Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sábado, 6 de abril de 2013

A flecha na mão do valente - parte 1

A Paz do Senhor.

Meu amado irmão(a) como estamos nos portando diante das intempéries da vida?
Como estamos nos portando no decorrer de nossa vida cristã?
estamos confiando? perseverando? acreditando?

...em uma dinâmica sobre as armas que usamos quando estamos em batalha e como agimos diante das lutas, me fez refletir e escrever ...

Lutas vs intempéries vs batalha vs armas  /  ação + valente + perseverança = vitória

Pense nisso: Todos os que buscam ao Senhor sempre recebem sua Palavra acolhedora?
Mas aonde estão os valentes com suas flechas de vitória?
Vamos meditar!

II Reis 13  versículos 14 ao 19

Estando Eliseu doente da enfermidade de que morreu, Jeoás, rei de Israel, desceu a ele e, chorando sobre ele exclamou: Meu pai, meu pai! carro de Israel, e seus cavaleiros!
E Eliseu lhe disse: Toma um arco e flechas. E ele tomou um arco e flechas.
Então Eliseu disse ao rei de Israel: Põe a mão sobre o arco. E ele o fez. Eliseu pôs as suas mãos sobre as do rei, e disse: Abre a janela para o oriente. E ele a abriu. Então disse Eliseu: Atira. E ele atirou. Prosseguiu Eliseu: A flecha do livramento do Senhor é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios em Afeque até os consumir.
Disse mais: Toma as flechas. E ele as tomou. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E ele a feriu três vezes, e cessou.
Ao que o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sirios.

O profeta Eliseu pediu ao rei para que pegasse um arco e flechas e falou para que ele atirasse a flecha para a terra, simbolizando a vitória sobre os inimigos.

O que você tem suas mãos como instrumento de batalha e como tem se portado na luta? 

O que você possui? 

O Rei Jeoás tinha em suas mãos um arco e flecha.

Davi tinha uma funda, 
Moisés e Jacó tinham cajado, 
Sansão tinha a queixada de um jumento.
e você...

Comparando um arco e flecha com as poderosas armas atuais, percebe-se que são simples e frágeis, mas pode se tornar poderosa se for “a flecha do livramento do Senhor” 
(II Reis 13.17),  que deve ser usada com perseverança e confiança em Deus.

Vejamos:

de um lado Jeoás! Mas quem foi Jeoás?
II Reis 13.10 - No ano trinta e sete de Joás, rei de Judá, começou a reinar Jeoás, filho de Jeoacaz, sobre Israel, em Samária, e reinou dezesseis anos.
E fez o que era mau aos olhos do Senhor; não se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão filho de Nebate, com os quais ele fizera Israel pecar, porém andou neles.
Jeoás - aquele a quem Deus concedeu - 

O 13º rei do reino do Norte (se Tibni for considerado). Jeoás, também chamado Joás sucedeu ao seu pai Joacaz como o 3º rei da dinastia de Jeú e governou durante 16 anos. Manteve o culto do bezerro de Jeroboão, mas foi um admirador de Eliseu de quem recebeu a promessa de vitória (II Rs 13:10-19). Foi um guerreiro de sucesso e nas suas 3 campanhas contra Ben-Hadade III recuperou os territórios da transjordânia que o seu pai Joacaz tinha perdido para Hazael (II Rs 13:25). As suas relações com o reino de Judá parecem ter sido cordiais durante os primeiros anos, já que, quando Amasias de Judá preparou uma campanha contra os Edomitas, Jeoás concedeu uma força armada para combater ao serviço do rei de Judá. A conselho de um profeta, Amasias recusou a ajuda dos soldados israelitas que, ficando ofendidos, em retaliação causaram destruição no Norte do reino de Judá. Após a guerra com os edomitas, Amasias declarou guerra a Jeoás devido aos estragos efetuados pelos soldados de Israel em Judá. Jeoás ficou bastante triste devido a este fato e entrou em guerra com Judá com grande teimosia. Na batalha de Bete-semes, Amasias foi derrotado e Jeoás despojou Jerusalém " E tomou todo o ouro e a prata e todos os vasos que se achavam na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei, como também reféns, e voltou para Samária." II Rs 14.14
(II Rs 14:11-14; 2Cr 25:20-24).
Jeoás foi sepultado nos túmulos reais em Samaria (2Rs 14:16).

Acrescento: Flávio Josefo comenta que isto veio a acontecer no 14° ano de Amazias. Fossem quais fossem os motivos, em seus 16 anos de governo Jeoás nunca reinou sozinho: os 3 primeiros anos co-reinou com seu pai Jeoacaz e a partir de seu 4° ano de governo com seu filho Jeroboão.
Conforme II Rs 13:22-25 Hazael, rei da Síria, oprimiu a Israel todos os dias de Jeoacaz, pai de Jeoás, e tomou de Israel muitas cidades.
No tempo de Jeoás o Senhor teve misericórdia de Israel por amor da sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e depois da morte de Hazael, quando reinava Bene-Hadade, Jeoás tornou a tomar as cidades de volta. " Senhor, porém, teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, e se tornou para eles, por amor do seu pacto com Abraão, Isaque e Jacó; e não os quis destruir nem lançá-los da sua presença " II Rs 13.23
Jeoás representa a segunda geração de Jeú a substituí-lo no trono de Israel à sombra da promessa de Deus feita a Jeú 2 Rs 10:30. "Ora, disse o Senhor a Jeú: Porquanto executaste bem o que é reto aos meus olhos, e fizeste à casa de Acabe conforme tudo quanto eu tinha no meu coração, teus filhos até a quarta geração se assentarão no trono de Israel."
Jeoás era um jovem rei e inexperiente quando o seu reino foi afligido. O exército siro mobilizou-se contra ele, e ele sabia que não podia enfrentá-lo. 
Historiadores informam que o jovem rei tinha visões terríveis de derrota, de aprisionamento e até mesmo a morte o perseguia. Sentia-se angustiado de tanta preocupação...

...do outro lado, o Profeta Eliseu!


O Profeta Eliseu (com seus 80 anos de idade). Um homem grandemente usado por Deus como Profeta por cerca de 50/60 anos com muitos feitos e milagres em seu curriculum

Foi o sucessor de Elias no Reino do Norte de Israel. Era filho de Safat e vivia em Abel Mehola, no Vale do Jordão.

Vemos agora um novo cenário, Jeoás mesmo não sendo um homem comprometido com Deus, muito pelo contrário:Jeoás fez o que era mau aos olhos do Senhorresolve ir até o Profeta.  II Reis 13:14.

Qual o motivo dessa "ida" não sabemos ao certo mas, talvez, podemos expor uma suposição, teria ido para se aconselhar, ou para remir-se, quem sabe para honrar o ministério do Profeta (perto da morte).
Poderia ser que Jeoás, motivado pela dificuldade, correu atras do conselho do Homem de Deus (todos os que buscam ao Senhor sempre recebem sua Palavra acolhedora)
“Buscar-me-eis, e me achereis, quando me buscardes de todo coração” 
Jeremias 29.13
Pense nisso: Em todo tempo busque a Presença de Deus!




Intempéries = Quaisquer condições climáticas que estejam mais intensas; vento forte, chuva torrencial etc. Péssimo ou mau tempo; tempestade.

Fonte:
Bíblia Defasa da Fé, a Historia da Bíblia, Dicionário Bíblico, Estudos Bíblicos CPAD, 
Dinâmicas para Ensino Bíblico de Sulamita Macêdo, Bíblia Pentecostal de Estudo.
Aqui eu Aprendi!

4 comentários:

  1. A GENTE TEM QUE SER PERSEVERANTE EM NOSSAS BATALHAS ATIRANDO NOSSAS FLEXAS QUE SÃO AS NOSSAS ORAÇÕES. QUANDO ELIZEU ESTAVA ENFERMO E JEBOÁ DEU A MOTÍCIA SOBRE AS TROPAS DOS INIMIGOS. ELE MANDOU QUE ABRISSE A JANELA E ATIRAR AS FLEXAS. SÓ QUE AS FLEXAS ERAM PARA SEREM ATIRADAS 5 OU 6 VEZES, SÓ QUE O REINÃO PERSEVEROU E ATIROU SÓ 3 VEZES. PO9R ISSO DEVEMOS SER PERSEVERANTES EM NOSSAS ORAÇÕES, ORAR SEM PARAR ATÉ VENCER O INIMIGO. EU ACREDITO QIE AS NOSSAS ARMAS, AS NOSSAS FLEXAS SÃO NOSSAS ORAÕES. VAMOS SER PERSEVERANTES MEUS IRMÃOS, NÃO DEVEMOS NUNCA PARAR DE LUTAR CONTRA NOSSO INIMIGO, VAMOS SEMPRE PREVALECER EM NOSSAS ORAÕES.

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe por essa palavra presbítero! espero que alcance muitas vidas e o Espírito fale conforme cada coração.
    www.ezequiel-domingues.blogspot.com

    Ezequiel DOmingues dos SAntos

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão Ismael,
    amo essa passagem de II Reis, 13

    O Rei foi pedir ajuda a Eliseu que estava morrendo, porque ele via que o numero de cavalos e cavaleiros dos sirios, eram demasiados contra Israel. Além disso, ele era jovem e, como a maioria dos que não conhecem a razão da vida, queria viver intensamente, mesmo desagradando o Unico Deus, com seus muitos erros. Afastou-se do Senhor e se deu mal. Mas, o Senhor sempre nos dá uma oportunidade para amadurecermos e restaurarmos nossas vidas. Por meio de Eliseu mandou-lhe usar as suas armas, para ferir a terra? Que terra? Aquela que simbolizava o chão onde o inimigo dominava. E ele o fez mas não com todas as suas flechas, com todas as suas forças e com todo o seu entendimento. E teve vitória, mas, não total. Só temos vitória contra todo o mal em nossas vidas, quando usamos tudo o que temos para destrui-lo definitivamente.É o que temos que fazer quando queremos amadurecer e viver sob a proteção de Deus: olhar para os céus e encher-mo-nos da força do Espírito Santo que nos manda atacar as trevas que estão em nós e fora de nós. Para isso temos que ver, com humildade, quem somos e aí MUDAR.

    ResponderExcluir
  4. Caro irmão Ismael,
    gosta muito desta passagem de II Reis,13

    O rei foi procurar o profeta Eliseu (que já estava quase à morte)para lhe pedir ajuda, porque o número de cavalos e cavaleiros que vinham sobre Israel, era demasiado grande. O profeta mandou-lhe então ferir com suas armas, a terra, que simbolizava o chão onde pisava o inimigo. Ele feriu, mas não com todas as suas flechas, com todas as suas forças e com todo o seu espírito. Então, teve uma vitória apenas parcial. Ele era jovem e, como todo jovem, não tem idéia de que, se o mal o ataca, é porque o caminho que está trilhando não é seguro e traz a morte. Para destruirmos totalmente o inimigo, temos que usar tudo o que temos e as oportunidades que Deus nos dá. Com humildade e com confiança Nele, temos que OLHAR PARA OS CÉUS, e, com a força do Espírito Santo, usar as armas, e todas as munições, até a vitória total. E MUDAR A PARTIR DAÍ.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...