Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sábado, 14 de março de 2015

...e está próximo o Fim do Mundo!

"Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro." Mateus 25:6

...ENTENDA PORQUE OS CIENTISTAS AFIRMAM QUE FIM DO MUNDO ESTA PRÓXIMO.


Fundado em 1945 por cientistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, que tinham ajudado a desenvolver as primeiras armas atômicas no projeto Manhattan, o Boletim de Cientistas Atômicos (BCA) criou o chamado Relógio do Juízo Final, em 1947, como referência para uma possível destruição da humanidade. E, em janeiro de 2015, os cientistas do BCA anunciam que o relógio foi adiantado, e, agora, só faltam três minutos para o fim do mundo.

O Relógio do Juízo Final foi criado seguindo a imagem do apocalipse bíblico (com referência à meia-noite) e a contagem regressiva típica de uma explosão nuclear. Com isso, ele mostra os minutos que faltam para se chegar à 0h. 

A decisão de mudar ou não o ponteiro dos minutos é feita todos os anos pelo conselho de ciência e segurança do BCA, em consulta ao conselho de patrocinadores, que inclui 17 cientistas vencedores de prêmios Nobel. O relógio virou um indicador universalmente reconhecido da vulnerabilidade do mundo a uma catástrofe por armas nucleares, às guerras e às mudanças climáticas.

Em 2015, como resultado das mudanças climáticas e da modernização do acervo nuclear dos Estados Unidos e da Rússia, que continuam com arsenais que representam uma ameaça para a humanidade, foi reconhecida a necessidade de se adiantar o relógio.

Para se ter uma ideia, a última vez em que estivemos a três minutos do Juízo Final foi em 1984, ano em que as relações entre os Estados Unidos e a União Soviética estavam muito estremecidas – era o momento mais dramático da chamada Guerra Fria. 

"Cada canal de comunicação tem sido restringido ou desligado. Todas as formas de contato foram atenuadas ou cortadas. As negociações para o controle das armas foram reduzidas a uma espécie de propaganda", relatou o Boletim de Cientistas Atômicos naquela época. 

Apesar de alguns avanços modestos em relação à mudança climática no ano passado, refletindo o avanço contínuo de tecnologias de energias renováveis, segundo o BCA, os esforços atuais são insuficientes para se evitar um aquecimento catastrófico da Terra. 

"Na ausência de uma correção desse destino dramático, os países do mundo terão emitido, até o final deste século, dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa suficientes para transformar profundamente o clima em nosso planeta, prejudicando milhões e milhões de pessoas e ameaçando muitos sistemas ecológicos fundamentais em que a civilização se baseia", dizem os cientistas do Boletim.


Aquecimento
Segundo os cientistas ambientais do governo dos Estados Unidos, 2014 foi o ano mais quente em 134 anos de registros. Nove dos 10 anos mais quentes já registrados ocorreram nos anos 2000. 

Em novembro do ano passado, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (PIMC) divulgou seu relatório sobre o aquecimento global, que doi considerado "inequívoco e sem precedentes e já responsável por danos generalizados". 

O PIMC deixou claro que uma catástrofe climática não é inevitável. O mundo tem opções de tecnologia e capacidade política a custos totalmente aceitáveis para tentar reverter a situação. 

"O tempo é curto, mas ainda não se esgotou. Os nossos líderes e nossas instituições de cooperação global podem ainda enfrentar o desafio", lembrou o relatório do Painel.

No ano passado, com o Relógio do Apocalipse a cinco minutos da meia-noite, os membros do conselho de ciência e segurança do Boletim de Cientistas Atômicos concluíram que eram possível gerenciar a tecnologia para não sermos vítimas dela. 

"A escolha é nossa, e o relógio está correndo", disseram no relatório. Já em 2015, com o tempo mais próximo da zero hora, o conselho acrescenta mais urgência: "A probabilidade de uma catástrofe global é muito alta, e as ações necessárias para reduzir os riscos de desastres devem ser levadas a cabo rapidamente". 


Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...