Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sábado, 24 de maio de 2014

Por que o Evangelho incomoda tanto as pessoas?

O evangelho não parece ser algo que as pessoas gostem tanto de ouvir. Você já se sentiu um chato por compartilhar a palavra de Deus com alguém? Já foi “cortado” ou desprezado quando estava falando de Jesus? Já foi excluído por falar a verdade contida na Bíblia? Já teve suas atitudes ridicularizadas por seguir à risca a orientação do evangelho de Jesus? Já teve portas fechadas em sua vida só porque é um crente que segue os ensinos de Jesus Cristo?

Essas são situações bem comuns de acontecer. Paulo diz ao jovem pastor Timóteo algo que parece desanimador, mas que mostra na realidade que o evangelho de Jesus Cristo incomoda demais o mundo: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2 Timóteo 3.12).

Por que os que querem viver de acordo com a vontade de Jesus Cristo serão perseguidos? Porque o mundo se incomoda demais com o evangelho sendo pregado e, claro, sendo vivido.

Mas nós que vivemos e pregamos o evangelho devemos ter em mente uma verdade: Se o evangelho está incomodando [o evangelho genuíno, é claro, o bíblico] é porque as coisas estão indo bem e não mal. O evangelho foi feito para incomodar e impactar as pessoas e não para passar despercebido. O evangelho não é para “passar a mão na cabeça das pessoas”, para deixá-las da mesma forma que estão.

Os relatos bíblicos mostram que onde o evangelho entra as coisas não permanecem as mesmas. Ou ele muda vidas ou provoca reações de rejeição das mais diversas. Em alguns lugares do mundo a pregação do evangelho pode gerar a morte do pregador! Aliás, milhares de pessoas já morreram por causa do evangelho.

Mas porque a mensagem do evangelho incomoda tanto?
A mensagem do evangelho incomoda tanto porque ela é diferente das outras mensagens. É uma mensagem exigente, poderosa, mexe com o coração do homem, abala, coloca “a pulga atrás da orelha” do ser humano, é verdadeira, destrói a obra do diabo, transforma vidas, mostra o caminho da salvação, purifica, traz perdão, etc. É a Palavra de Deus que não volta vazia. Não são meras palavras ao vento, mas são palavras agregadas com o poder do Todo-Poderoso. Como algo com todas essas características não incomodaria?

Vários pregadores do passado e do presente também incomodaram por pregar o Evangelho. Muitos deles sofreram na pele o impacto da rejeição da mensagem de Jesus Cristo, mas também colheram frutos pelo seu empenho, afinal, em muitas vidas o incomodo que o evangelho provoca redunda em mudanças de vida e conversão, em reconciliação com Deus. Muitos que viveram e vivem o evangelho colhem dificuldades do incomodo provocado pelo evangelho, mas colhem também os frutos saborosos vindos dele.
O grande risco que nós cristão corremos é o de desistir de anunciar o evangelho por causa da rejeição e do incomodo visível das pessoas por causa dele. Quanto a isso veja o que aprendemos com Paulo: “Agora eu vou para Jerusalém, obedecendo ao Espírito Santo, sem saber o que vai me acontecer lá. Sei somente que em todas as cidades o Espírito Santo tem me avisado que prisões e sofrimentos estão me esperando. Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus.” (Atos 20. 22-24)

Se o evangelho não incomodar não é o evangelho. Acostume-se com isso e cumpra sua missão assim como o apóstolo Paulo, que não se preocupou com o incomodo que o evangelho iria provocar nas pessoas e na sociedade, antes, se incomodava em não cumprir a vontade de Deus em sua vida e em não impactar positivamente o seu tempo com a grande boa notícia, o evangelho de Jesus Cristo!

Fonte: Esboçando Ideias
http://www.esbocandoideias.com/2014/04/por-que-o-evangelho-incomoda-tanto-as-pessoas.html   

Aqui eu Aprendi!

17 comentários:

  1. Tenho a impressão que,quanto mais o tempo passa maior e mais forte a comichão nos ouvidos das pessoas para não aceitarem a mensagem da verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade meu amigo Ezequiel, que o Espírito Santo nos ajude nesta hora.
      Que possamos "falar" e quem tem ouvidos que ouça, mas continuemos a Pregar o Evangelho.

      Excluir
  2. Pr. as pessoas já não estã mais enteressadas em escutar falar sobre o evangelho, eu desejaria saber o porque. É como se as igrejas estivessem esfriando como muitas outras de antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente irmã Guiomar, mas que Deus nos dê oportunidades de falar sobre Jesus. Este é o tempo oportuno! Deus abençoe. Obrigado pelo apoio.

      Excluir
  3. Importante reflexão!

    A Bíblia mesmo diz da vinda desse tempo em que muitos não se interessarão pela Verdade vinda do céu. E tudo isso se origina por parte de muitas doutrinas errôneas sendo pregadas, maus testemunhos.

    Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mateus 15:9

    Precisamos, nós os nascidos de novo, nos firmar nos caminhos do Senhor e deixarmos que Ele nos santifique a cada dia. Estamos vivendo um momento de indiferença à Verdade. Numa época em que se apregoa o ecumenismo, as leis injustas do país (e do mundo) dando respaldo à degradação humana em detrimento da Palavra de Deus (casamentos entre homossexuais, legalização do aborto, formalização de cultos a satanás como religiões, recentemente a umbanda, dentre outras ofensas ao Senhor.) Muitas pessoas que evangelizo se mostram frias e isto dói. Quando tenho o discernimento que a pessoa só quer que eu ore por necessidades materiais e não aceitam a Palavra fico muito infeliz, mas rogo a Deus amor e paciência. Seu que o tempo é de Deus. Lembro-me sempre de uma passagem bíblica que gosto muito..

    Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 1 Coríntios 3:6

    Pesando assim sinto amor por aquela alma e não a julgo por ser tão indiferente a Deus...

    Um relato mais particular. Sexta-feira estive com minha mãe. Ela professa-se espírita desde muitos anos atrás. Eu sempre a evangelizo e parece existir um bloqueio cruel que a impede de ceder. Bem, sexta-feira numa conversar voltei a falar-lhe da vida com Deus. Começou com a palavra MERECIMENTO. Então, discorri à luz da Bíblia que não tínhamos merecimento de nada que Deus deu de graça seu amor por meio do sacrifico de Cristo na cruz e, por aí fui. Resumindo ela desconsiderou a possibilidade de viver com Deus no céu. Roguei ao Espírito Santo que me ajudasse para que minha mãe foi convencida da Verdade... Senti profunda angústia no meu coração pela rigidez dela. Causou-me sofrimento mesmo. Sempre me causa. Como o inimigo a cega! E já a levei para a igreja diversas vezes, somente em momentos festivos ou seja, culto para as mães e culto de natal, fora isso ela não vai. Nada fácil, mas creio que Deus fará maravilhas na vida dela. Apesar de tudo não desanimo.

    Conto com suas orações, amigo!
    Obrigada por este momento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha grande amiga Terezinha, nossa, confesso que, mais uma vez, seu relato tão espontâneo, me comoveu. Não é fácil esta sua batalha mas, tenha certeza, não estás sozinha. Creia que, a cada vez que tu falas com vossa mãe o Espírito Santo de Deus está contigo, a proteção do Altíssimo está sobre ti e quem usa tua boa é Deus. Que o Todo Poderoso lhe dê forças minha amiga. Estamos em oração. Fé!
      Grande abraço a Domingos e para você e, muito obrigado por tão rica participação com este comentário que, de certo, edificará/encorajará muitos. Deus abençoe.

      Excluir
    2. Bom dia, amigo! A Paz do Senhor!

      Encontrei um tempinho agora para te responder. Pretendo sempre glorificar o nome santo de Deus com meus relatos, como sabes. Sempre uma reflexão nos arranca lembranças e Deus tem dado-me coragem para testemunhar aqui. Realmente tenho espontaneidade, mas rogo que Deus a torne sempre sábia e cumpra propósitos espirituais somente.

      Considero-me uma pessoa amada e feliz. As tristezas, as percebo, como salutares para meu crescimento. Dói, mas é natural. A Palavra do Senhor sempre me anima. Confesso-te que nem sempre foi tão fácil porque eu estive (e ainda estou) em processo de aperfeiçoamento. Como muito cedo recebi rudimentos de uma vida espiritual e, algumas angústias de ordem familiar também, levaram-me a dedicar-me mais ao Deus invisível e potente.

      Todos temos uma história. A história que Deus nos permitiu ter e devemos procurar em Deus enxergar o objetivo. É o que tenho procurado dia após dia. Assim nas histórias há sempre pontos nada agradáveis, mas, como já disse, Deus os permite para nosso crescimento.

      Quando eu era pequena ouvia muitos relatos de vida. Minha avó sempre contava-me sobre sua infância, adolescência, seu casamento, seus pais, irmãos. E, lembro-me que ficava aos pés dela ouvido-a por horas. E, ela gostava muito. Penso que ela me amava mais que a meus irmãos. Penso que é porque eu era muito atenciosa e me importava com o que me contava. Lembro-me que muitos fatos me surpreendiam e me deixavam intrigada...mas aprendi muito.

      ...

      Hoje escuto muito as pessoas. Realmente me interesso por suas vidas e sofro. Às vezes me faz mal, mas rogo a Deus que me ajude... Espero sempre que as pessoas conheçam o Deus que me conquistou e percebo a batalha que se trava, principalmente na minha família. Quem não gostaria de ver seus familiares salvos? Penso que todos os nascidos de novo têm este desejo. Assim vou lutando em oração e testemunho...

      Depois conto mais irei atender uma pequena e especial criança.

      Tenha um lindo e especial dia com Jesus.
      Abraços!

      Excluir
    3. oh glória! Sabe Terezinha, às vezes, ou melhor em todas elas (situações) sou um pouco, ou totalmente, assim como você escreveu "Realmente me interesso por suas vidas e sofro. Às vezes me faz mal, mas rogo a Deus que me ajude...", isso me machuca pois gosto das pessoas mas nem todas me compreendem como Pastor, como homem que sou e tenho uma responsabilidade a cumprir com meu Senhor, Ele está a me ajudar, Aleluia! Sigamos com nosso Jesus...
      Há momentos que "choramos" porque o próprio Espírito Santo sente a nossa situação, Ele é uma pessoa muito sensível, oh glória, mas como a irmã disse "Espero sempre que conheçam a Deus...", como Ele é, Maravilhoso! Poderoso! Amigo!
      Aguardo a continuação e fique sempre a vontade neste blog, "sinta-se a vontade, a casa é sua"
      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    4. Continuando... Aproveitando um tempinho...

      Deus tem me dado alento já estive com muita tristeza pela condição de descrença de minha amada mamãe. Deus já me tranquiliza e me faz repousar segura. Não que ainda não cause dor vê-la nesta cegueira, mas tenho sido compreensiva e amorosa. Também paciente em Deus. Irmã Goreti, da qual já tive oportunidade de falar para o senhor, me ensinou que devo orar para que Deus providencie pessoas santas para evangelizá-la. O que ficará de cada evangelismo o próprio Deus vai colocando a sede e a fome que ela precisa. Confesso-te que muito, muito mesmo, me alegraria ver o dia de ouvir minha mamãe me pedir para que eu fale de Deus para ela (choro agora, não tem jeito eu choro mesmo...é sentimento), me pedir pra que eu ore por ela. Não é vaidade, pastor, é amor mesmo. Não contabilizo almas para Deus, como sei que é a preocupação de muitos cristãos, acho que isso é com Deus...eu só quero testemunhar de minha fé honestamente, o que acontecerá com quem escuta é com Deus...Não sei se me faço ser entendida pelo senhor.

      Tenha uma linda tarde com nosso Deus!

      Valeu a pena esta reflexão.
      Abraços, amigo pastor Ismael e obrigada por me ajudar em oração, que é importantíssima!!!!!!!!!!!!!!!


      Lembrei-me de algo, mas esgotou meu tempo "livre". Não se preocupe que não esquecerei, depois voltarei aqui, assim que puder.
      ...

      Excluir
    5. Amo sua sensibilidade e digo que agindo assim o senhor está no caminho certo. Interesse-se pela vida dos outros para ajudá-los na caminhada rumo ao céu. Grande responsabilidade tem sob seus ombros e, acredito que teu choro é doído e, muitas vezes solitário, mas é assim mesmo. A vida moderna nos dá certo status em termos de lazer, moradia, empreendimentos, mas nosso Jesus nos ensinou que devemos renunciar o mundo em prol do Reino. Quando nos ocupamos do Reino, consideramos insignificante nosso próprio bem-estar. Somos humanos ainda é verdade, mas Deus sabe como nos usar para sua glória.

      Continue dedicando-se ao outro, amigo, mesmo que tenha alguém que te despreze ou não te compreenda, que dá no mesmo. O senhor nunca perderá quando estiver amando, lembre-se disso. Alguém sempre se lembrará do teu amor e agradecerá a Deus por tua vida e, isto é o que importa. A ingratidão é uma condição de quem não nasceu de novo realmente, muitos ainda precisam descer para Deus transformar.

      Graças dou a Deus por pessoas que Ele colocou na minha e que fizeram a diferença para melhor e, muitas nem sabem disso...as que não sabem é porque ainda não tive como dizer. Rogo a Deus que me dê um coração sempre grato para que eu nunca me esqueça dos benefícios que alguém me proporcionou e, também peço a Deus para que se esta pessoa vier a me ofender, por descuido, eu só pense no bem que um dia ela me fez e não no mal que acabou de realizar a mim. Não sou perfeita, amigo, repito. Muito tem Deus a fazer em mim, mas meu amor por Ele é tão real quanto o ar que eu respiro. Eu não sei viver sem Ele , o preço de ser cristã é alto, acredite. Ainda resisto... quando Deus considerar que não aguento mais, certamente, me tomará para si e, então, encontrarei gozo eterno nos braços dEle. Amém!

      Eu te amo, pastor Ismael! Deus O abençoe e a toda sua família!

      Excluir
    6. Querida irmã em Cristo Jesus Terezinha, que belíssima participação. Também amo os irmãos em Cristo Jesus (Domingos e Terezinha) vcs são pessoas que fazem parte deste trabalho e sei que Deus está fortalecendo nossa amizade. Aprecio muito quando a irmã escreve e saiba, seus comentários são importantíssimos para o crescimento do blog. Não tenho palavras para agradecer tão preciosa ajuda.
      Deus abençoe meus amigos.
      Abraço fraternal.

      Excluir
    7. No momento não sei como expressar minha gratidão por suas palavras carinhosas, mas rogo para que Deus o santifique a cada dia, o cubra de unção para anunciar o genuíno Evangelho do Reino de Deus. Também que Deus te faça frutificar em amor pelas almas que Deus te confiar, não necessariamente só as que estão sob o teu olhar, pastor, mas a mim e ao Domingos, especialmente, que estamos a quilômetros de distância, mas que por propósito de Deus nos aproximou por meio, de algo que nem gosto muito, confesso, que é o mundo virtual. Estou tentando tornar este mundo virtual menos virtual possível, se é que é possível. Esta aproximação que mantenho com o senhor, que não é esporádica, é para criar vínculos. Tenho dois pastores, o daqui de Fortaleza e o senhor de São Paulo. Pode ser?

      Até outro momento providenciado por Deus!

      Só quando estou inspirada é que escrevo, não gosto de escrever de modo geral. Gosto de me sentir na escrita...

      Excluir
    8. Irmã Terezinha, estou sem palavras. Saiba que para mim é uma honra poder ser considerado desta forma por vocês. Confesso que estou muito agradecido a Deus. Meu Deus que Benção!
      Realmente Deus está nos aproximando para uma Grande Obra!
      Oh Glória! Sei que Deus se alegra com tudo isso, Aleluia!
      Deus abençoe! Deus seja louvado!
      Abraço fraternal. (a alegria do Senhor é a nossa força)

      Excluir
  4. O Evangelho veio trazer a luz. E a luz revela aquilo que ninguém vê.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação "Fé & canções". Acessei seu blog e já estou te seguindo, Deus abençoe.
      Abraço fraterno do amigo em Cristo
      Pastor Ismael

      Excluir
  5. O fato de você ficar em silêncio e pregar com seu testemunho incomoda muito as pessoas. Elas reclamam que a sociedade perdeu seus princípios, mas quando encontra alguém que pauta sua vida em princípios e na palavra de Deus, eles não conseguem aceitar estas pessoas, e criam motivos para criticar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação Marques Marquez.

      abraço fraterno
      pastor Ismael

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...