Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Oração! - Intimidade com Deus

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." 2 Crônicas 7:14

A oração é a chave da vitória.
Esta frase é uma tradução do que podemos obter com a oração.

Quando falamos em chave logo nos vem a ideia de portas se abrindo mas, não esqueçamos que chave também fecha e isso se traduz, para o cristão, em Livramento da parte de Deus.

Aquilo que Deus tem de melhor para nós, certamente se abrirá com a chave da oração, e consequentemente aquilo que não serve para nós, por intermédio da oração, o próprio Senhor nos livrará colocando-nos em segurança em seu jardim fechado.

Através da oração, podemos encontrar nas Escrituras, grandes vitórias na vida de homens e mulheres, como também, através da oração temos grandes relatos de livramentos realizados pelas poderosas mãos de Deus.

Oração = Intimidade
Quando queremos ser mais amigos de alguém, geralmente nos aproximamos, puxamos papo, começamos a conversar, criamos intimidade, da mesma forma é com Deus, quando nos aproximamos dEle, conversamos com Ele, criamos intimidade com Ele, passamos a falar com Deus e, logo, recebemos Sua resposta.

Oração traz intimidade com Deus, é saber que Ele te escuta, que Ele sabe muito bem o que é melhor para você. Que Seus ouvidos estão atentos ao nosso clamor. 
É estar em comunhão com Deus, com o coração voltado ao Senhor. Com entendimento (sabendo quem Ele é), deixando tudo que nos separa de Sua grandiosa presença, se achegar a Deus certo de que Ele se achegara a nós.

Oração traz  livramento das adversidades que nos assolam, estar atento às respostas de Deus, à Sua voz. Estarmos com os ouvidos ungidos e passos orientados pela lampada do Senhor, escapando das astutas ciladas do inimigo de nossas almas que, sutilmente, tenta nos enganar com situações que, se não estivermos "ligados no céu", poderão nos levar ao pecado.

Conforme já publicado neste blog, temos a oração exemplo que Jesus nos deixou nos relatos de Mateus 6 5-13, mas o fato que nos alerta é para que não sejamos hipócritas e fiquemos com palavras repetidas nos ouvidos do Senhor, que possamos nos achegar a Deus com palavras sinceras de nosso coração, profundas da alma, intimas, como um filho fala com o Pai assim façamos nos! Com coração quebrantado se aproxime de Deus!

"Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito." Salmo 34.18

A oração não é algo formal, para atrair a atenção dos homens, como faziam os fariseus (Mateus 6. 5). Eles estavam acostumados a orar formalmente 18 vezes ao dia, segundo as leis herdadas dos antepassados, e observavam com rigor pontual os horários destinados à oração, onde quer que estivessem. Por isso, com freqüência eram obrigados a orar em público, e os judeus, admirados, sempre os surpreendiam em sua prática nas esquinas das ruas. A oração passou a ter, então, caráter de mero ritualismo, sem consistência espiritual, onde o que contava era a exterioridade sofisticada de palavras vazias para receber o louvor humano.

A oração também não é como a reza, uma repetição interminável de enunciados que não traduzem os sentimentos do coração (Mateus 6. 7). Este era o costume dos gentios, adeptos das religiões politeístas, que horas a fio repetiam mecanicamente as mesmas palavras diante de seus deuses, o que mereceu a veemente reprovação do Senhor Jesus, pois o mesmo estava ocorrendo com os praticantes da religião judaica.

Afinal o que é a oração? A melhor definição encontra-se, é obvio, na Bíblia. Nenhum conceito teológico expressa com a mesma clareza e simplicidade o que ela significa. A oração é segundo as Escrituras, uma via de mão dupla através da qual o crente, com seu clamor, chega à presença de Deus, e este vem ao seu encontro, com as respostas.

"Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes." Jeremias 33.3

A oração é fruto espontâneo da consciência de um relacionamento pessoal com o Todo-Poderoso, onde não há espaço para o monólogo, pois quem ora não apenas fala, mas também precisa estar disposto a ouvir. É um diálogo onde o crente aprofunda sua comunhão com Deus e ambos conversam numa linguagem que tem como intérprete o Espírito Santo.

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos." Romanos 8 26-27

Orar não pode ser visto como ato de penitência para meramente subjugar a carne. Em nenhum momento a Bíblia traz esta ênfase. Oração não é castigo (assim como a leitura das Escrituras), ideia que alguns pais equivocadamente passam para os filhos, quando os ordena a orar como disciplina por alguma desobediência. Eles acabam criando uma verdadeira repulsa à vida de oração, desconhecendo o verdadeiro valor que ela representa para as suas vidas, por terem aprendido pela prática a reconhecê-la apenas como meio de castigo pessoal. Ao contrário, se aprenderem que orar é ato que eleva o espírito e brota de maneira espontânea do coração consciente de sua indispensabilidade, como ensina a Bíblia, saberão cultivar a oração como exercício de profunda amizade com Deus que resulta em crescimento espiritual (Cl 1:9 " Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;"). De igual modo, o mesmo acontecerá conosco.

Tomemos por maior exemplo de oração o Filho de Deus, Jesus Cristo. Que possamos ter este mesmo sentimento (Fp 2:5-8 "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz."

Nos acheguemos a Deus e Ele se achegará a nos, vamos orar. Jesus orava pela manhã (Mc 1:35 "Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava."), à tarde (Mt 14:23 "E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.") e passava noites inteiras em comunhão com Deus (Lc 6:12 "Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus."). Se Ele viveu esse tipo de experiência 24 horas por dia, de igual modo Deus espera a mesma atitude de cada crente. Não apenas uns poucos minutos, com palavras rebuscadas de falsa espiritualidade, para receber as honras dos homens, mas em todo o tempo, como oferta de um coração que se dispõe a permanecer humildemente no altar de oração.

Vamos orar?

Possamos tomar esta postura! Esta atitude!
Crie este hábito, orar sem cessar!

Fonte: Estudo Bíblico
www.estudobiblico.com.br/oracao 
Aqui eu Aprendi!

20 comentários:

  1. Não sei explicar, mas logo cedo de minha vida eu desenvolvi uma vontade muito importante de conversar com Deus. Qualquer ação me fazia recorrer a Ele em petição. Claro que hoje, compreendo melhor o que significa e, até entendo que eu não sabia orar antes...

    Eu iniciei minha vida "cristã" como católica. Minha avó Santana era considerada uma beata e me instruía nesta religião. Aprendi a rezar. Passava tempos recitando jaculatórias e repetindo frases inócuas. Sério como aquilo me cansava. Meus irmãos não toleravam quando minha vó os chamava para a "reza do terço", mas eu aguentava. Minha vó dizia que era preciso para pedir proteção, saúde, paz, enfim, coisas boas para a família. Mas eu lembro que não pedíamos nada disso, só se ela pedia no coração. Que eu lembre era chegar no quarto dela e partir para a reza. Muitas vezes ela nos obrigava a ficar ali. Meus irmãos fugiam, literalmente e, eu, não escapava. Por isso, ela me amava tanto... não quero ser injusta com minha vó, não era só por isso que me amava, penso...

    Só não gostava do momento de ficar de joelhos. Era obrigado. Eu me cansava e ficava sem ânimo. Às vezes, ela tinha piedade de mim e me permitia ficar em pé. Mas, te confesso pastor Ismael, eu achava um saco àquelas repetições. Imagine quatro crianças juntas e, de repente uma delas fazia uma gaiatice na hora da reza fazendo as demais rir e, isso deixava minha vó furiosa... E este tipo de "devoção" acontecia às seis da manhã e às seis da tarde... Mamãe nunca participava, mas nos obrigava a participar. Só para o senhor entender melhor. Vovó não morava conosco. Estas práticas era só nas nossas férias ou quando vovó precisava passar algum período em nossa casa em Fortaleza...

    Ela também me ensinava umas orações prontas que aprendeu, as quais estavam num livreto. Para cada necessidade/ dor havia uma. Eu não entendia que fosse assim, mas naquele momento era assim. Mas ela tinha uma conduta coerente e decente e sempre tinha histórias para nos contar, lições para nos passar. Eu a amei de verdade e foi por ela que descobri que havia um Deus que quando mandava chuva para molhar a terra e fazer brotar a semente demonstrava amor e, quando mandava o sol forte para secar o açude era porque estava zangado com algumas pessoas da terra, "era castigo", dizia vovó. Até os trovões e raios revelavam que Deus "ralhavam" com as pessoas da terra. Estas eram ideias esquisitas que vovó passava. Tinha histórias de arrepiar que aprendeu nas suas experiências passadas. Claro que eram equívocos oriundos do não conhecimento da Verdade, descobri mais tarde, mas não tive tempo de contar para vovó sobre minha santa descoberta.
    ...

    Bem, em relação à oração compreendi mais tarde que não era como fui ensinada, nem mesmo a ideia que vovó me passou acerca de Deus. Eu precisava dialogar com Deus, ter intimidade com ele. Foi somente pela Verdade que eu encontrei o verdadeiro significado da oração. Foi algo especial e, é algo especial. O texto acima bem esclarece a grandeza do ato de orar. Somente o Espírito Santo nos ensina a orar como convém. Louvo a Deus por isso. Bendigo o Senhor pelo novo nascimento que trouxe-me à verdadeira vida.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus! Cada vez que leio seus comentários viajo e percebeu a sinceridade de suas palavras. Que lindo e maravilhoso relato minha amiga em Cristo Terezinha.
      Por favor, assim que lançar seu Livro (sei que acontecerá) quero ser lembrado hein... com dedicatório e tudo mais (risos muitos risos)
      esse seu pastor (virtual) é uma benção (risos novamente).
      Sua participação é edificante e isso faz nossos textos terem "vida", que Deus te abençoe e que continue a usa-la a expor relatos que edificam e que, com suas palavras, muitos sejam atingidos pela VERDADE (JESUS) e seus olhos sejam abertos... oh, glória!
      Mais uma vez agradeço sua participação e fique a vontade para "passear" por aqui, é uma honra para mim.
      Abraço fraterno. (dê um abração a Domingos)

      Excluir
    2. Realmente o senhor é uma bênção, meu querido pastor!

      O senhor é formidável! Acha mesmo que irei escrever um livro? Bem, eu espero. Mas são histórias tão comuns, eu sou apenas expressiva e, acima de tudo agradecida ao nosso Deus por tudo que ele me proporcionou na vida até agora... tenho muitas histórias para contar, sim. E, aqui no seu blog tenho me soltado (risos).

      Ei, não se preocupe que se eu escrever este livro o senhor será honrado, com certeza. Não é de hoje que o senhor valoriza minhas verdadeiras e sensíveis histórias. Aguarde mais. Vindo a inspiração eu escrevo. Como disse ao senhor eu preciso estar inspirada, sentir o que quero falar...

      Só o senhor para valorizar meus relatos! Obrigada! Muito obrigada!
      A Paz do Senhor!

      Sua ovelha, Terezinha, que carece de suas orações constantes para viver em santidade de vida aqui na terra.

      O Domingos receberá seu abraço.

      Excluir
  2. Quero aprende tem intimidade com Deus ja sou evagelica leu a biblia nao entedo pq

    ResponderExcluir
  3. Como aprede tet intimidade com Deus sou evagelica ja pq nao entedo a biblia mim ensina ajunda mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Claudia aninha, a Paz do Senhor Jesus.
      A cada dia, em oração, nossa intimidade com Deus cresce e se torna inabalável. Oração! Oração é a chave da Vitória!

      Firme nas Promessas!
      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  4. É um bom aprendizado lendo que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos entendo que a oração é tão importante que até o que não conseguimos expressar o Espírito anuncia por nós ao Senhor; isso só prova que o Senhor se interssa em se comunicar conosco e que nos nos comuniquemos com ele em oração. E um dia desses conversando com uns irmãos sobre a palavra o Senhor disse-me que nós o seu povo não podemos abreviar a oração nem reduzir a oração pois Ele precisa ouvir da nossa boca o que temos e o que sentimos em relação a ele. É claro que Ele sabe tudo sobre nós mas Ele quer nos ouvir portanto vamos falar com o nosso Deus. Pra terminar gostei mesmo do ensinamento sobre a oração. Bênçãos e muita paz em nome de Jesus a todos os irmãos.

    ResponderExcluir
  5. Assim foi comigo querida Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  6. Me ensine a orar?? Sinto que sou repetitiva toda vez que vou orar são as mesmas palavras. As vezes eu me sinto perdida. Como se estivesse orando de forma incorreta. Meu nome é Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom este teu desejo Ingrid. Aconselho você a procurar ter intimidade com Deus e conversar (orar) com ELE. Quando temos um Amigo Fiel sempre será muito mais fácil contar a ELE as nossas necessidades e nossas falhas. Converse com Deus sabendo que ELE é um Grande e Fiel Amigo.

      Também gostaria de te aconselhar a falar com seu Pastor, caso ainda não seja evangélica, cristã, procure uma Igreja e permita que Cristo tome conta do teu ser, aceite-O como único e suficiente Salvador, e tenho certeza que o Pastor junto com os demais irmãos irão te ajudar muito.

      Tenha sempre a oração "exemplo" de Jesus em seu coração (Mateus 6:9ao13) e ore ao SENHOR com suas palavras, verás quão maravilhoso é sentir a presença do Espírito Santo e ter a certeza que Cristo está lhe ouvindo. Aleluia!

      Obrigado pela participação.
      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  7. Amei o blog achei interessante o conteudo li os comentarios e descobrir q nao é simplesmente a oracao q faz com que o espirito fale e agi por nós. O pai nosso por exemplo é uma oracao repetitiva e dada por Cristo justamente citada em Matheus. O q me leva a pensar que o que nos aproxima de fato com Deus e permite ter essa intimidade é sendo verdadeira mesmo com as oracoes repetitivas ou nao ele é que nos conhece e nao a nós mesmo as nescessidades que precisamos nao merecemos mas é por AMOR que ele nos da.Louvado seja sempre pq sem eu merecer ele acolhe a minha oracao pq eu sei Senhor que somente tu me sondas. Que o Senhor Deus que macha a nossa frente esteja com todos a paz de Cristo para tds Cristao ou nao Deus nos ama e o seu amor infinito.

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor, pastor! Sou Michelle e sou evangélica, casada com um evangelista separado a pastor. Não tenho conseguido orar, e ando estou na igreja tenho dificuldades em sentir a presença do Espírito Santo. O que faço?

    ResponderExcluir
  9. A paz do Senhor, pastor! Sou Michelle e sou evangélica, casada com um evangelista separado a pastor. Não tenho conseguido orar, e ando estou na igreja tenho dificuldades em sentir a presença do Espírito Santo. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor irmã em Cristo Michelle Silva.
      Que Benção de Deus em saber que seu marido está separado ao Ministério Pastoral. Aconselho que converse com seu esposo, peça a ele que lhe ajude, orem juntos, inclusive com imposição de mãos sobre a irmã, a benção dele é muito importante.

      Cada um de nós tem seu particular com Deus. Insista! Ore com todas as tuas forças, entre nos átrios do Senhor. Assim como diz o Salmo 91:1 "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará"; habite no esconderijo do Altíssimo e respire o oxigênio do Santuário, o Espírito Santo, Aleluia)

      Deus é Maravilhoso!

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  10. Oiii a paz do Senhor....li alguns comentários...Bem,eu entendi,essa almejada intimidade ninguem pode construir por nós,não tem como.É assim...fecha a porta do teu quarto e passe tempo com Deus,no começo não é fácil,mas devagar...Eu passo no minimo uma hora de joelho umas 3 ou 5 vezes por dia/noite.Um dia da semana,é para o jejum das 7 as 7 com água e leio sempre a biblia.Vejo a MÃO DE DEUS nas situações,sou apaixonada por ELE.Sinto saudade quando estou tempo demais em outra ocupação.Crie TUA rotina com Deus,mas crie,se quer mesmo ter intimidade.Deus é bom.Graça e Paz

    ResponderExcluir
  11. OLA PASTOR QUERO SER UM VASO TER MAIS INTIMIDADE COM DEUS ORAR E SENTIR A PRESENÇA DE DEUS ANDO COM GRANDE VAZIO NO CORACAO ME AJUDE A TER UMA BOA INTIMIDADE COMO NOSSO PAI NAO ACEITO VIVER ESSE SENTIMENTO DE VAZIO ME SINTO OCA POR DENTRO QUERO SER TRANSFORMADA NAO ACEITO ESSA SITUACAO ME DA AJUDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane Ribeiro, a Paz do Senhor.
      Vou deixar para meditação um trecho do louvor da Mara Lima (Santuário)

      Faz de mim senhor, um santuário
      Puro e santo, e verdadeiro
      Com gratidão, eu faço essa oração
      Santuário em teu louvor

      Pois só tu senhor, veio salvar-me
      Transformar meu coração
      Só tu senhor conhece as minhas fraquezas
      Dando me forças com as tuas mãos.

      Tenha certeza, irmã em Cristo, ELE pode preencher teu coração com muita Vida, com muita Alegria.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  12. A paz do Senhor com todos!!!!
    Amo ouvir relatos da palavra de Deus, e digo não há nada que substitua sua intimidade com Deus. Eu amo amar a Deus. Obrigada Jesus!!!!!

    ResponderExcluir
  13. A paz do Senhor esteja com todos!!!!
    Não existe nada mais gratificante do que ter intimidade com Deus. Eu passo por essa experiência é amo amar a Deus.
    Feliz Ano Novo!!!!! Que se for da vontade do Altíssimo Ele e disse os desejos do nosso coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Maria da Conceição Coêlho Castelo Branco. Obrigado pela participação. Um Feliz 2017 para ti também, muitas Bençãos de Deus para você e toda sua Família.

      abraço fraterno

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...