Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O Vale de Cedrom

Vamos conhecer um pouco sobre o Vale de Cedrom!

Um grande e estimado amigo, Presbítero Anderson, me perguntou sobre o Vale de Cedrom. Querido irmão em Cristo, vamos conhecer e aprender juntos mais sobre o Cedrom e o que ele nos leva a meditar.


CEDROM
Nome dado ao profundo desfiladeiro que começa ao norte de Jerusalém, nas proximidades do pé do monte Escopus; vira para o sul para separar o lado leste da cidade do Monte das Oliveiras (2Sm 15.23); e então continua em direção sudeste, para o Mar Morto.

Os nomes modernos são variados e inconsistentes para o curso do ribeiro ou torrente de inverno (Jo 18.1) que hoje raramente transporta água. Uma das razões para esta situação seca é que o leito moderno é cerca de 12 a 32 metros mais alto do que o leito do rio dos tempos bíblicos, tendo sido enchido de escombros ocupacionais e entulho de várias batalhas destrutivas. Isto também mudou o fundo do desfiladeiro cerca de 27 metros para o leste.
Monte Scopus - uma montanha no nordeste de Jerusalém - Israel

Na antiguidade, a fonte de Giom encheu o ribeiro. Por meio de irrigação, suntuosos jardins e pomares eram mantidos ao longo das margens do vale (cf. 2Rs 23.4: Jr 31.40), e na verdade sabe-se que várias pessoas e oficiais da realeza possuíram propriedades no vale. Este ribeiro foi desviado para encher o Tanque de Siloé e foi protegido para garantir uma fonte de água para a cidade durante o reinado de Ezequias (2Cr 32.3,4). Ao menos parte deste vale foi o local de muitas destruições e queima de imagens pagãs durante os tempos de reforma em Judá (1Rs 15.13; 2Rs 23.4,6,12; 2Cr 15.16; 29.16; 30.14). Na verdade, o vale era uma visão muito familiar a todos os que habitavam ou frequentavam Jerusalém. O Senhor Jesus passou por ele em direção ao Getsêmani (Jo 18.1), bem como várias outras vezes durante a semana da Páscoa.

Na maior parte do tempo, este vale é quente e seco. Sua descrição no hebraico: Escuro.

Hoje é vulgarmente conhecido por Vale de Josafá. A palavra Cedrom é, segundo alguns escritores, o genitivo plural grego de cedro, significando "dos cedros", e talvez seja, uma forma "popular" pela semelhança no som com a palavra hebraica Kidron (escuro).

O Vale é o local de muitos túmulos, inclusive o Pilar de Absalão e o túmulo de Zacarias.

Atualmente permanece sem água mesmo no inverno.

O Vale fica entre o Monte das Oliveiras e a cidade de Jerusalém.


O Vale de Cedrom é citado no Antigo Testamento nos livros de Crônicas, Reis, Samuel e Jeremias; no Novo Testamento no Livro de João.

Vejamos algumas passagens e o que elas representam para nos hoje.

2 Crônicas 29.16 
"E os sacerdotes entraram na casa do SENHOR, para a purificar, e tiraram para fora, ao pátio da casa do SENHOR, toda a imundícia que acharam no templo do SENHOR, e os levitas a tomaram para a levarem para fora, ao ribeiro de Cedrom"
Aqui, a Bíblia nos relata sobre o rei Ezequias quando trouxe os sacerdotes, e os levitas, e iniciou a purificação do templo. Ezequias estava fazendo uma aliança com o Senhor Deus de Israel. Era (é) necessário a Purificação no templo.

1 Reis 15.13
"E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Aserá; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom."
Neste relato temos a remoção dos ídolos, onde Asa destruiu o "tropeço" de Israel (os ídolos). "Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; é um Deus zeloso." (Êxodo 34 14)

Veja a postagem: Os Dez Mandamentos 



Somos templo do Espírito Santo de Deus.
Que possamos limpar "o templo" e permanecer limpos!
"ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" 1 Coríntios 6.19



2 Samuel 15 23;30-32
"E toda a terra chorava a grandes vozes, passando todo o povo; também o rei passou o ribeiro de Cedrom,[...] E seguiu Davi pela encosta do monte das Oliveiras, subindo e chorando, e com a cabeça coberta; e caminhava com os pés descalços; e todo o povo que ia com ele [...] Então fizeram saber a Davi, dizendo: Também Aitofel está entre os que se conjuraram com Absalão[...] E aconteceu que, chegando Davi ao cume, para adorar ali a Deus,[...]"
Aqui vemos o rei Davi sendo vitima da rebelião de seu próprio filho, a saber, Absalão.
Seu filho usurpa o trono do pai. Davi não reage e foge passando pelo escuro vale sabendo que chegará a um local de paz para falar com Deus.
Davi parte e atravessa o Cedrom, sem joias, sem luxo, simples e quebrantado se achega como um Adorador ao Todo Poderoso Deus. O que ele deseja? Comunhão com Deus!

Este texto faz um paralelo com o que podemos ler em João 18 1; vejamos:
"Tendo Jesus dito isto, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto, no qual ele entrou e seus discípulos. E Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se ajuntava ali com os seus discípulos." João 18:1,2

O Mestre amado passa o vale da "escuridão" com os seus discípulos. Lugar de terrível sequidão mas que no final se encontra com um lindo jardim, o Monte das Oliveiras. Jesus em comunhão com o Pai tem junto de si um traidor, Judas, que por conhecer o local, entrega o Mestre aos malfeitores. Depois do vale, o jardim, e então o Getsêmani!



"E todo o vale dos cadáveres e da cinza, e todos os campos até ao ribeiro de Cedrom, até à esquina da porta dos cavalos para o oriente, serão consagrados ao Senhor; não se arrancará nem se derrubará mais eternamente." Jeremias 31:40


UM LOCAL DE DECISÃO
"Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor. Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão." Joel 3:12-14

Devido a eventos ocorridos no período do reinado do rei Josafá, (de Judá), o Vale da torrente do Cedrom também passou a ser profeticamente chamado de "Vale de Josafá" ou "baixada de Jeosafá" Emek Yehoshafat que significa "o vale onde Deus julgará" (Vale do Julgamento).


O Livro de Zacarias (Zc 14) traz profecias Escatológicas profundas onde incluem o Monte das Oliveiras e seu Vale.




Que possamos deixar tudo que nos afasta do Senhor no Vale da Decisão (no Vale de Cedrom) e corramos a nos encontrar com o nosso SENHOR.


Fonte:
Dicionário Biblico Wycliffe
Dicionário Bíblico (Bíblia.com.br)
Wikipédia
Bíblia de Estudo Pentecostal
Bíblia Defesa da Fé
Aqui eu Aprendi!

14 comentários:

  1. OBG VOU LER MUITO PARA DECORAR E GUARDAR BEM TUDO OQUE FAZ PARTE DO QUE ESTA NA BIBLIA. TENHO MUITA SEDE DE SABER E CONHECER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor irmã em Cristo, Diaconisa Isoldi da Silva.
      Que tenhamos sempre esta atitude de aprendiz, sempre aprendendo com Jesus. Obrigado pela participação.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  2. Glória a Deus , que mensagem linda!!

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor gostei muito dos texto anotei para continua azaminar um pouco mais obrigado ASS. Irmã Edileuza Bispo ..obreira do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor irmã Edileuza Bispo. Obrigado pela participação, volte sempre.

      Abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  4. Estou muito feliz com tudo que li, Deus já tinha ministrado que Cedrom seria o nome de uma das células da minha igreja, e depois de ler tudo isso, foi mais uma confirmação, Cedrom é lugar de purificação, um lugar que precisamos passar para que cheguemos ao outros lado, precisamos passar pra que possamos nos quebrantar, para que o avivamento de Deus chegue, um lugar que precisamos passar para nós encontramos com Jesus! Obg pelo aula ❤️

    ResponderExcluir
  5. Sem contar que o portal dourado do oriente onde Jesus passou está soterrado e na frente tem um cementério islâmico porke o próprio Deus disse que estaria fechado e ninguém abriria ate a vinda dele,hoje que for a Jerusalém verá este portal fechado e nenhum arqueólogo pode cavar ali pra não profanar o cementério que segundo o Islam causaria quase uma terceira guerra mumdial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Mario Junior.
      Muito bom! Um ótimo acréscimo ao estudo. Obrigado. Deus abençoe!

      abraço fraterno

      Excluir
  6. muito obrigado pelo estudo muito edificante,parabéns

    ResponderExcluir
  7. Sempre e bom aprender. estou iniciando em missões cotei que Deus continue abençoado voces

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...