Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Carta de Paulo à Filemon

AS PÉROLAS DA CARTA DE PAULO À FILEMON

Uma carta de intercessão!
Vinte e cinco versículos em um capítulo.
Escrita por Paulo entre 60 e 62 d.C., enquanto estava preso, provavelmente em Roma.

Filemon, um cidadão da cidade de Colossos (aproximadamente 160 quilômetros de Éfeso), um comerciante bastante rico, e em sua casa se reunia a igreja (v.2).
Onésimo, um dos escravos de Filemon.

Em uma sequencia extraordinária de acontecimentos, este escravo fugitivo tornou-se Cristão, serviu fielmente a Paulo, e agora estava retornando para Filemon.
O apelo de Paulo a Filemon: receber Onésimo de volta, "não como servo", mas "como irmão amado" (v.16).

"o qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil;..." Filemon 1.11


Que sejamos úteis a Deus...

A carta de Paulo a Filemon é a mais breve entre as cartas que formam a coletânea paulina e consiste apenas em 335 palavras no grego original. É pequeno no tamanho e profundo em seu conteúdo. O ilustre comentarista bíblico Albert Barnes a chama de uma brilhante e bela gema no tesouro dos livros inspirados.

Ao olharmos para esta carta vemos algumas pérolas que, se não olhadas com profundidade, fogem dos nossos olhos. Senão vejamos:

1) Vemos o poder do Evangelho em ação. O evangelho de Cristo é o poder de Deus para salvação de todo o que crê. Ele transforma o rico e o pobre; o escravo e o livre; o patrão e o empregado. Onde o evangelho chega todas as barreiras, preconceitos são rompidos. Ele é capaz de alcançar todos, não fazendo nenhuma distinção de classes sociais.


O mundo ergue muralhas entre as pessoas, mas Jesus destrói esses muros. Ele abraçou aqueles que eram escorraçados. Ele acolheu os que eram repudiados. Ele estendeu sua graça aos leprosos, às prostitutas, aos samaritanos e trouxe esperança para os gentios.


2) Vemos a igualdade que o Evangelho traz. Na família de Deus o senhor de escravos não é melhor que os escravos. No reino de Deus são todos iguais. Eles são membros da mesma família, são irmãos. Filemon deveria receber Onésimo não mais como um escravo, mas como um irmão amado.


Paulo agiu como advogado de Onésimo. Ele confiou que Onésimo voltaria ao seu senhor e se submeteria a ele, sujeitando-se às conseqüências de seus atos. Paulo confiava em Onésimo como um verdadeiro irmão na fé.  O evangelho de Cristo não apenas torna as pessoas iguais, mas também as aproxima! Num tribunal secular Filemon seria colocado de um lado e Onésimo do outro. Porém, o evangelho transforma os corações, as circunstâncias e aproxima aqueles que as leis humanas poderiam separar.


3) Vemos a graça que há no Evangelho. O evangelho de Cristo é gracioso. Não há casos irrecuperáveis para Deus. Não há poço tão profundo que o Evangelho não seja mais profundo. A graça é maior que nosso pecado. Onésimo roubou, fugiu, escondeu-se, foi capturado e encarcerado, mas quando pensou que havia chegado o fim da linha, Deus lhe abriu a porta da esperança. Deus ainda continua transformando escravos em livres. Deus ainda continua encontrando os fugitivos para lhes trazer de volta ao lar.


Lutero disse acertadamente que todos nós somos “Onésimos”. Todos nós éramos escravos do pecado. Todos nós estávamos perdidos e fomos achados. Estávamos condenados e fomos libertados. Estávamos mortos e recebemos vida. Nossa salvação não é resultado do nosso mérito, mas pura expressão da graça de Deus. Nada somos, nada temos, nada merecemos. Porém, Deus nos alcançou, nos libertou e nos adotou como seus filhos amados, membros de sua família bendita.


"Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." 1 Coríntios 6:20

Texto Pr Marcelo de Oliveira
Bibliografia: BARCLAY, William. I y II Timoteo, Tito y Filemon
LOPES, Hernandes Dias. Tito e Filemon. Editora Hagnos
WIERSBE, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora
Bíblia de Estudo Pentecostal
Bíblia Defesa da Fé
Aqui eu Aprendi!

4 comentários:

  1. A paz do Senhor pastor Ismael.

    Ao ler este texto meu coração muito se alegrou. Como é lindo o cuidado de Deus por nós, como é maravilhoso o Seu amor. Imagine o escravo Onésimo ter fugido do seu senhor e agora voltar para ele, mas com a situação completamente nova, de um preso a um livre no Senhor e ainda com uma carta de recomendação do Apóstolo Paulo. E assim somos nós quando recebemos este tão grande amor e vivemos conforme a Palavra nos instrui, somos “carta escrita pelo próprio Cristo” (2 Co 3.3), o qual nos deu a missão de anunciar as Suas virtudes.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor minha grande e estimada amiga e irmã em Cristo.
      Jesus nos reconcilia com o Pai!
      Aleluia!
      "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação." 2 Coríntios 5:18,19

      Obrigado minha amiga por tão rica participação.
      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. Louvado seja o nome de jesus que um tambem fomos alcançado pela graça salvadora de cristo e hoje somos mas que vencedores na sua presença que deus abençoe a todos.

      Excluir
  2. Deus é muito grande e com tudo a ninguém,despreza.aprendi muito com esta mensagem gloriosa Deus lhe abençoe sempremeu irmão. Pastor.Esmael.Brito.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...