidamente da mesma unção que deve ter ocorrido em Betânia, na casa de um leproso chamado Simão, de acordo com Marcos 14.3-9 e Mateus 26.6-13”. A Bíblia de Estudo Cronológica - Aplicação Pessoal, em nota sobre Mateus 26.7, confirma esse entendimento: “Esta mulher era Maria, a irmã de Marta e Lázaro, que vivia em Betânia (Jo 12.1-3)”.*** De igual modo, essa Bíblia diz, em nota sobre Marcos 14.3, que “A mulher que ungiu os pés de Jesus foi Maria, a irmã de Lázaro e Marta”.****

Mais uma vez, a devoção extremada de Maria por Jesus, com seu gesto de intensa generosidade, provocou grande indignação e, dessa feita, não só por parte de Judas, mas também dos discípulos, que consideraram aquele ato um “desperdício”. Assim como Judas, eles viram apenas o valor monetário do precioso unguento, que poderia ser vendido “por grande preço” e dado aos pobres. Jesus, porém, percebendo a inquietação dos discípulos, ficou ao lado da mulher, indagando e dizendo: “[...] Por que afligis esta mulher? Pois praticou uma boa ação para comigo. Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre. Ora, derramando ela este unguento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento. Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado, em todo o mundo, também será referido o que ela fez para memória sua” (Mt 26.10-13).

3. Devemos Oferecer o Melhor a Jesus
O exemplo de Maria ensina-nos que devemos oferecer a Jesus aquilo que temos de melhor em nossa vida. Na ocasião extrema, sendo iminente a morte de Jesus, Maria quis demonstrar seu amor e sua gratidão oferecendo algo que tivesse valor elevado, e não qualquer coisa por mera formalidade ou religiosidade. Ela poderia ter oferecido um unguento de menor preço, mas ungiu Jesus “com unguento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça”. O gesto torna-se mais impressionante, e até extravagante, pois, além do valor do bálsamo, ela derramou-o sobre a cabeça de Jesus, fazendo com que a maior parte do perfume caísse ao chão do local, o que provocou a indignação dos circunstantes. O mais importante na adoração a Jesus é saber se Ele aceita nosso louvor. E Jesus declarou sua aprovação ao gesto de Maria, dizendo: “Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado, em todo o mundo, também será referido o que ela fez para memória sua” (Mt 26.13; Mc 14.9). A adoração a Deus deve ter um caráter de sacrifício, de algo que tenha valor. O salmista disse: “Oferece a Deus sacrifício de louvor e paga ao Altíssimo os teus votos” (Sl 50.14, 23). Chama-nos a atenção o que acontece nos dias presentes. Em igrejas, cantores e grupos musicais só se apresentam se receberem elevados “cachês” — às vezes, quantias exageradas —, dizendo ainda que são “levitas”, que oferecem sacrifício a Deus. O sacrifício não é o que se cobra dos outros, e sim o que se oferece a Deus.

III - O CARÁTER HUMILDE DE MARIA DE BETÂNIA

Com base nos textos citados, podemos concluir que Maria, irmã de Lázaro, era uma mulher humilde, mesmo sendo possuidora de ótima condição financeira, a ponto de poder oferecer a Jesus valiosa oferta como verdadeiro sacrifício de louvor e adoração. No episódio em que ela ficou assentada aos pés de Jesus (cf. Lc 10.39), revelou um profundo senso de valor diante do Mestre, considerando prioridade maior ouvir seus valiosos ensinos. Na ocasião, mesmo ouvindo sua irmã Marta reclamar diante de todos que ela deveria sair da presença de Jesus para ajudá-la nas tarefas domésticas, Maria não revidou, criticando a atitude da irmã, mas ficou em silêncio, sendo compensada por Jesus, que a defendeu dizendo que ela escolhera “a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lc 10.42). Da mesma forma, quando foi criticada por Judas e, em outra ocasião, pelos discípulos, pelo seu gesto generoso e extravagante de amor e adoração a Jesus, ela soube ficar calada. Cristo, porém, falou por ela, não aprovando a atitude dos discípulos e dizendo que ela fizera aquele ato, talvez até inconscientemente, preparando Jesus para o seu sepultamento (Mt 26.12).

A oferta de Maria
“A oferta que provavelmente representou a economia de toda a sua vida, quinhentos denários (gregos), era uma quantia bastante grande para uma pessoa comum. O motivo é simples, porém profundamente significativo. Maria queria oferecer o melhor para Jesus”. 
Para conhecer mais leia, Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p.689.


CONCLUSÃO

Maria de Betânia, irmã de Lázaro, deixou um exemplo de como o cristão deve dar prioridade a Cristo em sua devoção sincera. O cristão deve saber aproveitar os momentos especiais, de oração, de meditação e de aprender as santas Escrituras. Uma serva de Deus não deve negligenciar os afazeres domésticos sob sua responsabilidade, mas precisa saber administrar o tempo e as oportunidades para não se deixar ficar tão assoberbada, a ponto de não ter tempo para Jesus, sendo, assim, um exemplo para os crentes em todos os tempos e lugares.

** J. RAMSEY, Michaels. Novo Comentário Bíblico Contemporâneo-João, p.223.
*** Bíblia de Estudo Cronológica - Aplicação Pessoal. CPAD. Rio de Janeiro: 2015, p. 1435.
**** Ibid., p. 1436. Maria, Ermã de Lázaro: Uma Devoção Amorosa

Fonte: Livro de apoio - O Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro - Elinaldo Renovato de Lima
Lições Bíblicas CPAD - 2º trim.2017 adultos - O Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro - Elinaldo Renovato de Lima
Dicionário Bíblico Wycliffe
Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD

Aqui eu Aprendi!

2 comentários:

  1. A Paz do senhor Jesus,estou maravilhado com esse blog do Pr. Ismael,que deus continue lhe abençoando mais e mais e capacitando-o cada vez mais.
    Hélcio Cézar- Recife-PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Hélcio Cézar. Obrigado pelo apoio, nos ajude em oração.
      Grande abraço a todos ai de Pernambuco e da belíssima Recife.

      Deus abençoe
      abraço fraterno

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...