A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. Assim, criaram deuses imortais à semelhança do ser humano.
|
Mitologia grega: deuses, semideuses (heróis) e seres humanos |
Os antigos gregos viviam em uma civilização politeísta, ou seja, tinham a crença em vários deuses. Na Grécia Antiga, o deus que mais se destacava era Zeus. Considerado o mais importante dentre os deuses, ele representava a justiça, a razão e a autoridade. Além dos gregos serem politeístas, seus deuses eram antropomórficos, isto é, assumiam a forma humana e agiam à semelhança dos homens, lutavam entre si, e, como os humanos, sentiam ódio, amor, se casavam e tinham filhos.
Em relação ao casamento, vários deuses se uniram aos seres humanos mortais. Dessas uniões surgiram os heróis, considerados semideuses. Sobre seus deuses e heróis, os gregos contavam muitos mitos, que deram origem à mitologia grega.
A mitologia grega se originou de um conjunto de relatos fantasiosos e imaginativos em que os gregos procuravam explicar, por exemplo, a origem da vida, a vida após a morte, dentre outros assuntos.
Os deuses gregos eram homenageados por meio de jogos e competições esportivas. Desse fato, surgiram os jogos Olímpicos, que eram realizados no monte Olimpo (residência de Zeus).
No universo simbólico da mitologia grega, existiam diversos mitos, logo a seguir veremos o mito originário da ilha de Creta (Grécia). Segundo consta nos relatos históricos, nos documentos ou vestígios deixados pelos gregos, na ilha de Creta existia um labirinto intransponível: nenhum homem que adentrou ao labirinto conseguiu encontrar a saída.
Além disso, estar perdido dentro do labirinto se tornava perigoso em razão da presença da figura mitológica do Minotauro, que ali habitava. O Minotauro, na representação mitológica, tinha o corpo humano e a cabeça de touro. Essa mitologia surgiu após a derrota de Creta para Atenas: o Minotauro se encontrava dentro do labirinto para receber oferendas que Atenas pagava a Creta todos os anos.
Sempre quando os gregos tinham problemas sérios, eles consultavam os deuses por meio dos oráculos, que interpretavam para os seres humanos o que os deuses queriam.
Os principais deuses cultuados pelos gregos antigos eram:
Zeus (principal deus, governava os outros deuses e os homens),
Hera (esposa de Zeus),
Hades (senhor dos infernos),
Ares (deus da guerra),
Ártemis (deusa da caça),
Atena (deusa da razão e da inteligência),
Afrodite (deusa do amor e a beleza),
Apolo (deus da luz, das artes e da adivinhação),
Dioniso (deus do vinho e do prazer),
Hefaístos (deus do fogo),
Deméter (deusa da terra),
Hermes (deus do comércio e das comunicações) e
Posêidon (deus dos mares).
Com o passar do tempo, nas cidades gregas, como Atenas, surgiram estudiosos que fundaram a Filosofia (os principais foram Sócrates, Platão e Aristóteles). Eles começaram a duvidar das explicações originárias da mitologia e fizeram-se valer do uso metódico da razão, elaborando outras explicações sobre os fenômenos naturais, sobre a vida e o homem. A partir de então, a mitologia passou a explicar, juntamente com a Filosofia, a origem da vida e os problemas da existência.
Atendendo aos pedidos para postar sobre deuses da mitologia grega.
Espero que tenha ajudado na pesquisa - obrigado aos participantes
abraço fraterno
Pastor Ismael
Aqui eu Aprendi!
Interessante texto
ResponderExcluirPaz Querido, aquela passeada Básica, dois blogueiros que Leio de lei e recomendo: -Um pastor Ismael, pelo conteúdo relevante e aprendizado constante, dois Maurício do blog Apenas. Amigo irmão :)
ResponderExcluirWaldryanos, meu nobre amigo. A Paz do Senhor Jesus.
ExcluirSempre uma honra poder contar contigo por aqui, obrigado pelas palavras de apoio.
Grande e fraterno abraço meu amigo em Cristo
Pastor Ismael